ORAÇÃO
PREPARATÓRIA
Senhor
Jesus Cristo, unindo-me à divina intenção com que na terra pelo vosso Coração
Sacratíssimo rendestes louvores a Deus e ainda agora os rendeis de contínuo e
em todo o mundo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia até a consumação dos
séculos, eu vos ofereço por este dia inteiro, sem exceção de um instante, à
imitação do Sagrado Coração da Bem aventurada Maria sempre Virgem Imaculada,
todas as minhas intenções e pensamentos, todos os meus afetos e desejos, todas
as minhas obras e palavras. Amém.
Evangelho
(Mt 5,1-12): Vendo as multidões, Jesus
subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a
ensinar: «Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque
receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque
serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a
paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por
causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos
injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de
mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois
foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós».
«Felizes os pobres no
espírito»
Rev. D. Àngel CALDAS i Bosch (Salt, Girona, Espanha)
Hoje,
com a proclamação das Bem-aventuranças, Jesus nos faz notar que frequentemente
somos uns desmemoriados e que atuamos como crianças, pois as brincadeiras fazem
esquecer certas obrigações. Jesus temia que a grande quantidade de “boas
noticias” que nos tem dado — quer dizer, de palavras, gestos e silêncios — se
diluísse em nossos pecados e preocupações. Lembra, na parábola do Semeador, a
imagem do grão de trigo sufocado nos espinhos? Por isso São Mateus introduz as
Bem-aventuranças como princípios fundamentais, para que não as esqueçamos
nunca. É um resumo da Nova Lei apresentada por Jesus, como uns pontos básicos
que nos ajudam a viver de maneira cristã.
As
bem-aventuranças estão destinadas a todo o mundo. O Mestre não só ensina aos
discípulos que o rodeiam, nem exclui a nenhum tipo de pessoa, ele apresenta uma
mensagem universal. Agora bem, destaca as disposições que devemos ter e a
conduta moral que nos pede. Embora a salvação definitiva não aconteça neste
mundo, e sim no outro, enquanto vivemos na terra devemos mudar nossa
mentalidade e transformar nossa maneira de valorizar as coisas. Devemos
acostumar-nos a ver o rosto de Cristo que chora nas pessoas que choram, nas que
querem viver sem a palavra e, nos mansos de coração, nos que fomentam as ânsias
de santidade, nos que tomaram uma “determinada determinação”, como dizia Santa
Teresa de Jesus, para ser semeador da paz e alegria.
As
bem-aventuranças são o perfume do Senhor participando na historia humana.
Também na sua e na minha. Os dois últimos versículos incorporam a presença da
Cruz, pois convidam à alegria quando as coisas ficam difíceis humanamente
falando por causa de Jesus e do Evangelho. E é que, enquanto a coerência da
vida cristã seja firme, então, facilmente virá a perseguição de mil maneiras
diferentes, entre as dificuldades e contrariedades inesperadas. O texto de São
Mateus é claro: então «Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa
recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram
antes de vós» (Mt 5,12).
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
São Norberto, Bispo e Fundador |
* No Evangelho de Mateus,
escrito para as comunidades de judeus convertidos da Galileia e Síria, Jesus é
apresentado como o novo Moisés, o novo legislador. No AT a Lei de Moisés foi
codificada em cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Imitando o modelo antigo, Mateus apresenta a Nova Lei em cinco grandes Sermões
espalhados pelo evangelho:
1) O Sermão da Montanha (Mt 5,1 a
7,29);
2) O Sermão da Missão (Mt
10,1-42);
3) O Sermão das Parábolas (Mt
13,1-52);
4) O Sermão da Comunidade (Mt
18,1-35);
5) O Sermão do Futuro do Reino
(Mt 24,1 a 25,46).
As
partes narrativas, intercaladas entre os cinco Sermões, descrevem a prática de
Jesus e mostram como ele observava a nova Lei e a encarnava em sua vida.
* Mateus
5,1-2: O solene anúncio da Nova
Lei
De
acordo com o contexto do evangelho de Mateus, no momento em que Jesus
pronunciou o Sermão da Montanha, havia apenas quatro discípulos com ele (cf. Mt
4,18-22). Pouca gente. Mas uma multidão imensa estava à sua procura (Mt 4,25).
No AT, Moisés subiu o Monte Sinai para receber a Lei de Deus. Como Moisés,
Jesus sobe a Montanha e, olhando o povo, proclama a Nova Lei. É significativa a
maneira solene como Mateus introduz a proclamação da Nova Lei: “Vendo
Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos
aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: 'Bem-aventurados os pobres
em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” As oito Bem-Aventuranças
formam a solene abertura do "Sermão da Montanha". Nelas Jesus
define quem pode ser considerado feliz, quem pode entrar no Reino. São oito
categorias de pessoas, oito portas de entrada para o Reino, para a Comunidade.
