Imaculada Conceição da Medalha Milagrosa |
Evangelho
(Lc 21,20-28): Naquele tempo, Jesus
disse aos discípulos: «Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai
sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia
fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que
estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança,
para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Ai das mulheres grávidas e
daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia
na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos
para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete
o tempo marcado para eles. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na
terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das
ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao
mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do
Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas
começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa
libertação está próxima».
Comentário: Fray Lluc TORCAL Monje del Monastério de
Sta. Mª de Poblet (Santa Maria de Poblet, Tarragona, Espanha)
Levantai-vos e erguei
a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.
Hoje,
ao ler este santo Evangelho, como não ver o reflexo do momento presente, cada
vez mais cheio de ameaças e mais tingido de sangue? «Na terra, as nações
ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas
vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo» (Lc
21,25b-26a). A segunda vinda do Senhor tem sido representada, inúmeras vezes,
pelas mais aterrorizadoras imagens, como parece ser neste Evangelho; sempre sob
o signo do medo.
Porém,
será esta a mensagem que hoje nos dirige o Evangelho? Fiquemos atentos às
últimas palavras: «Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e
erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima» (Lc 21,28). O núcleo
da mensagem destes últimos dias do ano litúrgico não é o medo; mas sim, a
esperança da futura libertação, ou seja, a esperança completamente cristã de alcançar
a plenitude da vida com o Senhor, na qual participarão, também, nosso corpo e o
mundo que nos rodeia. Os acontecimentos narrados tão dramaticamente indicam, de
modo simbólico, a participação de toda a criação na segunda vinda do Senhor,
como já participou na primeira, especialmente no momento de sua paixão, quando
o céu escureceu e a terra tremeu. A dimensão cósmica não será abandonada no
final dos tempos, já que é uma dimensão que acompanha o homem desde que entrou
no Paraíso.
A
esperança do cristão não é enganadora, porque quando essas coisas começarem a
acontecer —nos diz o próprio Senhor— «Então, verão o Filho do Homem, vindo numa
nuvem, com grande poder e glória» (Lc 21,27). Não vivamos angustiados perante a
segunda vinda do Senhor, a sua Parusia: meditemos, antes, nas profundas
palavras de Santo Agostinho que, já no seu tempo, ao ver os cristãos temerosos
frente ao regresso do Senhor, se pergunta: «Como pode a Esposa ter medo do seu
Esposo?».
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
*
No evangelho de hoje continua o Discurso Apocalíptico que traz mais dois
sinais, o 7° e o 8°, que deverão ocorrer antes da chegada do fim dos tempos, ou
melhor, antes da chegada do fim deste mundo para dar lugar ao novo mundo, ao
“novo céu e à nova Terra” (Is 65,17). O sétimo sinal é a destruição de
Jerusalém e o oitavo é o abalo da antiga criação.
* Lucas 21,20-24. O sétimo sinal: a destruição de Jerusalém.
Jerusalém
era para eles a Cidade Eterna. E agora ela estava destruída! Como explicar este
fato? Será que Deus não deu conta do recado? Difícil para nós imaginar o trauma
e a crise de fé que a destruição de Jerusalém causou nas comunidades tantos dos
judeus como dos cristãos. Aqui cabe uma breve observação sobre a composição dos
Evangelhos de Lucas e de Marcos. Lucas escreve no ano 85. Ele usou o evangelho
de Marcos para compor a sua narrativa sobre Jesus. Marcos escrevia no ano 70, o
mesmo ano em que Jerusalém estava sendo cercada e destruída pelos exércitos
romanos. Por isso, Marcos escreveu dando uma dica ao leitor: “Quando virdes a
abominação da desolação instalada onde não devia estar - (aqui ele abre um
parêntesis e diz) “que o leitor entenda!”(fecha parêntesis) - então, os que
estiverem na Judéia devem fugir para as montanhas”. (Mc 13,14). Quando Lucas
menciona a destruição de Jerusalém, já fazia mais de quinze anos que Jerusalém
estava em ruínas. Por isso, ele omitiu o parêntesis de Marcos. Lucas diz:
"Quando vocês virem Jerusalém cercada de acampamentos, fiquem sabendo que
a destruição dela está próxima. Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir
para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que
estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para
que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Infelizes das mulheres grávidas e
daquelas que estiverem amamentando nesses dias, pois haverá uma grande desgraça
nessa terra e uma ira contra esse povo. Serão mortos pela espada e levados
presos para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que o
tempo dos pagãos se completa". Ao
ouvirem Jesus anunciar a perseguição (6° sinal) e a destruição de Jerusalém (7°
sinal), os leitores das comunidades perseguidas do tempo de Lucas concluíam:
“Este é o nosso hoje! Estamos no 6° e no 7° sinal!”.
