Sta.
Inês. Virgem e Mártir
1ª
Leitura (Jn 3,1-5.10): A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos
seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a
mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra
do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a
atravessar. Jonas entrou na cidade, caminhou durante um dia e começou a pregar,
dizendo: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os habitantes de
Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de saco, desde
o maior ao menor. Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau
caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou.
Salmo
Responsorial: 24
R. Ensinai-me, Senhor, os
vossos caminhos.
Mostrai-me, Senhor, os vossos
caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador.
Lembrai-Vos, Senhor, das vossas
misericórdias e das vossas graças, que são eternas. Lembrai-Vos de mim segundo
a vossa clemência, por causa da vossa bondade, Senhor.
O Senhor é bom e reto, ensina o
caminho aos pecadores. Orienta os humildes na justiça e dá-lhes a conhecer os
seus caminhos.
2ª
Leitura (1Cor 7,29-31): O que tenho a dizer-vos, irmãos, é que o tempo é
breve. Doravante, os que têm esposas procedam como se as não tivessem; os que
choram, como se não chorassem; os que andam alegres, como se não andassem; os
que compram, como se não possuíssem; os que utilizam este mundo, como se
realmente não o utilizassem. De facto, o cenário deste mundo é passageiro.
Aleluia. Está próximo o reino
de Deus; arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Aleluia.
Evangelho
(Mc 1,14-20): Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia,
proclamando a Boa Nova de Deus: «Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está
próximo. Convertei-vos e crede na Boa Nova». Caminhando à beira do mar da Galileia,
Jesus viu Simão e o irmão Então disse-lhes: «Segui-me, e eu farei de vós
pescadores de homens». E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram.
Prosseguindo um pouco adiante, viu também Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão,
João, consertando as redes no barco. Imediatamente, Jesus os chamou. E eles,
deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus.
«Convertei-vos e crede na Boa
Nova»
Rev. D. Lluís ROQUÉ i Roqué (Manresa,
Barcelona, Espanha)
Hoje a Igreja convida-nos a nos
converter e, com Jesus, nos diz: «Convertei-vos e crede na Boa Nova» Por tanto,
devemos fazer o que nós diz Jesus Cristo, corrigindo e melhorando o que seja
necessário.
Toda ação humana conecta com o
desígnio eterno de Deus sobre nós e com a vocação a escutar Jesus, segui-lo em
tudo e para tudo e, proclamá-lo tal como o fizeram os primeiros discípulos, tal
como o fizeram e procuramos fazê-lo milhões de pessoas.
Agora é a oportunidade de
encontrar a Deus em Jesus Cristo; agora é o momento de nossa vida que empalma
com a eternidade feliz ou desgraçada; agora é o tempo que Deus nos oferece para
encontrar-nos com Ele, viver como seus filhos e fazer que os acontecimentos
diários tenham a carga divina que Jesus Cristo —com sua vida no tempo — lhes
imprimiu.
Não podemos perder a oportunidade
presente! Esta vida mais ou menos comprida no tempo, mas sempre curta, pois «a
figura deste mundo passa» (1Cor 7,31). Depois, uma eternidade com Deus e com
seus fiéis na vida e felicidade plenas, ou longe de Deus —com os infiéis—na
vida e infelicidade totais.
Assim, as horas, os dias, os
meses e os anos, não são para mal gastá-los, nem para aposentar-se e passá-los
sem pena nem glória com um simples “vamos indo”. São para viver —aqui e agora—
o que Jesus proclamou no Evangelho salvador: viver em Deus, amando-o todo e a
todos. E, assim os que amaram —Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe; os santos; os
que foram fiéis até o fim da vida terrenal— puderam escutar: «‘Parabéns, servo
bom e fiel! (...): Vem participar da alegria do teu senhor!’» (Mt 25,23).
Convertamo-nos! Vale a pena! Amaremos,
e seremos felizes desde agora.
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«A autêntica fé não conhece a
dilação. Enquanto lhe ouviram, acreditaram, lhe seguiram e se converteram em
pescadores de homens» (São Jerônimo)
«Deus nos espera e nos acompanha.
Isto é o amor eterno do Senhor. Eterno, mas concreto. Um amor incluso
artesanal, porque Ele vai construindo a história e vai preparando o caminho
para cada um de nós. Isto é o amor de Deus» (Francisco)
«O mistério pascal da cruz e
ressurreição de Cristo está no centro da Boa-Nova que os Apóstolos, e depois
deles a Igreja, devem anunciar ao mundo. O desígnio salvífico de Deus
cumpriu-se de “uma vez por todas” (Hb 9,26) pela morte redentora do seu Filho
Jesus Cristo» (Catecismo da Igreja Católica, n° 571)
«Vinde após mim e farei com
que vos torneis pescadores de homens».
