1ª
Leitura (Ef 6,1-9): Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, como é
justo: «Honra pai e mãe» é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa:
«para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra». Pais, não exaspereis
os vossos filhos, mas educai-os com a disciplina e os conselhos inspirados pelo
Senhor. Servos, obedecei aos vossos senhores terrenos, como a Cristo, com temor
e respeito e na simplicidade de coração; não com a submissão aparente de quem
pretende agradar aos homens, mas como servos de Cristo, que com toda a alma
fazem a vontade de Deus. Servi de bom grado, como se servísseis ao Senhor e não
a homens, pois sabeis que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que
tiver praticado, quer seja escravo ou homem livre. E vós, senhores, tratai os
vossos servos do mesmo modo; evitai as ameaças, pois sabeis que tanto eles como
vós tendes o mesmo Senhor, que está no Céu e não faz distinção de pessoas.
R. O Senhor é fiel em todas as suas palavras.
Graças Vos deem, Senhor, todas as criaturas e bendigam-Vos os vossos fiéis. Proclamem a glória do vosso reino e anunciem os vossos feitos gloriosos;
Para darem a conhecer aos homens o vosso poder, a glória e o esplendor do vosso reino. O vosso reino é um reino eterno, o vosso domínio estende-se por todas as gerações.
O Senhor é fiel à sua palavra e perfeito em todas as suas obras. O Senhor ampara os que vacilam e levanta todos os oprimidos.
Aleluia. Deus chamou-nos por meio do Evangelho, para alcançarmos a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia.
Evangelho (Lc 13,22-30): Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Ele respondeu: ”Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta! ’. Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste em nossas praças! ’. Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade! ’ E ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus, enquanto vós mesmos sereis lançados fora. Virão muitos do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão último».
«Há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão último.»
Rev. D. Lluís RAVENTÓS i Artés (Tarragona,
Espanha)
Hoje, a caminho de Jerusalém,
Jesus se detém um momento e alguém aproveita para perguntar: «Senhor, é verdade
que são poucos os que se salvam?» (Lc 13,23). Talvez, ao escutar a Jesus,
aquele homem se inquietou. Realmente, o que Jesus ensina é maravilhoso e
atrativo, mas as exigências que admite já não são tão de seu agrado. Mas, e se
vivesse o Evangelho à sua vontade, com una “moral a la carte”? que
probabilidades teria de se salvar?
Assim pois, pergunta: «Senhor, é
verdade que são poucos os que se salvam?» Jesus não aceita esta sugestão. A
salvação é uma questão muito séria como para ser resolvida mediante um cálculo
de probabilidades. DEUS «não quer que ninguém se perca, e sim que todos se
convertam» (2Pe 3,9).
Jesus responde: «Esforçai-vos por
entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.
‘Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora,
começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta! ’. Ele responderá: ‘Não
sei de onde sois’.» (Lc 13,24-25). Como podem ser ovelhas de seu rebanho se não
seguem ao Bom Pastor, nem aceitam o Magistério da Igreja? «Ele, porém,
responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais
a iniquidade! E ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão,
Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus, enquanto vós
mesmos sereis lançados fora.» (Lc 13,27-28).
“Deixemos de brincar de espertos” e de fazer cálculos. Preocupemo-nos por entrar pela porta estreita, voltando a começar tantas vezes quantas sejam necessárias, confiados em sua misericórdia «Todo isso, que te preocupa de momento — diz são Josemaria — importa más o menos — O que importa absolutamente é que seja feliz, que te salves».
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Ó Jesus escondido, Amor eterno, a nossa Vida, Divino Insensato que se esqueceu de Si próprio e só a nós nos vês: por que é tão pequeno o número daqueles que Te conhecem? Por que não encontras reciprocidade? Ó Amor Divino, por que escondes a Tua beleza?» (Santa Faustina Kowalska)
«A passagem à vida eterna está aberta a todos, mas é 'estreita' porque é exigente, requer esforço, abnegação, mortificação do próprio egoísmo» (Benedito XVI)
«As afirmações da Sagrada Escritura e os ensinamentos da Igreja a respeito do Inferno são um apelo ao sentido de responsabilidade com que o homem deve usar da sua liberdade, tendo em vista o destino eterno. Constituem, ao mesmo tempo, um apelo urgente à conversão (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.036)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
* O evangelho de hoje traz
mais um episódio acontecido durante a longa caminhada de Jesus desde a Galileia
até Jerusalém, cuja descrição ocupa mais de uma terça parte do evangelho de
Lucas (Lc 9,51 a 19,28).
