Salmo Responsorial: 144
R. Os vossos santos,
Senhor, proclamem a glória do vosso reino.
Graças Vos deem, Senhor, todas as criaturas e bendigam-Vos
os Vossos fiéis. Proclamem a glória do vosso reino, e anunciem os vossos feitos
gloriosos.
Para darem a conhecer aos homens o vosso poder, a glória e o
esplendor do vosso reino. O vosso reino é um reino eterno, o vosso domínio
estende-se a todas as gerações.
O Senhor é justo em todos os seus caminhos, perfeito em
todas as suas obras. O Senhor está perto de quantos O invocam, de quantos O
invocam em verdade.
Aleluia. Eu vos escolhi do mundo, para que vades e deis fruto e o vosso
fruto permaneça. Aleluia.
Evangelho (Lc 10,1-9): O Senhor escolheu outros
setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar
para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: «A colheita é grande, mas os
trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande
trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio
de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para
saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro:
‘A paz esteja nesta casa! ’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará
sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e
bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não
passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos,
comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino
de Deus está próximo de vós’».
«O Reino de Deus está próximo de vós»
Frei Lluc TORCAL Monge do Monastério de Sta. Mª de Poblet (Santa Maria de Poblet, Tarragona, Espanha)
O apóstolo é, no primeiro lugar, aquele que foi chamado pelo
Senhor, designado por Ele mesmo, com o propósito de ser enviado no seu nome: É
Jesus quem chama a quem quer para lhe confiar uma missão concreta! «O Senhor
escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda
cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir» (Lc 10,1).
O apóstolo pode ter sido chamado pelo Senhor, mas também
depende totalmente Dele. «Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não
vos demoreis em saudar ninguém pelo caminho!» (Lc 10,4). Esta proibição de
Jesus aos discípulos indica, acima de tudo, que eles deixarão em suas mãos
aquilo que é mais essencial para viver:
O Senhor, que veste os lírios dos campos e dá alimento aos
pássaros, quer que seu discípulo busque, em primeiro lugar, o Reino dos céus e
não, que, «não fiqueis ansiosos com o que comer ou beber. Não vos inquieteis!
Os pagãos deste mundo é que vivem procurando todas essas coisas, mas o vosso
Pai sabe que delas precisais» (Lc 12,29-30).
O apóstolo é, também, quem prepara o caminho do Senhor,
anunciando sua paz, curando os enfermos e manifestando, assim, a vinda do
Reino. A tarefa do apóstolo é, então, fundamental em e para a vida da Igreja,
porque dela depende a futura acolhida ao Mestre entre os homens.
O melhor testemunho que nos pode oferecer a festa de um
Evangelista, daquele que narrou o anuncio da Boa Nova, é fazer-nos mais
conscientes da dimensão apostólico-evangelizadora de nossa vida cristã.
Reflexão
* Lucas 10,1-3: A
Missão. Jesus envia os discípulos para os lugares aonde ele próprio deve
ir. O discípulo é porta-voz de Jesus. Não é dono da Boa Nova. Ele os envia dois
a dois. Isto favorece a ajuda mútua, pois a missão não é individual, mas sim
comunitária. Duas pessoas representam melhor a comunidade.
* Lucas 10,2-3: A Corresponsabilidade.
A primeira tarefa é rezar para que Deus envie operários. Todo discípulo e
discípula deve sentir-se responsável pela missão. Por isso deve rezar ao Pai
pela continuidade da missão. Jesus envia seus discípulos como cordeiros no meio
de lobos. A missão é tarefa difícil e perigosa. Pois o sistema em que eles
viviam os discípulos e ainda vivemos era e continua sendo contrária à
reorganização do povo em comunidades vivas.
* Lucas 10,4-6: A
Hospitalidade. Ao contrário dos outros missionários, os discípulos e as
discípulas de Jesus não podem levar nada, nem bolsa, nem sandálias. Mas devem
levar a paz. Isto significa que devem confiar na hospitalidade do povo. Pois o
discípulo que vai sem nada levando apenas a paz, mostra que confia no povo.
Acredita que vai ser recebido, e o povo se sente respeitado e confirmado. Por
meio desta prática o discípulo critica as leis de exclusão e resgata os antigos
valores da convivência comunitária. Não saudar ninguém pelo caminho significa
que não se deve perder tempo com coisas que não pertencem à missão.
* Lucas 10,7: A
Partilha. Os discípulos não devem andar de casa em casa, mas sim permanecer
na mesma casa. Isto é, devem conviver de maneira estável, participar da vida e
do trabalho do povo do lugar e viver do que recebem em troca, pois o operário
merece o seu salário. Isto significa que devem confiar na partilha. Assim, por
meio desta nova prática, eles resgatam uma antiga tradição do povo, criticam a
cultura de acumulação que marcava a política do Império Romano e anunciam um
novo modelo de convivência.
* Lucas 10,8: A
Comunhão de mesa. Os fariseus, quando iam em missão, iam prevenidos.
Achavam que não podiam confiar na comida do povo que nem sempre era ritualmente
“pura”. Por isso, levavam sacola e dinheiro para poder cuidar da sua própria
comida. Assim, em vez de ajudar a superar as divisões, as observâncias da Lei
da pureza enfraqueciam ainda mais a vivência dos valores comunitários. Os
discípulos de Jesus devem comer o que o povo lhes oferece. Não podem viver
separados, comendo sua própria comida. Isto significa que devem aceitar a
comunhão de mesa. No contato com o povo, não podem ter medo de perder a pureza
legal. Agindo assim, criticam as leis da pureza em vigor e anunciam um novo
acesso à pureza, isto é, à intimidade com Deus.
*Lucas 10,9a: A
Acolhida aos excluídos. Os discípulos devem tratar dos doentes, curar os
leprosos e expulsar os demônios (Mt 10,8). Isto significa que devem acolher
para dentro da comunidade os que dela foram excluídos. Esta prática solidária
critica a sociedade excludente e aponta saídas concretas. É o que hoje faz a
pastoral dos excluídos, migrante e marginalizados.
* Lucas 10,9b: A
chegada do Reino. Caso todas estas exigências forem preenchidas, os
discípulos podem e devem gritar aos quatro ventos: O Reino chegou! Anunciar o
Reino não é em primeiro lugar ensinar verdades e doutrinas, mas sim levar a uma
nova maneira de viver e de conviver como irmãos e irmãs a partir da Boa Nova
que Jesus nos trouxe de que Deus é Pai/Mãe de todos nós.
Para um confronto
pessoal
1) Hospitalidade,
partilha, comunhão de mesa, acolhida aos excluídos: são as pilastras que
sustentam a vida comunitária. Como isto está sendo realizado na minha
comunidade?
2) O que é para
mim ser Cristão ou ser Cristã? Numa entrevista na TV, alguém respondeu ao
repórter: “Sou cristão procuro viver o evangelho, mas não participo na
comunidade da Igreja”. O repórter comentou: “Então você se considera um bom
jogador de futebol, mas não faz parte de nenhum time!” É o meu caso?
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