domingo, 12 de março de 2023

CONTEMPLAMOS, Ó VIRGEM MARIA, O MISTÉRIO DA VOSSA DOR

D. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém!

D. Nós vos louvamos e vos bendizemos, Senhor
T. Porque associastes a Virgem Maria à abra da salvação.

D. Contemplamos a vossa dor, ó Maria
T. Para seguir-vos no caminho da fé.

PRIMEIRA DOR:
Jesus, o Filho de Deus, nasce numa estrebaria: não havia lugar para a mãe na hospedaria.

Eis que a minha família é a mais humilde de Manassés, e eu sou o último da casa de meu pai (Jz 6,15)
 
L. Do Evangelho de São Lucas (2,6-7) - E enquanto eles ali se encontravam, completou-se para ela o tempo da  gestação, e deu à luz o seu filho primogênito, que envolveu em faixas e deitou numa  manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
 
Pai-Nosso – 7 Ave-Maria - Glória
 
SEGUNDA DOR:
Jesus, Salvador da humanidade, sinal de contradição.

Ai de mim, minha mãe, que me destes à luz, homem em litígio e contenda com todo o país! (Jr 15,10ab)
 
L. Do Evangelho segundo São Lucas (2,33-35) - Seu pai e sua mãe estavam admirados com as coisas que dele se diziam. Simeão os abençoou e disse a Maria sua Mãe: “Eis que ele é destinado a ser ocasião de queda e de ressurgimento para muitos em Israel e para ser sinal de contradição, e tu mesma terás a alma traspassada por uma espada, a fim de se revelarem os pensamentos de muitos corações”.
 
Pai-Nosso – 7 Ave-Maria - Glória
 
TERCEIRA DOR:
Jesus, o Messias recém-nascido é perseguido por Herodes

Ouve-se um grito em Rama, lamentação e pranto amargo: Raquel chora os seus filhos; recusa ser consolada porque eles já não existem (Jr 31,15)
 
L. Do Evangelho segundo São Mateus (2,13-14) - Um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até eu te avisar, porque Herodes está procurando o Menino para o matar”. Ele levantou-se, tomou o Menino e sua mãe e  retirou-se para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes.
 
Pai-Nosso – 7 Ave-Maria - Glória
 
QUARTA DOR:
Jesus, irmão dos homens, é rejeitado por seu povo.

Afastaram-se de mim os meus irmãos, até os meus amigos se me tornaram estranhos. Desapareceram os meus vizinhos, olvidou-me a gente da minha casa (Jó 19,13-14)
 
L. Do Evangelho de São Lucas (4,28-29) - Ao ouvirem estas palavras, todos na sinagoga se encheram de ira e, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no até a beira do monte sore o qual estava construída a sua cidade, a fim de o precipitarem.
 
Pai-Nosso – 7 Ave-Maria - Glória
 
QUINTA DOR:
Jesus, o Santo de Deus, é preso pelos sumos sacerdotes e abandonado pelos discípulos

Verdadeiramente somos culpados contra nossos irmãos porque, vendo a sua angústia quando nos suplicava, não quisemos ouvi-lo; por isso nos sobreveio esta desgraça (Gn 42,21).
 
L. Do Evangelho segundo São Mateus (26.49-50.56b) Judas se aproximou de Jesus e disse: “Salve, Mestre!” e beijou-o. Disse-lhe Jesus: “Amigo, a que vieste?” Então aproximaram-se, lançaram mãos a Jesus e prenderam-no. Então todos os discípulos abandonaram-no e fugiram.
 
Pai-Nosso – 7 Ave-Maria - Glória
 
SEXTA DOR:
Jesus, o Justo, morre na Cruz

Um bando de celerados prendeu-me no meio; traspassaram-me as mãos e os pés, posso contar todos os meus ossos. (Sl 22,17-18a)
 
L. Do Evangelho segundo São João (19,25-27a) - Estavam junto à cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de  Cléofas, e Maria Madalena. E Jesus, vendo a mãe e perto dela o discípulo que amava, diz  à mãe: “Mulher, eis o teu filho!” Depois, diz ao discípulo: “Eis a tua mãe”
 
Pai-Nosso – 7 Ave-Maria - Glória
 
SÉTIMA DOR:
Jesus, Mestre e Senhor, é perseguido em seus discípulos

É desejável morrer pela mão dos homens quando se espera nas promessas de Deus, de ser novamente ressuscitado por ele (2Mc 7,14).
 
L. Dos Atos dos Apóstolos (12,1-3a.5b) - Por volta desse tempo, Herodes resolveu perseguir alguns da Igreja, e matou à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, mandou prender também a Pedro. A igreja rezava incessantemente a Deus por ele.
 
Pai-Nosso – 7 Ave-Maria - Glória
 
CONCLUSÃO
D. Nós vos louvamos, ó Virgem Maria.
T. Mãe fiel junto à cruz do Filho.
 
Aclamação
D. Bendita sois vós, Rainha dos mártires:
T. Associada à paixão de Cristo, vos tornastes nossa mãe, sinal de esperança em nosso caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO