Sto Alberto de Trapani Presbítero e Pai de nossa Ordem |
1ª
Leitura (Num 13,1-2.25—14,1.26-30.34-35): Naqueles dias, o
Senhor disse a Moisés, no deserto de Parã: «Manda alguns homens observar a
terra de Canaã, que Eu vou dar aos filhos de Israel. Envia um homem por cada
uma das vossas tribos paternas e todos sejam dos principais entre eles».
Passados quarenta dias, os homens regressaram, depois de terem observado a
terra. Vieram ter com Moisés, Aarão e toda a comunidade dos filhos de Israel,
ao deserto de Parã, em Cades. Fizeram-lhes então o seu relato, a eles e a toda
a comunidade, e mostraram-lhes os frutos da terra. Eis o que eles contaram:
«Entramos no país ao qual nos enviaste; é de fato uma terra onde corre leite e
mel e aqui estão os seus frutos. Mas o povo que o habita é poderoso, as cidades
são muito grandes e fortificadas e até lá vimos descendentes de Anac. Os
amalecitas ocupam a região do Negueb; os hititas, os jebuseus e os amorreus
vivem na serra; e os cananeus habitam junto ao mar e à beira do Jordão». Caleb
procurou acalmar o povo, que começava a sublevar-se contra Moisés, e disse:
«Subamos e conquistemos aquele país, porque certamente sairemos vencedores».
Mas os homens que tinham ido com ele disseram: «Não podemos avançar contra
aquele povo, porque é mais forte do que nós». E começaram a dizer mal da terra
que tinham ido observar, dizendo aos filhos de Israel: «A terra que fomos
observar é um país que devora os seus habitantes e toda a gente que ali vimos
são homens de grande estatura. Vimos lá os gigantes - os filhos de Anac,
descendentes de gigantes. Ao seu lado nós parecíamos gafanhotos e era assim
que eles também nos olhavam». Então toda a comunidade de Israel levantou a voz
em altos brados e o povo passou aquela noite a chorar. O Senhor falou a Moisés
e a Aarão, dizendo: «Até quando esta comunidade perversa continuará a murmurar
contra Mim? Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel contra Mim. Vai
dizer-lhes: ‘Por minha vida - oráculo do Senhor - Eu vos tratarei segundo as
próprias palavras que pronunciastes aos meus ouvidos. Neste deserto cairão os
cadáveres de todos vós que fostes recenseados de vinte anos para cima e
murmurastes contra Mim. Vós observastes aquela terra durante quarenta dias. A
cada dia corresponderá um ano. Pois bem: durante quarenta anos suportareis o
peso das vossas faltas e sabereis quanto custa provocar a minha indignação. Fui
Eu, o Senhor, que falei. É assim que tratarei esta comunidade perversa, que se
amotinou contra Mim. Serão consumidos neste deserto e nele morrerão’».
Salmo
Responsorial: 105
R/. Lembrai-Vos de
nós, Senhor, por amor do vosso povo.
Pecámos
como os nossos pais, fizemos o mal e praticamos a iniquidade. Nossos pais na
terra do Egito não entenderam os vossos prodígios.
Depressa
esqueceram os seus feitos grandiosos e não confiaram nos seus desígnios. E
entregaram-se à orgia no deserto e tentaram a Deus no descampado.
Esqueceram
a Deus que os salvara, que realizara prodígios no Egito, maravilhas na terra de
Cam, feitos gloriosos no Mar Vermelho.
E
pensava já em exterminá-los, se Moisés, o seu eleito, não intercedesse junto
d’Ele e aplacasse a sua ira para não os destruir.
Aleluia. Apareceu
entre nós um grande profeta: Deus visitou o seu povo. Aleluia.
Evangelho
(Mt 15,21-28): Naquele tempo, Jesus foi para a
região de Tiro e Sidônia. Uma mulher Cananéia, vinda daquela região, pôs-se a
gritar: «Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: minha filha é cruelmente
atormentada por um demônio!». Ele não lhe respondeu palavra alguma. Seus
discípulos aproximaram-se e lhe pediram: «Manda embora essa mulher, pois ela
vem gritando atrás de nós». Ele tomou a palavra: «Eu fui enviado somente às
ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante de
Jesus e começou a implorar: «Senhor, socorre-me!». Ele lhe disse: «Não fica bem
tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos». Ela insistiu: «É
verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa
de seus donos!». Diante disso, Jesus respondeu: «Mulher, grande é tua fé! Como
queres, te seja feito!». E a partir daquela hora, sua filha ficou curada.
«Mulher, grande é tua
fé»
Rev. D. Jordi CASTELLET i Sala (Sant Hipòlit de
Voltregà, Barcelona, Espanha)
S. Caetano de Tiene, presbítero |
Hoje,
frequentemente, escutamos expressões como já não existe mais fé! e o dizem
pessoas que pedem às nossas comunidades o batismo de seus filhos ou a catequese
das crianças ou o sacramento do matrimônio. Essas palavras refletem uma visão
negativa do mundo, mostra o convencimento de que em qualquer tempo passado as
coisas eram melhores do que agora e que estamos no fim de uma etapa em que não
há nada novo a dizer, nem tampouco nada de novo a fazer. Evidentemente são
pessoas jovens que, em sua maioria, vêem com certa tristeza que o mundo mudou
muito, desde o tempo de seus pais, que talvez vivessem uma fé mais popular, a
qual eles não se souberam ajustar. Esta experiência os deixa insatisfeitos e
sem capacidade de reação quando, na verdade, quem sabe, não estão às portas de
uma nova etapa que deveriam aproveitar.
