Sta Margarida Maria |
Evangelho
(Lc 11,42-46): Naquele tempo, o Senhor
disse: «Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de
todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Isto é
que deveríeis praticar, sem negligenciar aquilo. Ai de vós, fariseus, porque
gostais do primeiro assento nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças.
Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais as pessoas
andam sem saber». Um doutor da Lei tomou a palavra e disse: «Mestre, falando
assim, insultas também a nós!». Jesus respondeu: «Ai de vós igualmente,
doutores da Lei, porque carregais as pessoas com fardos insuportáveis, e vós
mesmos, nem com um só dedo, não tocais nesses fardos!».
Comentário: Rev. D. Joaquim FONT i Gassol (Igualada,
Barcelona, Espanha)
Isto é que deveríeis
praticar, sem negligenciar aquilo
Hoje
o Divino Mestre dá-nos algumas lições: entre elas, fala-nos dos dízimos e
também da coerência que devem ter os educadores (pais, mestres e todo cristão
apóstolo). No Evangelho segundo São Lucas da Missa de hoje, o ensino aparece de
maneira mais sintética, mas nas passagens paralelas de Mateus (23,1ss.) é
bastante extenso e concreto. Todo o pensamento do Senhor conclui em que a alma
de nossa atividade deve de ser a justiça, a caridade, a misericórdia e a
fidelidade (cf. Lc 11,42).
Os
dízimos no Antigo Testamento e nossa atual colaboração com a Igreja, segundo as
leis e os costumes, vão na mesma linha. Mas dando o valor da lei obrigatória às
pequenas coisas — como o faziam os Mestres da Lei— é exagerado e fadigoso: «Ai
de vós igualmente, doutores da Lei, porque carregais as pessoas com fardos
insuportáveis, e vós mesmos, nem com um só dedo, não tocais nesses fardos!» (Lc
11,46).
É
verdade que as pessoas que afinam têm delicadezas de generosidade. Tivemos
vivências recentes de pessoas que da colheita trazem para a Igreja — para o
culto e para os pobres— 10% (o dízimo); outros que reservam a primeira flor (as
primícias), o melhor fruto do seu horto; ou também oferecem a mesma quantia que
gastaram na viagem de lazer ou de férias; outros trazem o produto preferido do
seu trabalho, tudo isso com o mesmo fim. Adivinha-se ai assimilado, o espírito
do Santo Evangelho. O amor é engenhoso; das coisas pequenas obtém alegrias e
méritos perante Deus.
O
bom pastor passa na frente do rebanho. Os bons pais são modelo: o exemplo
arrasta. Os bons educadores esforçam-se em viver as virtudes que ensinam. Isso
é a coerência. Não só com um dedo, senão com a mão toda: Vida de Sacrário,
devoção à Virgem, pequenos serviços no lar, difundir bom humor cristão... «As
almas grandes dão-se conta das pequenas coisas» (São Josemaria).
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
*
No Evangelho de hoje continua o relacionamento conflituoso entre Jesus e as
autoridades religiosas da época. Hoje, na igreja acontece o mesmo conflito.
Numa determinada diocese, o bispo convocou os pobres a participar ativamente.
Eles atenderam ao pedido e em grande número começaram a participar. Surgiu um
grave conflito. Os ricos diziam que foram excluídos e alguns sacerdotes
começaram a dizer: “O bispo só faz política e esquece o evangelho!”
* Lucas 11,42: Ai de
vocês, que deixam de lado a justiça e o amor
“Ai
de vocês, fariseus, porque vocês pagam o dízimo da hortelã, da arruda e de
todas as outras ervas, mas deixam de lado a justiça e o amor de Deus. Vocês
deveriam praticar isso, sem deixar de lado aquilo”. Esta crítica de Jesus contra os líderes
religiosos daquela época pode ser repetida contra muitos líderes religiosos dos
séculos seguintes, até hoje. Muitas vezes, em nome de Deus, insistimos em
detalhes e esquecemos a justiça e o amor. Por exemplo, o jansenismo tornou
árida a vivência da fé, insistindo em observâncias e penitências que desviaram
o povo do caminho do amor. A irmã carmelita Santa Teresa de Lisieux foi criada
nesse ambiente jansenista que marcava a França no fim do século XIX. Foi a
partir de uma dolorosa experiência pessoal, que ela soube recuperar a
gratuidade do amor de Deus como a força que deve animar por dentro a
observância das normas. Pois, sem a experiência do amor, as observâncias fazem
de Deus um ídolo.
