Evangelho
Mt 14, 22-33 - Depois, Jesus obrigou os
discípulos a embarcar e a ir adiante para a outra margem, enquanto Ele despedia
as multidões. Logo que as despediu, subiu a um monte para orar na solidão. E,
chegada a noite, estava ali só. O barco encontrava-se já a várias centenas de
metros da terra, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário. De
madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Ao verem-no caminhar
sobre o mar, os discípulos assustaram-se e disseram: «É um fantasma! » E
gritaram com medo. No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo: «Tranquilizai-vos!
Sou Eu! Não temais! » Pedro respondeu-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter
contigo sobre as águas. » «Vem» - disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo do barco,
caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do
vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor! » Imediatamente
Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?
» E, quando entraram no barco, o vento amainou. Os que se encontravam no barco
prostraram-se diante de Jesus, dizendo: «Tu és, realmente, o Filho de Deus! »
«Tu és, realmente, o Filho de Deus! »
Depois,
Jesus obrigou os discípulos a embarcar e a ir adiante para a outra margem,
enquanto Ele despedia as multidões. Logo que as despediu, subiu a um monte para
orar na solidão. E, chegada a noite, estava ali só.
Depois
de despedir a multidão e de obrigar os discípulos a embarcar para a outra
margem, Jesus “subiu a um monte para orar, a sós”. Mateus só se refere à oração
de Jesus por duas vezes: aqui e no episódio do Getsêmani (cf. Mt 26,36): em
ambos os casos, a oração precede um momento de prova para os discípulos.
O barco
encontrava-se já a várias centenas de metros da terra, açoitado pelas ondas,
pois o vento era contrário.
Enquanto
Jesus está em diálogo com o Pai, os discípulos estão sozinhos, em viagem pelo
lago. Essa viagem, no entanto, não é fácil nem serena. É de noite; o barco é
açoitado pelas ondas e navega dificilmente, com vento contrário. Os discípulos
estão inquietos e preocupados, pois Jesus não está com eles.
O
quadro refere-se, certamente, à situação da comunidade a que Mateus destina o
seu Evangelho (e que não será muito diferente da situação de qualquer
comunidade cristã, em qualquer tempo e lugar). A “noite” representa as trevas,
a escuridão, a confusão, a insegurança em que tantas vezes “navegam” através da
história os discípulos de Jesus, sem saberem exatamente que caminhos percorrer
nem para onde ir. As “ondas” que açoitam o barco representam a hostilidade do
mundo, que bate continuamente contra o barco em que viajam os discípulos. Os
“ventos contrários” representam a oposição, a resistência do mundo ao projeto
de Jesus – esse projeto que os discípulos testemunham. Quantas vezes, na sua
viagem pela história, os discípulos de Jesus se sentem perdidos, sozinhos,
abandonados, desanimados, desiludidos, incapazes de enfrentar as tempestades
que as forças da morte e da opressão (o “mar”) lançam contra eles.
De
madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Ao verem-no caminhar
sobre o mar, os discípulos assustaram-se e disseram: «É um fantasma! » E
gritaram com medo. No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo:
«Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais! »
É
aí, precisamente, que Jesus manifesta a sua presença. Ele vai ao encontro dos
discípulos “caminhando sobre o mar” (vers. 26). No contexto da catequese
judaica, só Deus “caminha sobre o mar” (Jo 9,8b; 38,16; Sal 77,20); só Ele faz
“tremer as águas e agitarem-se os abismos” (Sal 77,17); só Ele acalma as ondas
e as tempestades (cf. Sal 107,25-30). Jesus é, portanto, o Deus que vela pelo
seu Povo e que não deixa que as forças da morte (o “mar”) o destruam. A
expressão “sou Eu” reproduz a fórmula de identificação com que Deus se
apresenta aos homens no Antigo Testamento (cf. Ex 3,14; Is 43,3.10-11); e a
exortação “tende confiança, não temais” transmite aos discípulos a certeza de
que nada têm a temer porque Jesus, o Deus que vence as forças da morte e da
opressão acompanha a par e passo a sua caminhada histórica e dá-lhes a força
para vencer a adversidade, a solidão e a hostilidade do mundo.
10 de agosto - São Lourenço, Diácono e Mártir |
Depois,
Mateus narra uma cena exclusiva, que não é apresentada por nenhum outro
evangelista: a do diálogo entre Pedro e Jesus (vers. 28-33). Tudo começa com o
pedido de Pedro: “se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas”.