* Lucas 21,25-26: O
oitavo sinal: mudanças no sol e na lua. Quando será o fim?
No
fim, após ter ouvido falar de todos estes sinais que já tinham acontecido,
ficava esta pergunta: “O projeto de Deus avançou muito e as etapas previstas
por Jesus já se realizaram. Estamos agora na sexta e na sétima etapa. Quantas
etapas ou sinais será que ainda faltam até que chegue o fim? Será que falta
muito?” A resposta vem agora no 8° sinal: "Haverá sinais no sol, na lua e
nas estrelas. E na terra, as nações cairão no desespero, apavoradas com o
barulho do mar e das ondas. Os homens desmaiarão de medo e ansiedade, pelo que
vai acontecer ao universo, porque os poderes do espaço ficarão abalados”. O 8° sinal é diferente dos outros sinais. Os
sinais no céu e na terra são uma amostra de que está chegando, ao mesmo tempo,
o fim do velho mundo, da antiga criação, e o início da chegada do novo céu e da
nova terra. Quando a casca do ovo começa a rachar é sinal de que o novo está
aparecendo. É a chegada do Mundo Novo que está provocando a desintegração do
mundo antigo. Conclusão: falta muito pouco! O Reino de Deus já está chegando.
Dá para aguentar!
* Lucas 21,27-28: A
chegada do Reino de Deus e a aparição do Filho do Homem.
“Então
eles verão o Filho do Homem vindo sobre uma nuvem, com poder e grande glória.
Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque
a libertação de vocês está próxima.” Neste anúncio, Jesus descreve a chegada do
Reino com imagens tiradas da profecia de Daniel (Dn 7,1-14). Daniel diz que,
depois das desgraças causadas pelos reinos deste mundo, virá o Reino de Deus.
Os reinos deste mundo, todos eles, tinham figura de animal: leão, urso, pantera
e besta-fera (Dn 7,3-7). São reinos animalescos, desumanizam a vida, como
acontece com o reino neoliberal até hoje! O Reino de Deus, porém, aparece com o
aspecto de Filho de Homem, isto é, com aspecto humano de gente (Dn 7,13). É um
reino humano. Construir este reino que humaniza, é a tarefa do povo das
comunidades. É a nova história que devemos realizar e que deve reunir gente dos
quatro cantos do mundo. O título Filho do Homem é o nome que Jesus gostava de
usar. Só nos quatro evangelhos o nome aparece mais de 80 (oitenta) vezes! Toda
dor que suportamos desde agora, toda luta em favor da vida, toda perseguição
por causa da justiça, tudo é dor de parto, semente do Reino que vai chegar no
8° sinal.
Para um confronto
pessoal
1) Perseguição das comunidades,
destruição de Jerusalém. Desespero. Diante dos acontecimentos que hoje fazem o
povo sofrer eu me desespero? Qual a fonte da minha esperança?
2) Filho do Homem é o título que Jesus
gostava de usar. Ele queria humanizar a vida. Quanto mais humano, tanto mais
divino, dizia o Papa Leão Magno. No meu relacionamento com os outros sou
humano? Humanizo?
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