Sta.
Clara de Assis, virgem
1ª
Leitura (1Re 19,4-8): Naqueles dias, Elias entrou no deserto e andou o
dia inteiro. Depois sentou-se debaixo de um junípero e, desejando a morte,
exclamou: «Já basta, Senhor. Tirai-me a vida, porque não sou melhor que meus
pais». Deitou-se por terra e adormeceu à sombra do junípero. Nisto, um Anjo
tocou-lhe e disse: «Levanta-te e come». Ele olhou e viu à sua cabeceira um pão
cozido sobre pedras quentes e uma bilha de água. Comeu e bebeu e tornou a
deitar-se. O Anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-lhe e disse: «Levanta-te e
come, porque ainda tens um longo caminho a percorrer». Elias levantou-se, comeu
e bebeu. Depois, fortalecido com aquele alimento, caminhou durante quarenta
dias e quarenta noites até ao monte de Deus, Horeb.
Salmo
Responsorial: 33
R. Saboreai e vede como o
Senhor é bom.
A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca. A minha alma gloria-se no Senhor:
escutem e alegrem-se os humildes.
Enaltecei comigo o Senhor e
exaltemos juntos o seu nome. Procurei o Senhor e Ele atendeu-me, libertou-me de
toda a ansiedade.
Voltai-vos para Ele e ficareis
radiantes, o vosso rosto não se cobrirá de vergonha. Este pobre clamou e o
Senhor o ouviu, salvou-o de todas as angústias.
O Anjo do Senhor protege os que O
temem e defende-os dos perigos. Saboreai e vede como o Senhor é bom: feliz o
homem que n’Ele se refugia.
2ª
Leitura (Ef 4,30—5,2): Irmãos: Não contristeis o Espírito Santo de Deus,
que vos assinalou para o dia da redenção. Seja eliminado do meio de vós tudo o
que é azedume, irritação, cólera, insulto, maledicência e toda a espécie de
maldade. Sede bondosos e compassivos uns para com os outros e perdoai-vos
mutuamente, como Deus também vos perdoou em Cristo. Sede imitadores de Deus,
como filhos muito amados. Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo, que nos
amou e Se entregou por nós, oferecendo-Se como vítima agradável a Deus.
Aleluia. Eu sou o pão vivo que
desceu do Céu, diz o Senhor; Quem comer deste pão viverá eternamente. Aleluia.
Evangelho
(Jo 6,41-51): Então, os judeus começaram a murmurar contra Jesus, porque
ele dissera: «Eu sou o pão que desceu do céu». Diziam: «Este não é Jesus, o
filho de José? Não conhecemos nós o seu pai e sua mãe? Como pode, então, dizer
que desceu do céu?» Jesus respondeu: «Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir
a mim, se o Pai que me enviou não o atrair. E eu o ressuscitarei no último dia.
Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele
que escutou o ensinamento do Pai e o aprendeu vem a mim. Ninguém jamais viu o
Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus: este viu o Pai. Em verdade, em
verdade, vos digo: quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos
pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Aqui está o pão que
desce do céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu
do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha
carne, entregue pela vida do mundo».
«Ninguém pode vir a mim, se o
Pai que me enviou não o atrair»
Frei Lluc TORCAL Monge do
Monastério de Sta. Mª de Poblet (Santa Maria de Poblet, Tarragona, Espanha)
Hoje, o Evangelho apresenta o
desconcerto que a presença de Jesus causou em seus compatriotas: «Este não é
Jesus, o filho de José? Não conhecemos nós o seu pai e a sua mãe? Como pode,
então, dizer que desceu do céu?» (Jo 6, 42). A vida de Jesus entre os seus foi
tão normal que, ao começar a Proclamação do Reino, aqueles que O conheciam se
escandalizaram do que então lhes dizia.