Pedro sai do barco e vai, de facto, ao encontro de Jesus; mas, assustando-se
com a violência do vento, começa a afundar-se e pede a Jesus que o salve. Assim
acontece, embora Jesus censure a sua pouca fé e as suas dúvidas.
Pedro
é, aqui, o porta-voz e o representante dessa comunidade dos discípulos que vai
no barco (a Igreja). O episódio reflete a fragilidade da fé dos discípulos,
sempre que têm de enfrentar as forças da opressão, do egoísmo, da injustiça.
Jesus comunicou aos seus o poder de vencerem todos os poderes deste mundo que
se opõem à vida, à libertação, à realização, à felicidade dos homens. No
entanto, enquanto enfrentam as ondas do mundo hostil e os ventos soprados pelas
forças da morte, os discípulos debatem-se entre a confiança em Jesus e o medo.
Mateus refere-se, desta forma, à experiência de muitos discípulos (da sua
comunidade e das comunidades cristãs de todos os tempos e lugares) que seguem a
Jesus de forma decidida, mas que se deixam abalar quando chegam as
perseguições, os sofrimentos, as dificuldades. Então, começam a afundar-se e a
ser submergidos pelo “mar” da morte, da frustração, do desânimo, da desilusão.
No entanto, Jesus lá está para lhes estender a mão e para os sustentar.
E,
quando entraram no barco, o vento amainou. Os que se encontravam no barco
prostraram-se diante de Jesus, dizendo: «Tu és, realmente, o Filho de Deus! »
Finalmente,
a desconfiança dos discípulos transforma-se em fé firme: “Tu és verdadeiramente
o Filho de Deus” (vers. 33). É para aqui que converge todo o relato. Esta
confissão reflete a fé dos verdadeiros discípulos, que veem em Jesus o Deus que
vence o “mar”, o Senhor da vida e da história que acompanha a caminhada dos seus,
que lhes dá a força para vencer as forças da opressão e da morte, que lhes
estende a mão quando eles estão desanimados e com medo e que não os deixa
afundar.
Quando
é que os discípulos fizeram a descoberta de que Jesus era o Deus vencedor do
pecado e da morte? Naturalmente, após a Páscoa, quando perceberam plenamente o
mistério de Jesus (perceberam que Ele não era “um fantasma”), sentiram a sua
presença no meio da comunidade reunida, experimentaram a sua ajuda nos momentos
difíceis da caminhada, sentiram que Ele lhes transmitia a força de enfrentar as
adversidades e a hostilidade do mundo, sentiram que Ele estava lá,
estendendo-lhes a mão, nos momentos de fraqueza, de dificuldade, de falta de
fé. É esta mesma experiência que Mateus nos convida também a fazer.
Se
somos sinceros, devemos confessar que há uma distância enorme entre o crente
que professamos ser e o crente que somos na realidade. Que fazer ao constarmos
em nós uma fé, às vezes, tão frágil e vacilante?
Primeiro,
não desesperar nem assustar-se ao descobrir em nós dúvidas e hesitações. A
busca de Deus vive-se quase sempre na insegurança, na obscuridade e no risco. É
“tateando” que se procura Deus. Não devemos esquecer que muitas vezes “a fé
genuína só pode aparecer como dúvida superada” (Ladislao Boros).
O
importante é aceitar o mistério de Deus com o coração aberto. A nossa fé
depende da verdade da relação com ele. E não é necessário esperar que as nossas
interrogações e dúvidas se resolvam para viver, verdadeiramente, diante desse
Pai.
Por
isso, o importante é saber clamar como Pedro: “Senhor, salva-me”. Saber
levantar para Deus as nossas mãos vazias, não só como gesto de súplica, mas
também como entrega confiante de alguém que se sabe pequeno, ignorante e
necessitado de salvação. Não esqueçamos que a fé é “caminhar sobre as águas”,
mas com a possibilidade de encontrar sempre essa mão que nos salva quando nós
começamos a afundar.
MEDITAÇÃO
*
Busco um lugar a sós para estar com Deus, a exemplo de Jesus?
*
Nas tempestades da vida, sinto medo ou confio que Deus me vai ajudar?
*
Quando os problemas parecem maiores, estou atento a Deus que me indica o
caminho?
*
Sou capaz de confiar em Jesus a ponto de fazer tudo o que me pede e me ensina?
*
Tenho colocado minha confiança no poder de Deus ou em minhas próprias forças?
*
Reconheço Jesus como o Filho de Deus? É Jesus a força em quem confio?
*
Quando estou afundando em meus problemas, sou capaz de recorrer a Jesus?
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