1ª
Leitura (Zac 2,5-9.14-15a): Levantei os olhos e vi um homem que
tinha na mão um cordel de medir. Eu perguntei-lhe: «Aonde vais? ». Ele
respondeu-me: «Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu
comprimento». Quando o Anjo que me falava se adiantou, outro Anjo veio ao seu
encontro e disse-lhe: «Corre e vai dizer a esse jovem: Jerusalém deverá ficar
sem muros, por causa da multidão de homens e animais que haverá nela. E Eu
serei para ela __ diz o Senhor __ uma muralha de fogo à sua volta e no meio
dela serei a sua glória. Exulta e alegra-te, filha de Sião, porque Eu venho
habitar no meio de ti – oráculo do Senhor. Nesse dia, muitas nações hão de
aderir ao Senhor. Serão o meu povo e Eu habitarei no meio de ti».
Salmo
Responsorial: Jer 31
R. Como o pastor
guarda o seu rebanho, assim nos guarda o Senhor.
Escutai,
ó povos, a palavra do Senhor, e anunciai-a às ilhas distantes: Aquele que
dispersou Israel vai reuni-lo e guardá-lo como um pastor ao seu rebanho.
O
Senhor resgatou Jacob e libertou-o das mãos do seu dominador. Regressarão com
brados de alegria ao monte Sião, acorrendo às bênçãos do Senhor.
A
virgem dançará alegremente, exultarão os jovens e os velhos. Converterei o seu
luto em alegria e a sua dor será mudada em consolação e júbilo.
Aleluia. Jesus Cristo,
nosso Salvador, destruiu a morte e fez brilhar a vida por meio do Evangelho.
Aleluia.
Evangelho
(Lc 9,43b-45): Todos se admiravam com tudo o que
Jesus fazia, ele disse aos discípulos: «Prestai bem atenção às palavras que vou
dizer: o Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens». Mas eles não
compreendiam esta palavra. O sentido lhes ficava oculto, de modo que não podiam
entender. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
«O Filho do Homem vai
ser entregue às mãos dos homens»
Rev. D. Antoni CAROL i Hostench (Sant Cugat del Vallès,
Barcelona, Espanha)
Hoje,
depois de mais de dois mil anos, o anúncio da paixão de Jesus continua a nos
provocar. Que o Autor da Vida anuncie a sua entrega às mãos daqueles pelos
quais veio para dar tudo, é uma provocação, claramente. Poderia dizer-se que
não era necessário, que foi uma exageração. Esquecemos, muitas vezes, a dor que
abruma o coração de Cristo, o nosso pecado, o mais radical dos males, causa e efeito
de situarmos no lugar de Deus. Até mesmo, de não deixar-nos amar por Deus, e de
empenhar-nos em ficar dentro de nossas curtas categorias e no imediatismo da
vida atual. É muito necessário reconhecer que somos pecadores como também é
necessário admitir que Deus nos ama em seu Filho Jesus Cristo. Depois de tudo,
somos como os discípulos, «mas eles não compreendiam esta palavra. O sentido
lhes ficava oculto, de modo que não podiam entender. E tinham medo de fazer
perguntas sobre o assunto» (Lc 9,45).
Para
di-lo com uma imagem: podemos encontrar no Céu todos os vícios e pecados, menos
a soberbia, já que o soberbo não reconhece nunca o seu pecado e, não se deixa
perdoar por um Deus, que ama até o ponto de morrer por nós. E no inferno,
poderemos encontrar todas as virtudes, menos a humildade, pois o humilde se
reconhece tal como ele é e, sabe muito bem que sem a graça de Deus não pode
deixar de ofender-lhe, como tampouco pode corresponder a sua Bondade.
Uma
das chaves da sabedoria cristã é reconhecer a grandeza e a imensidade do Amor
de Deus e, ao mesmo tempo admitir a nossa pequenez e a vileza do nosso pecado.
Somos tão lentos para entender isso! No dia que descubramos que temos o Amor de
Deus bem ao nosso alcance, diremos como Santo Agostinho, com lagrimas de Amor:
«Tarde te amei, meu Deus! ». Esse dia pode ser hoje. Pode ser hoje. Pode ser.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
*
O evangelho de hoje traz o segundo anúncio da Paixão, Morte e Ressurreição de
Jesus. Os discípulos não entendem a palavra sobre a cruz, porque não são
capazes de entender nem de aceitar um Messias que se faz empregado e servidor
dos irmãos. Eles continuam sonhando com um messias glorioso.