Esta
passagem do Evangelho chama a nossa atenção para aquela mãe Cananeia que pede
uma graça para sua filha, reconhecendo em Jesus o Filho de Davi: «Senhor, filho
de Davi, tem compaixão de mim: minha filha é cruelmente atormentada por um
demônio!» (Mt 15,22). O Mestre é surpreso: «Mulher, grande é tua fé! », e não
pode fazer outra coisa senão atuar em favor daquelas pessoas: «Como queres, te
seja feito! » (Mt 15,28), ainda que isto não pareça estar em seus planos.
Apesar da realidade humana, a graça de Deus sempre se manifesta.
A
fé não é patrimônio de uns quantos, nem tampouco é propriedade dos que se creem
bons ou dos que o foram, ou de quem tem esta etiqueta social ou eclesial. A
ação de Deus precede a ação da Igreja e, o Espírito Santo está atuando já em pessoas
que não havíamos suspeitado que nos trouxessem uma mensagem de parte de Deus,
uma solicitação em favor dos mais necessitados. Diz São Leão: «Amados meus, a
virtude e a sabedoria da fé cristã são o amor a Deus e ao próximo: nada falta a
nenhuma obrigação de piedade a quem procura dar culto a Deus e a ajudar a seu
irmão».
Reflexão
•
Contexto. O pão dos filhos e a
grande fé de uma mulher Cananeia é a questão apresentada por esta passagem do
capítulo 15 de Mateus, que propõe ao leitor do seu Evangelho um posterior
aprofundamento da fé em Cristo. O episódio é precedido por uma iniciativa dos
escribas e fariseus chegados de Jerusalém, que causam um encontro de curta
duração com Jesus, até que ele se afastou com os seus discípulos para se
retirar à região de Tiro e Sidônia.
Enquanto
ia pelo caminho, é alcançado por uma mulher que vem de lugares pagãos. Mateus
apresenta esta mulher com o nome de "Cananeia", que aparece no Antigo
Testamento com toda a sua dureza. No livro do Deuteronômio, os habitantes de
Canaã são vistos como um povo cheio de pecado e por consequência um povo mau e
idólatra.
•
Dinâmica da história. Enquanto Jesus
desenvolvia sua atividade na Galileia e está a caminho de Tiro e de Sidônia,
uma mulher se aproxima dele e começa a incomodá-lo com um pedido de ajuda para
sua filha doente. A mulher aborda Jesus com o título de "filho de
Davi", um título que soa estranho na boca de um pagão e poderia se
justificar pela extrema necessidade em que vivia aquela mulher. Poderia se
pensar que esta mulher já acreditava de alguma forma na pessoa de Jesus como o
salvador final, mas se exclui visto que só no v. 28 aparece reconhecido seu ato
de fé, precisamente por Jesus.
No
diálogo com a mulher, parece que Jesus mostra a mesma distância e desconfiança
que existia entre o povo de Israel e os pagãos. Por um lado, Jesus manifesta à
mulher a prioridade de Israel em relação à salvação, e diante do insistente
pedido de sua interlocutora, Jesus parece tomar distância, uma atitude
incompreensível para o leitor, mas na intenção de Jesus expressa um alto valor
pedagógico. A primeira súplica "Tem misericórdia de mim, Senhor, Filho de
Davi", Jesus não responde. À segunda intervenção, desta vez pelos
discípulos que o convidam para atender a mulher, apenas expressa uma rejeição
que sublinha a distância secular entre o povo escolhido e os povos pagãos (vv.
23b-24). Mas, devido a insistência da mulher que se prostra ante Jesus, segue
uma resposta difícil e misteriosa: "Não convém jogar aos cachorrinhos o
pão dos filhos" (v. 26). Ela vai além da dureza das palavras de Jesus e
apega a um pequeno sinal de esperança: a mulher reconhece que o plano de Deus
que Jesus realiza inicialmente afeta o povo escolhido e Jesus pede a
observância deste prioridade; a mulher explora esta prioridade, a fim de
apresentar um motivo forte para o milagre: “os cachorrinhos ao menos comem as
migalhas que caem da mesa de seus donos” (v. 27). A mulher superou a prova de
fé: "Ó mulher, grande é tua fé!" (v. 28); na verdade, à humilde
insistência de sua fé, Jesus responde com um gesto de salvação.
Este
episódio dirige a todo leitor do Evangelho um convite para ter uma atitude de
"abertura" para todos, crentes ou não, ou seja, disponibilidade e
aceitação sem reserva para qualquer pessoa.
Para um confronto
pessoal
1. A palavra Deus convida-o a romper
seu fechamento e seus esquemas pequenos. Você é capaz de acolher todos os
irmãos que vêm até você?
2 Você está ciente de sua pobreza para
ser capaz, como a Cananeia, de confiar na palavra salvadora de Jesus?
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