Nossa
Senhora Rainha dos Anjos
Santo
Eusébio de Vercelli, bispo
São
Pedro Julião Eymard, presbítero
São Pedro Fabro, presbítero
1ª
Leitura (Jer 30,1-2.12-15.18-22): Palavra que o Senhor dirigiu ao
profeta Jeremias: Eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: «Escreve num livro
todas as palavras que Eu te disse. Assim fala o Senhor: É incurável a tua
ferida, a tua chaga não tem remédio. Ninguém se interessa por ti, para defender
a tua causa; para uma úlcera há remédios, mas para ti não existe cura. Todos os
teus amigos te esqueceram e nem perguntam por ti. Porque Eu te feri como fere
um inimigo e o castigo foi severo, por causa das tuas grandes culpas, dos teus
inúmeros pecados. Porque te queixas da tua ferida, do teu mal que não tem cura?
Foi pelas tuas grandes culpas, pelos teus inúmeros pecados, que Eu te tratei
assim». Assim fala o Senhor: «Restaurarei as tendas de Jacob e terei compaixão
das suas moradas. A cidade será reconstruída sobre as suas ruínas e a fortaleza
reedificada no seu verdadeiro lugar. Deles sairão hinos de louvor e brados de
alegria. Multiplicá-los-ei e não mais serão reduzidos; exaltá-los-ei e não mais
serão humilhados. Os seus filhos serão como outrora, a sua assembleia será
estável diante de Mim e castigarei todos os seus opressores. De entre eles
surgirá um chefe, do meio deles sairá um soberano. Chamá-lo-ei e ele virá à
minha presença. Aliás, quem arriscaria a vida aproximando-se de Mim? – diz o
Senhor – Mas vós sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus».
Salmo
Responsorial: 101
R. Quando o Senhor restaurar
Sião, manifestará a sua glória.
Os povos temerão, Senhor, o vosso
nome, todos os reis da terra a vossa glória. Quando o Senhor reconstruir Sião e
manifestar a sua glória, atenderá a súplica do infeliz e não desprezará a sua
oração.
Escreva-se tudo isto para as
gerações futuras e o povo que se há de formar louvará o Senhor. Debruçou-Se do
alto da sua morada, lá do Céu o Senhor olhou para a terra, para ouvir os
gemidos dos cativos, para libertar os condenados à morte.
Os filhos dos vossos servos hão de
permanecer e a sua descendência se perpetuará na vossa presença, para ser
proclamado em Sião o nome do Senhor e em Jerusalém o seu louvor, quando se
reunirem todos os reinos para servirem o Senhor.
Aleluia. Mestre, Vós sois o
Filho de Deus, Vós sois o Rei de Israel. Aleluia.
Evangelho
(Mt 14,22-36): Logo em seguida, Jesus mandou que os discípulos entrassem
no barco e fossem adiante dele para o outro lado do mar, enquanto ele
despediria as multidões. Depois de despedi-las, subiu à montanha, a sós, para orar.
Anoiteceu, e Jesus continuava lá, sozinho. O barco, entretanto, já longe da
terra, era atormentado pelas ondas, pois o vento era contrário. Nas últimas
horas da noite, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os
discípulos o viram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: «É um
fantasma». E gritaram de medo. Mas Jesus logo lhes falou: «Coragem! Sou eu. Não
tenhais medo!». Então Pedro lhe disse: «Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu
encontro, caminhando sobre a água». Ele respondeu: «Vem!». Pedro desceu do
barco e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, sentindo o
vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: «Senhor, salva-me!».
Jesus logo estendeu a mão, segurou-o e lhe disse: «Homem de pouca fé, por que
duvidaste?». Assim que subiram no barco, o vento cessou. Os que estavam no
barco ajoelharam-se diante dele, dizendo: «Verdadeiramente, tu és o Filho de
Deus!». Após a travessia, aportaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar
reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a
ele todos os doentes; suplicavam que pudessem ao menos tocar a franja de seu
manto. E todos os que tocaram ficaram curados.
«Senhor, se és tu, manda-me ir
ao teu encontro, caminhando sobre a água»
Frei Lluc TORCAL Monje do
Monastério de Sta. Mª de Poblet (Santa Maria de Poblet, Tarragona, Espanha)
Hoje, não veremos Jesus a dormir
na barca enquanto esta se afunda, nem acalmando a tempestade com uma só palavra
de interpelação, suscitando assim a admiração dos discípulos (cf. Mt 8, 22-23).
