Beatos Francisco e Jacinta A quem Nossa Senhora apareceu |
Evangelho
(Mc 8,27-33): Jesus e seus discípulos
partiram para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho, ele perguntou aos
discípulos: «Quem dizem as pessoas que eu sou?». Eles responderam: «Uns dizem
João Batista; outros, Elias; outros ainda, um dos profetas». Jesus, então,
perguntou: «E vós, quem dizeis que eu sou? ». Pedro respondeu: «Tu és o
Cristo». E Jesus os advertiu para que não contassem isso a ninguém. E começou a
ensinar-lhes que era necessário o Filho do Homem sofrer muito, ser rejeitado
pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, depois de três dias,
ressuscitar. Falava isso abertamente. Então, Pedro, chamando-o de lado, começou
a censurá-lo. Jesus, porém, voltou-se e, vendo os seus discípulos, repreendeu
Pedro, dizendo: «Vai para trás de mim, satanás! Pois não tens em mente as
coisas de Deus, e sim, as dos homens!».
Comentário: Rev. D. Joan Pere PULIDO i Gutiérrez (Sant
Feliu de Llobregat, Espanha)
Quem dizem as pessoas
que eu sou? (…) E vós, quem dizeis que eu sou?
Hoje
continuamos a ouvir a Palavra de Deus com a ajuda do Evangelho de São Marcos.
Um evangelho com uma inquietação bem clara: descobrir quem é este Jesus de
Nazaré. Marcos foi nos oferecendo, com os seus textos, a reação de diferentes
personagens perante Jesus: os doentes, os discípulos, os escribas e fariseus.
Hoje nos pede diretamente a nós: «E vós, quem dizeis que eu sou?» (Mc 8,29).
Certamente,
os que nos chamamos cristãos temos o dever fundamental de descobrir a nossa
identidade para dar testemunho da nossa fé, dando bom exemplo com a nossa vida.
Este dever urge-nos para poder transmitir uma mensagem clara e compreensível
aos nossos irmãos e irmãs que podem encontrar em Jesus uma Palavra de Vida que
dê sentido a tudo o que pensam, dizem e fazem, mas este testemunho deve começar
sendo nós próprios conscientes do nosso encontro pessoal com Ele. João Paulo
II, na sua Carta apostólica “Novo millennio ineunte”, escreveu-nos: «O nosso
testemunho seria enormemente deficiente se não fossemos os primeiros
contempladores do seu rosto».
São
Marcos, com este texto, oferece-nos um bom caminho de contemplação de Jesus.
Primeiro Jesus pergunta que dizem as pessoas que Ele é; e podemos responder
como os discípulos: João Batista, Elias, uma personagem importante, bom,
atraente. Uma resposta boa, sem dúvida, mas ainda longe da Verdade de Jesus.
Ele pergunta-nos: «E vós, quem dizeis que eu sou?» (Mc 8,29). É a pergunta da
fé, da implicação pessoal. A resposta apenas a encontramos na experiência do
silencio e da oração. É o caminho da fé que recorre Pedro, e o que devemos
também nós fazer.
Irmãos
e irmãs, experimentemos desde a nossa oração a presença libertadora do amor de
Deus presente nas nossas vida. Ele continua fazendo aliança conosco com signos
claros da sua presença, como aquele arco posto nas nuvens prometido a Noé.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
*
O Evangelho de hoje fala da cegueira de Pedro que não entende a proposta de
Jesus quando este fala do sofrimento e da cruz. Pedro aceita Jesus como
messias, mas não como messias sofredor. Ele está influenciado pelo “fermento de
Herodes e dos fariseus”, isto é, pela propaganda do governo da época que só
falava do messias como rei glorioso. Pedro parecia cego. Não enxergava nada e
ainda queria que Jesus fosse como ele, Pedro, o queria. Para entender bem todo
o alcance desta cegueira de Pedro é importante coloca-la no seu contexto
literário.
