MÊS DE MARIA
MEDITAÇÃO – 26º dia
Novena de
Pentecostes 9º dia
O ESPÍRITO SANTO, FORÇA PARA TESTEMUNHAR JESUS
Marco Antônio, otcarm
Na celebração da vigília de Pentecostes em 2004, em Roma, o Papa João
Paulo II afirmou em seu discurso: “Desejo que a espiritualidade de Pentecostes
se difunda na Igreja como um renovado salto de oração, de santidade, de
comunhão e de anúncio” (29/05/2004).
Ora o elemento central de toda espiritualidade de Pentecostes não é um
devocional, um rito litúrgico ou uma novena de orações, simplesmente, mas uma “experiência”
do amor de Deus que nos leva a anunciar Jesus com destemor e alegria.
É
o Espírito Santo nos é dado para que possamos testemunhar Jesus morto e ressuscitado. É Ele quem nos permite falar em Nome de Deus, com a autoridade de
Deus.(At 1,8).
Não
se pode anunciar eficazmente Jesus senão com a força do Espírito Santo (1Pd
1,12).
Sem o Espírito Santo, transmite-se uma
“doutrina”. Com Ele há, no entanto, uma
transmissão de experiência, de uma vida.
Antes de entender e elaborar uma teologia a respeito do Espírito Santo,
os apóstolos tiveram uma experiência com Ele.
A “sua Palavra” não revela somente que se trata da palavra “que fala de
Deus”, mas também da palavra do “Deus que fala”, isto é, palavra que tem Deus por
sujeito. (Jr 23,29)
A
Igreja existe antes de tudo pelo anúncio.
Um anúncio que, semelhante ao anúncio de Jesus, não começa pelos deveres
e pelos Mandamentos, mas pelo Dom de Deus, pela graça; não por aquilo que o
homem deve fazer, mas por aquilo que Deus fez por ele.
Não basta renovar os conteúdos, as
formas, os estilos e os meios de evangelização ou lutar para envolver os leigos. Decisivo é se o anúncio é feito no “poder do
Espírito Santo” ou sem ele (1Cor 2, 4-5).
A
Igreja e o mundo passam por um período de caos e de crise que não é
necessariamente mau. A crise é um
desafio ao crescimento.
O caos antecede a Criação - com
a condição imprescindível de que o Espírito Santo esteja pairando sobre ele.
O
que a Igreja precisa hoje não é de uma nova legislação, nova teologia, novas
estruturas nem nova liturgia. Precisa de
homens e mulheres cheios do Espírito Santo.
Todas as outras coisas, sem o
Espírito Santo, são como cadáveres sem alma.
O
Evangelho é o conteúdo do anúncio. O Espírito
Santo é o método, o princípio operativo – Ele é o “agente principal da
evangelização” (Paulo VI).
Mas o Espírito Santo opera por meio
dos homens (João, Jesus, os Apóstolos) e não através de um plano, de um projeto
ou de uma mensagem. Deus não nos salva
por meio de um “plano de salvação”, mas através da Pessoa de Jesus.
Ele nos é dado para que possamos
testemunhar Jesus:
Ø Tornando-nos santos – Jo 16,15.
Ø Com coragem – At 4,8 –
At 4,13 – At 4,19 – At 5,29.
Ø Com unção – Mt 10,
19-20.
Ø Com esperança – At 5,42 “… cada
dia…”
Ø Com alegria – At 5,41
Ø Com a força da oração – Rm 8,15-26 – 1Cor 12,3
O
Espírito Santo não não desce sobre edifícios, mas sobre homens. Ele unge homens, não planos ou projetos.
O dom do Espírito Santo não resulta
de nossos esforços. Não pode ser
“merecido”. Nada podemos “fazer” para
consegui-lo. Ele é pura dádiva de Deus.
Antes
de partir em missão, os apóstolos “esperaram”.
Nós não sabemos ou não queremos esperar.
É preciso resistir ao impulso de
agir, do ímpeto de comunicar aos outros o que nós mesmos não entendemos.
“Quando o Espírito Santo vier ... sereis
minhas testemunhas”. – só depois do dom do Espírito Santo e não antes; ou seremos testemunhas mentirosas ou pessoas
inseguras e intrometidas, que sentem uma compulsão para converter os outros, a
fim de se sentirem menos inseguras.
Participamos de diversos seminários
e grupos, assistimos belas palestras cheias de belas idéias; mas o poder para a
prática de tudo isto?
Para adquirirmos esta Força, é preciso:
1 – Uma atitude concreta
– crer que Deus deseja dar o Espírito Santo.
“Recebemos
de Deus aquilo que esperamos. Se
esperamos pouco com certeza receberemos pouco.Se esperamos muito,
também receberemos muito”. S. João da Cruz.
Deus não nos abandona quando temos altas
expectativas em relação a Ele.
Há coisas que só podemos pedir a
Deus com a condição “se for da vossa vontade”.
Essa condição não
existe para implorar o Dom do Espírito, pois ele já é uma promessa explícita do
Senhor.(Lc 11,13).
2 – Uma prática concreta – o Pai quer nos dar o Espírito Santo,
mas quer que nós o peçamos.
O Espírito Santo é dado como resposta à
oração e não à meditação ou à ação.
A principal tarefa do cristão é revelar
Jesus. Por essa razão ele necessita
pedir ao Pai a sua PROMESSA (At 1,4) e seu DOM (At 1,8).
O
mais característico da missão do evangelizador é a competência ou a capacidade em revelar Jesus ao
mundo. O cristão não transmite idéias,
teologia, dogmas, etc. O mundo não
anseia por nada disto. Anseia por Deus.
A Igreja primitiva não transmitia uma teologia sobre
Jesus, mas o próprio Jesus, na força e na experiência do poder do Espírito
Santo. O homem faminto deseja comida de verdade e
não figuras atraentes de comida.
Precisamos estar “impregnados”, “encharcados”,
“batizados” do e no Espírito Santo; precisamos passar pela experiência do Espírito Santo
que nos é dado pelo Pai aos que lhe obedecem, vigiam, rezam e esperam com
paciência.
É
preciso estar dispostos a anunciar Jesus, seguros de que o Espírito Santo está
conosco desde que nós estejamos com ELE:
1 – Através da oração (Lc 11,13) –
2 – Através da obediência (At 5,32)
– não é ouvido pelos homens senão aquele que ouve a Deus, isto é, que lhe
obedece.
3 – Através da caridade ativa – não
se pode “dar Jesus” senão como o Pai, “por amor” (Jo 3,16) e nunca através de
julgamentos ou censuras. É muito útil
perguntar-nos antes de anunciar a Palavra de Deus ou expor sua vontade: eu amo
estas pessoas como Deus as ama?
Peça ao Espírito Santo, meu irmão, por intercessão de Nossa Senhora, queira descer sobre você, dando-lhe a sua força, para que você seja capaz de anunciar Jesus ao mundo.
Peça ao Espírito Santo, meu irmão, por intercessão de Nossa Senhora, queira descer sobre você, dando-lhe a sua força, para que você seja capaz de anunciar Jesus ao mundo.
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