São
Bruno, presbítero
Bto. Bartolomeu (Bartolo) Longo, o “Apóstolo do Rosário”, leigo
1ª
Leitura (Bar 1,15-22): Ao Senhor, nosso Deus, pertence a justiça e a nós
a vergonha que sentimos no rosto, como sucede neste dia ao homem de Judá e aos
habitantes de Jerusalém, aos nossos reis, aos nossos chefes, aos nossos
sacerdotes, aos nossos profetas e aos nossos pais, porque pecámos contra o
Senhor. Não obedecemos ao Senhor nosso Deus, não ouvimos a sua voz, nem
seguimos os mandamentos que Ele nos deu. Desde o dia em que o Senhor fez sair
os nossos pais da terra do Egipto até este dia, fomos rebeldes ao Senhor, nosso
Deus, e procedemos levianamente, não querendo escutar a sua voz. Por isso, como
vemos hoje, caíram sobre nós as desgraças e maldições que o Senhor predissera
pela boca do seu servo Moisés, no dia em que fez sair os nossos pais da terra
do Egipto, para nos dar uma terra onde corre leite e mel. Não ouvimos a voz do
Senhor, nosso Deus, apesar das palavras dos Profetas que Ele nos enviou; mas
cada um de nós seguiu as inclinações do seu coração, servindo deuses falsos e
praticando o que é mal aos olhos do Senhor, nosso Deus.
Salmo
Responsorial: 78
R. Salvai-nos, Senhor, para
glória do vosso nome.
Senhor, as nações invadiram a
vossa herança, profanaram o vosso santo templo, fizeram de Jerusalém um montão
de ruínas. Deram o corpo dos vossos servos em alimento às aves do céu, as
carnes de vossos fiéis aos animais da selva.
Derramaram seu sangue em torno de
Jerusalém e não houve quem lhes desse sepultura. Tornámo-nos o opróbrio dos
nossos vizinhos, a irrisão e o escárnio dos que nos rodeiam. Até quando,
Senhor, Vos mostrareis sempre irritado e se reavivará, como fogo, a vossa indignação?
Não recordeis, Senhor, contra nós
as culpas dos nossos pais. Corra ao nosso encontro a vossa misericórdia, porque
somos tão miseráveis.
Ajudai-nos, ó Deus, nosso
salvador, para glória do vosso nome. Salvai-nos e perdoai os nossos pecados,
para glória do vosso nome.
Aleluia. Se hoje ouvirdes a
voz do Senhor, não fecheis os vossos corações. Aleluia.
Evangelho
(Lc 10,13-16): Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti,
Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio
de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e
sentando-se sobre a cinza. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão
uma sentença menos dura do que vós. E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu?
Até inferno serás rebaixada! Quem vos escuta, é a mim que está escutando; e
quem vos despreza, é a mim que está desprezando; ora, quem me despreza, está
desprezando aquele que me enviou».
«Quem vos escuta, é a mim que
está escutando»
Rev. D. Jordi SOTORRA i Garriga (Sabadell,
Barcelona, Espanha)
Hoje, vemos Jesus dirigir o seu
olhar para aquelas cidades da Galileia que tinham sido a causa das suas
preocupações e nas quais Ele tinha pregado e realizado as obras do Pai. Em nenhum
destes locais como Corazim, Betsaida e Cafarnaum tinha pregado ou feito
milagres. A semeadura tinha sido abundante, mas a colheita não foi boa. Nem
Jesus os pode convencer...! Que mistério o da liberdade humana! Podemos dizer
não a Deus... A mensagem evangélica não se impõe pela força, apenas se oferece
e eu posso fechar-me a ela; posso aceitá-la ou recusá-la. O Senhor respeita
totalmente a minha liberdade. Que responsabilidade a minha!
As expressões de Jesus: «Ai de
ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!» (Lc 10,13) ao terminar a sua missão
apostólica expressam mais sofrimento que condenação. A proximidade ao Reino de
Deus não foi para aquelas cidades uma chamada à penitência e à mudança. Jesus
reconhece que em Sidônia e em Tiro teriam aproveitado melhor toda a graça
dispensada aos galileus.
A decepção de Jesus é maior
quando se trata de Cafarnaum. «Serás elevada até o céu? Até inferno serás
rebaixada!» (Lc 10,15). Aqui tinha Pedro a sua casa e Jesus tinha feito desta
cidade o centro da sua pregação. Mais uma vez vemos mais um sentimento de
tristeza que uma ameaça com estas palavras. O mesmo poderia dizer de muitas
cidades e pessoas da nossa época. Julgam que prosperam quando na realidade estão
se afundando.
«Quem vos escuta, é a mim que
está escutando» (Lc 10,16). Estas palavras com que o Evangelho termina são uma
chamada à conversão e trazem esperança. Se ouvirmos a voz de Jesus ainda
estamos a tempo. A conversão consiste em que o amor supere progressivamente o
egoísmo na nossa vida, o qual é um trabalho sempre inacabado. São Máximo
diz-nos: «Não há nada tão agradável e amado por Deus como o fato dos homens se
converterem a Ele com sincero arrependimento».