De que Pai lhes falava Jesus que
ninguém havia visto? Que pão descido do céu era esse que aqueles que o comessem
viveriam para sempre? Ele negava que fosse o maná do deserto porque, os que o
comeram, morreram. «E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do
mundo» (Jo 6, 51). Sua carne poderia ser um alimento para nós? O desconcerto
que Jesus provocava entre os judeus pode também se dar entre nós se nós não nos
respondermos a uma pergunta central para nossa vida cristã: Quem é Jesus?
Muitos homens e mulheres, antes
que nós, se fizeram esta pergunta, a responderam de uma forma pessoal, foram a
Jesus, O seguiram e agora desfrutam de uma vida sem fim e plena de amor. E aos
que vão a Jesus, Ele os ressuscitará no último dia (cf. Jo 6, 44). João
Cassiano exortava seus monges dizendo-lhes: «‘Aproximai-vos a Deus, e Deus se
aproximará de vós’, porque ‘ninguém pode ir a Jesus se o Pai que O enviou não o
atrai’ (...). No Evangelho escutamos ao Senhor que nos convida a ir até Ele:
‘Vinde a Mim todos os que estais cansados e esgotados, e eu os farei
repousar’». Acolhamos a Palavra do Evangelho que nos aproxima a Jesus cada dia;
acolhamos o convite do próprio Evangelho de entrar em comunhão com Ele comendo
sua carne, porque «este é o verdadeiro alimento, a carne de Cristo, o qual,
sendo a Palavra, fez-se carne para nós» (Orígenes).
Os judeus puseram-se, então, a
murmurar contra Ele por ter dito: “Eu sou o pão que desceu do Céu”.
Do site da Ordem do Carmo em
Portugal.
* Murmurar. Será que
existe outra forma de não viver profundamente o que o Senhor nos pede? Mil
razões plausíveis... mil justificações válidas... mil motivações lícitas...
para não mastigar uma Palavra que rompe toda a razão, toda a justificação, toda
a motivação, para deixar novos ecos de um céu não longe que habita nos corações
dos homens.
v. 41: Os judeus puseram-se,
então, a murmurar contra Ele por ter dito: “Eu sou o pão que desceu do Céu”. Jesus
apenas tinha afirmado “Eu sou o pão da vida” (v, 35) e “desci do céu” (v. 38) e
isto provoca desacordo entre as pessoas. “Judeus”, termo teológico em João,
podemos considerá-lo como homónimo de “incrédulos”. Na realidade trata-se de
galileus que se chamam judeus por causa da murmuração contra Jesus cujas
palavras ultrapassam as suas categorias usuais. A linguagem do pão descido do
céu é familiar. Os filhos de Israel conheciam o pão de Deus, o maná, que no
deserto saciara a sua fome e a precariedade de um caminho de horizontes
percorridos sem um final. Cristo, maná do homem que no deserto da sua fome
insatisfeita invoca o céu para sustentá-lo na sua caminhada. Este é o único pão
que sacia. As palavras dos judeus são objecções contra Jesus e ao mesmo tempo
passagem para introduzir o tema da incredulidade. Em relação com outras
passagens nas quais se refere que o povo “cochicha” (7, 12.32), neste capítulo
temos sobre Jesus um “murmurar” acerca do que Ele disse, ou seja acerca das
suas palavras. Este murmurar deixa ver claramente a incredulidade e a
incompreensão.
v. 42: “Não é Ele Jesus, o
filho de José, de quem nós conhecemos o pai e a mãe? Como se atreve a dizer
agora: ‘Eu desci do Céu’?”. A ironia é subtil. Os incrédulos conhecem as
origens terrenas de Cristo, conhecem certamente o filho de José, mas não
conhecem o Filho de Deus. Só os que acreditam é que conhecem a origem
transcendente por intervenção direta de Deus na Virgem Santíssima. A passagem
vai de uma linguagem nitidamente material: pão feito de água e farinha, para
uma linguagem espiritual, um pão para a alma humana. Como da outra vez no
deserto, os judeus murmuravam: não compreendem a origem nem o dom de Jesus.
