ORAÇÃO PREPARATÓRIA - Com humildade
e respeito aqui nos reunimos, ó Divino Jesus, para oferecer, todos os dias
deste mês, as homenagens de nossa devoção ao glorioso Patriarca S. José. Vós
nos animais a recorrer com toda a confiança aos vossos benditos Santos, pois
que as honras que lhes tributamos revertem em vossa própria glória. Com justos
motivos, portanto, esperamos vos seja agradável o tributo quotidiano que vimos
prestar ao Esposo castíssimo de Maria, vossa Mãe santíssima, a São José, vosso
amado Pai adotivo. Ó meu Deus, concedei-nos a graça de amar e honrar a São José
como o amastes na terra e o honrais no céu. E vós, ó glorioso Patriarca, pela
vossa estreita união com Jesus e Maria; vós que, à custa de vossas abençoadas
fadigas e suores, nutristes a um e outro, desempenhando neste mundo o papel do
Divino Padre Eterno; alcançai-nos luz e graça para terminar com fruto estes
devotos exercícios que em vosso louvor alegremente começamos. Amém.
LECTIO DIVINA
Evangelho (Jo 5,31-47): «Se eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
Um outro é quem dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de
mim é verdadeiro. Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da
verdade. Ora, eu não recebo testemunho da parte de um ser humano, mas digo isso
para a vossa salvação. João era a lâmpada que iluminava com sua chama ardente,
e vós gostastes, por um tempo, de alegrar-vos com a sua luz. Mas eu tenho um
testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As
obras que eu faço dão testemunho de mim, pois mostram que o Pai me enviou. Sim,
o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Mas vós nunca ouvistes a sua
voz, nem vistes a sua face, e não tendes a sua palavra morando em vós, pois não
acreditais naquele que ele enviou. Examinais
as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho
de mim. Vós, porém, não quereis vir a mim para terdes a vida! Eu não recebo
glória que venha dos homens. Pelo contrário, eu vos conheço: não tendes em vós
o amor de Deus. Eu vim em nome do meu
Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a esse
receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e
não buscais a glória que vem do Deus único? Não penseis que eu vos acusarei
diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa
esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a
meu respeito que ele escreveu. Mas, se não acreditais nos seus escritos, como
podereis crer nas minhas palavras?».
«Se eu dou
testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro»
Rev. D. Miquel MASATS i Roca (Girona, Espanha)
Hoje, o Evangelho ensina-nos como Jesus
enfrenta a seguinte objeção: segundo a lei em Dt 19,15, para que um testemunho
tivesse valor, era necessário que fosse corroborado por duas ou três
testemunhas. Jesus alega a seu favor o testemunho de São João Batista, o
testemunho do Pai — que se manifesta nos milagres operados por Ele — e,
finalmente, o testemunho das Escrituras.
Jesus Cristo repreende os que O escutam,
denunciando três impedimentos ao Seu reconhecimento como o Messias Filho de
Deus: a falta de amor a Deus; a ausência de reta intenção — buscam só a gloria
humana — e a interpretação interesseira das Escrituras.
O Santo Padre João Paulo II escreveu-nos: «À
contemplação do rosto de Cristo, só se pode chegar escutando no Espírito a voz
do Pai, ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o
Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (cf. Mt 11,27). Assim,
portanto, é necessária a revelação do Altíssimo. Mas, para acolhê-la, é
indispensável colocar-se em atitude de escuta».
Portanto há que ter em conta que, para
confessar Jesus Cristo como verdadeiro Filho de Deus, não bastam as provas
externas que nos sejam propostas; é muito importante a retidão da vontade, ou
seja, as boas disposições.
Neste tempo de Quaresma, intensificando as
obras de penitência que facilitam a renovação interior, melhoremos as nossas
disposições para contemplar o verdadeiro rosto de Cristo. Por isso, São Josemaria
diz-nos: «Esse Cristo, que tu vês, não é Jesus. —Será, contudo, a triste imagem
que os teus olhos turvos podem formar... — Purifica-te. Torna claro o teu
olhar, com a humildade e com a penitência. Então... não te faltarão as luzes
limpas do Amor. E terás uma visão perfeita. A tua imagem será então, realmente,
a Sua: Ele!»
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
* João,
intérprete de Jesus. João é um bom intérprete das palavras de Jesus.
Um bom intérprete deve ter uma dupla fidelidade. Fidelidade às palavras de quem
fala, e fidelidade à linguagem de quem escuta. No Evangelho de João, as
palavras de Jesus não são transmitidas materialmente ao pé da letra, mas são
traduzidas e transpostas na linguagem do povo das comunidades cristãs do fim do
primeiro século lá na Ásia Menor. Por este motivo, as reflexões do Evangelho de
João nem sempre são fáceis de serem entendidas. Pois nelas se misturam as
palavras de Jesus e as palavras do próprio evangelista que reflete a linguagem
da fé das comunidades da Ásia Menor. Por isso mesmo, não basta o estudo erudito
ou científico das palavras para podermos captar o sentido pleno e profundo das
palavras de Jesus. É necessário ter em nós também a vivência comunitária da fé.
