Sta Maria Maravilhas de Jesus Virgem de nossa Ordem |
Evangelho
(Mt 11,11-15): Naquele tempo, Jesus
disse: «Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu
quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é
maior do que ele. A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus
sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo. Pois até João foi o tempo
das profecias — de todos os Profetas e da Lei. E, se quereis aceitar, ele é o
Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça».
Comentário: Rev. D. Ignasi FABREGAT i Torrents (Terrassa,
Barcelona, Espanha)
O Reino dos Céus sofre
violência, e violentos procuram arrebatá-lo
Hoje,
o Evangelho nos fala de São João Batista, o Precursor do Messias, aquele que
veio preparar os caminhos do Senhor. Também a nós, ele nos acompanhará desde
hoje até o dia dezesseis, dia que acaba a primeira parte do Advento.
João
é um homem firme, que sabe o quanto as coisas custam, é consciente de que há de
se lutar para melhorar e ser santo, e por isso Jesus exclama: «A partir dos
dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos
procuram arrebatá-lo» (Mt 11,12). Os “violentos” são os que se fazem a si
mesmos a violência: Eu me esforço para crer que o Senhor me ama? Eu me
sacrifico para ser “pequeno”? Eu me esforço para ser consciente e viver como um
filho do Pai?
Santa
Teresinha de Lisieux se refere também a estas palavras de Jesus dizendo algo
que pode nos ajudar na nossa conversa pessoal e intima com Jesus: «Ó pobreza,
meu primeiro sacrifício, até a morte por toda à parte me seguirás, pois eu sei
que para correr no estádio, o atleta tem de despojar-se de tudo. Provai,
mundanos, o remorso e a pena, esses frutos amargos da vossa vaidade;
alegremente, eu acolho na arena, as palmas da Pobreza». E eu, porque reclamo
quando me dou conta de que me falta alguma coisa que considero necessária?
Tomara que eu veja, nos diversos aspectos da minha vida, tão claramente como a
Doutora!
De
uma forma enigmática Jesus nos diz hoje também: «João (...) é o Elias (...).
Quem tem ouvidos, ouça» (Mt 11,14-15). O que quer dizer? Quer nos aclarar que
João era verdadeiramente o precursor, quem finalizou a mesma missão do Elias,
conforme a crença que existia naquele então, de que o profeta Elias teria que
voltar antes do Messias.
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm
Beato Franco de Siena leigo de nossa Ordem |
*
No evangelho de hoje, Jesus dá uma opinião sobre João Batista. Comparado com as
pessoas do Antigo Testamento, não há ninguém maior que João. João é o maior de
todos: maior que Jeremias, maior que Abraão, maior que Isaías! Mas comparado
com o Novo Testamento, João é inferior a todos. O menor no Reino é maior que
João. Como entender esta qualificação aparentemente contraditória que Jesus fez
de João?
*
Pouco antes, João tinha mandado perguntar a Jesus: “É o senhor, ou devemos
esperar por outro?” (Mt 11,3). João parecia ter dúvidas a respeito a Jesus.
Pois Jesus não correspondia à ideia que ele, João, se fazia do messias. João
imaginava o messias como um juiz severo que devia vir realizar o julgamento da
condenação e da chegada da ira (Mt 3,7). Devia cortar as árvores pela raiz (Mt
3, 10), limpar a área e jogar a palha seca no fogo (Mt 3,12). Mas Jesus, em vez
de ser um juiz severo, era amigo de todos, “manso e humilde de coração” (Mt
11,29), que acolhia os pecadores e comia com eles (Mc 2,16).
*
Jesus respondeu a João citando o profeta Isaias: “Vão contar para João o que
estão vendo e ouvindo: cegos veem, coxos andam, leprosos são limpos, surdos
ouvem, mortos ressuscitam, aos pobres é anunciada a Boa Nova. E feliz quem não
se escandalizar comigo!” (Mt 11,5-6; cf. Is 33,5-6;29,18). Resposta dura. Jesus
manda João analisar melhor as Escrituras para ele poder mudar a visão errada
que tinha do messias.
*
João foi grande! O maior de todos! Mas o menorzinho no Reino dos céus é maior
que João! João é o maior, porque ele era o último elo do AT. Foi João que, pela
sua fidelidade, pôde, finalmente, apontar o messias para o povo: “Eis o
cordeiro de Deus!” (Jo 1,36), e a longa história desde Abraão alcançou o seu
objetivo. Mas João por si mesmo não foi capaz de entender todo o alcance da
presença do Reino de Deus em Jesus. Ele estava na dúvida: “É o senhor ou
devemos esperar por outro?” A história antiga, ela sozinha, não comunica luz
suficiente para a pessoa poder entender toda a novidade da Boa Notícia de Deus
que Jesus nos trouxe. O Novo não cabe no Antigo. Santo Agostinho dizia: “Novum
in Vetere latet, Vetus in Novo patet”. Traduzido significa: “O Novo já está
escondido no Antigo. Mas o Antigo só revela seu sentido pleno é no Novo”. Quem
está com Jesus e convive com ele recebe dele uma luz que lhe dá olhos novos
para descobrir um significado mais profundo no Antigo. E qual é esta novidade?
*
Jesus oferece uma chave: “A lei e os profetas anunciaram o Reino até João. E se
quiserem saber João é Elias que deve vir!” Jesus não explica, mas dá a dica:
“Quem tem ouvidos ouça” Elias devia vir para preparar a vinda do Messias e
refazer a comunidade: “Reconduzir o coração dos pais para os filhos e o coração
dos filhos para os pais” (Mal 3,24). João anunciou o Messias e tentou refazer a
comunidade (Lc 1,17). Mas o mistério mais profundo da vida em comunidade, lhe
escapava. Foi só Jesus que o comunicou anunciando que Deus é Pai e, portanto,
somos todos irmãos e irmãs. Este anúncio traz uma força nova que nos torna
capazes de superar as divergências e criar comunidade.
*
São estes os violentos que conseguem conquistar o Reino. O Reino não é uma
doutrina, mas é um novo modo de conviver como irmãos e irmãs a partir do
anúncio que Jesus fez de que Deus é Pai de todos.
Para um confronto
pessoal
1. O Reino é dos violentos, isto é, é
dos que, como Jesus, têm a coragem de criar comunidade. Você tem?
2. Jesus ajudou João a entender melhor
os fatos por meio da Bíblia. A Bíblia me ajuda a entender melhor os fatos da
minha vida?
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