Santa Joana Francisca de Chantal, viúva e religiosa
Salmo Responsorial:
144
R. O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
Quero
exaltar-Vos, meu Deus e meu Rei, e bendizer o vosso nome para sempre. O Senhor
é bom para com todos e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas.
Graças Vos deem,
Senhor, todas as criaturas e bendigam-Vos os vossos fiéis. Proclamem a glória
do vosso reino e anunciem os vossos feitos gloriosos;
Para darem
a conhecer aos homens o vosso poder, a glória e o esplendor do vosso reino. O
vosso reino é um reino eterno, o vosso domínio estende-se por todas as
gerações.
Aleluia. Desça o
orvalho do alto dos céus e as nuvens chovam o justo; abra-se a terra e germine
o Salvador. Aleluia.
Evangelho (Mt
11,11-15): Naquele tempo, Jesus disse: «Em
verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse
maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que
ele. A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre
violência, e violentos procuram arrebatá-lo. Pois até João foi o tempo das profecias
— de todos os Profetas e da Lei. E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de
vir. Quem tem ouvidos, ouça».
«O Reino dos Céus
sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo»
Rev. D. Ignasi FABREGAT i Torrents (Terrassa,
Barcelona, Espanha)
João é um
homem firme, que sabe o quanto as coisas custam, é consciente de que há de se
lutar para melhorar e ser santo, e por isso Jesus exclama: «A partir dos dias
de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos
procuram arrebatá-lo» (Mt 11,12). Os “violentos” são os que se fazem a si
mesmos a violência: —Eu me esforço para crer que o Senhor me ama? Eu me
sacrifico para ser “pequeno”? Eu me esforço para ser consciente e viver como um
filho do Pai?
Santa
Teresa de Lisieux se refere também a estas palavras de Jesus dizendo algo
que pode nos ajudar na nossa conversa pessoal e intima com Jesus: «Ó pobreza,
meu primeiro sacrifício, até a morte por toda à parte me seguirás, pois eu sei
que para correr no estádio, o atleta tem de despojar-se de tudo. Provai, mundanos,
o remorso e a pena, esses frutos amargos da vossa vaidade; alegremente, eu
acolho na arena, as palmas da Pobreza». —E eu, porque reclamo quando me dou
conta de que me falta alguma coisa que considero necessária? Tomara que eu
veja, nos diversos aspectos da minha vida, tão claramente como a Doutora!
De uma
forma enigmática Jesus nos diz hoje também: «João (...) é o Elias (...). Quem
tem ouvidos, ouça» (Mt 11,14-15). O que quer dizer? Quer nos aclarar que João
era verdadeiramente o precursor, quem finalizou a mesma missão do Elias,
conforme a crença que existia naquele então, de que o profeta Elias teria que
voltar antes do Messias.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm
* Pouco antes, João tinha mandado
perguntar a Jesus: “É o senhor, ou devemos esperar por outro?” (Mt 11,3). João parecia ter dúvidas a respeito
a Jesus. Pois Jesus não correspondia à ideia que ele, João, se fazia do
messias. João imaginava o messias como um juiz severo que devia vir realizar o
julgamento da condenação e da chegada da ira (Mt 3,7). Devia cortar as árvores
pela raiz (Mt 3, 10), limpar a área e jogar a palha seca no fogo (Mt 3,12). Mas
Jesus, em vez de ser um juiz severo, era amigo de todos, “manso e humilde de
coração” (Mt 11,29), que acolhia os pecadores e comia com eles (Mc 2,16).
* Jesus respondeu a João citando o
profeta Isaias:
“Vão contar para João o que estão vendo e ouvindo: cegos veem, coxos andam,
leprosos são limpos, surdos ouvem, mortos ressuscitam, aos pobres é anunciada a
Boa Nova. E feliz quem não se escandalizar comigo!” (Mt 11,5-6; cf. Is 33,5-6;29,18).
Resposta dura. Jesus manda João analisar melhor as Escrituras para ele poder
mudar a visão errada que tinha do messias.
* João foi grande! O maior de todos!
Mas o menorzinho no Reino dos céus é maior que João! João é o maior, porque ele era o
último elo do AT. Foi João que, pela sua fidelidade, pôde, finalmente, apontar
o messias para o povo: “Eis o cordeiro de Deus!” (Jo 1,36), e a longa história
desde Abraão alcançou o seu objetivo. Mas João por si mesmo não foi capaz de
entender todo o alcance da presença do Reino de Deus em Jesus. Ele estava na
dúvida: “É o senhor ou devemos esperar por outro?” A história antiga, ela
sozinha, não comunica luz suficiente para a pessoa poder entender toda a
novidade da Boa Notícia de Deus que Jesus nos trouxe. O Novo não cabe no
Antigo. Santo Agostinho dizia: “Novum in Vetere latet, Vetus in Novo patet”.
Traduzido significa: “O Novo já está escondido no Antigo. Mas o Antigo só
revela seu sentido pleno é no Novo”. Quem está com Jesus e convive com ele
recebe dele uma luz que lhe dá olhos novos para descobrir um significado mais
profundo no Antigo. E qual é esta novidade?
* Jesus oferece uma chave: “A lei e
os profetas anunciaram o Reino até João. E se quiserem saber João é Elias que deve vir!” Jesus
não explica, mas dá a dica: “Quem tem ouvidos ouça” Elias devia vir para
preparar a vinda do Messias e refazer a comunidade: “Reconduzir o coração dos
pais para os filhos e o coração dos filhos para os pais” (Mal 3,24). João
anunciou o Messias e tentou refazer a comunidade (Lc 1,17). Mas o mistério mais
profundo da vida em comunidade, lhe escapava. Foi só Jesus que o comunicou
anunciando que Deus é Pai e, portanto, somos todos irmãos e irmãs. Este anúncio
traz uma força nova que nos torna capazes de superar as divergências e criar
comunidade.
* São estes os violentos que
conseguem conquistar o Reino.
O Reino não é uma doutrina, mas é um novo modo de conviver como irmãos e irmãs
a partir do anúncio que Jesus fez de que Deus é Pai de todos.
Para um confronto pessoal
1. O Reino é dos violentos, isto é, é dos que, como
Jesus, têm a coragem de criar comunidade. Você tem?
2. Jesus ajudou João a entender melhor os fatos por meio
da Bíblia. A Bíblia me ajuda a entender melhor os fatos da minha vida?
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