Não há outras entradas! Quem quiser entrar no Reino terá que identificar-se ao
menos com uma destas oito categorias.
* Mateus
5,3: Felizes os pobres em
espírito
Jesus
reconhece a riqueza e o valor dos pobres (Mt 11,25-26). Define sua própria
missão como “anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4,18). Ele mesmo, vive como pobre.
Não possui nada para si, nem mesmo uma pedra para reclinar a cabeça (Mt 8,20).
E a quem quer segui-lo ele manda escolher: ou Deus, ou o dinheiro! (Mt 6,24).
No evangelho de Lucas se diz: “Felizes vocês pobres!” (Lc 6,20). Então, quem é
o “pobre em espírito”? É o pobre que tem o mesmo espírito que
animou Jesus. Não é o rico. Nem é o pobre com cabeça de rico. Mas é o pobre
que, como Jesus, acredita nos pobres e reconhece o valor deles. É o pobre que
diz: “Eu acredito que o mundo será melhor quando o menor que padece acreditar
no menor”.
1. Felizes os
pobres em espírito
|
1 deles é o
Reino dos Céus
|
2. Felizes os
mansos
|
2 herdarão a terra
|
3. Felizes os
aflitos
|
3 serão consolados
|
4. Felizes os que
têm fome e sede de justiça
|
4 serão saciados
|
5. Felizes os misericordiosos
|
5 obterão misericórdia
|
6. Felizes os de
coração puro
|
6 verão a Deus
|
7. Felizes os
promotores da paz
|
7 serão filhos de Deus
|
8. Felizes os
perseguidos por causa da justiça
|
8 deles é o
Reino dos Céus
|
* Mateus
5,4-9: O novo projeto de vida
Cada
vez que na Bíblia se tenta renovar a Aliança, se recomeça restabelecendo o
direito dos pobres e dos excluídos. Sem isto, a Aliança não se refaz! Assim
faziam os profetas, assim faz Jesus. Nas bem-aventuranças, ele anuncia o novo
Projeto de Deus que acolhe os pobres e os excluídos. Ele denuncia o sistema que
exclui os pobres e persegue os que lutam pela justiça. A primeira
categoria dos “pobres em espírito” e a última categoria
dos “perseguidos por causa da justiça” recebem a mesma promessa
do Reino dos Céus. E a recebem desde agora, no presente, pois Jesus
diz “deles é o Reino!” O Reino já está presente
na vida deles. Entre a primeira e a última categoria, há três duplas ou seis
outras categorias de pessoas que recebem a promessa do Reino. Nestas três
duplas transparece o novo projeto de vida que quer reconstruir a vida
na sua totalidade através de um novo tipo de relacionamento:com os bens
materiais (1ª dupla); com as pessoas entre si (2ª dupla);
com Deus (3ª dupla). A comunidade cristã deve ser uma
amostra deste Reino, um lugar onde o Reino começa a tomar forma desde agora.
Primeira dupla: os mansos e os aflitos: Os
mansos são os pobres de que fala o salmo 37. Eles foram privados de
suas terras e vão herdá-las de novo (Sl 37,11; cf. Sl 37.22.29.34). Os aflitos são
os que choram diante da injustiça no mundo e no povo (cf. Sl 119,136; Ez 9,4;
Tob 13,16; 2Pd 2,7). Estas duas bem-aventuranças querem reconstruir o
relacionamento com os bens materiais: a posse da terra e o mundo reconciliado.
Segunda dupla: os que têm fome e sede de
justiça e os misericordiosos: Os
que têm fome e sede de justiça são os que desejam renovar a
convivência humana, para que ela esteja novamente de acordo com as exigências
da justiça. Os misericordiosos são os que têm o coração na miséria
dos outros porque querem eliminar as desigualdades entre os irmãos e irmãs.
Estas duas bem-aventuranças querem reconstruir o relacionamento entre as
pessoas através da prática da justiça e da solidariedade.
Terceira dupla: os puros de coração e os
pacíficos: Os puros
de coração são os que têm um olhar contemplativo que lhes permite
perceber a presença de Deus em tudo. Os que promovem a paz serão
chamados filhos de Deus, porque eles se esforçam para que a nova experiência de
Deus possa penetrar tudo e realize a integração de tudo (Shalôm). Estas duas
bem-aventuranças querem reconstruir o relacionamento com Deus: ver a presença
atuante de Deus em tudo e ser chamado filho e filha de Deus.
* Mateus
5,10-12: Os perseguidos por
causa da justiça e do evangelho
As
bem-aventuranças dizem exatamente o contrário do que diz a sociedade em que
vivemos. Nesta, o perseguido pela causa da justiça é visto como um infeliz. O
pobre é um infeliz. Feliz é quem tem dinheiro e pode ir ao supermercado e
gastar à vontade. Feliz é quem tem fama e poder. Os infelizes são os pobres, os
que choram! Na televisão, as novelas divulgam este mito da pessoa feliz e
realizada. E sem nos se dar conta, as novelas acabam se tornando o padrão de
vida para muitos de nós. Será que na nossa sociedade ainda há lugar para estas
palavras de Jesus: “Felizes os perseguidos por causa da justiça e do evangelho!
Felizes os pobres! Felizes os que choram!”? E para mim, que sou cristão ou
cristã, quem é feliz de fato?
Para
um confronto pessoal
1) Todos queremos ser felizes. Todos e
todas! Mas somos realmente felizes? Por que sim? Por que não? Como entender que
uma pessoa possa ser pobre e feliz ao mesmo
tempo?
2) Quais os momentos em sua vida em
que você se sentiu realmente feliz. Era uma felicidade como aquela que foi
proclamada por Jesus nas bem-aventuranças, ou era de outro tipo?
LADAINHA
DO SAGRADO CORAÇÃO
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, ouvi-nos.
Jesus
Cristo, atendei-nos.
Deus
Pai dos Céu, tende piedade de nós.
Deus
Filho, Redentor do mundo, tende piedade
de nós.
Deus
Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima
Trindade, que sois um só Deus, tende
piedade de nós.
Coração
de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração
de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe,
Coração
de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus,
Coração
de Jesus, de majestade infinita,
Coração
de Jesus, templo santo de Deus,
Coração
de Jesus, tabernáculo do Altíssimo,
Coração
de Jesus, casa de Deus e porta do céu,
Coração
de Jesus, fornalha ardente de caridade,
Coração
de Jesus, receptáculo de justiça e amor,
Coração
de Jesus, abismo de todas as virtudes,
Coração
de Jesus, digníssimo de todo o louvor,
Coração
de Jesus, rei e centro de todos os corações,
Coração
de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência,
Coração
de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade,
Coração
de Jesus, no qual o Pai celeste põe as suas complacências,
Coração
de Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos,
Coração
de Jesus, desejo das colinas eternas,
Coração
de Jesus, paciente e misericordioso,
Coração
de Jesus, rico para todos os que vos invocam,
Coração
de Jesus, fonte de vida e santidade,
Coração
de Jesus, propiciação para os nossos pecados,
Coração
de Jesus, saturado de sofrimentos,
Coração
de Jesus, atribulado por causa de nossos crimes,
Coração
de Jesus, feito obediente até a morte,
Coração
de Jesus, atravessado pela lança,
Coração
de Jesus, fonte de toda a consolação,
Coração
de Jesus, nossa vida e ressurreição,
Coração
de Jesus, nossa paz e reconciliação,
Coração
de Jesus, vítima dos pecadores,
Coração
de Jesus, salvação dos que em vós esperam,
Coração
de Jesus, esperança dos que em vós expiram,
Coração
de Jesus, delícia de todos os Santos,
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos,
Senhor.
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos
Senhor.
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende
piedade de nós.
V.
— Jesus, manso e humilde de coração,
R. — Fazei o nosso
coração semelhante ao vosso.
ORAÇÃO
Onipotente
e eterno Deus, olhai para o Coração de vosso diletíssimo Filho e para os
louvores e satisfações que ele vos tributa em nome dos pecadores, e àqueles que
invocam vossa misericórdia, concedei benigno o perdão, em nome do mesmo Jesus
Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina juntamente com o Espírito Santo
por todos os séculos dos séculos. Amém.
CONSAGRAÇÃO
AO CORAÇÃO DE JESUS (composta por Sta Margarida Maria)
Eu...(nome),
dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha pessoa e
minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de parte alguma
de meu ser, senão para honrá-lo, amar e glorificar É esta a minha vontade
irrevogável - pertencer-lhe e fazer tudo por seu amor, renunciando
completamente ao que não for do seu agrado. Eu vos tomo, pois, ó Sagrado
Coração, por único objeto de meu amor, protetor de minha vida, segurança da
minha salvação, remédio da minha fragilidade e inconstância, reparador de todos
os meus defeitos e asilo seguro na hora da morte. Sede, ó Coração de bondade,
minha justificação para com Deus, vosso Pai, e afastai de mim os castigos de
sua cólera. Ó Coração de amor, ponho em vós toda a minha confiança, pois tudo
receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da vossa bondade. Destruí
em mim tudo o que vos possa desagradar ou resistir. Que o vosso puro amor se
grave tão profundamente no meu coração, que eu não possa jamais me esquecer,
nem me separar de Vós. Suplico-vos, também, por vossa suma bondade, que o meu
nome seja escrito em vós, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e
minha glória em viver e morrer convosco, na qualidade de vossa (o) escrava (o).
Assim seja.
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