Fr. Pedro Bravo, ocarm
* Com esta passagem, abre-se a
primeira parte do Evangelho de S. Marcos, na qual se vai revelando a identidade
de Jesus, culminando na confissão de fé de Pedro n’Ele como o Messias
(1,14-8,30). Marcos sintetiza a vida e a missão de Jesus de forma
esquemática, com rápidas pinceladas, concentrando tudo num só ano e dispondo-o
segundo um itinerário mais pedagógico do que cronológico e geográfico. Hoje
relata o início da obra de Jesus em duas cenas: a pregação inicial de Jesus
(1,14s) e o chamamento dos primeiros discípulos (1,16-20).
* v. 14 (vv. 14-15: Mt
4,12.17; Lc 4,14s). Jesus inicia a sua missão “depois de João ter sido
entregue”, ou seja, depois de “João” Batista ter sido preso (6,17p). A
missão de João era provisória, destinada a preparar a vinda do Messias; agora
ele cede o lugar a Jesus, que irá instaurar o Reino definitivo. Apesar de
contrariado, o anúncio da Palavra não é silenciado; Deus suscita sempre novos
arautos que proclamem a Boa nova.
* Jesus deixa a Judeia e vem
para a Galileia (Jo 4,3.43ss). A “Galileia” (he. “distrito”) é a “região”
norte de Israel, de população mista, em permanente contacto com os gentios (Is
8,23; 1Ma 5,21). Tida pelos judeus como uma terra onde nada havia de bom, é aí
que o Evangelho começa a ser anunciado a todos, a começar pelos afastados e
pecadores.
Jesus “prega” (gr. queryssein),
verbo que significa: a) “apregoar” um decreto ou b) uma notícia importante; c)
publicitar uma oferta ou recompensa. O arauto (queryx) apregoava a todos em voz
alta a notícia (querygma), porque muitos não sabiam ler. Que notícia? O
”evangelho”, palavra grega que significa uma “notícia” (anguelion) que suscita
gritos de alegria (eu), como a cura duma doença, o fim duma carestia ou guerra,
uma vitória, o nascimento dum filho. Nos LXX, o AT grego só vem no plural (he.
bessorá, sing., 2Sm 4,10; 18,20.22.25.27; 2Rs 7,9), no NT apenas no singular
(Rm 15,19; 1Cor 9,12; 2Cor 2,12; 9,13; 10,14; Gl 1,7; Fl 1,27; 1Ts 1,5; 3,2),
indicando que todas as boas-novas se resumem na grande boa-nova dada por Deus à
humanidade: Jesus Cristo. É Ele que na sua pessoa, palavra e obra, é o
“Evangelho de Deus” (1,1; Rm 1,1; 15,16; 2Cor 11,7; 1Ts 2,2.8s; 1Pd 4,17).
* v. 15. O querigma de Jesus
tem quatro pontos. 1) “Cumpriu-se
o tempo” (passivo divino): não o tempo cronológico (gr. kronós), mas o momento
determinado por Deus (aram. zemar, gr. kairós) para cumprir as suas promessas
(Dn 7,12s.22; 12,4.7; Tb 14,5; Mq 5,2; Is 49,8; 60,22; Jr 3,17; Ha 2,3; 2Cor
6,2; Qo 3,1). Ou seja: chegou a “plenitude dos tempos” (Gl 4,4; Ef 1,4) em que
o Messias prometido instaurará o Reino de Deus.
2)
“Está próximo (lit. “aproximou-se”) o Reino de Deus”. “Reino” em grego
(basileia) designa também a casa do rei. Este Reino é o reinado de Deus (Dn
7,22.27; Tb 13,2; Sl 22,29; 103,19; 145,11s; Sb 10,10), o exercício do seu
poder entre os homens, nos quais estabelece a sua morada (Ez 37,27 LXX). Não
havendo rei, descendente de David, desde o exílio (587 a.C.), é o próprio Deus
que agora vem reinar sobre o seu povo através do Messias, congregando-o de
todas as nações e reconduzindo-o à sua verdadeira pátria, o Reino de Deus, para
o reger, nele habitando.
3)
À oferta de Deus, responde o homem com o arrependimento e a fé (At 2,38).
“Arrepender-se” (gr. metanoéo) não é apenas “voltar (he. shuv) para Deus”, como
no AT, mas é um processo contínuo de mudança interior de mentalidade, atitude,
modos de ver, falar e agir segundo a palavra de Deus (Jo 3,10), pondo-o a Ele
acima de tudo, em primeiro lugar.
4)
“Crer” não é apenas aceitar um conjunto de verdades, mas: a) escutar a palavra de Jesus, Evangelho vivo
do Pai (1,1); b) acolhê-lo c) e construir sobre Ele a própria vida (gr.
en tô Euanguelío), aderindo a Ele, tendo-o como centro e seguindo-o como Senhor
e meta da própria existência.
* v. 16 (vv. 16-20: Mt
4,18-22). Por isso, Marcos narra a seguir o chamamento dos primeiros
discípulos, numa cena que evoca o chamamento de Eliseu por Elias (1Rs 19,19ss).