* Lucas 13,22: A caminho de
Jerusalém. “Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo
caminho para Jerusalém”. Mais uma vez
Lucas menciona que Jesus está a caminho de Jerusalém. Durante os dez capítulos
que descrevem a viagem até Jerusalém (Lc 9,51 a 19,28), Lucas, constantemente,
lembra que Jesus está a caminho de Jerusalém (Lc 9,51.53.57; 10,1.38; 11,1;
13,22.33; 14,25; 17,11; 18,31; 18,37; 19,1.11.28). O que é claro e definido,
desde o começo, é o destino da viagem: Jerusalém, a capital, onde Jesus será
preso e morto (Lc 9,31.51). Raramente, informa o percurso e os lugares por onde
Jesus passava. Só no começo da viagem (Lc 9,51), no meio (Lc 17,11) e no fim
(Lc 18,35; 19,1), ficamos sabendo algo a respeito do lugar por onde Jesus
estava passando. Deste modo, Lucas sugere o seguinte ensinamento: temos que ter
claro o objetivo da nossa vida, e assumi-lo decididamente como Jesus fez.
Devemos caminhar. Não podemos parar. Nem sempre, porém, é claro e definido por
onde passamos. O que é certo é o objetivo: Jerusalém, onde nos aguarda o “êxodo”
(Lc 9,31), a paixão, morte e ressurreição.
* Lucas 13,23: A pergunta sobre os números dos que se salvam. Nesta caminhada para Jerusalém acontece de tudo: informações sobre massacres e desastres (Lc 13,1-5), parábolas (Lc 13,6-9.18-21), discussões (Lc 13,10-13) e, no evangelho de hoje, perguntas do povo: "Senhor, é verdade que são poucos aqueles que se salvam?" Sempre a mesma pergunta em torno da salvação!
* Lucas 13,24-25: A porta estreita. Jesus diz que a porta é estreita: "Façam todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não conseguirão”. Será que Jesus diz isto só para encher-nos de medo e obrigar-nos a observar a lei como ensinavam os fariseus? O que significa esta porta estreita? De que porta se trata? No Sermão da Montanha Jesus sugere que a entrada para o Reino tem oito portas. São as oito categorias de pessoas das bem-aventuranças: (1) pobres em espírito, (2) mansos, (3) aflitos, (4) famintos e sedentos de justiça, (5) misericordiosos, (6) puros de coração, (7) construtores da paz e (8) perseguidos por causa da justiça (Mt 5,3-10). Lucas as reduziu para quatro: (1) pobres, (2) famintos, (3) tristes e (4) perseguidos (Lc 6,20-22). Só entra no Reino quem pertence a uma destas categorias enumeradas nas bem-aventuranças. Esta é a porta estreita. É o novo olhar sobre a salvação que Jesus nos comunica. Não há outra porta! Trata-se da conversão que Jesus pede de nós. Ele insiste: "Façam todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês vão ficar do lado de fora. E começarão a bater na porta, dizendo: Senhor, abre a porta para nós! E ele responderá: Não sei de onde são vocês”. Enquanto a hora do julgamento não chegar, é tempo favorável para a conversão, para mudar nossa visão sobre a salvação e entrar em uma das oito categorias.
* Lucas 13,26-28: O trágico mal-entendido. Deus responde aos que batem na porta: “Não sei de onde são vocês”. Mas eles insistem e argumentam: Nós comíamos e bebíamos diante de ti, e tu ensinavas em nossas praças! Não basta ter convivido com Jesus, de ter participado da multiplicação dos pães e de ter escutado seus ensinamentos nas praças das cidades e povoados. Não basta ter ido à igreja e de ter participado das instruções do catecismo. Deus responderá: Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês que praticam injustiça!”. Mal-entendido trágico e falta total de conversão, de compreensão. Jesus declara injustiça aquilo que os outros consideram ser coisa justa e agradável a Deus. É uma visão totalmente nova sobre a salvação. A porta é realmente estreita.
* Lucas 13,29-30: A chave que explica o mal-entendido. “Muita gente virá do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. Vejam: há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos". Trata-se da grande mudança que se operou com a vinda de Deus até nós em Jesus. A salvação é universal e não só do povo judeu. Todos os povos terão acesso e poderão passar pela porta estreita.
Para um confronto pessoal
1) Ter o objetivo claro e caminhar para Jerusalém: Será que tenho objetivos claros na minha vida ou deixo-me levar pelo vento do momento da opinião pública?
2) A porta é estreita. Qual a visão que tenho da Deus, da vida, da salvação?
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