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«É verdade que a nossa fé não é
palpável e não depende dos sentidos. É um dom de Deus que Ele infunde na alma
humilde, porque a fé não habita naqueles que estão cheios de orgulho» (São
Francisco de Sales)
«Apenas a Palavra de Deus, a
Palavra de Jesus, nos salva» (Francisco)
«A penitência interior é uma
reorientação radical de toda a vida, um regresso, uma conversão a Deus de todo
o nosso coração, uma rotura com o pecado, uma aversão ao mal, com repugnância
pelas más ações (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.431)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
* O evangelho de hoje dá continuidade ao envio
dos setenta e dois discípulos e discípulas (Lc 10,1-12). No final deste
envio Jesus falava de sacudir o pó dos sapatos quando os missionários não
fossem bem recebidos (Lc 10,10-12). O evangelho de hoje acentua e amplifica as
ameaças aos que se recusam de receber a Boa Nova.
* Lucas 10,13-14: Ai de você Corazim e
Betsaida! O espaço por onde Jesus andou durante aqueles três anos da sua
vida missionária era pequeno. Abrangia uns poucos quilômetros quadrados ao
longo do Mar da Galileia em torno das cidades Cafarnaum, Betsaida e Corazim.
Foi neste espaço tão pequeno que Jesus realizou a maior parte dos seus
discursos e milagres. Ele veio salvar a humanidade inteira, e quase não saiu do
limitado espaço da sua terra. Tragicamente, Jesus teve que constatar que o povo
daquelas cidades não quis aceitar a mensagem do Reino e não se converteu. As
cidades se fixaram na rigidez das suas crenças, tradições e costumes e não
aceitaram o convite de Jesus para mudar de vida. “Ai de você, Corazim! Ai de
você, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os
milagres que foram feitos no meio de vocês, há muito tempo teriam feito
penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas”. Jesus compara
as duas cidades com Tiro e Sidônia que, no passado, foram inimigos ferrenhos de
Israel, maltrataram o povo de Deus. Por isso, foram amaldiçoadas pelos profetas
(Is 23,1; Jr 25,22; 47,4; Ez 26,3; 27,2; 28,2; Jl 4,4; Am 1,10). E agora, Jesus
diz que estas mesmas cidades, símbolos de toda a malvadeza feita ao povo no
passado, já teriam feito conversão se nelas tivessem acontecido tantos milagres
como em Corazim e Betsaida.
* Lucas 10,15: Ai de você Cafarnaum! “Ai de
você, Cafarnaum! Será erguida até o céu? Será jogada no inferno, isso
sim!” Jesus evoca a condenação que o
profeta Isaías lançou contra a Babilônia. Orgulhosa e prepotente, Babilônia
pensava: ”Vou subir até o céu, vou colocar meu trono acima das estrelas de
Deus; vou sentar-me na montanha da Assembleia, no cume da montanha celeste.
Subirei até as alturas das nuvens e me tornarei igual ao Altíssimo" (Is
14,13-14). Pensava! Mas enganou-se redondamente. Aconteceu o contrário. Diz o
profeta: “Agora, aí está você precipitado na mansão dos mortos, nas profundezas
do abismo” (Is 14,15). Jesus compara Cafarnaum a esta terrível Babilônia que
destruiu monarquia e o templo e levou o povo para o cativeiro do qual nunca mais
se recuperou. Como Babilônia, Cafarnaum pensava ser alguma coisa, mas foi parar
no inferno mais profundo. O evangelho de Mateus compara Cafarnaum com a cidade
de Sodoma, símbolo da pior perversão, que foi destruída pela ira de Deus (Gn
18,16 a 19,29). Sodoma teria feito a conversão se tivesse visto os milagres que
Jesus fez em Cafarnaum (Mt 11,23-24). Hoje continua o mesmo paradoxo. Muitos de
nós, que somos católicos desde criança, temos tantas convicções consolidadas,
que ninguém é capaz de nos converter. E em alguns lugares, o cristianismo, em
vez de ser fonte de mudança e de conversão, tornou-se o reduto das forças mais
reacionárias da política do país.
* Lucas 10,16: Quem rejeita vocês, rejeita a
mim! “Quem escuta vocês, escuta a mim, e quem rejeita vocês, rejeita a mim;
mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou." A frase acentua a
identificação dos discípulos com Jesus enquanto rejeitado pelas autoridades. Em
Mateus a mesma frase de Jesus, colocada em outro contexto, acentua a
identificação dos discípulos com Jesus enquanto acolhido pelo povo (Mt 10,40).
Tanto num como noutro, é na doação total de si que os discípulos se identificam
com Jesus e que se realiza o encontro deles com Deus, e que Deus se deixa
encontrar por quem o procura.
Para um confronto pessoal
1) Minha cidade e meu país
merecem a advertência de Jesus contra Cafarnaum, Corazim e Betsaida?
2) Como me identifico com
Jesus?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO