Sta. Catarina Labouré, Virgem
Salmo Responsorial: 95
R. Alegrem-se os
céus, exulte a terra.
Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra
inteira. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome, anunciai dia a dia a sua
salvação.
Alegrem-se os céus, exulte a terra, ressoe o mar e tudo o
que ele contém. Exultem os campos e quanto neles existe alegrem-se as árvores
dos bosques.
Diante do Senhor que vem, que vem para julgar a terra.
Julgará o mundo com justiça e os povos com fidelidade.
Aleluia. O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Àqueles que O
receberam deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Aleluia.
Evangelho (Jo 1,1-18): No princípio era a Palavra,
e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no
princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi
feito de tudo o que existe. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. Veio um
homem, enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, a fim de
dar testemunho da luz, para que todos pudessem crer, por meio dele. Não era ele
a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Esta era a luz verdadeira, que vindo
ao mundo a todos ilumina. Ela estava no mundo, e o mundo foi feito por meio
dela, mas o mundo não a reconheceu. Ela veio para o que era seu, mas os seus
não a acolheram. A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem
filhos de Deus: são os que creem no seu nome. Estes foram gerados não do
sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a
Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que
recebe do seu Pai como filho único, cheio de graça e de verdade. João dá
testemunho dele e proclama: «Foi dele que eu disse: ‘Aquele que vem depois de
mim passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia». De sua
plenitude todos nós recebemos, graça por graça. Pois a Lei foi dada por meio de
Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu
a Deus; o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a
conhecer».
«E a Palavra se fez carne»
Rev. D. David COMPTE i
Verdaguer (Manlleu, Barcelona, Espanha)
«A palavra era Deus (…). Tudo foi feito por meio dela» (Jo
1,1.3). No momento de fazer o balanço do ano, devemos ter presente que cada dia
vivido é um dom recebido. Por isso, seja qual for o aproveitamento realizado,
hoje devemos agradecer cada minuto do ano.
Mas o dom da vida não é completo. Estamos necessitados. Por
isso o Evangelho de hoje aporta-nos uma palavra-chave: “acolher”. «E a Palavra
se fez carne» (Jo 1,14). Acolher o próprio Deus! Deus, feito homem, fica ao
nosso alcance. “Acolher” significa abrir-lhe as nossas portas, deixar que entre
nas nossas vidas, nos nossos projetos, nos atos que enchem as nossas jornadas.
Até que ponto acolhemos a Deus e lhe permitimos que entre em nós?
«Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos
ilumina» (Jo 1,9). Acolher a Jesus quer dizer deixar-se guiar por Ele. Deixar
que os seus critérios deem luz tanto aos nossos pensamentos mais íntimos como a
nossa atuação social e de trabalho. Que as nossas ações se relacionem com as
suas!
«A vida era a luz» (Jo 1,4). Mas a fé é algo mais que uns
critérios. É a nossa vida enxertada na Vida. Não é apenas esforço —que também—.
É, sobretudo, dom e graça. Vida recebida no seio da Igreja, sobretudo mediante
os sacramentos. Que lugar têm eles na minha vida cristã?
«A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se
tornarem filhos de Deus» (Jo 1,12). Todo um projeto apaixonante para o ano que
vamos estrear!
Pensamentos para o
Evangelho de hoje
«Em tudo devemos proceder não segundo o nosso arbítrio, nem
segundo os nossos próprios sentimentos, mas segundo os caminhos que o próprio
Senhor nos deu a conhecer nas santas Escrituras» (Santo Hipólito)
«Ao concluir este ano, ao dar graças e pedir perdão, faz-nos
bem pedir a graça de caminhar corretamente na liberdade» (Francisco)
«Jesus revelou que Deus é «Pai» num sentido inédito: não o é
somente enquanto Criador: é Pai eternamente em relação ao seu Filho único. É
por isso que os Apóstolos confessam que Jesus é `o Verbo que, no princípio,
estava junto de Deus e que era Deus´ (Jo 1,1)» (Catecismo da Igreja Católica,
nº 240-241)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
* O Prólogo é a primeira coisa que se vê ao abrir o evangelho de João. Mas foi a última a ser escrita. É o resumo final, colocado no início. Nele João descreve a caminhada da Palavra de Deus. Ela estava junto de Deus desde antes da criação e por meio dela tudo foi criado. Tudo que existe é expressão da Palavra de Deus. Como a Sabedoria de Deus (Prov 8,22-31), a Palavra quis chegar mais perto de nós e se fez carne em Jesus. Viveu no meio de nós, realizou a sua missão e voltou para Deus. Jesus é esta Palavra de Deus. Tudo que ele diz e faz é comunicação que nos revela o Pai.
* Dizendo
"No princípio era a Palavra", João evoca primeira frase da Bíblia que
diz: "No princípio Deus criou o céu e a terra" (Gn 1,1). Deus criou
tudo por meio da sua Palavra. "Ele falou e as coisas começaram a
existir" (Sl 33,9; 148,5). Todas as criaturas são uma expressão da Palavra
de Deus. Esta Palavra viva de Deus, presente em todas as coisas, brilha nas
trevas. As trevas tentam apagá-la, mas não conseguem. A busca de Deus, sempre de
novo, renasce no coração humano. Ninguém consegue abafá-la. Não conseguimos
viver sem Deus por muito tempo!
* João Batista
veio para ajudar o povo a descobrir e saborear esta presença luminosa e
consoladora da Palavra de Deus na vida. O testemunho de João Batista foi tão
importante, que muita gente pensava que ele fosse o Cristo (Messias). (At 19,3;
Jo 1,20) Por isso, o Prólogo esclarece dizendo: "João não era a luz! Veio
apenas para dar testemunho da luz!"
* Assim como a
Palavra de Deus se manifesta na natureza, na criação, da mesma maneira ela se
manifesta no "mundo", isto é, na história da humanidade e, de modo
particular, na história do povo de Deus. Mas o "mundo" não reconheceu
nem recebeu a Palavra. Ela "veio para o que era seu, mas os seus não a receberam".
Aqui, quando fala mundo, João quer indicar o sistema tanto do império como da
religião da época, ambos fechados sobre si e, por isso mesmo, incapazes de
reconhecer e de receber a Boa Nova (Evangelho) da presença luminosa da Palavra
de Deus.
* Mas as pessoas
que se abrem aceitando a Palavra, tornam-se filhos e filhas de Deus. A pessoa
se torna filho ou filha de Deus não por mérito próprio, nem por ser da raça de
Israel, mas pelo simples fato de confiar e crer que Deus, na sua bondade, nos
aceita e nos acolhe. A Palavra entra na pessoa e faz com que ela se sinta
acolhida por Deus como filha, como filho. É o poder da graça de Deus.
* Deus não quer
ficar longe de nós. Por isso, a sua Palavra chegou mais perto ainda e se fez
presente no meio de nós na pessoa de Jesus. O Prólogo diz literalmente: "A
Palavra se fez carne e montou sua tenda no meio de nós!" Antigamente, no
tempo do êxodo, lá no deserto, Deus vivia numa tenda no meio do povo (Ex 25,8).
Agora, a tenda onde Deus mora conosco é Jesus, "cheio de graça e de
verdade!" Jesus veio revelar quem é este nosso Deus que está presente em
tudo, desde o começo da criação.
Para um confronto
pessoal
1. Tudo que
existe é uma expressão da Palavra de Deus, uma revelação da sua presença. Será
que sou suficientemente contemplativo para poder perceber e experimentar esta
presença universal da Palavra de Deus?
2. O que
significa para mim poder ser chamado filho de Deus?
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