Este ocorre junto ao “mar da Galileia” (lago de Genesaré ou de Tiberíades), um
lago de 21 km de comprimento por 11 de largura, encravado entre montanhas, 200
m abaixo do nível do mar. “Passando” (1Sm 16,9s) à beira-mar, Jesus “vê” (1 Sm
16,7), com o olhar de Deus, dois irmãos, Simão e André, que “lançavam as redes
ao mar”, pescando junto à margem com a tarrafa (cf. Mt 4,18).
* v. 17. Jesus lança-lhes um
convite, seguido duma promessa. Primeiro, convida-os, chama-os, a “vir após
Ele”, ou seja, a ser seus discípulos (pois o discípulo caminhava atrás do
rabbi, a uns 9 m de distância).
* O chamamento de Jesus tem
nove notas singulares: 1) em
Israel, é o discípulo que escolhe o rabbi; aqui é Jesus que chama; 2) os
rabinos só aceitavam como discípulos pessoas que gozavam de boa fama; Jesus
escolhe e chama quem quer, também pecadores; 3)
os discípulos judeus aprendem a doutrina do rabino; os de Jesus, aderem a Ele,
imitando-o e empenhando a própria vida; 4)
o chamamento de Jesus dirige-se a pessoas “normais”, com família, não
necessariamente ligadas a círculos religiosos; 5)
só homens podiam ser aceites como discípulos; Jesus chama também mulheres e
crianças; 6) Jesus chama no meio do
próprio trabalho pessoas habituadas ao esforço e à labuta diária. No Reino não
há lugar para o comodismo e a preguiça.
* As outras três notas mostram
que o chamamento é divino. 7)
Jesus chama pessoas simples, sem instrução, nem preparação: Deus não elege os
capazes, mas capacita os elegidos. 8)
O chamamento é categórico: Jesus não dá explicações, nem oferece garantias, não
se voltando sequer para ver se responderam. 9)
O chamamento é exigente, requer uma resposta imediata, total e incondicional,
sem tempo para fazer cálculos, pôr em ordem a própria vida ou despedir-se dos
seus (cf. 1 Rs 19,20): há que deixar tudo para seguir Jesus.
Ao convite segue-se uma promessa:
“e farei com que vos torneis pescadores de homens”.
* Quem adere a Jesus, entra
numa nova vida em que é chamado a cooperar na Sua obra. Daí em diante é o
próprio Jesus que molda a existência dele, de modo que a sua obra se encarne na
própria vida, aqui descrita com os termos de atividade laboral: ser pescadores
(cf. Jr 16,16; Ez 47,10). De facto, tal como na pesca, também no anúncio do Evangelho
não se trabalha sozinho. A pesca faz-se de noite, partindo para o desconhecido,
arriscando a própria vida, sem saber se vai voltar ou se os seus esforços terão
êxito. “De homens”: para o peixe ser pescado significa morrer, mas para o homem
estar imerso no mar (símbolo das forças do mal, inimigas de Deus: 5,13), é
sinónimo de cegueira, escravidão e morte, sob o poder do pecado e de Satanás,
enquanto “ser pescado” é ser salvo. Jesus fará dos seus discípulos seus
colaboradores (16,20), mas será Ele que salvará o homem do pecado, da morte e
do jugo de Satanás (cf. Hb 2,14).
* v. 18 (vv. 18-20:Lc 5,10s).
Simão Pedro e André deixam “logo” as redes e “seguem” Jesus. O advérbio “logo” (gr. euthús: v. 20) é típico
em Marcos, sendo constantemente repetido (41x). Marcos indica assim que há que
responder na hora, porque não há mais tempo a perder (cf. 1Cor 7,29). O verbo
“seguir” (gr. akolouthéin) indica uma atitude atenta de escuta e de obediência
de um discípulo que vai atrás do Mestre, assume o seu estilo de vida e o imita,
seguindo os seus passos (cf. 1Pd 2,21).
* v. 19. Mais adiante,
Jesus “vê” outro par de irmãos, mais abastados (o pai tem empregados), que
estão “a consertar as redes”, ou seja, a prepará-las para nova labuta. v. 20.
Jesus chama-os também e eles “logo” (v. 18) deixam tudo para O seguir.
* Jesus chama primeiro dois
pares de irmãos, que são sócios (Lc 5,10) e trabalham juntos (Pedro
e André, Tiago e João), ou seja, quatro discípulos, destinados a serem as
quatro colunas da sua casa (cf. 1Rs 7,2), que é a Igreja, chamada a ser uma
comunidade de irmãos, comprometida com o anúncio do Evangelho e difusão do
Reino, em favor da salvação dos homens.
MEDITAÇÃO
a) A que me chama Jesus?
Estou disposto a aceitar os seus desafios?
b) Para que o Reino de
Deus seja uma realidade, que é preciso “converter-se” na nossa vida – em termos
pessoais e institucionais –para que nela se manifeste, de facto, esse Reino tão
esperado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO