Santa Domitila (Senhorinha) de Basto, abadessa
1ª
Leitura (At 11,1-18): Naqueles dias, os Apóstolos e os irmãos da Judeia
ouviram dizer que os gentios também tinham recebido a palavra de Deus. E quando
Pedro subiu a Jerusalém, os que tinham vindo da circuncisão começaram a
discutir com ele, dizendo: «Tu entraste em casa dos incircuncisos e comeste com
eles». Pedro começou então a expor-lhes tudo por ordem: «Estava eu a orar na
cidade de Jope, quando tive em êxtase uma visão: Era um objeto semelhante a uma
toalha que descia do Céu, presa pelas quatro pontas, e chegou até junto de mim.
Fitando os olhos nela, pus-me a observar e vi quadrúpedes da terra, feras,
répteis e aves do céu. Ouvi então uma voz que me dizia: ‘Levanta-te, Pedro;
mata e come’. Mas eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor, porque na minha boca
nunca entrou nada de profano ou impuro’. Pela segunda vez, falou a voz lá do
Céu: ‘Não chames impuro ao que Deus purificou’. Isto sucedeu por três vezes e
depois tudo foi novamente retirado para o Céu. Nisto, apresentaram-se três
homens na casa em que estávamos, enviados de Cesareia à minha presença. O
Espírito disse-me então que fosse com eles sem hesitar. Foram também comigo
estes seis irmãos aqui presentes e entrámos em casa daquele homem. Ele contou-nos
como tinha visto um Anjo apresentar-se em sua casa e dizer-lhe: ‘Envia
mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem o sobrenome de Pedro. Ele te
dirá palavras, pelas quais receberás a salvação, assim como toda a tua
família’. Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, como
sobre nós ao princípio. Lembrei-me então das palavras que o Senhor dizia: ‘João
batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’. Se Deus lhes
concedeu o mesmo dom que a nós, por terem acreditado no Senhor Jesus Cristo,
quem era eu para poder opor-me a Deus?» Quando ouviram estas palavras,
tranquilizaram-se e deram glória a Deus, dizendo: «Portanto, Deus concedeu
também aos gentios o arrependimento que conduz à vida».
Salmo
Responsorial: 41
R. A minha alma tem sede do
Deus vivo.
Como suspira o veado pelas
correntes das águas, assim minha alma suspira por Vós, Senhor. Minha alma tem
sede de Deus, do Deus vivo: quando irei contemplar a face de Deus?
Enviai a vossa luz e verdade,
sejam elas o meu guia e me conduzam à vossa montanha santa e ao vosso
santuário.
E eu irei ao altar de Deus, a
Deus que é a minha alegria. Ao som da cítara Vos louvarei, Senhor, meu Deus.
Aleluia. Eu sou o bom pastor,
diz o Senhor: conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me. Aleluia.
Evangelho
(Jo 10,1-10): «Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela
porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e
assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro
abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para
fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e
as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não
seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus
contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus
disse então: «Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas
não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar
e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir.
Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância».
«Quem entra pela porta é o
pastor das ovelhas: as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz »
Rev. D. Francesc PERARNAU i
Cañellas (Girona, Espanha)
Hoje continuamos a considerar uma
das imagens mais belas e mais conhecidas da pregação de Jesus: o bom Pastor, as
suas ovelhas e o redil. Todos temos na memória as figuras do bom Pastor que
contemplamos desde pequenos. Uma imagem que era muito querida aos primeiros fiéis
e que forma parte da arte sacra cristã desde o tempo das catacumbas. Quantas
coisas nos invoca aquele pastor jovem com a ovelha ferida às suas costas!
Muitas vezes vimo-nos, a nós próprios, representados naquele pobre animal.
Ainda há pouco celebramos a festa
da Páscoa e uma vez mais, recordamos que Jesus não falava numa linguagem
figurada quando nos dizia que o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.
Realmente fê-lo: a sua vida foi a prenda do nosso resgate, com a sua vida comprou
a nossa; graças a esta entrega, nós fomos resgatados: «Eu sou a porta. Quem
entrar por mim será salvo» (Jo 10,9). Encontramos aqui a manifestação do grande
mistério do amor inefável de Deus que chega a estes extremos inimagináveis para
salvar a criatura humana. Jesus leva até ao extremo o seu amor, até ao ponto de
dar a sua vida. Ressoam ainda aquelas palavras do Evangelho de São João
introduzindo-nos nos momentos da Paixão: «Antes da festa da Páscoa, sabendo
Jesus que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo
amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim» (Jo 13,1).
De entre as palavras de Jesus
gostaria de aprofundar nestas: «Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas
e elas conhecem-me» (Jo 10,14); mais ainda, «as ovelhas escutam a sua voz (…) e
seguem-no, porque conhecem a sua voz» (Jo 10,3-4). É verdade que Jesus nos
conhece, mas, poderemos nós dizer que o conhecemos bem, a Ele, que o amamos e
que correspondemos como devemos?
