Ó Sabedoria
que saístes da boca do Altíssimo
atingindo de uma a outra extremidade
e tudo dispondo com força e suavidade:
Vinde ensinar-nos o caminho da prudência
Evangelho
(Mt 1,1-17): Livro da origem de Jesus
Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó,
Jacó gerou Judá e seus irmãos, Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou
Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson
gerou Salmon; Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou
Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi
gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias;
Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias
gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés;
Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no
tempo do exílio na Babilônia. Depois do
exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou
Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou
Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu
Jesus, que é chamado o Cristo. No total, pois, as gerações desde Abraão até
Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na
Babilônia até o Cristo, quatorze.
«Livro da origem de
Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão»
Rev. D. Vicenç GUINOT i Gómez (Sitges, Barcelona, Espanha)
Hoje,
na liturgia da missa lemos a genealogia de Jesus, e vem ao pensamento uma frase
que se repete nos ambientes rurais catalães: «Josés, burros e Joões, há-os em
todos os lugares». Por isso para distingui-los, se usa como motivo o nome das
casas. Assim, fala-se, por exemplo: José, o da casa de Filomena; José, o da
casa de Soledade… dessa maneira, uma pessoa fica facilmente identificada. O
problema é que se fica marcado pela boa ou má fama dos seus antepassados. É o
que sucede com o «Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de
Abraão» (Mt 1,1).
São
Mateus nos disse que Jesus é verdadeiro Homem. Dito de outro modo, que Jesus
— como todo o homem e como toda a mulher que chega a este mundo — não parte do
zero, mas trás já atrás de si toda uma história. Isto quer dizer que a
Encarnação é a sério, que quando Deus se faz homem, o faz com todas as
consequências. O Filho de Deus, ao vir a este mundo, assume também um passado
familiar.
Rasteando
os personagens da lista, podemos ver que Jesus — pelo que refere a sua
genealogia familiar — não apresenta um “processo imaculado”. Como escreveu o
Cardeal Nguyen van Thuan, «neste mundo, se um povo escrever a sua história
oficial, falará da sua grandeza. É um caso único, admirável e esplêndido
encontrar um povo cuja história oficial não esconde os pecados dos seus antepassados».
Aparecem pecados como o homicídio (Davi), a idolatria (Salomão), ou a
prostituição (Rahab). E junto com isso há também momentos de graça e de
fidelidade a Deus, e sobretudo as figuras de José e Maria, «da qual nasceu
Jesus, chamado Cristo» (Mt 1,16).
Definitivamente,
a genealogia de Jesus nos ajuda a contemplar o mistério que estamos quase a
celebrar: que Deus se fez Homem, verdadeiro Homem, que «habitou entre nós» (Jo
1,14).
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, OCarm
* A genealogia define a identidade de
Jesus. Ele é o "filho de Davi e filho de Abraão" (Mt 1,1; cf 1,17).
Como filho de Davi, ele é a resposta de Deus às expectativas do povo judeu
(2Sam 7,12-16). Como filho de Abraão, é uma fonte de bênção para todas as
nações (Gn 12,13). Judeus e pagãos vêem suas esperanças realizadas em Jesus.
* Na sociedade patriarcal dos judeus,
as genealogias traziam nomes somente de homens. Surpreende o fato de Mateus
colocar cinco mulheres entre os antepassados de Jesus: Tamar, Raab, Rute, a
mulher de Urias e Maria. Por que Mateus escolhe precisamente estas quatro
mulheres como companheiras de Maria? Nenhuma rainha, nenhuma matriarca, nenhuma
juíza, nenhuma das mulheres lutadoras do êxodo: por quê? Esta é a pergunta que
o evangelho de Mateus deixa na nossa cabeça.
* Na vida das quatro mulheres
companheiras de Maria existe algo anormal. As quatro são estrangeiras,
conceberam seus filhos fora dos padrões normais e não satisfaziam às exigências
das leis da pureza do tempo de Jesus. Tamar, uma Cananéia, viúva, se vestiu de
prostituta para obrigar o patriarca Judá a ser fiel à lei e dar-lhe um filho
(Gn 38,1-30). Raab, uma Cananéia de Jericó, era a prostituta que ajudou os
israelitas a entrar na Terra Prometida (Js 2,1-21). Rute, uma Moabita, viúva
pobre, optou para ficar do lado de Noemi e aderiu ao Povo de Deus (Rt 1,16-18).
Tomou a iniciativa de imitar Tamar e de ir passar a noite na eira, junto com
Booz, forçando-o a observar a lei e dar-lhe um filho. Da relação entre os dois
nasceu Obed, o avô do rei Davi (Rt 3,1-15; 4,13-17). Betsabea, uma Hitita,
mulher de Urias, foi seduzida, violentada e engravidada pelo rei Davi, que,
além disso, mandou matar o marido dela (2Sm 11,1-27). O modo de agir destas
quatro mulheres estava em desacordo com as normas tradicionais. No entanto,
foram estas iniciativas pouco convencionais que deram continuidade à linhagem
de Jesus e trouxeram a salvação de Deus para todo o povo. Tudo isto nos faz
pensar e nos questiona quando damos demasiado valor à rigidez das normas.
* O cálculo de 3 x 14 gerações (Mt
1,17) tem um significado simbólico. Três é o número da divindade. Quatorze é o
dobro de sete. Sete é o número da perfeição. Por meio deste simbolismo Mateus
exprime a convicção dos primeiros cristãos de que Jesus apareceu no tempo
estabelecido por Deus. Com a sua chegada a história alcançou o seu pleno
cumprimento.
Para um confronto
pessoal
1. Qual a mensagem que você descobre na
genealogia de Jesus? Você encontrou uma resposta para a pergunta que Mateus
deixou na nossa cabeça?
2. As companheiras de Maria, a mãe de
Jesus, são bem diferentes do que imaginávamos. Qual a conclusão que você tira
disso para a sua devoção a Nossa Senhora?
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