O evangelho deste dia de hoje é um exemplo típico da profundidade espiritual e
mística do evangelho do discípulo amado.
* Iluminação
mútua entre vida e fé. Aqui vale repetir o que João Cassiano disse a
respeito da descoberta do sentido pleno e profundo dos salmos: “Instruídos por
aquilo que nós mesmos sentimos, já não percebemos o texto como algo que só
ouvimos, mas sim como algo que experimentamos e tocamos com nossas mãos; não
como uma história estranha e inaudita, mas como algo que damos à luz desde o
mais profundo do nosso coração, como se fossem sentimentos que formam parte do
nosso ser. repitamo-lo: não é a leitura (estudo) que nos faz penetrar no
sentido das palavras, mas sim a própria experiência nossa adquirida
anteriormente na vida de cada dia” (Collationes X,11). A vida ilumina o texto,
o texto ilumina a vida. Se, por vezes, o texto não nos diz nada, não é por
falta de estudo nem por falta de oração, mas simplesmente por falta de
aprofundar a própria vida.
* João 5,31-32: O
valor do testemunho de Jesus. O
testemunho de Jesus é verdadeiro, porque ele não faz autopromoção, nem
exaltação de si mesmo. “Um outro dá testemunho de mim”, isto é o Pai. E o
testemunho dele é verdadeiro e merece fé.
* João 5,33-36: O
valor do testemunho de João Batista e das obras de Jesus. João Batista também deu testemunho a respeito
de Jesus e o apresentou ao povo como o enviado de Deus que devia vir a este
mundo (cf. Jo 1,29.33-34; 3,28-34). Porém, por mais importante que seja o
testemunho de João, Jesus não depende dele. Ele tem um testemunho a seu favor
que é maior do que o testemunho de João, a saber, as obras que o Pai realiza
por meio dele (cf. Jo 14,10-11).
* João 5,37-38: O
Pai dá testemunho em favor de Jesus. Anteriormente, Jesus tinha dito:
“Quem é de Deus ouve as palavras de Deus” (Jo 8,47). Os judeus que acusam Jesus
não têm a mente aberta para Deus. Por isso, eles não conseguem perceber o
testemunho do Pai que chega até eles através de Jesus.
* João 5,39-41: A
própria escritura dá testemunho em favor de Jesus. Os judeus dizem ter fé nas escrituras, mas,
mas realidade, eles não entendem a Escritura, pois a própria Escritura fala de
Jesus (cf. Jo 5,46; 12,16.41; 20,9).
* João 5,42-47: O
Pai não julga, mas confiou o julgamento ao Filho. Os judeus se
dizem fiéis à Escritura e a Moisés e, por isso, condenam Jesus. Na realidade,
Moisés e a escritura falam a respeito de Jesus e pedem para crer nele.
Para um confronto
pessoal
1) A vida ilumina o
texto, o texto ilumina a vida. Já experimentou isto alguma vez?
2) Procure
aprofundar o valor do testemunho de Jesus
ORAÇÃO - Ó glorioso S.
José, a bondade de vosso coração é sem limites e indizível, e neste mês que a
piedade dos fiéis vos consagrou mais generosas do que nunca se abrem as vossas
mãos benfazejas. Distribui entre nós, ó nosso amado Pai, os dons preciosíssimos
da graça celestial da qual sois ecônomo e o tesoureiro; Deus vos criou para seu
primeiro esmoler. Ah! que nem um só de vossos servos possa dizer que vos
invocou em vão nestes dias. Que todos venham, que todos se apresentem ante
vosso trono e invoquem vossa intercessão, a fim de viverem e morrerem
santamente, a vosso exemplo nos braços de Jesus e no ósculo beatíssimo de
Maria. Amém.
LADAINHA DE SÃO
JOSÉ
Senhor tende piedade de nós.
Jesus Cristo tende piedade de nós.
Senhor tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, escutai-nos.
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade
de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre Filho de Davi,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da mãe de Deus,
Guarda da puríssima Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Amparo das famílias,
Alívio dos sofredores,
Esperança dos doentes,
Consolador dos aflitos,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Patrono da Ordem Carmelita,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do
mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do
mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do
mundo, tende piedade nós.
V. - O Senhor o constituiu dono de sua casa.
R. - E fê-lo príncipe de todas as suas
possessões.
ORAÇÃO: Deus, que por
vossa inefável Providência vos dignastes eleger o bem-aventurado São José para
Esposo de vossa Mãe Santíssima concedei-nos, nós vos pedimos, que mereçamos ter
como intercessor no céu aquele a quem veneramos na terra como nosso Protetor.
Vós que viveis e reinais com Deus Padre na unidade do Espírito Santo. Amém.
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