Mas a ação de hoje não é menos desconcertante: tanto para os primeiros
discípulos como para nós.
Jesus tinha mandado os discípulos
subir para a barca e ir para a outra margem; tinha despedido todos depois de
saciar a multidão faminta e Ele tinha permanecido sozinho na montanha,
profundamente concentrado em oração (cf. Mt 14,22-23). Os discípulos, sem o
Mestre, avançam com dificuldade. Foi então que Jesus se aproximou da barca,
caminhando sobre as águas.
Como acontece com pessoas normais
e sensatas, os discípulos assustaram-se ao vê-Lo: os homens não costumam
caminhar sobre a água e, portanto, deviam estar a ver um fantasma. Mas estavam
enganados, não era um fantasma, mas tinham diante deles o próprio Senhor, que
os convidava - como em tantas outras ocasiões - a não ter medo e a confiar
n’Ele para descobrirem a fé. Esta fé exige-se, em primeiro lugar, a Pedro, que
disse: «Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água»
(Mt 14,28). Com esta resposta, Pedro mostrou que a fé consiste na obediência à
palavra de Cristo: não disse «faça com que eu caminhe sobre as águas», mas
queria fazer o que o próprio e único Senhor lhe mandasse, para poder crer na
veracidade das palavras do Mestre.
As dúvidas fizeram-no cambalear
na sua fé incipiente, mas levaram-no à confissão dos outros discípulos, agora
com o Mestre presente: «Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!» (Mt 14,33). «O
grupo daqueles que já eram apóstolos, mas que ainda não acreditavam, depois de
verem que as águas se moviam sob os pés do Senhor e que, mesmo no movimento
agitado das ondas, os passos do Senhor eram seguros, (...) acreditaram que
Jesus era o verdadeiro Filho de Deus, confessando-O como tal» (Santo Ambrósio).Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«A oração é uma conversa e um
diálogo com Deus: garantia das coisas esperadas, igualdade de condição e honra
com os anjos, emenda dos pecados, remédio para os males, garantia dos bens
futuros» (São Gregório de Nisa)
«O que é a oração? Normalmente
considera-se uma conversa. Numa conversa há sempre um "eu" e um
"tu". Neste caso, um "Tu" com "T" maiúsculo. O
mais importante é o Tu, porque a nossa oração parte por iniciativa de Deus» (S.
João Paulo II)
«Não há outro caminho para a
oração cristã senão Cristo. Seja comunitária ou pessoal, seja vocal ou
interior, a nossa oração só tem acesso ao Pai se rezarmos «em nome» de Jesus. A
santa humanidade de Jesus é, pois, o caminho pelo qual o Espírito Santo nos
ensina a orar a Deus nosso Pai» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.664)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
* O Evangelho de hoje descreve
a difícil e cansativa travessia do mar da Galileia num barco frágil, balançado
pelo vento contrário. Entre o Sermão das Parábolas (Mt 13) e o da
Comunidade (Mt 18), está, novamente, a parte narrativa (Mt 14 até 17). O Sermão
das Parábolas chamava nossa atenção para a presença do Reino. Agora, a parte
narrativa mostra como esta presença acontece provocando reações a favor e
contra Jesus. Em Nazaré ele não foi aceito (Mt 13,53-58) e o rei Herodes
pensava que Jesus fosse uma espécie de reencarnarão de João Batista, por ele
assassinado (Mt 14,1-12). O povo pobre, porém, reconhecia em Jesus o enviado de
Deus e o seguia no deserto, onde aconteceu a multiplicação dos pães (Mt
14,13-21). Depois da multiplicação dos pães, Jesus despede a multidão e manda
os discípulos fazer a travessia, descrita no evangelho de hoje (Mt 14,22-36).
* Mateus 14,22-24: Iniciar a travessia a pedido
de Jesus.
Jesus forçou os discípulos a
entrar no barco e ir para o outro lado do mar, onde ficava a terra dos pagãos.
Ele mesmo sobe a montanha para rezar. O barco simboliza a comunidade. Ela tem a
missão de dirigir-se aos pagãos e de anunciar também entre eles a Boa Nova do
Reino que gera um novo jeito de conviver em comunidade. Mas a travessia é
cansativa e demorada. A barca é agitada pelas ondas, pois o vento era
contrário. Apesar de terem remado a noite toda, falta muito para chegar à
terra. Faltava muito para as comunidades fazerem a travessia para os pagãos.