Como no outro tempo os pais rejeitaram o maná, porque era um alimento muito
leve, agora os filhos rejeitam o Verbo feito carne, pão descido do céu, porque
é de origem terrena. Os judeus tomam unicamente do que Jesus disse a afirmação:
Eu desci do céu (v. 38). Porque é esta o que fundamenta os precedentes
anúncios, o ser o pão da vida (v. 35). Não é talvez este... está presente nos
evangelhos sinópticos, num contexto de estupefacção. Em Mateus ou em Lucas, o
leitor, através das narrações da infância, já teve conhecimento da concepção
virginal de Maria. Em João, os Judeus têm diante de si aquele que declara que
desceu do céu sem colocar em discussão a sua natureza humana. Filho de José,
quer dizer então ser um homem como os outros (cf. 1, 45).
vv. 43-44: Jesus disse-lhes,
em resposta: “Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me
enviou o não atrair; e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia”. Jesus parece
não insistir sobre a sua origem divina mas sublinha que só aquele que é atraído
pelo Pai pode ir a Ele. A fé é pois um dom de Deus que tem como condição a
abertura por parte do homem para escutar... mas, que quer dizer que o Pai
atrai? O homem não é livre no seu caminhar? A atracção é simplesmente o desejo
escrito naquelas tábuas de carne que todo o homem leva consigo. É, portanto,
liberdade plena, adesão espontânea à fonte da própria existência. A vida não
pode ser atraída senão pela vida, só a morte não se deixa atrair.
v. 45: Está escrito nos
profetas: E todos serão ensinados por Deus. Todo aquele que escutou o
ensinamento que vem do Pai e o entendeu vem a mim. A restante narrativa
segue uma ordem bem precisa. Não é um convite mas um imperativo. A Palavra de
Deus criadora que trouxe do nada à existência a luz e as outras criaturas,
chama agora a sua semelhança a participar da nova criação. A consequência não brota
de uma decisão autónoma e pessoal, mas do encontro com a pessoa de Jesus e do
seu chamamento. É um acontecimento de graça, não uma escolha do homem. Jesus
não espera uma livre decisão, mas chama com autoridade divina, como Deus
chamava os Profetas no Antigo Testamento. Não são os discípulos que escolhem o
Mestre como sucedia com os “rabbi” do tempo, mas é o Mestre quem escolhe os
discípulos como depositários da herança de Deus que é mais que uma doutrina ou
ensinamento. O chamamento comporta o abandono dos familiares, da profissão, uma
mudança total de existência por uma adesão de vida que não admite espaços ao
auto-centralismo. Os discípulos são homens do Reino. O chamamento para
converter-se em discípulos de Jesus é um “chamamento escatológico”. A frase do
profeta do desterro babilónico diz textualmente: “e todos serão filhos (de
Jerusalém)” referente aos hebreus. O uso de “todos serão” é uma expressão da
universalidade da salvação da qual Cristo é o cumprimento.
v. 46: Não é que alguém tenha
visto o Pai, a não ser aquele que tem a sua origem em Deus: esse é que viu o
Pai. Só Jesus, que vem de Deus, viu o Pai e pode revelá-lo definitivamente.
O homem é chamado a vir de Deus. O conhecimento de Deus não é uma conquista mas
uma origem. O movimento não é externo. Se procuro a proveniência externa posso
dizer que tenho um pai e uma mãe, criaturas do mundo criado. Se procuro a
proveniência profunda do meu significado existencial posso dizer que venho do
Pai, Criador de toda a vida.
v. 47: Em verdade, em verdade
vos digo: aquele que crê tem a vida eterna. Crer na palavra de Jesus, na
sua relação, é condição para obter a vida eterna e poder ser “ensinado pelo
Pai”. Creio, apoio-me numa rocha. A estabilidade não está no meu limite de
criatura, nem na realização da minha perfectibilidade humana. Tudo é estável
n'Aquele que não tem apegos temporais. Como pode uma criatura apoiar-se em si
mesma quando não é dona de um só instante da sua vida?
v. 48: Eu sou o pão da vida.