* Lucas 9,43b-44: O
contraste.
“O
povo estava admirado com tudo o que Jesus fazia. Então Jesus disse aos
discípulos: "Prestem atenção ao que eu vou dizer: o Filho do Homem vai ser
entregue na mão dos homens”. O contraste é muito grande. De um lado, a vibração
e a admiração do povo por tudo que Jesus dizia e fazia. Jesus parece
corresponder a tudo aquilo que o povo sonho, crê e espera. Por outro lado, a
afirmação de Jesus de que será preso e entregue na mão dos homens. Ou seja, a
opinião das autoridades sobre Jesus é totalmente contrária à opinião do povo.
* Lucas 9,45: O
anúncio da Cruz.
“Mas
os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. Isso estava escondido a eles,
para que não entendessem. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto”. Os
discípulos o escutam, mas não entendem a palavra sobre a cruz. Mesmo assim, não
pedem esclarecimento. Eles têm medo de deixar transparecer sua ignorância!
* O título Filho do
Homem
Este
nome aparece com grande frequência nos evangelhos: 12 vezes em João, 13 vezes
em Marcos, 28 vezes em Lucas, 30 vezes em Mateus. Ao todo, 83 vezes nos quatro
evangelhos. É o nome que Jesus mais
gostava de usar. Este título vem do AT. No livro de Ezequiel, ele indica a
condição bem humana do profeta (Ez 3,1.4.10.17; 4,1 etc.). No livro de Daniel,
o mesmo título aparece numa visão apocalíptica (Dn 7,1-28), na qual Daniel
descreve os impérios dos Babilônios, dos Medos, dos Persas e dos Gregos. Na
visão do profeta, estes quatro impérios têm a aparência de “animais
monstruosos” (cf. Dn 7,3-8). São impérios animalescos, brutais, desumanos, que
perseguem, desumanizam e matam (Dn 7,21.25). Na visão do profeta, depois dos
reinos anti-humanos, aparece o Reino de Deus que tem a aparência, não de um
animal, mas sim de uma figura humana, Filho de homem. Ou seja, é um reino com
aparência de gente, reino humano, que promove a vida. Humaniza. (Dn 7,13-14).
Na profecia de Daniel a figura do Filho do Homem representa, não um indivíduo,
mas sim, como ele mesmo diz, o “povo dos Santos do Altíssimo” (Dn 7,27; cf Dn
7,18). É o povo de Deus que não se deixa desumanizar nem enganar ou manipular
pela ideologia dominante dos impérios animalescos. A missão do Filho do Homem,
isto é, do povo de Deus, consiste em realizar o Reino de Deus como um reino
humano. Reino que não persegue a vida, mas sim a promove! Humaniza as pessoas.
Apresentando-se
aos discípulos como Filho do Homem, Jesus assume como sua esta missão que é a
missão de todo o Povo de Deus. É como se dissesse a eles e a todos nós: “Venham
comigo! Esta missão não é só minha, mas é de todos nós! Vamos juntos realizar a
missão que Deus nos entregou, e realizar o Reino humano e humanizador que ele
sonhou!” E foi o que ele fez e viveu durante toda a sua vida, sobretudo, nos
últimos três anos. Dizia o Papa Leão Magno: “Jesus foi tão humano, mas tão
humano, como só Deus pode ser humano”. Quanto mais humano, tanto mais divino.
Quanto mais “filho do homem” e tanto “filho de Deus!” Tudo que desumaniza as
pessoas afasta de Deus. Foi o que Jesus condenou, colocando o bem da pessoa
humana como prioridade acima das leis, acima do sábado (Mc 2,27). Na hora de
ser condenado pelo tribunal religioso do sinédrio, Jesus assumiu este título.
Perguntado se era o “filho do Deus” (Mc 14,61), ele responde que é o “filho do
Homem: “Eu sou. E vocês verão o Filho do Homem sentado à direita do
Todo-poderoso” (Mc 14,62). Por causa desta afirmação foi declarado réu de morte
pelas autoridades. Ele mesmo sabia disso pois tinha dito: “O Filho do Homem não
veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate para muitos”
(Mc 10,45).
Para um confronto
pessoal
1) Como você na sua vida combina
sofrimento e fé em Deus?
2) No tempo de Jesus havia o
contraste: povo pensava e esperava de um jeito, enquanto as autoridades
religiosas pensavam e esperavam de outro jeito. Existe hoje o mesmo contraste
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