A
observação final de Jesus dizia: “Vocês deveriam praticar isso, sem deixar de
lado aquilo”. Esta advertência faz lembrar outra observação de Jesus que serve
de comentário: "Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim
abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a
terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei,
sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos,
por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o
menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será
considerado grande no Reino do Céu. Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça
de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no
Reino do Céu" (Mt 5,17-20)
* Lucas 11,43: Ai de
vocês, que gostam dos lugares de honra.
“Ai
de vocês, fariseus, porque gostam do lugar de honra nas sinagogas, e de serem
cumprimentados em praças públicas”.
Jesus chama a atenção dos discípulos para o comportamento hipócrita de
alguns fariseus. Estes tinham gosto em circular pelas praças com longas
túnicas, receber as saudações do povo, ocupar os primeiros lugares nas
sinagogas e os lugares de honra nos banquetes (cf. Mt 6,5; 23,5-7). Marcos
acrescenta que eles gostavam de entrar nas casas das viúvas e fazer longas
preces em troca de dinheiro! Pessoas assim vão receber um julgamento mais
severo (Mc 12,38-40). Hoje acontece o mesmo na nossa igreja.
* Lucas 11,44: Ai de
vocês, túmulos escondidos
“Ai
de vocês, porque são como túmulos que não se veem, e os homens pisam sobre eles
sem saber". Lucas modificou a comparação. Em Mateus se diz: “Vocês são
como sepulcros caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios
de ossos de mortos e podridão! Assim também vocês: por fora, parecem justos
diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça” (Mt
23,27-28). A imagem de “sepulcros
caiados” fala por si e não precisa de comentário. Por meio dela, Jesus condena
os que mantêm uma aparência fictícia de pessoa correta, mas cujo interior é a
negação total daquilo que querem fazer aparecer para fora. Lucas fala em
sepulcros escondidos: “Ai de vocês, porque são como túmulos que não se veem, e
os homens pisam sobre eles sem saber". Quem pisa ou toca num sepulcro
torna-se impuro, mesmo quando o sepulcro existe escondido debaixo do chão. A
imagem é muito forte: por fora, o fariseu de sempre parece justo e bom, mas
esse aspecto é um engano, pois dentro dele existe um sepulcro escondido que, sem
o povo se dar conta, espalha um veneno que mata, comunica uma mentalidade que
afasta de Deus, sugere uma compreensão errada da Boa Nova do Reino. Uma
ideologia que faz do Deus vivo um ídolo morto!
* Lucas 11,45-46:
Crítica do doutor da lei e a resposta de Jesus
“Um
especialista em leis tomou a palavra, e disse: "Mestre, falando assim
insultas também a nós!”Na resposta Jesus não voltou atrás mas deixou bem claro
que a mesma crítica valia também para os escribas: "Ai de vocês também,
especialistas em leis! Porque vocês impõem sobre os homens cargas
insuportáveis, e vocês mesmos não tocam essas cargas nem com um só dedo”. No
Sermão da Montanha, Jesus expressou a mesma crítica que serve de comentário:
“Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de
Moisés. Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não
imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os
colocam no ombro dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem
sequer com um dedo” (Mt 23,2-4).
Para um confronto
pessoal
1) A hipocrisia mantém uma aparência
enganadora. Até onde atua em mim a hipocrisia? Até onde a hipocrisia atua na
nossa igreja?
2) Jesus criticava os escribas que insistiam na observância disciplinar das coisas miúdas da lei como dízimo da hortelã, da arruda e de todas as ervas, e esqueciam-se de insistir no objetivo da lei que é a prática da justiça e do amor. Vale para mim esta crítica?
2) Jesus criticava os escribas que insistiam na observância disciplinar das coisas miúdas da lei como dízimo da hortelã, da arruda e de todas as ervas, e esqueciam-se de insistir no objetivo da lei que é a prática da justiça e do amor. Vale para mim esta crítica?
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