São Silvestre, Papa
Santa
Catarina Labouré, Virgem
Salmo Responsorial: 95
R. Alegrem-se os céus, exulte a
terra.
Cantai ao
Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Cantai ao Senhor,
bendizei o seu nome, anunciai dia a dia a sua salvação.
Alegrem-se
os céus, exulte a terra, ressoe o mar e tudo o que ele contém. Exultem os
campos e quanto neles existe alegrem-se as árvores dos bosques.
Diante do
Senhor que vem, que vem para julgar a terra. Julgará o mundo com justiça e os
povos com fidelidade.
Aleluia. O Verbo
fez-Se carne e habitou entre nós. Àqueles que O receberam deu-lhes o poder de
se tornarem filhos de Deus. Aleluia.
Evangelho (Jo 1,1-18):
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de
Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi
feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava
a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas
não conseguiram dominá-la. Veio um homem, enviado por Deus; seu nome era João.
Ele veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos
pudessem crer, por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho
da luz. Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina. Ela
estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a
reconheceu. Ela veio para o que era seu, mas os seus não a acolheram. A
quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: são
os que creem no seu nome. Estes foram gerados não do sangue, nem da vontade da
carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a Palavra se fez carne e veio
morar entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que recebe do seu Pai como
filho único, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dele e proclama:
«Foi dele que eu disse: ‘Aquele que vem depois de mim passou à minha frente,
porque antes de mim ele já existia». De sua plenitude todos nós recebemos,
graça por graça. Pois a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade
vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que
é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer».
«E a Palavra se fez
carne»
Rev. D. David COMPTE i Verdaguer (Manlleu, Barcelona,
Espanha)
«A palavra
era Deus (…). Tudo foi feito por meio dela» (Jo 1,1.3). No momento de fazer o
balanço do ano, devemos ter presente que cada dia vivido é um dom recebido. Por
isso, seja qual for o aproveitamento realizado, hoje devemos agradecer cada
minuto do ano.
Mas o dom
da vida não é completo. Estamos necessitados. Por isso o Evangelho de hoje
aporta-nos uma palavra-chave: “acolher”. «E a Palavra se fez carne» (Jo 1,14).
Acolher o próprio Deus! Deus, feito homem, fica ao nosso alcance. “Acolher”
significa abrir-lhe as nossas portas, deixar que entre nas nossas vidas, nos
nossos projetos, nos atos que enchem as nossas jornadas. Até que ponto
acolhemos a Deus e lhe permitimos que entre em nós?
«Esta era a
luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina» (Jo 1,9). Acolher a Jesus
quer dizer deixar-se guiar por Ele. Deixar que os seus critérios deem luz tanto
aos nossos pensamentos mais íntimos como a nossa atuação social e de trabalho.
Que as nossas ações se relacionem com as suas!
«A vida era
a luz» (Jo 1,4). Mas a fé é algo mais que uns critérios. É a nossa vida
enxertada na Vida. Não é apenas esforço —que também—. É, sobretudo, dom e
graça. Vida recebida no seio da Igreja, sobretudo mediante os sacramentos. Que
lugar têm eles na minha vida cristã?
«A quantos,
porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus» (Jo 1,12).
Todo um projeto apaixonante para o ano que vamos estrear!
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm
* Dizendo "No princípio era a
Palavra", João evoca primeira frase da Bíblia que diz: "No princípio
Deus criou o céu e a terra" (Gn 1,1). Deus criou tudo por meio da sua Palavra. "Ele
falou e as coisas começaram a existir" (Sl 33,9; 148,5). Todas as
criaturas são uma expressão da Palavra de Deus. Esta Palavra viva de Deus,
presente em todas as coisas, brilha nas trevas. As trevas tentam apagá-la, mas
não conseguem. A busca de Deus, sempre de novo, renasce no coração humano.
Ninguém consegue abafá-la. Não conseguimos viver sem Deus por muito tempo!
* João Batista veio para ajudar o
povo a descobrir e saborear esta presença luminosa e consoladora da Palavra de
Deus na vida. O
testemunho de João Batista foi tão importante, que muita gente pensava que ele
fosse o Cristo (Messias). (At 19,3; Jo 1,20) Por isso, o Prólogo esclarece
dizendo: "João não era a luz! Veio apenas para dar testemunho da
luz!"
* Assim como a Palavra de Deus se
manifesta na natureza, na criação, da mesma maneira ela se manifesta no
"mundo", isto é, na história da humanidade e, de modo particular, na
história do povo de Deus.
Mas o "mundo" não reconheceu nem recebeu a Palavra. Ela "veio
para o que era seu, mas os seus não a receberam". Aqui, quando fala mundo,
João quer indicar o sistema tanto do império como da religião da época, ambos
fechados sobre si e, por isso mesmo, incapazes de reconhecer e de receber a
Boa Nova (Evangelho) da presença luminosa da Palavra de Deus.
* Mas as pessoas que se abrem
aceitando a Palavra, tornam-se filhos e filhas de Deus. A pessoa se torna filho ou filha de
Deus não por mérito próprio, nem por ser da raça de Israel, mas pelo simples
fato de confiar e crer que Deus, na sua bondade, nos aceita e nos acolhe. A
Palavra entra na pessoa e faz com que ela se sinta acolhida por Deus como
filha, como filho. É o poder da graça de Deus.
* Deus não quer ficar longe de nós. Por isso, a sua Palavra chegou mais
perto ainda e se fez presente no meio de nós na pessoa de Jesus. O Prólogo diz
literalmente: "A Palavra se fez carne e montou sua tenda no meio de
nós!" Antigamente, no tempo do êxodo, lá no deserto, Deus vivia numa tenda
no meio do povo (Ex 25,8). Agora, a tenda onde Deus mora conosco é Jesus,
"cheio de graça e de verdade!" Jesus veio revelar quem é este nosso
Deus que está presente em tudo, desde o começo da criação.
Para um confronto pessoal
1. Tudo que existe é uma expressão da Palavra de Deus,
uma revelação da sua presença. Será que sou suficientemente contemplativo para
poder perceber e experimentar esta presença universal da Palavra de Deus?
2. O que significa para mim poder ser chamado filho de
Deus?
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