* Contexto literário:
O
evangelho de Marcos traz três anúncios da paixão e morte de Jesus: o primeiro
em Marcos 8,27-38; o segundo em Mc 9,30-37 e o terceiro em Mc 10,32-45. Este conjunto,
que vai de Mc 8,27 até Mc 10,45, é uma longa instrução de Jesus aos discípulos
para ajuda-los a superar a crise provocada pela Cruz. A instrução é introduzida
pela cura de um cego (Mc 8,22-26) e, no fim, é encerrada pela cura de outro
cego (Mc 10,46-52). Os dois cegos representam a cegueira dos discípulos. A cura
do primeiro cego foi difícil. Jesus teve que realizá-la em duas etapas.
Igualmente difícil era a cura da cegueira dos discípulos. Jesus teve que fazer
uma longa explicação a respeito do significado da Cruz para ajudá-los a
enxergar, pois era a cruz que estava provocando neles a cegueira. Vejamos de
perto a primeira cura do cego:
* Marcos 8,22-26: A
primeira cura do cego.
Trouxeram
um cego, pedindo que Jesus o curasse. Jesus o curou, mas de um jeito diferente.
Primeiro, ele o levou para fora do povoado. Em seguida, cuspiu nos olhos dele,
impôs as mãos e perguntou: Você está vendo alguma coisa? O homem responde: Vejo
pessoas; parecem árvores que andam! Enxergava só uma parte. Trocava árvore por
gente, ou gente por árvore! Foi só na segunda tentativa que Jesus o curou. Esta
descrição da cura do cego introduz a instrução aos discípulos. Na realidade, o
cego era Pedro. Ele aceitava Jesus como messias, mas só como messias glorioso.
Enxergava só uma parte! Não queria o compromisso da Cruz! Será também em várias
tentativas que Jesus vai curar a cegueira dos discípulos.
* Marcos 8,27-30.
Levantamento da realidade: Quem diz o povo que eu sou?
Jesus
perguntou: “Quem diz o povo que eu sou?”. Eles responderam relatando as várias
opiniões: -“João Batista”. -“Elias ou um dos profetas”. Depois de ouvir as
opiniões dos outros, Jesus perguntou: “E vocês, quem dizem que eu sou?”. Pedro
respondeu: “O senhor é o Cristo, o Messias!” Isto é, o Senhor é aquele que o
povo está esperando! Jesus concordou com Pedro, mas proibiu de falar sobre isto
ao povo. Por que Jesus proibiu? É que naquele tempo, todos esperavam a vinda do
messias, mas cada um do seu jeito: uns como rei, outros como sacerdote, doutor,
guerreiro, juiz, profeta! Ninguém parecia estar esperando o messias servidor e
sofredor, anunciado por Isaías (Is 42,1-9).
* Marcos 8,31-33.
Primeiro anúncio da paixão.
Em
seguida, Jesus começa a ensinar que ele é o Messias Servidor e afirma que, como
o Messias Servidor anunciado por Isaías, será preso e morto no exercício da sua
missão de justiça (Is 49,4-9; 53,1-12). Pedro leva susto, chama Jesus de lado
para desaconselhá-lo. E Jesus responde a Pedro: “Vá embora Satanás! Você não
pensa as coisas de Deus, mas as dos homens!” Pedro pensava ter dado a resposta
certa. De fato, ele disse a palavra certa: “Tu és o Cristo!” Mas não lhe deu o
sentido certo. Pedro não entendeu Jesus. Era como o cego. Trocava gente por
árvore! A resposta de Jesus foi duríssima: “Vá embora, Satanás!” Satanás é uma
palavra hebraica que significa acusador, aquele que afasta os outros do caminho
de Deus. Jesus não permite que alguém o afaste da sua missão. Literalmente, o
texto diz: “Atrás de mim, Satanás!” Pedro deve seguir Jesus. Não deve inverter
os papeis e pretender que Jesus siga a Pedro.
Para um confronto
pessoal
1) Acreditamos todos em Jesus. Mas um
entende Jesus de um jeito, outro o entende de outro jeito. Qual é, hoje, a imagem
mais comum que o povo tem de Jesus? Qual a resposta que o povo daria hoje à
pergunta de Jesus? E eu que resposta dou?
2) O que nos impede hoje de reconhecer
Jesus como o Messias?
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