1ª
Leitura (2Tes 3,6-10.16-18): Nós vos ordenamos, irmãos, em nome de Nosso
Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todos os irmãos que vivem na
ociosidade e não conforme os ensinamentos que de nós recebestes. Sabeis como
deveis imitar-nos, pois não vivemos no meio de vós na ociosidade, nem comemos
de graça o pão de ninguém. Trabalhámos dia e noite, com esforço e fadiga, para
não sermos pesados a nenhum de vós. Não é que não tivéssemos esse direito, mas
quisemos ser para vós um exemplo a imitar. Quando estávamos convosco, já vos
dávamos esta ordem: quem não quer trabalhar, também não deve comer. O Senhor da
paz vos conceda a paz em todo o tempo e por todas as formas. O Senhor esteja
com todos vós. A saudação é do meu punho e letra: Paulo. Assino deste modo em
todas as minhas cartas. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos
vós.
R. Felizes os que esperam no Senhor.
Feliz de ti, que temes o Senhor e andas nos seus caminhos. Comerás do trabalho das tuas mãos, serás feliz e tudo te correrá bem.
Assim será abençoado o homem que teme o Senhor. De Sião te abençoe o Senhor; e vejas a prosperidade de Jerusalém todos os dias da tua vida.
Aleluia. Quem observa a
palavra de Cristo, nesse o amor de Deus é perfeito. Aleluia.
Evangelho (Mc 6,17-29): Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. Pois João vivia dizendo a Herodes: «Não te é permitido ter a mulher do teu irmão». Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, pois Herodes temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado. Finalmente, chegou o dia oportuno. Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: «Pede-me o que quiseres, e eu te darei». E fez até um juramento: «Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino». Ela saiu e perguntou à mãe: «Que devo pedir?». A mãe respondeu: «A cabeça de João Batista». Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: «Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista». O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. Imediatamente, mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na prisão, cortou-lhe a cabeça, trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o corpo dele e o puseram numa sepultura.
«João vivia dizendo a Herodes:
?Não te é permitido ter a mulher do teu irmão?»
+ Frei Josep Mª MASSANA i Mola
OFM (Barcelona, Espanha)
E, desde as entranhas da sua mãe,
sente a proximidade do Salvador. O abraço de Maria e de Isabel, duas futuras
mães, abriu o diálogo dos dois meninos: o Salvador santificava a João e, este
pulava de entusiasmo dentro do ventre da sua mãe.
Na sua missão de Precursor
manteve esse entusiasmo ?que etimologicamente significa estar cheio de Deus?
preparou-lhe os caminhos, nivelou-lhe as rotas, rebaixou-lhe as cimas, o
anunciou já presente e, o assinalou com o dedo como o Messias: «Eis aqui o
Cordeiro de Deus» (Jo 1,36).
No ocaso de sua existência, João, ao predicar a liberdade messiânica a aqueles que estavam cativos dos seus vícios, é encarcerado: «João dizia a Herodes: ?Não te é permitido ter a mulher do teu irmão?» (Mc 6,18). A morte do Batista é a testemunha martirizante centrada na pessoa de Jesus. Foi seu Precursor na vida e, também lhe precede agora na morte cruenta.
São Beda nos diz que «está encerrado, na escuridão de um cárcere, aquele que tinha vindo dar testemunho da Luz e, havia merecido da boca do mesmo Cristo (...) ser denominado lâmpada ardente e luminosa. Foi batizado com seu próprio sangue, aquele a quem antes lhe foi concedido batizar ao Redentor do mundo».
Queira Deus que a festa do Martírio de São João Batista entusiasme-nos, no sentido etimológico do término e, assim cheios de Deus, também demos testemunho de nossa fé em Jesus com coragem. Que nossa vida cristã também gire em torno à Pessoa de Jesus, o que lhe dará seu pleno sentido.
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Na perseguição Deus coroa os seus soldados; em paz coroa uma boa consciência» (S. Cipriano)
«São João Batista foi fiel ao Senhor até o fim. Ele atraiu multidões de pecadores para Deus. O que mais o atraiu foi seu exemplo de fidelidade e sua total dedicação a Deus, a ponto de derramar seu sangue em vez de trair sua consciência» (Francisco)
«São João Baptista é o precursor imediato do Senhor (…). Antecedendo Jesus "com o espírito e a força de Elias" (Lc 1,17), ele dá testemunho d'Ele através da sua pregação, do seu baptismo de conversão e, finalmente, do seu martírio» (Catecismo da Igreja Católica, n. 523)
Reflexão de Freis Carlos
Mesters, OCarm
*Hoje comemoramos o martírio
de São João Batista. O evangelho traz a descrição de como João Batista foi
morto sem processo, durante um banquete, vítima da corrupção e da prepotência
de Herodes e sua corte.
