Santos
Luís Martin e Zélia Guérin, leigos
1ª
Leitura (Is 7,1-9): No tempo em que Acaz, filho de Jotão, filho de
Ozias, era rei de Judá, Rason, rei dos arameus, e Pecá, filho de Romélia, rei
de Israel, marcharam contra Jerusalém para a atacarem, mas não puderam
conquistá-la. Quando chegou a notícia à casa de David de que os arameus tinham
acampado em Efraim, o coração do rei e do povo estremeceu, como se agitam as
árvores da floresta batidas pelo vento. O Senhor disse então a Isaías: «Vai ao
encontro de Acaz, com teu filho Sear-Jasub, no extremo do aqueduto da piscina
superior, que fica na estrada do Campo do Pisoeiro, e diz-lhe: Tem cuidado, mas
não temas; não desanimes nem te assustes à vista desses dois tições fumegantes,
da fúria de Rason, rei dos arameus, e do filho de Romélia. Os arameus, com Efraim
e o filho de Romélia, decidiram fazer-te mal e disseram: ‘Marchemos contra
Judá, para o intimidar, vamos invadi-lo, para que se renda, e estabeleceremos
nele como rei o filho de Tabeel’. Assim fala o Senhor Deus: Isto não
acontecerá, isto não se realizará. A capital dos arameus é Damasco e o chefe de
Damasco é Rason; a capital de Efraim é Samaria e o chefe de Samaria é o filho
de Romélia. Mas dentro de sessenta e cinco anos, Efraim será arrasado e deixará
de ser um povo. Contudo, se não tiverdes fé, não podereis sobreviver».
Salmo Responsorial: 47
R. Guardai para sempre, Senhor, a vossa morada.
Grande é o Senhor e digno de louvor na cidade do nosso Deus. A sua montanha sagrada é a mais bela das montanhas, a alegria de toda a terra.
O monte Sião, no extremo norte, é
a cidade do grande Rei. Deus Se mostrou em seus palácios um baluarte seguro.
Os reis aliaram-se e avançaram todos juntos. Mal a avistaram, tomaram-se de pânico e, perturbados, puseram-se em fuga.
Ali se apoderou deles o pavor, angústia como a da mulher que dá à luz, como quando o vento leste despedaça as naus de Társis.
Aleluia. Se hoje ouvirdes a
voz do Senhor, não fecheis os vossos corações. Aleluia.
Evangelho (Mt 11,20-24): Naquele tempo, Jesus começou a censurar as cidades nas quais tinha sido realizada a maior parte de seus milagres, porque não se converteram. «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinza. Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás elevada até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, te digo: no dia do juízo, Sodoma terá uma sentença menos dura do que tu!».
«Ai de ti, Corazim! Ai de ti,
Betsaida!»
Fr. Damien LIN Yuanheng (Singapore,
Singapura)
Hoje, Cristo repreende a duas
cidades de Galileia, Corozain e Betsaida, por sua incredulidade: «Ai de ti,
Corozaín! ¡Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e no Sidônia, tivessem feito os
milagres que se fizeram em vocês, (...) “teriam se convertido» (Mt 11,21).
Jesus mesmo dá depoimento em favor das cidades fenícias, Tiro e Sidônia: estas
teriam feito penitência, com grande humildade, de ter experimentado as
maravilhas do poder divino.
Ninguém é feliz recebendo uma boa
repreensão. No entanto, deve ser especialmente doloroso ser repreendido por
Cristo, Ele que nos ama com um coração infinitamente misericordioso.
Simplesmente, não há desculpa, não há imunidade quando se é repreendido pela
própria Verdade. Recebamos, então, com humildade e responsabilidade cada dia o
chamado de Deus à conversão.
Também notamos que Cristo não anda com rodeios. Ele situou a sua audiência frente a frente diante da verdade. Devemos examinar-nos sobre como falamos de Cristo aos outros. Frequentemente, também nós temos que lutar contra nossos respeitos humanos para pôr os nossos amigos diante das verdades eternas, tais como a morte e o juízo. O Papa Francisco, conscientemente, descreveu são Paulo como um “escandaloso”: «O Senhor sempre quer que vamos mais longe... Que não nos refugiemos em uma vida tranquila nem nas estruturas caducas (…). E Paulo, incomodava predicando o Senhor. Mas ele ia adiante, porque tinha dentro de si aquela atitude cristã que é o cuidado apostólico. Não era um “homem de compromisso”». Não devemos evadir do nosso dever de caridade!
