São
Gregório de Narek, presbítero e Doutor da Igreja
São
Gabriel de Nossa Senhora das Dores, religioso
1ª
Leitura (Si 5,1-10): Não confies nas tuas riquezas, nem digas: «Assim,
sou independente». Não sigas o teu instinto nem a tua força, para satisfazer as
paixões do teu coração. Não digas: «Quem poderá dominar-me?», porque o Senhor
certamente te dará o castigo. Não digas: «Pequei e nenhum mal me aconteceu»,
porque o Altíssimo sabe esperar. Não estejas tão seguro do perdão, acumulando
pecado sobre pecado. E não digas: «É grande a misericórdia do Senhor e
perdoar-me-á a multidão dos meus pecados», porque n’Ele há misericórdia, mas também
indignação e a sua ira atinge os pecadores. Não demores a converter-te, nem vás
adiando de dia para dia, porque subitamente virá a cólera do Senhor e no tempo
do castigo perecerás. Não confies nas riquezas obtidas injustamente, porque de
nada servirão no dia da desgraça.
Salmo
Responsorial: 1
R. Feliz o homem que pôs a sua
esperança no Senhor.
Feliz o homem que não segue o
conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, mas antes se
compraz na lei do Senhor, e nela medita dia e noite.
É como árvore plantada à beira
das águas: dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha. Tudo quanto fizer
será bem-sucedido.
Bem diferente é a sorte dos
ímpios: são como palha que o vento leva. O Senhor vela pelo caminho dos justos,
mas o caminho dos pecadores leva à perdição.
Aleluia. Escutai o que diz o
Senhor, não como palavra dos homens, mas como palavra de Deus. Aleluia.
Evangelho
(Mc 9,41-50): «Quem vos der um copo de água para beber porque sois de
Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E quem provocar a queda um só
destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande
pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda,
corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas,
ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda,
corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser
lançado ao inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no
Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, onde o
verme deles não morre e o fogo nunca se apaga. Todos serão salgados pelo fogo.
O sal é uma coisa boa; mas se o sal perder o sabor, como devolver-lhe o sabor?
Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros».
«Quem vos der um copo de água
para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa»
Rev. D. Xavier PARÉS i Saltor (La
Seu d'Urgell, Lleida, Espanha)
Hoje, o Evangelho proclamado é
difícil de ser compreendido pela dureza das palavras de Jesus: «Se tua Mão te
leva à queda, corta-a! (...). Se teu olho te leva à queda, arranca-o!» (Mc
9,43.47). É que Jesus é muito exigente com aqueles que somos seus seguidores.
Simplesmente, Jesus nos diz que temos de saber renunciar às coisas que nos
fazem mal, ainda que sejam coisas que gostamos muito, mas que podem ser motivo
de pecado e de vicio. São Gregório deixou escrito «que não temos de desejar as
coisas que só nos satisfazem as necessidades materiais e pecaminosas». Jesus
exige que sejamos radicais. Em outro trecho do Evangelho também diz: «Quem
buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a
encontrará» (Mt 10,39).
Por outro lado, esta exigência de
Jesus quer ser uma exigência de amor e crescimento. Não quedaremos sem a sua
recompensa. O que dará sentido às nossas coisas tem de ser sempre o amor: temos
de aprender a dar um copo de água a quem o necessita, e não por interesse
pessoal, senão por amor. Temos que descobrir Jesus Cristo nos mais necessitados
e pobres. Jesus só denuncia severamente e condena aos que fazem mal e
escandalizam e aos que afastam os pequenos do bem e da graça de Deus.
Finalmente, todos temos de passar
a prova do fogo. É o fogo da caridade e do amor que purifica os nossos pecados,
para poder ser o sal que dá bom gosto ao amor, ao serviço e à caridade. Na
oração e na Eucaristia é onde os cristãos encontramos a força da fé e o bom
gosto do sal de Cristo. Não ficaremos sem recompensa!
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«Depois de que o Senhor nos
ensinara que não devemos escandalizar aos que acreditam em Ele, nos adverte com
quanto cuidado devemos evitar aos que nos escandalizam, isto é, que nos levam
com a sua palavra e o seu exemplo à ruína do pecado» (São Beda o Venerável)
«A fé abre a “janela” à presença
atuante do Espírito e nos mostra que, como a felicidade, a santidade está
sempre ligada aos pequenos gestos. São gestos da quotidianidade, mas que fazem
diferente cada dia» (Francisco)
«O escândalo é a atitude ou
comportamento que leva outrem a fazer o mal. O escandaloso transforma-se em
tentador do seu próximo; atenta contra a virtude e a retidão, podendo arrastar
o irmão para a morte espiritual. O escândalo constitui uma falta grave se, por
ação ou omissão, levar deliberadamente outra pessoa a cometer uma falta grave»
(Catecismo da Igreja Católica, nº 2.284)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
* O Evangelho de hoje traz
alguns conselhos de Jesus sobre o relacionamento dos adultos com os pequenos e
excluídos. Naquele tempo, muita gente pequena era excluída e marginalizada.
Não podia participar. Muitos deles perdiam a fé. O texto que vamos meditar tem
algumas afirmações estranhas que, se tomadas ao pé da letra, causam
perplexidade na gente.
* Marcos 9,41: Um copo de água
tem recompensa. Uma frase solta de Jesus foi inserida aqui: Eu garanto a
vocês: quem der para vocês um copo de água porque vocês são de Cristo, não
ficará sem receber sua recompensa. Dois pensamentos: 1) “Quem der para vocês um copo de água”: Jesus está indo
para Jerusalém para entregar sua vida. Gesto de grande doação! Mas ele não
esquece os gestos pequenos de doação no dia a dia da vida: um copo de água, um
acolhimento, uma esmola, tantos gestos. Quem despreza o tijolo, nunca faz casa!
2) “Porque vocês são de Cristo”:
Jesus se identifica conosco que queremos pertencer a Ele. Isto significa que,
para Ele, temos muito valor.
* Marcos 9,42: Escândalo para
os pequenos. Escândalo, literalmente, é pedra no caminho, pedra no sapato;
é aquilo que desvia uma pessoa do bom caminho. Escandalizar os pequenos é ser
motivo pelo qual os pequenos se desviam do caminho e percam a fé em Deus. Quem
faz isto recebe a seguinte sentença: “Corda no pescoço com pedra de moinho para
ser jogado no fundo do mar!” Por que tanta severidade? É porque Jesus se
identifica com os pequenos (Mt 25,40.45). Quem toca neles, toca em Jesus! Hoje,
no mundo inteiro, os pequenos, os pobres, muitos deles estão saindo das igrejas
tradicionais. Cada ano, só na América Latina, são em torno de três milhões de
pessoas que migram para outras igrejas. Já não conseguem crer no que
professamos na nossa igreja! Por que será? Até onde nós temos culpa? Merecemos
a corda no pescoço?
* Marcos 9,43-48: Cortar mão e
pé, arrancar o olho. Jesus manda a pessoa arrancar mão, pé e olho, caso
estes forem motivo de escândalo. Ele diz: “É melhor entrar na vida ou no Reino
com um pé (mão, olho), do que entrar no inferno ou na geena com dois pés (mãos,
olhos)”. Estas frases não podem ser tomadas ao pé da letra. Elas significam que
a pessoa deve ser radical na opção por Deus e pelo Evangelho. A expressão
”geena (inferno) onde tem verme que não morre e o fogo que não se apaga”, é uma
imagem para indicar a situação da pessoa que fica sem Deus. A geena era o nome
de um vale perto de Jerusalém, onde se jogava o lixo da cidade e onde sempre
havia um fogo de monturo queimando o lixo. Este lugar fedorento era usado pelo
povo para simbolizar a situação da pessoa que ficava sem participar do Reino de
Deus.
* Marcos 9,49-50: Sal e Paz - Estes dois versículos ajudam a entender
as palavras severas sobre o escândalo. Jesus diz: “Tenham sal em vocês, e
estejam em paz uns com os outros!” A comunidade, na qual se convive em paz, uns
com os outros, é como o pouco de sal que tempera a comida toda. A convivência
pacífica e fraterna na comunidade é o sal que tempera a vida do povo no bairro.
É um sinal do Reino, uma revelação da Boa Notícia de Deus. Estamos sendo sal?
Sal que não tempera não serve para mais nada!
* Jesus acolhe e defende a
vida dos pequenos. Várias vezes, Jesus insiste no acolhimento a ser dado
aos pequenos. “Quem acolhe a um destes pequenos em meu nome é a mim que acolhe”
(Mc 9,37). Quem dá um copo de água a um destes pequenos não perderá a sua
recompensa (Mt 10,42). Ele pede para não desprezar os pequenos (Mt 18,10). E no
julgamento final os justos vão ser recebidos porque deram de comer a “um destes
mais pequeninos” (Mt 25,40). Se Jesus insiste tanto no acolhimento a ser dado
aos pequenos, é porque devia haver muita gente pequena sem acolhimento! De
fato, mulheres e crianças não contavam (Mt 14,21; 15,38), eram desprezadas (Mt
18,10) e silenciadas (Mt 21,15-16). Até os apóstolos impediam que elas
chegassem perto de Jesus (Mt 19,13; Mc 10,13-14). Em nome da lei de Deus, mal
interpretada pelas autoridades religiosas da época, muita gente boa era
excluída. Em vez de acolher os excluídos, a lei era usada para legitimar a
exclusão. Nos evangelhos, a expressão “pequenos” (em grego se diz elachistoi,
mikroi ou nepioi), às vezes, indica “criança”, outras vezes, indica os setores
excluídos da sociedade. Não é fácil discernir. Às vezes, o que é “pequeno” num
evangelho, é “criança” no outro. É porque criança pertencia à categoria dos
“pequenos”, dos excluídos. Além disso, nem sempre é fácil discernir entre o que
vem do tempo de Jesus e o que é do tempo das comunidades para as quais foram
escritos os evangelhos. Mesmo assim, o que resulta claro é o contexto de
exclusão que vigorava na época e a imagem que as primeiras comunidades
conservaram de Jesus: Jesus se coloca do lado dos pequenos, dos excluídos, e
assume a sua defesa.
Para um confronto pessoal
1) Na nossa sociedade e na
nossa comunidade, quem são hoje os pequenos e os excluídos? Como está sendo o
acolhimento que nós damos a eles?
2) “Corda no pescoço”.
Será que o meu comportamento merece a corda ou uma cordinha no pescoço? E o
comportamento da nossa comunidade: merece?
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