* Marcos 6,17-20. A causa da
prisão e do assassinato de João. Herodes era um empregado do império
romano. Quem mandava mesmo na Palestina, desde 63 antes de Cristo, era César, o
imperador de Roma. Herodes, para não ser deposto, procurava agradar a Roma em
tudo. Insistia sobretudo numa administração eficiente que desse lucro ao
Império e a ele mesmo. A preocupação de Herodes era a sua própria promoção e
segurança. Por isso, reprimia qualquer tipo de subversão. Ele gostava de ser
chamado de benfeitor do povo, mas na realidade era um tirano (cf. Lc 22,25).
Flávio José, um escritor daquela época, informa que o motivo da prisão de João
Batista era o medo que Herodes tinha de um levante popular. A denúncia de João
Batista contra a moral depravada de Herodes (Mc 6,18), foi a gota que fez
transbordar o copo, e João foi preso.
* Nas entrelinhas, o evangelho de hoje traz muitas informações sobre o tempo em que Jesus vivia e sobre a maneira como era exercido o poder pelos poderosos da época. Galileia, terra de Jesus, era governada por Herodes Antipas, filho do rei Herodes, o Grande, desde 4 antes de Cristo até 39 depois de Cristo. Ao todo, 43 anos! Durante todo o tempo que Jesus viveu, não houve mudança de governo na Galileia! Herodes era dono absoluto de tudo, não prestava conta a ninguém, fazia o que bem entendia. Prepotência, falta de ética, poder absoluto, sem controle por parte do povo!
* Herodes construiu uma nova capital, chamada Tiberíades. Sefforis, a antiga capital, tinha sido destruída pelos romanos em represália contra um levante popular. Isto aconteceu quando Jesus tinha em torno de sete anos de idade. Tiberíades, a nova capital, foi inaugurada treze anos mais tarde, quando Jesus tinha seus 20 anos. Era chamada assim para agradar a Tibério, o imperador de Roma. Tiberíades era um quisto estranho na Galileia. Era lá que viviam o rei, “os magnatas, os generais e os grandes da Galileia” (Mc 6,21). Era lá que moravam os donos das terras, os soldados, a polícia, os juízes muitas vezes insensíveis (Lc 18,1-4). Para lá eram levados os impostos e o produto do povo. Era lá que Herodes fazia suas orgias de morte (Mc 6,21-29). Não consta nos evangelhos que Jesus tenha entrado nessa cidade.
Ao longo daqueles 43 anos do governo de Herodes, criou-se toda uma classe de funcionários fiéis ao projeto do rei: escribas, comerciantes, donos de terras, fiscais do mercado, publicanos ou coletores de impostos, militares, policiais, juízes, promotores, chefes locais. A maior parte deste pessoal morava na capital, gozando dos privilégios que Herodes oferecia, por exemplo, isenção de impostos. Outra parte vivia nas aldeias. Em cada aldeia ou cidade havia um grupo de pessoas que apoiavam o governo. Vários escribas e fariseus estavam ligados ao sistema e à política do governo. Nos evangelhos, os fariseus aparecem junto com os herodianos (Mc 3,6; 8,15; 12,13), o que reflete a aliança que existia entre o poder religioso e poder civil. A vida do povo nas aldeias da Galileia era muito controlada, tanto pelo governo como pela religião. Era necessário ter muita coragem para começar algo novo, como fizeram João e Jesus! Era o mesmo que atrair sobre si a raiva dos privilegiados, tanto do poder religioso como do poder civil, tanto em nível local como estadual.
Para um confronto pessoal
1. Conhece casos de pessoas que morreram vítimas da corrupção e da dominação dos poderosos? E aqui entre nós, na nossa comunidade e na igreja, há vítimas de desmando e de autoritarismo? Dê um exemplo.
2. Superstição, covardia e corrupção marcavam o exercício do poder de Herodes. Compare com o exercício do poder religioso e civil hoje nos vários níveis tanto da sociedade como da Igreja.
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