Talvez, como eu, encontrarás iluminadoras estas palavras de são Josemaria Escrivá: «(…) Trata-se de falar em sábio, em cristão, mas de modo acessível a todos». Não podemos dormir no ponto —acomodar-nos— para sermos entendidos por muitos, pois devemos pedir a graça de ser humildes instrumentos do Espírito Santo, com o fim de situar de cheio a cada homem e a cada mulher diante da Verdade divina.
«Ai de ti, Corazim! Ai de ti,
Betsaida!»
Rev. D. Pedro-José YNARAJA i Díaz
(El Montanyà, Barcelona, Espanha)
Hoje, o Evangelho nos fala do
juízo histórico de Deus sob Corazim, Cafarnaum e outras cidades: «Ai de ti,
Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os
milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado
arrependimento (...)» (Mt 11,21).Tenho meditado essa passagem entre suas
escuras ruínas, que é tudo o que fica delas. Minha reflexão não me deixou
alegre pelo fracasso que sofreram. Pensava: nas nossas populações, em nossos
bairros, nas nossas casas, por elas também passou o Senhor e... O levamos em
conta? Eu o levei em conta?
Com uma pedra na mão, tenho
falado comigo mesmo: algo assim ficará de minha existência histórica, se não
vivo responsavelmente a visita do Senhor. Lembrei ao poeta: «Alma, assoma-te
agora à janela: verás com quanto amor chamar porfia» e, envergonhado reconheço
que eu também tenho dito: «Amanhã lhe abriremos... Para o mesmo responder
amanhã» (Lope de Vega).
Quando atravesso as inumanas ruas de nossas cidades dormitório, penso: o que pode-se fazer entre esses habitantes com quem me sinto incapaz de estabelecer um diálogo, com quem não posso compartilhar minhas ilusões, a quem me é impossível transmitir o amor de Deus? Lembro, então, o lema que escolheu São Francisco de Sales ao ser nomeado bispo da Genebra o máximo expoente da Reforma protestante naquele tempo: «Precisamos aprender a florescer, onde Deus nos plantou». E, se com uma pedra na mão meditava o juízo severo de Deus que, pode recair sob mim, em outros momentos com uma florzinha silvestre, nascida entre as ervas e o excremento da alta montanha, acho que não devo perder a Esperança. Devo corresponder à bondade que Deus tem me oferecido e, assim a minha pequena generosidade depositada no coração daquele que cumprimento, o olhar interessado e atento daquele que me pede uma informação, o sorriso dirigido ao que me cedeu o passo, florescerá no futuro. E, nosso entorno não perderá a Fé.
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Não há nada tão agradável e amado por Deus como o facto de que os homens se convertam a Ele com sincero arrependimento» (São Máximo, o Confessor)
«Jesus exprime o seu desgosto ao ver-se atacado pelo seu próprio povo: 'Se os milagres realizados entre vós tivessem sido feitos em Tiro e Sidom'... Nesta comparação severa, mas também amarga, está toda a história da salvação» (Francisco)
«O coração do homem é pesado e endurecido. É necessário que Deus dê ao homem um coração novo (cf. Ez 36,26-27) (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1432)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
* O Sermão da Missão ocupou o capítulo 10. Os
capítulos 11 e 12 vão descrever como Jesus realizava a Missão. Ao longo destes
dois capítulos, aparecem as adesões, as dúvidas e as recusas que a ação
evangelizadora de Jesus ia provocando. João Batista, que olhava Jesus com os
olhos do passado, não conseguia entendê-lo (Mt 11,1-15). O povo, que olhava
para Jesus com finalidade interesseira, não foi capaz de entendê-lo (Mt
11,16-19). As grandes cidades ao redor do lago, que ouviram a pregação de Jesus
e viram seus milagres, não quiseram abrir-se para a sua mensagem (é o texto do
evangelho de hoje) (Mt 11,20-24). Os sábios e doutores, que apreciavam tudo a
partir da sua própria ciência, não foram capazes de entender a pregação de
Jesus (Mt 11,25). Os fariseus que confiavam só na observância da lei,
criticavam Jesus (Mt 12,1-8) e decidiram matá-lo (Mt 12,9-14). Diziam que Jesus
agia em nome de Beelzebu (Mt 12,22-37). Queriam dele uma prova para poder crer
nele (Mt 12,38-45). Nem os parentes apoiavam Jesus (Mt 12,46-50). Só os
pequenos e o povo doente o entendiam e aceitavam a Boa Nova do Reino (Mt
11,25-30). Iam atrás dele (Mt 12,15-16) e viam nele o Servo anunciado por
Isaías (Mt 12,17-21).
