Sta Bernadette Soubirous A quem Nossa Senhora apareceu em Lourdes |
Evangelho
(Jo 6,30-35): Eles perguntaram: «Que sinais realizas para que possamos ver e
acreditar em ti? Que obras fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como
está escrito: ‘Deu-lhes a comer o pão do céu’».Jesus respondeu: «Em verdade, em
verdade, vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu. É meu Pai quem vos
dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá
vida ao mundo». Eles então pediram: «Senhor, dá-nos sempre desse pão!». Jesus
lhes disse: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem
crê em mim nunca mais terá sede».
Comentário: Rev. D. Joaquim MESEGUER García (Sant
Quirze del Vallès, Barcelona, Espanha)
É meu Pai quem vos dá
o verdadeiro pão do céu
Hoje, nas
palavras de Jesus podemos constatar a contraposição e a complementaridade entre
o Antigo e o Novo Testamento: o Antigo é a figura do Novo e, no Novo as
promessas feitas por Deus aos pais no Antigo chegam a sua plenitude. Assim, o
maná que os israelitas comeram no deserto não era o autêntico pão do céu, e sim
a figura do verdadeiro pão que Deus, nosso Pai, nos deu na pessoa de Jesus
Cristo, a quem enviou como Salvador do mundo. Moisés solicitou a Deus, a favor
dos israelitas, um alimento material; Jesus Cristo, em troca, se dá a si mesmo
como alimento divino que outorga a vida.
«Eles
perguntaram: «Que sinais realizas para que possamos ver e acreditar em ti? Que
obra realizas?» (Jo 6,30), exigem incrédulos e impertinentes os judeus.
Pareceu-lhes pouco o sinal da multiplicação dos pães e dos peixes feita por
Jesus no dia anterior? Por que ontem queriam proclamar rei a Jesus e hoje já
não acreditam nele? Que inconstante é frequentemente o coração humano! Diz são
Bernardo de Claraval: «Os incrédulos andam em volta, porque naturalmente,
querem satisfazer o apetite, e desprezar o modo de conseguir o fim». Assim
sucedia com os judeus: submergidos em uma visão materialista, pretendiam que
alguém lhes alimentasse e solucionasse seus problemas, mas não queriam
acreditar; isso era tudo o que lhes interessava de Jesus. Não é esta a
perspectiva de quem deseja uma religião cômoda, feita sob medida e sem
compromisso?
«Senhor,
dá-nos sempre desse pão!» (Jo 6,34): que estas palavras, pronunciadas pelos
judeus desde seu modo materialista de ver a realidade, sejam ditas por mim com
a sinceridade que me proporciona a fé; que expressem realmente um desejo de
alimentar-me com Jesus Cristo e de viver unidos a Ele para sempre.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm
Reflexão
* O
Discurso do Pão da Vida não é um texto para ser discutido e dissecado, mas sim
para ser meditado e ruminado. Por isso, caso você não entender logo tudo, não
se preocupe. Este texto do Pão da Vida exige toda uma vida para meditá-lo e
aprofundá-lo. Um texto assim, a gente deve ler, meditar, rezar, pensar, ler de
novo, repetir, ruminar, como se faz com um doce gostoso na boca. Vai virando e
virando, até se gastar. Quem lê o Quarto Evangelho superficialmente pode ficar
com a impressão de que João repete sempre a mesma coisa. Lendo com mais
atenção, você perceberá que não se trata de repetição. O autor do Quarto
Evangelho tem um jeito próprio de repetir o mesmo assunto, mas num nível cada
vez mais alto ou mais profundo. Parece uma escada em caracol. Girando você
volta ao mesmo lugar, mas num nível mais alto ou mais profundo.
* João 6,30-33: Que sinal realizas para que
possamos crer? O povo tinha perguntado:
O que devemos fazer para realizar a obra de Deus? Jesus respondeu: “A obra de
Deus é acreditar naquele que ele enviou”, isto é, crer em Jesus. Por isso o
povo formula nova pergunta: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer
em ti? Qual é a tua obra?” Isto significa que eles não entenderam a
multiplicação dos pães como um sinal da parte de Deus para legitimar Jesus
junto ao povo como o enviado de Deus! E eles continuam argumentando: No
passado, nossos pais comeram o maná que foi dado por Moisés! Eles o chamavam de
“pão do céu” (Sb 16,20), ou seja, “pão de Deus”. Moisés continua sendo o grande
líder, no qual acreditam. Se Jesus quer que o povo acredite nele, deve fazer um
sinal maior que o de Moisés. “Qual a tua obra?”
* Jesus
responde que o pão dado por Moisés não era o pão verdadeiro do céu. Veio do
alto, sim, mas não era o pão de Deus, pois não garantiu a vida para ninguém.
Todos eles morreram no deserto (Jo 6,49). O pão do céu verdadeiro, o pão de
Deus, é aquele que vence a morte e traz vida! É aquele que desce do céu e dá
vida ao mundo. É o próprio Jesus! Jesus tenta ajudar o povo a se libertar dos
esquemas do passado. Para ele, fidelidade ao passado não significa fechar-se
nas coisas de antigamente e recusar a renovação. Fidelidade ao passado é
aceitar o novo que chega como fruto da semente plantada no passado.
* João 6,34-35: Senhor, dá-nos sempre desse pão!
Jesus responde claramente: "Eu sou o pão da vida!" Comer o pão do céu
é o mesmo que crer em Jesus e aceitar o caminho que ele ensinou, a saber:
"O meu alimento é fazer a vontade do Pai que está no céu!" (Jo 4,34).
Este é o alimento verdadeiro que sustenta a pessoa, dá rumo e traz vida nova.
Este último versículo do evangelho de hoje (Jo 6,35) será retomado como
primeiro versículo do evangelho de amanhã (Jo 6,35-40).
Para um confronto pessoal
1) Fome de pão, fome de Deus. Qual dos dois predomina em
mim?
2) Jesus disse: “Eu sou o pão da vida”. Ele mata a fome e
a sede. Qual a experiência que tenho neste ponto?
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