1ª
Leitura (Si 4,12-22): A sabedoria educa os seus filhos e cuida daqueles
que a procuram. Aqueles que a amam a vida e os que a procuram desde a aurora
alcançam a graça do Senhor. Quem a conserva recebe a glória como herança: para
onde quer que vá tem a bênção do Senhor. Os que a servem prestam culto ao Deus
santo e aqueles que a amam são amados por Deus. Aquele que a escuta julgará as
nações e quem lhe presta atenção permanece confiante. Quem nela confia
recebê-la-á como herança e hão de possuí-la os seus descendentes. Primeiro,
acompanhá-lo-á por caminhos tortuosos, fará vir sobre ele o medo e o pavor e o
provará com a sua disciplina, até que possa ter confiança nele e experimentá-lo
com as suas exigências. Mas depois virá diretamente ao seu encontro, enchê-lo-á
de alegria e lhe revelará os seus segredos. Se ele, porém, se desviar,
abandoná-lo-á e o entregará à sua própria ruína.
Salmo
Responsorial: 118
R. Vivem em grande paz, Senhor, os que amam a vossa lei.
Vivem em grande paz os que amam a
vossa lei e nada há que os perturbe. Observo os vossos preceitos e as vossas
ordens, pois diante de Vós estão todos os meus caminhos.
Brote de meus lábios um hino de
louvor, porque me ensinastes os vossos decretos. A minha língua proclame a
vossa palavra, porque são justos todos os vossos mandamentos.
Eu suspiro, Senhor, pelo vosso
socorro e a vossa lei faz as minhas delícias. Viva a minha alma para Vos louvar
e os vossos juízos venham em meu auxílio.
Evangelho
(Mc 9,38-40): João disse a Jesus: «Mestre, vimos alguém expulsar
demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava conosco».
Jesus, porém, disse: «Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome
poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso
favor».
Hoje escutamos uma recriminação ao apóstolo João, que vê a gente fazer o bem no nome de Cristo sem formar parte do grupo de seus discípulos: «Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava conosco» (Mc 9,38). Jesus nos dá a visão adequada que devemos ter diante destas pessoas: acolhê-las e aumentar essa visão, com humildade respeito a nós mesmos, compartilhando sempre um mesmo nexo de comunhão, uma mesma fé, uma mesma orientação, ou seja, caminhar juntos à perfeição do amor a Deus e ao próximo.
Este modo de viver nossa vocação
de “Igreja” nos convida a revisar com paz e seriedade a coerência com que
vivemos esta abertura de Jesus Cristo. Enquanto houver “outros” que nos
“incomodem” porque fazem o mesmo que nós, isto é um claro indício de que o amor
de Cristo ainda não nos impregna em toda sua profundidade, e nos pedirá a
“humildade” de aceitar que não esgotamos “toda a sabedoria e o amor de Deus”.
Definitivamente, aceitar que somos aqueles que Cristo escolhe para anunciar a
todos como a humildade é o caminho para aproximar-nos a Deus.
Jesus obrou assim desde sua
Encarnação, quando nos aproxima ao máximo a majestade de Deus na
insignificância dos pobres. Diz são João Crisóstomo: «Cristo não se contentou
em padecer na cruz e com a morte, e quis também fazer-se pobre e peregrino, ir
errante e nu, quis ser jogado no cárcere e sofrer as debilidades, para
conseguir a tua conversão». Se Cristo não deixou passar nenhuma oportunidade
para que possamos viver o amor com os demais, tampouco deixemos passar a
ocasião de aceitar ao que é diferente a nós no modo de viver sua vocação a
formar parte da Igreja, porque «Quem não é contra nós, está a nosso favor» (Mc
9,40).
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«‘Jesus disse: Não está certo impedir-lhe…’. E é assim que nos disse que não só não nos devemos opor ao bem de qualquer parte que venha, senão que pelo contrário devemos procurá-lo quando não exista» (São Beda o Venerável)
«Fazer o bem é um dever, é um
bilhete de identidade que o nosso Pai deu a todos, porque nos fez à sua imagem
e semelhança. E Ele faz o bem sempre» (Francisco)
«A liberdade faz do homem um
sujeito moral. Quando age de maneira deliberada, o homem é, por assim dizer, o
pai dos seus atos. Os atos humanos, quer dizer, livremente escolhidos em
consequência dum juízo de consciência, são moralmente qualificáveis. São bons
ou maus» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.749)
*Apreciar o que nos une. Os
Discípulos ainda têm dificuldade de entender Jesus, especialmente quando fala
da paixão e da morte que o esperam. Eles ainda têm uma visão muito humana. Sem
dúvida, amam Cristo, mas ainda não incondicionalmente, pois projetam nele as
suas expectativas terrenas. Mas é inegável que são sempre sinceros, a sua
atitude é a de quem deseja aprender. Dizem ao Senhor, com simplicidade e
clareza, tudo o que pensam, tudo o que se perguntam dentro de si; contam-lhe o
que conversam entre si e relatam as suas andanças apostólicas. Em uma ocasião,
“João disse a Jesus: Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas
nós o proibimos, porque ele não nos segue. Jesus disse: Não o proibais, pois
ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é
contra nós é a nosso favor” (Mc 9,38-39).
* Podemos imaginar a paciência
do Senhor ao realizar esta correção. Talvez até tenha se divertido um pouco
com os primeiros passos daqueles que tinha escolhido para serem apóstolos. Os
discípulos estavam agindo com boa intenção, mas ainda lhes faltava uma melhor
compreensão das coisas, considerá-las do ponto de vista de Deus. Ainda viam a
realidade de uma maneira muito simples, como se estivesse em preto e branco.
Jesus, por outro lado, mostra-lhes que esta tem um colorido muito rico e que
aquele homem que fazia o bem em seu nome não era tão estranho a Cristo como
parecia. “Que grande coisa é compreender uma alma!” [1],
exclamava Santa Teresa de Jesus. Qualquer pessoa que queira fazer o bem merece
nosso delicado respeito, interesse, empatia e carinho. “Em virtude de termos
sido criados à imagem e semelhança de Deus, que é comunhão e comunicação-de-Si,
trazemos sempre no coração a nostalgia de viver em comunhão, de pertencer a uma
comunidade. Como afirma São Basílio, ‘nada é tão específico da nossa natureza
como entrar em relação uns com os outros, ter necessidade uns dos outros’”
* Santo Agostinho escrevia
que “assim como existe na [Igreja] católica o que não é católico, assim pode
existir fora da católica o que é católico”. Toda manifestação de bem no mundo é
um motivo de alegria para aqueles que amam a fonte de todo bem. Na passagem
evangélica que estamos considerando, “a atitude dos discípulos de Jesus é muito
humana, deveras comum, e podemos encontrá-la nas comunidades cristãs de todos
os tempos, provavelmente até em nós mesmos. Em boa-fé, aliás com zelo,
gostaríamos de proteger a autenticidade de uma certa experiência (...). Então
não conseguimos apreciar o bem que os outros praticam”.
* São Josemaria, falando com uma
pessoa que vivia em uma região com poucos católicos, dizia: “Na sua terra há
muitos que não são cristãos, mas que pertencem de alguma forma à Igreja, por
causa da sua justiça e da sua bondade. Tenho certeza de que se soubessem o que
é a fé católica, gostariam de ser católicos (...). Nós pertencemos ao corpo da
Igreja: somos uma parte desse corpo maravilhoso. E eles, se cumprirem a lei
natural, têm uma espécie de batismo de desejo”.
* O espírito de comunhão nos leva
a nos concentrarmos no que nos une aos outros, e não no que nos separa. Jesus
convida os seus discípulos “a não pensar segundo as categorias de
‘amigo/inimigo’, ‘nós/eles’, ‘quem está dentro/quem está fora’, ‘meu/seu’, mas
a ir além, a abrir o coração para poder reconhecer a sua presença e a ação de
Deus inclusive em âmbitos incomuns e imprevisíveis, e em pessoas que não fazem
parte do nosso círculo. Trata-se de estar atento à genuinidade do bem, da
beleza e da verdade que se faz, e não tanto ao nome e à proveniência de quem o
pratica”.
* A diversidade manifesta a
perfeição divina. Na ordem natural, Deus
criou uma multidão imensa de anjos; muitas galáxias e planetas; incontáveis
espécies de animais, plantas e minerais. Não é surpreendente que, na ordem
sobrenatural, o Espírito Santo tenha querido, ao longo dos séculos, dar origem
a inúmeros carismas que enriquecem a sua Igreja de uma forma maravilhosa. Fica
claro que o Senhor ama a pluralidade, provavelmente porque estes carismas
incontáveis, assim como de certa forma as criaturas materiais, refletem com
luzes diversas a sua infinita perfeição.
À imagem de Deus, cada um de nós
cristãos deve amar com entusiasmo o pluralismo e a multiplicidade. Como em uma
grande família, nos alegramos e nos orgulhamos dos frutos de santidade de
tantas instituições, tão diversas umas das outras, que deixaram um largo e
profundo sulco na história da Igreja, e também moldaram de muitas maneiras a
sociedade em que vivemos. Todo o trabalho que estas realidades eclesiais
realizaram e continuam a realizar, assim como o de outras mais recentes, é sem
dúvida um dom de Deus para o mundo. Por isso, São Josemaria aconselhava
“Alegra-te quando vires que outros trabalham em bons campos de apostolado. E
pede, para eles, graça de Deus abundante e correspondência a essa graça”
Podemos pedir a Maria que nos
ajude a estar sempre abertos ao amplo horizonte da ação do Espírito Santo, para
sermos “sempre capazes de nos apreciarmos e estimarmos reciprocamente, louvando
o Senhor pela ‘fantasia’ infinita com que Ele age na Igreja e no mundo”
R. Vivem em grande paz, Senhor, os que amam a vossa lei.
Aleluia. Eu sou o caminho, a
verdade e a vida, diz o Senhor: Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Aleluia.
«Quem não é contra nós, está a
nosso favor»
Rev. D. David CODINA i Pérez (Puigcerdà,
Gerona, Espanha)
Hoje escutamos uma recriminação ao apóstolo João, que vê a gente fazer o bem no nome de Cristo sem formar parte do grupo de seus discípulos: «Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava conosco» (Mc 9,38). Jesus nos dá a visão adequada que devemos ter diante destas pessoas: acolhê-las e aumentar essa visão, com humildade respeito a nós mesmos, compartilhando sempre um mesmo nexo de comunhão, uma mesma fé, uma mesma orientação, ou seja, caminhar juntos à perfeição do amor a Deus e ao próximo.
«‘Jesus disse: Não está certo impedir-lhe…’. E é assim que nos disse que não só não nos devemos opor ao bem de qualquer parte que venha, senão que pelo contrário devemos procurá-lo quando não exista» (São Beda o Venerável)
Viver em comunhão com os
outros
Do site da Opus Dei
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