Jesus não foi com os discípulos. Eles devem aprender a enfrentar juntos as
dificuldades, unidos e fortalecidos pela fé em Jesus que os enviou. O contraste
é grande: Jesus em paz junto de Deus rezando no alto da montanha, e os
discípulos meio perdidos lá embaixo, no mar revolto.
* A travessia para o outro
lado do lago simboliza também a difícil travessia das comunidades do fim do
primeiro século. Elas deviam sair do mundo fechado da antiga observância da
lei para o novo jeito de observar a Lei do amor, ensinado por Jesus; sair da
consciência de pertencer ao povo eleito, privilegiado por Deus entre todos os
povos, para a certeza de que em Cristo todos os povos estavam sendo fundidos
num único Povo diante de Deus; sair do isolamento da intolerância para o mundo
aberto do acolhimento e da gratuidade. Também nós hoje estamos numa travessia
difícil para um novo tempo e uma nova maneira de ser igreja. Travessia difícil,
mas necessária. Há momentos na vida em que o medo nos assalta. Boa vontade não
falta, mas não basta. Somos como um barco que enfrenta o vento contrário.
* Mateus 14,25-27: Jesus se
aproxima e eles não o reconhecem. Na quarta vigília, isto é, entre as horas
três e seis da madrugada, Jesus foi ao encontro dos discípulos. Andando sobre
as águas, chegou perto deles, mas eles não o reconheceram. Gritavam de medo,
pensando que fosse um fantasma. Jesus os acalma dizendo: “Coragem! Sou eu! Não
tenham medo!” A expressão "Sou Eu!" é a mesma com que Deus tentou
superar o medo de Moisés quando o enviou para libertar o povo do Egito (Ex
3,14). Para as comunidades, tanto as de ontem como as de hoje, era, e é, muito
importante ouvir sempre de novo: "Coragem! Sou eu! Não tenham medo!"
* Mateus 14,28-31: Entusiasmo
e fraqueza de Pedro. Sabendo que é Jesus, Pedro pede para poder andar sobre
as águas. Quer experimentar o poder que domina a fúria do mar. Um poder que, na
Bíblia, é exclusivo de Deus (Gn 1,6; Sl 104,6-9). Jesus permite que ele
participe desse poder. Mas Pedro tem medo. Pensa que vai afundar e grita:
"Senhor! Salva-me!" Jesus o segura e repreende: "Homem fraco na
fé! Por que duvidou?" Pedro tem mais força do que ele imagina, mas tem
medo diante das ondas contrárias e não acredita no poder de Deus que existe
nele. As comunidades não acreditam na força do Espírito que existe dentro delas
e que atua através da fé. É a força da ressurreição (Ef 1,19-20).
* Mateus 14,32-33: Jesus é o
Filho de Deus. Diante da onda que avança sobre ele, Pedro afunda no mar por
falta de fé. Depois que foi salvo, ele e Jesus, os dois, entram na barca e a
ventania para. Os outros discípulos, que estavam na barca, ficam maravilhados e
se ajoelham diante de Jesus, reconhecendo nele o Filho de Deus: "De fato,
tu és o Filho de Deus". Mais tarde, Pedro também vai professar a mesma fé
em Jesus: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16). Assim, Mateus
sugere que não é só Pedro que sustenta a fé dos discípulos, mas também é a fé
dos discípulos, que sustenta a fé de Pedro.
* Mateus 14,34-36: Levaram a
Jesus todos os doentes. O episódio da travessia termina com este final
bonito: “Acabando de atravessar, desembarcaram em Genesaré. Os homens desse
lugar, reconhecendo-os, espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a
Jesus todos os doentes, e pediram que pudessem ao menos tocar a barra da roupa
dele. E todos os que tocaram, ficaram curados”.
Para um confronto pessoal
1. Um vento contrário
assim já aconteceu na sua vida? Como fez para vencer? Já aconteceu alguma vez
na comunidade? Como superaram?
2. Qual a travessia que
hoje as comunidades estão fazendo? De onde para onde? Como tudo isto nos ajuda
a reconhecer hoje a presença de Jesus nas ondas contrárias da vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO