Sta Elisabete da Trindade Virgem de nossa Ordem |
Evangelho
(Lc 17,7-10): Naquele tempo, o Senhor
disse: «Se alguém de vós tem um servo que trabalha a terra ou cuida dos
animais, quando ele volta da roça, lhe dirá: Vem depressa para a mesa. Não dirá
antes: Prepara-me o jantar, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo.
Depois disso, tu poderás comer e beber. Será que o senhor vai agradecer o servo
porque fez o que lhe havia mandado. Assim também vós: quando tiverdes feito
tudo o que vos mandaram, dizei: Somos simples servos; fizemos o que devíamos
fazer».
«Fizemos o que devíamos fazer»
Rev. D.
Jaume AYMAR i Ragolta (Badalona, Barcelona, Espanha)
Hoje, a
atenção do Evangelho não se dirige à atitude do senhor, mas à dos servos. Jesus
convida os seus apóstolos, através do exemplo de uma parábola a considerar a
atitude de serviço: o servo tem que cumprir o seu dever sem esperar recompensa:
«Será que o senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado?»
(Lc 17,9). Não obstante, esta não é a única lição do Mestre acerca do serviço.
Jesus dirá mais adiante aos seus discípulos: «Já não vos chamo servos, porque o
servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a
conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.» (Jo 15,15). Os amigos não passam contas.
Se os servos têm que cumprir o seu dever, muito mais os apóstolos de Jesus,
seus amigos, devemos cumprir com a missão encomendada por Deus, sabendo que o
nosso trabalho não merece nenhuma recompensa, porque o fazemos por gosto e
porque tudo quanto temos e somos é um dom de Deus.
Para o
crente tudo é sinal, para o que ama tudo é dom. Trabalhar para o Reino de Deus
é a nossa recompensa; por isso não devemos dizer com tristeza nem desânimo:
«Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer» (Lc 17,19), mas com a
alegria daquele que foi chamado a transmitir o Evangelho.
Nestes dias
temos também presente a festa de um grande santo, de um grande amigo de Jesus,
muito popular na Catalunha, São Martinho de Tours, que dedicou a sua vida ao
serviço do Evangelho de Cristo. Dele escreveu Suplicio Severo: «Homem
extraordinário, que não foi dobrado pelo trabalho nem vencido pela própria
morte, não teve preferência por nenhuma das partes, não temeu a morte, não
recusou a vida! Levantados os seus olhos e as suas mãos para o céu, seu
espírito invicto não deixava de orar». Na oração, no diálogo com o Amigo,
encontramos, efetivamente, o segredo e a força do nosso serviço.
Reflexões
de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Bto João Duns Scotus, presbítero Defensor do Dogma da Imaculada Conceição. |
* Lucas 17,7-9: As três perguntas de
Jesus
Trata-se de
três perguntas tiradas da vida de cada dia, para as quais os ouvintes já
adivinhavam a resposta. As perguntas são formuladas de tal maneira que elas
reenviam cada ouvinte a consultar sua própria experiência e, a partir dela, dar
a sua resposta. A primeira pergunta: “Se alguém de vocês tem um empregado que
trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele
volta do campo: Venha depressa para a mesa?” Todo mundo responderá: “Não!”
Segunda pergunta: “Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: Prepare-me o
jantar, cinja-se e sirva-me, enquanto eu como e bebo; depois disso você vai
comer e beber?” Todo mundo responderá: “Sim! Claro!” Terceira pergunta: “Será
que vai agradecer ao empregado, porque este fez o que lhe havia mandado?” Todo
mundo responderá: “Não!” Pela maneira de Jesus fazer as perguntas, a gente já
percebe em que direção ele quer orientar nosso pensamento. Ele quer que sejamos
servidores uns dos outros.
* Lucas 17,10: A resposta de Jesus
No fim,
Jesus mesmo tira a conclusão que já estava implícita nas perguntas: “Assim
também vocês: quando tiverem cumprido tudo o que lhes mandarem fazer, digam:
Somos empregados inúteis; fizemos o que devíamos fazer". Jesus, ele mesmo,
deu o exemplo quando disse: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas
para servir” (Mc 10,45). O serviço é um tema do agrado de Lucas. O serviço
representa a forma como os pobres do tempo de Jesus, os anawim esperavam o
Messias: não como Messias glorioso rei, sumo-sacerdote ou juiz, mas como o
Servo de Javé, anunciado por Isaías (Is 42,1-9). Maria, a mãe de Jesus, se
apresentou ao anjo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua
palavra!” (Lc 1,38). Em Nazaré, Jesus se apresenta como o
Servo, descrito por Isaías (Lc 4,18-19 e Is 61,1-2). No batismo e na transfiguração, ele foi confirmado pelo Pai que cita as palavras dirigidas por Deus ao mesmo Servo (Lc 3,22; 9,35 e Is 42,1). Aos seus seguidores Jesus pede: “Quem quer ser o primeiro seja o servo de todos” (Mt 20,27). Servos inúteis! É a definição do cristão. Paulo fala disso aos membros da comunidade de Corinto quando escreve: “Eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer. Assim, aquele que planta não é nada, e aquele que rega também não é nada: só Deus é que conta, pois é ele quem faz crescer” (1Cor 1,6-7). Paulo e Apolo nada são; são apenas instrumentos, “servidores”. O que vale é o próprio Deus, só Ele! (1Cor 3,7).
Servo, descrito por Isaías (Lc 4,18-19 e Is 61,1-2). No batismo e na transfiguração, ele foi confirmado pelo Pai que cita as palavras dirigidas por Deus ao mesmo Servo (Lc 3,22; 9,35 e Is 42,1). Aos seus seguidores Jesus pede: “Quem quer ser o primeiro seja o servo de todos” (Mt 20,27). Servos inúteis! É a definição do cristão. Paulo fala disso aos membros da comunidade de Corinto quando escreve: “Eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer. Assim, aquele que planta não é nada, e aquele que rega também não é nada: só Deus é que conta, pois é ele quem faz crescer” (1Cor 1,6-7). Paulo e Apolo nada são; são apenas instrumentos, “servidores”. O que vale é o próprio Deus, só Ele! (1Cor 3,7).
* Servir e ser servido. Aqui, neste texto, o servo serve ao
senhor, e não, o senhor ao servo. Mas em outro texto de Jesus se diz o
contrário: “Felizes dos empregados que o senhor encontra acordados quando
chega. Eu garanto a vocês: ele mesmo se cingirá, os fará sentar à mesa, e,
passando, os servirá” (Lc 12,37). Neste texto, é o senhor que serve ao servo, e
não o servo ao senhor. No primeiro texto, Jesus falava do presente. No segundo
texto, Jesus estava falando do futuro. Este contraste é outra maneira para
dizer: ganha a vida que está disposto a perdê-la por amor a Jesus e ao
Evangelho (Mt 10,39; 16,25. Quem serve a Deus nesta vida presente, Deus servirá
a ele na vida futura!
Para um confronto pessoal
1) Como defino minha vida?
2) Faça para você as mesmas três perguntas de Jesus? Será
que vivo como um servo inútil?
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