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«E quem é que conduz as ovelhas,
senão Aquele que perdoa os pecados, para que, libertados das suas duras
correntes, O sigam? E, depois de fazer sair as suas ovelhas, caminha à frente
delas» (Santo Agostinho)
«Surpreendentemente, o discurso
do pastor não começa com "Eu sou o bom pastor", mas sim com a imagem
da "porta". Jesus dá a pauta aos pastores do seu rebanho: alguém é um
bom pastor quando entra através de Jesus. Assim, Jesus Cristo continua a ser o
pastor: o rebanho "pertence-lhe" apenas a Ele» (Bento XVI)
«Deus chama a cada um pelo seu
nome. O nome de todo o homem é sagrado. O nome é a imagem da pessoa. Exige
respeito, como sinal da dignidade de quem por ele se identifica» (Catecismo da
Igreja Católica, nº 2.158)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
* O evangelho de hoje traz a parábola do Bom
Pastor. Em alguns países o texto é de João 10,1-10 e em outros é de João
10,11-18. É difícil escolher entre um e outro. Por isso, preferimos comentar
brevemente os dois (Jo 10,1-18). O discurso sobre o Bom Pastor traz três
comparações ligadas entre si:
1ª
comparação: Jesus fala do pastor
e dos assaltantes (Jo 10,1-5)
2ª
comparação: Jesus é a porteira
das ovelhas (Jo 10,6-10)
3ª
comparação: Jesus é o Bom Pastor
(Jo 10,11-18)
* João 10,1-5: 1ª comparação:
entrar pela porteira e não por outro lugar.
Jesus inicia o discurso com a comparação da porteira: "Quem não
entra pela porteira, mas sobe por outro lugar é ladrão e assaltante! Quem entra
pela porteira é o pastor das ovelhas!"
Naquele tempo, os pastores cuidavam do rebanho durante o dia. Quando
chegava a noite, levavam as ovelhas para um grande redil ou curral comunitário,
bem protegido contra ladrões e lobos. Todos os pastores de uma mesma região
levavam para lá o seu rebanho. Um porteiro tomava conta de tudo durante a
noite. No dia seguinte, de manhã cedo, o pastor chegava, batia palmas na
porteira e o porteiro abria. O pastor entrava e chamava as ovelhas pelo nome.
As ovelhas reconheciam a voz do seu pastor, levantavam-se e saíam atrás dele
para a pastagem. As ovelhas dos outros pastores ouviam a voz, mas elas não se
mexiam, pois era uma voz estranha para elas. De vez em quando, aparecia o
perigo de assalto. Ladrões entravam por um atalho ou derrubavam a cerca do
redil, feita de pedras amontoadas, para roubar as ovelhas. Eles não entravam
pela porteira, pois lá havia o guarda que tomava conta.
* João 10,6-10: 2ª comparação:
Jesus é a porteira. Os ouvintes, os
fariseus (Jo 9,40-41), não entenderam o que significava "entrar pela
porteira". Jesus então explicou: "Eu sou a porteira das ovelhas.
Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes". De quem
Jesus está falando nesta frase tão dura? Provavelmente, se referia a líderes
religiosos que arrastavam o povo atrás de si, mas que não respondiam às
esperanças do povo. Não estavam interessados no bem do povo, mas sim no próprio
bolso e nos próprios interesses. Enganavam o povo e o deixavam na pior. Entrar
pela porteira é o mesmo que agir como Jesus agia. O critério básico para
discernir quem é pastor e quem é assaltante, é a defesa da vida das ovelhas.
Jesus pede para o povo não seguir as pessoas que se apresentam como pastor, mas
não buscam a vida do povo. É aqui que ele disse aquela frase que até hoje
cantamos: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em
abundância!" Este é o critério!
* João 10,11-15: 3ª comparação: Jesus é o bom
pastor. Jesus muda a comparação.
Antes, ele era a porteira das ovelhas. Agora, é o pastor das ovelhas. Todo
mundo sabia o que era um pastor e como ele vivia e trabalhava. Mas Jesus não é
um pastor qualquer, mas sim o bom pastor! A imagem do bom pastor vem do AT.
Dizendo que é o Bom Pastor, Jesus se apresenta como aquele que vem realizar as
promessas dos profetas e as esperanças do povo. Veja por exemplo a belíssima
profecia de Ezequiel (Ez 34,11-16). Há dois pontos em que Jesus insiste: (1) Na
defesa da vida das ovelhas: o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (2) No
mútuo reconhecimento entre pastor e ovelhas: o Pastor conhece as suas ovelhas e
elas conhecem o pastor. Jesus diz que no povo há uma percepção para saber quem
é o bom pastor. Era isto que os fariseus não aceitavam. Eles desprezavam as
ovelhas e as chamavam de povo maldito e ignorante (Jo 7,49; 9,34). Eles
pensavam ter o olhar certo para discernir as coisas de Deus. Na realidade eram
cegos. O discurso sobre o Bom Pastor ensina duas regras como curar este tipo
bastante frequente de cegueira: 1) Prestar muita atenção na reação das ovelhas,
pois elas reconhecem a voz do pastor. 2) Prestar muita atenção na atitude
daquele que se diz pastor para ver se o interesse dele é a vida das ovelhas,
sim ou não, e se ele é capaz de dar a vida pelas ovelhas. Certa vez, na festa
da tomada de posse de um novo bispo, as “ovelhas” colocaram uma faixa na porta
da igreja que dizia: “As ovelhas não conhecem o pastor!” As “ovelhas” não foram
consultadas. Advertência séria para quem nomeia os bispos.
* João 10,16-18: A meta onde
Jesus quer chegar: um só rebanho e um só pastor. Jesus abre o horizonte e diz que tem outras
ovelhas que não são deste redil. Elas ainda não ouviram a voz de Jesus, mas
quando a ouvirem, vão perceber que ele é o pastor e vão segui-lo. É a dimensão
ecumênica universal.
Para um confronto pessoal
1) Pastor-Pastoral. Será que a pastoral na minha
paróquia imita a missão de Jesus - Pastor? E eu na minha ação pastoral, qual a
minha atitude? Sou pastor como Jesus?
2) Você já teve a
experiência de ter sido enganado por um falso pastor? Como conseguiu superar?
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