Novamente o tema do pão da vida é apresentado juntamente com o da fé e o da
vida eterna. Jesus é o verdadeiro pão da vida. Este versículo está ligado ao v.
51: “Eu sou o pão vivo”. Só o que se alimenta deste pão, o que assimila a
revelação de Jesus como pão vital, poderá viver.
v. 49-50: Os vossos pais
comeram o maná no deserto, mas morreram. Este é o pão que desce do Céu; se
alguém comer dele, não morrerá. O pão que desce do céu é colocado em relação
com o maná que alimenta os pais sem os perseverar da morte. Este pão que dá a
vida eterna e provém do alto é o Verbo Encarnado de Deus. O tema eucarístico,
referenciado em algumas expressões precedentes, converte-se agora em tema
central. A experiência da morte terrena não contradiz esta experiência de vida
se se caminha pelas sendas do transcendente. O limite não é um limite para quem
se alimenta d'Ele.
v. 51: Eu sou o pão vivo, o
que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que
Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo. Alimento vital para o
crente será a “carne” de Jesus. O termo carne (sarx), que na Bíblia indica a
frágil realidade da pessoa humana diante do mistério de Deus, refere-se agora
ao corpo de Cristo imolado sobre a cruz e à realidade do Verbo de Deus. Não é
um pão de vida metafórico, mas sim a revelação de Jesus, porque o pão é a
própria carne do Filho. Pela vida do mundo expressa a salvação que brota desta
dimensão.
* Murmurar. Se a nossa
murmuração fosse como a brisa suave faria de acompanhamento harmonioso às
palavras eternas que se fazem nossa carne: Eu sou o Pão vivo descido do céu.
Que surpresa, então, sabendo que este Pão eterno não é um estranho, mas Jesus,
o filho de José, um homem de quem conhecemos o pai e a mãe. O que come deste
pão vive para sempre. Um Pão que nasce do amor do Pai. Somos convidados a
escutar e a aprender a chegar a Ele na senda da atracção, sobre a pegada da fé
que permite ver. Pão com pão, carne com carne. Só o que vem de Deus é que viu o
Pai. O homem viu-o quando faz da sua carne o presépio do Pão vivo. Deserto e
morte, céu e vida. Uma doce união que se realiza em cada Eucaristia... em cada
altar, o altar do coração no qual o Sopro divino consuma o barro desfigurada do
homem perdido.
* A experiência do alimento que
afasta a fome do coração recorda-me, Senhor, que poderei passar da imperfeição
ao cumprimento para ser teu espelho não anulando a fome, mas interrogando-a
para não encontrar mais nela um homo dormiens que nunca se interroga, que vive
sem interesse, que não quer ver nem sentir, que não se deixa tocar, que vive no
medo, mais na superfície do que na profundidade, que nos acontecimentos se
mostra imóvel, em posição horizontal, dormitando, ou destroçando tudo o que
encontra... mas como homo vigilans, que está sempre presente a si mesmo e aos
demais, capaz de apagar-se no trabalho e no serviço, aquele que
responsavelmente não se acaba no imediato, mas que sabe amadurecer na longa e
paciente espera, aquele que expressa tudo o que é em cada fragmento da sua
vida, aquele que não tem medo de sentir-se vulnerável, porque sabe que as
feridas da sua humanidade, podem transformar-se em fendas através das quais a
vida chega com o fluir do tempo, uma Vida que, podendo realizar finalmente o seu
Fim, canta ao Amor com o seu “coração chagado” envolto numa “chama que consome
e não dá pena” e além de o encontrar definitivamente está disposta a “romper a
tela”. A fome já não é fome. Porque fica como doce peso do limite, protegido
pela deliciosa chaga e sempre aberto ao doce encontro que saciará todo o
desejo: “Meu Amado, as montanhas, os vales solitários nemorosos, as ínsulas
estranhas, os rios rumorosos... é como noite calma, música silenciosa, solidão
sonora... quem poderá curar este meu coração chagado?... É chama que consome e
não dá pena... Oh Amado, rompe a tela deste doce encontro!” (São João da Cruz).
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