Bto Maria-Eugênio do Menino Jesus, Presbítero de nossa Ordem
São João de Brito, presbítero e mártir.
Santa Joana da França, religiosa.
Salmo Responsorial: 47
R. Recordamos, ó Senhor, vossa
bondade em meio ao vosso templo.
Grande é o
Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta
colina encantadora, é a alegria do universo.
Monte Sião,
no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas
fortes cidadelas um refúgio poderoso.
Como
ouvimos dos antigos, contemplamos: Deus habita esta cidade, a cidade do Senhor
onipotente, que ele a guarde eternamente!
Recordamos,
Senhor Deus, vossa bondade em meio ao vosso templo; com vosso nome vai também
vosso louvor aos confins de toda a terra.
Aleluia. Convertei-vos
e crede no evangelho, pois o reino de Deus está chegando! Aleluia.
Evangelho (Mc 6,7-13):
Ele chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e
deu-lhes poder sobre os espíritos impuros. Mandou que não levassem nada pelo
caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro à cintura, mas
que calçassem sandálias e não usassem duas túnicas. Dizia-lhes ainda: «Quando
entrardes numa casa, permanecei ali até a vossa partida. Se em algum lugar não
vos receberem, nem vos escutarem, saí de lá e sacudi a poeira dos vossos pés,
para que sirva de testemunho contra eles». Eles então saíram para proclamar que
o povo se convertesse. Expulsavam muitos demônios, ungiam com óleo numerosos
doentes e os curavam.
«Ele chamou os Doze,
começou a enviá-los dois a dois. Eles então saíram para proclamar que o povo se
convertesse»
+ Rev. D. Josep VALL i Mundó (Barcelona, Espanha)
O mundo atual necessita —como dizia Gustave Thibon— um “suplemento de alma” para poder regenerá-lo. Só Cristo com sua doutrina é medicina para as enfermidades de todo o mundo. Este tem suas crises. Não se trata somente de uma parcial crise moral, ou de valores humanos: é uma crise de todo o conjunto. E o término mais exato para defini-la é o de uma “crise de alma”.
Os cristãos com a graça e a doutrina de Jesus, estão no meio das estruturas temporais para vivificá-las e ordená-las para o Criador: «Que o mundo, pela predicação da Igreja, escutando possa crer, crendo possa esperar, e esperando possa amar» (Santo Agostinho). O cristão não pode fugir deste mundo. Tal como escrevia Bernanos: «Nos lançastes no meio da massa, no meio da multidão como levedura; reconquistaremos, palmo a palmo, o universo que o pecado nos arrebatou; Senhor: devolver-te-emos tal e como o recebemos aquela primeira manhã dos dias, em toda sua ordem e em toda sua santidade».
Um dos
segredos está em amar ao mundo com toda a alma e viver com amor a missão
encomendada por Cristo aos Apóstolos e a todos nós. Com palavras de São
Josémaria, «o apostolado é amor de Deus, que se desborda, com entrega de nós
mesmo aos outros (...). E a ânsia do apostolado é a manifestação exata,
adequada, necessária, da vida interior». Este será nosso testemunho cotidiano
no meio dos homens e ao longo de todas as épocas.
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
* Marcos 6,7. O objetivo da Missão
O conflito
cresceu e tocou de perto a pessoa de Jesus. Como ele reage? De duas maneiras. 1)
Diante do fechamento do povo da sua comunidade, Jesus deixou Nazaré de lado e
começou a percorrer os povoados nas redondezas (Mc 6,6). 2) Ele alargou a missão e
intensificou o anúncio da Boa Nova chamando outras pessoas para envolve-las na
missão. “Chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes
poder sobre os espíritos maus”. O objetivo da missão é simples e profundo. Os
discípulos participam da missão de Jesus. Não podem ir sozinhos, mas devem ir
dois a dois, pois duas pessoas representam melhor a comunidade do que uma só e
podem ajudar-se mutuamente. Eles recebem poder sobre os espíritos impuros, isto
é, devem aliviar o sofrimento do povo e, através da purificação, devem abrir as
portas do acesso direto a Deus.
* Marcos 6,8-11. As atitudes a serem tomadas na Missão
As
recomendações são simples: “recomendou que não levassem nada pelo caminho, além
de um bastão; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem
de sandálias e que não levassem duas túnicas. E Jesus disse ainda: "Quando
vocês entrarem numa casa, fiquem aí até partirem. Se vocês forem mal recebidos
num lugar e o povo não escutar vocês, quando saírem sacudam a poeira dos pés
como protesto contra eles". E eles foram. É o começo de uma nova etapa.
Agora já não é só Jesus, mas é todo o grupo que vai anunciar a Boa Nova de Deus
ao povo. Se a pregação de Jesus já dava conflito, quanto mais agora, com a
pregação de todo o grupo. Se o mistério já era grande, ainda será maior com a
missão intensificada.
* Marcos 6,12-13. O resultado da
missão.
“Então os discípulos partiram e pregaram para
que as pessoas se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam muitos
doentes, ungindo-os com óleo”. Anunciar a Boa Nova, provocar conversão ou
mudança nas pessoas e aliviar a dor do povo, curando as doenças e expulsando os
males.
* O envio dos discípulos em Missão
No tempo de
Jesus havia vários outros movimentos de renovação. Por exemplo, os essênios e
os fariseus. Também eles procuravam uma nova maneira de conviver em comunidade
e tinham os seus missionários (cf. Mt 23,15). Mas estes, quando iam em missão,
iam prevenidos. Levavam sacola e dinheiro para cuidar da sua própria comida.
Pois não confiavam na comida do povo que nem sempre era ritualmente “pura”. Ao
contrário dos outros missionários, os discípulos e as discípulas de Jesus
recebem recomendações diferentes que ajudam a entender os pontos fundamentais
da missão de anunciar a Boa Nova, que recebem de Jesus e que ainda é a nossa
missão:
a) Deviam ir sem nada.
Não podiam
levar nada, nem bolsa, nem dinheiro na cintura, nem bastão, nem pão, nem
sandálias, nem sequer duas túnicas. Isto significa que Jesus os obriga a
confiar na hospitalidade. Pois quem vai sem nada, vai porque confia no povo e
acredita que vai ser recebido. Com esta atitude criticavam as leis de exclusão,
ensinadas pela religião oficial, e mostravam, pela nova prática, que tinham
outros critérios de comunidade.
b) Deviam comer o que o povo lhes
dava.
Não podiam
viver separados com sua própria comida mas deviam aceitar a comunhão de mesa
(Lc 10,8). Isto significa que, no contato com o povo, não deviam ter medo de
perder a pureza tal como era ensinada na época. Com esta atitude criticavam as
leis da pureza em vigor e mostravam, pela nova prática, que tinham outro acesso
à pureza, isto é, à intimidade com Deus.
c) Deviam ficar hospedados na primeira
casa em que fossem acolhidos.
Deviam
conviver de maneira estável e não andar de casa em casa. Deviam trabalhar como
todo mundo e viver do que recebiam em troca, “pois o operário merece o seu
salário” (Lc 10,7). Com outras palavras, eles deviam participar da vida e do
trabalho do povo, e o povo os acolheria na sua comunidade e partilharia com
eles casa e comida. Significa que deviam confiar na partilha.
d) Deviam tratar dos doentes, curar os
leprosos e expulsar os demônios (Lc 10,9; Mc 6,7.13; Mt 10,8).
Deviam
exercer a função de “defensor” (goêl) e acolher para dentro do clã, dentro da
comunidade, os que viviam excluídos. Com esta atitude criticavam a situação de
desintegração da vida comunitária do clã e apontavam saídas concretas.
Estes eram
os quatro pontos básicos que deviam animar a atitude dos missionários ou das
missionárias que anunciavam a Boa Nova de Deus em nome de Jesus: hospitalidade,
comunhão de mesa, partilha e acolhida aos excluídos (defensor, goêl). Caso
estas quatro exigências fossem preenchidas, eles podiam e deviam gritar aos
quatro ventos: “O Reino chegou!” (cf. Lc 10,1-12; 9,1-6; Mc 6,7-13; Mt
10,6-16). Pois o Reino de Deus que Jesus nos revelou não é uma doutrina, nem um
catecismo, nem uma lei. O Reino de Deus acontece e se faz presente quando as
pessoas, motivadas pela sua fé em Jesus, decidem conviver em comunidade para,
assim, testemunhar e revelar a todos que Deus é Pai e Mãe e que, portanto, nós,
seres humanos, somos irmãos e irmãs uns dos outros. Jesus queria que a
comunidade local fosse novamente uma expressão da Aliança, do Reino, do amor de
Deus como Pai, que faz de todos irmãos e irmãs.
Para um confronto pessoal
1. Você participa da missão como discípulo ou discípula
de Jesus?
2. Qual o ponto da missão dos apóstolos que tem maior
importância para nós hoje? Por que?
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