* Esta maneira de descrever a ação missionária de Jesus era uma advertência clara para os discípulos e discípulas que andavam com Jesus pela Galileia. Não podiam esperar muita recompensa nem elogio pelo fato de serem missionários de Jesus. A advertência vale também para nós que hoje lemos e meditamos este mesmo Sermão da Missão, pois os evangelhos são escritos envolventes. Eles nos convidam a confrontar nossa atitude frente a Jesus com a atitude das personagens que aparecem no evangelho e a nos perguntar se somos como João Batista (Mt 11,1-15), como o povo interesseiro (Mt 11,16-19), como as cidades incrédulas (Mt 11,20-24), como os doutores que pensavam saber tudo e não entendiam nada (Mt 11,25), como os fariseus que só sabiam criticar (Mt 12,1-45) ou como o povo pequeno que andava à procura de Jesus (Mt 12,15) e que, com a sua sabedoria, soube entender e aceitar a mensagem do Reino(Mt 11,25-30).
* Mateus 11,20: A palavra contra as cidades que não o receberam. O espaço por onde Jesus andou durante aqueles três anos da sua vida missionária era pequeno. Abrangia uns poucos quilômetros quadrados ao longo do Mar da Galileia em torno das cidades Cafarnaum, Betsaida e Corazain. Só! Ora, foi neste espaço tão pequeno que Jesus realizou a maior parte dos seus discursos e milagres. Ele veio salvar a humanidade inteira, e quase não saiu do limitado espaço da sua terra. Tragicamente, Jesus teve que constatar que o povo daquelas cidades não quis aceitar a mensagem do Reino e não se converteu. As cidades se fixaram na rigidez das suas crenças, tradições e costumes e não aceitaram o convite de Jesus mudar de vida.
* Mateus 11,21-24: Corazain, Betsaida e Cafarnaum são piores que Tiro, Sidônia e Sodoma. No passado, Tiro e Sidônia, inimigos ferrenhos de Israel, maltrataram o povo de Deus. Por isso, foram amaldiçoadas pelos profetas (Is 23,1; Jr 25,22; 47,4; Ez 26,3; 27,2; 28,2; Jl 4,4; Am 1,10). E agora, Jesus diz que estas cidades, símbolos de toda a malvadeza, já teriam feito conversão se nelas tivessem acontecido tantos milagres como em Corazain e Betsaida. A cidade de Sodoma, símbolo da pior perversão, foi destruída pela ira de Deus (Gn 18,16 a 19,29). E agora, Jesus diz que Sodoma existiria até hoje, pois teria feito a conversão se tivesse visto os milagres que Jesus fez em Cafarnaum. Hoje continua o mesmo paradoxo. Muitos de nós, que somos católicos desde criança, temos tantas convicções consolidadas, que ninguém é capaz de nos converter. E em alguns lugares, o cristianismo, em vez de ser fonte de mudança e de conversão, tornou-se o reduto das forças mais reacionárias da política do país.
Para um confronto pessoal
1) Como me coloco diante da Boa Nova de Jesus: como João Batista, como o povo interesseiro, como os doutores, como os fariseus ou como o povo pequeno e pobre?
2) Minha cidade e meu país merecem a advertência de Jesus contra Cafarnaum, Corazaim e Betsaida?
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