ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS:
Deus, nosso Pai, São João da Cruz
viveu os mistérios da vossa morte e ressurreição. Ele fez a experiência do
vosso amor e por vós foi provado na fé e no sofrimento. Mediante o trabalho
interior, conseguiu descobrir os tesouros da vossa graça. A seu exemplo, fazei
que cada um de nós progrida na vida espiritual e caminhe para vós. Encontremos
na vossa Palavra estímulo e consolação e, na comunhão com nossos irmãos, vos
encontremos na partilha de todos os dons recebidos. Senhor, enviai-nos o vosso Espírito, o Espírito
Santo que é "doador da vida", que é a água viva que jorra da fonte,
Espírito de Amor e de liberdade, Espírito que nos concede a liberdade de filhos
de Deus e irmãos em Jesus Cristo. Espírito que nos convoca e nos reúne numa
mesma família, povo de Deus a caminho do vosso Reino. São João da Cruz nos
inspire o gosto pelas coisas do alto, e nos ensine a vos amar com todas as
nossas forças e de todo o nosso coração.
3º DIA - DOUTRINA DE JOÃO DA CRUZ
S. João da Cruz reduz seu sistema místico a
dois princípios fundamentais, ou mesmo, talvez a um só. Esse princípio
fundamental é: "DEUS É TUDO; A CRIATURA É NADA".
Deste princípio se desprendem duas grandes
consequências:
1º - É necessário
desapegar-se totalmente das criaturas, pois são "nada";
2º - É necessário
apegar-se firmemente a Deus pelo amor, pois "Deus é tudo".
Os livros de S. João da Cruz, Subida do
Monte Carmelo e Noite Escura, tratam da primeira dessas consequências, o modo
de desapegar-se das criaturas.
Os livros Cântico Espiritual e Chama Viva de
Amor tratam da segunda consequência, isto é, de como unir-se a Deus. E assim
está resumida toda obra de João da Cruz.
Vamos explicar cada uma dessas partes.
O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL:
"DEUS É TUDO E AS CRIATURAS SÃO NADA", é um princípio teológico firme. Na
Escritura Deus mesmo se dá o nome que indica a plenitude do ser: "Eu sou
Aquele que é" (Ex 3,14).
Deus
falando a Santa Catarina de Sena disse: "Eu
sou o que é, tu és a que não é". É o mesmo pensamento de João da Cruz:
"Deus
é tudo, a criatura é nada".
Não
se entenda isso em sentido panteísta. Quer apenas expressar a infinita grandeza
de Deus e a pequenez da criatura.
PRIMEIRA CONSEQUÊNCIA: AS CRIATURAS SÃO
NADA: DESAPEGAR-SE DELAS
Se Deus é tudo e a criatura nada, a consequência
lógica é que devemos desprender-nos - ao
menos afetivamente - de todas as coisas criadas se queremos chegar a Deus.
Ele explica: "A causa por que é
necessário à alma, para chegar à divina união com Deus, passar por essa noite
escura da mortificação do apetite e negação do prazer em todas as coisas, é por
que todas as afeições que tem nas criaturas são diante de Deus puras trevas,
das quais estando a alma vestida, não tem capacidade para ser iluminada e
possuída pela pura e simples luz de Deus, se primeiro não as afasta de si;
porque não podem andar juntas a luz e as trevas".
Ele continua: "a afeição e apego que a
alma tem à criatura iguala a mesma alma com a criatura, e quanto maior é a
afeição tanto mais a iguala e se faz semelhante, por que o amor faz semelhantes
o que ama e o que é amado"
Não se trata do desprendimento real e
efetivo de todas as coisas criadas - impossível de praticar enquanto estamos no
mundo - mas do desprendimento afetivo, do coração ou do desejo, ainda que se
possua todas as coisas.
"Por isso chamamos essa desnudez
"noite" para a alma, por que não tratamos aqui de não usar as coisas
- por que isso não desnuda a alma se tem apetite delas - mas tratamos da
desnudez do gosto e apetite delas, que é o que deixa a alma livre e vazia
delas, ainda que as tenha"
S. João da Cruz dedica duas obras a tratar
do desprendimento das criaturas:
A Subida do Monte Carmelo, em que fala da
purificação ou noite ativa dos sentidos e das faculdades da alma (noite
"ativa" por que trata do esforço e trabalho que a alma deve fazer
para desprender-se das criaturas).
E a Noite Escura, em que trata da noite
passiva dos sentidos e da alma (noite "passiva", por que é Deus quem
age purificando e lapidando a alma).
SEGUNDA CONSEQUÊNCIA: DEUS É TUDO:
UNAMO-NOS A ELE PELO AMOR
Se São João da Cruz somente houvesse escrito
a Subida do Monte Carmelo e a Noite Escura teria poucos seguidores e sua
doutrina seria de todo inaceitável.
Mas não, a Subida e a Noite tratam apenas da
parte mais ascética da sua doutrina, isso é, das necessárias purificações e do
que devemos fazer para desimpedir o caminho para a santidade. As obras
seguintes, Cântico Espiritual e Chama Viva de Amor, são chamadas as obras
místicas, por que tratam da ação de Deus na alma e o modo dele leva-las a união
consigo.
A Subida do Monte Carmelo e a Noite Escura
tratam apenas do caminho, do meio indispensável para chegarmos a plena
divinização do homem. Mortificações,
renúncias, nadas, noites, purificações, não tem um fim em si, visam apenas
desimpedir o caminho para a entrega total a Deus.
No Cântico Espiritual e Chama Viva de Amor,
que são obras místicas, trata da união da alma com Deus, ou seja, trata da
divinização do homem.
S. João da Cruz diz que a alma transformada
por ação do amor no cume da união com Deus se vê misteriosamente transformada
em Deus e se faz de certo modo Deus por participação.
Para S. João da Cruz a mais alta santidade
consiste em ter a vontade perfeitamente unida a de Deus, ou seja, em
procurar-se satisfazer os menores desejos e vontades de Deus. Aí já não haverá
duas vontades, mas a de Deus somente.
A alma se encontra divinizada; é Deus por
participação, por graça, por adoção. Não por confusão ou mistura de naturezas.
A alma continua alma e criatura, ainda que criatura divinizada.
S. João da Cruz grita assim: "Oh
almas criadas para essas grandezas e para elas chamadas! Que fazeis? Em que vos
entretendes? Vossas pretensões são baixezas e vossas posses misérias. Oh
miserável cegueira dos olhos de vossa alma, pois para tanta luz estais cegos, e
para tão grandes coisas surdos. Não vendo que em quanto que buscais grandezas e
glórias, vós ficais miseráveis e baixos, de tantos bens feitos ignorantes e
indignos".
Vejamos o que diz S. João da Cruz do fato de
haver tão poucas almas chegadas a essa santidade:
"E
aqui nos convém notar a causa por que há tão poucos que cheguem a tão alto
estado de perfeição de união com Deus. O qual devemos saber que não é por que
Deus queira que haja poucos desses espíritos elevados, que antes queria que
todos fossem perfeitos, senão que acha poucos vasos que sofram tão alta e elevada
obra. Que como os prova no menos e os acha fracos, de sorte que logo fogem do
trabalho, não querendo sujeitar-se ao menor desconsolo e mortificação (não
achando-os fortes e fiéis naquele pouco que lhes fazia a graça de começar a
desbastá-los e lavrar) acabe por ver que serão muito mais no muito, e assim não
vai adiante em purificá-los e levantá-los do pó da terra pelo trabalho da
mortificação, para a qual seria necessária maior constância e fortaleza do que
eles mostram".
LADAINHA DE SÃO JOÃO DA CRUZ
Senhor
tende piedade de nós!
Jesus
Cristo tende piedade de nós!
Senhor
tende piedade de nós!
Jesus
Cristo ouvi-nos!
Jesus
Cristo atendei-nos!
Deus
Pai do Céu tende piedade de nós!
Deus
Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Deus
Espírito Santo tende piedade de nós!
Santíssima.
Trindade que sois um só Deus tende piedade de nós!
Santa
Maria Mãe e Esperança dos Carmelitas, rogai por nós!
São
José, Patrono do Carmelo,
Santo
Elias, Patriarca do Carmelo
Santa
Teresa de Jesus,
São
João da Cruz,
Doutor
Místico,
Cantor
do Amor de Deus,
Pai
do Carmelo Descalço,
Modelo
de Carmelita,
Sacerdote
de Deus Altíssimo,
Serafim
de piedade,
Mártir
de amor,
Mestre
de espiritualidade,
Imagem
do Cristo sofredor,
Santo
da oração e penitência,
Santo
da desnudez espiritual,
Santo
do despojamento,
Glória
da Santa Igreja,
Tocado
pelo Verbo de Deus,
Inundado
pela sabedoria do Espírito Santo,
Amigo
do Amado,
Retrato
vivo de Cristo,
Enamorado
de Deus,
Conhecedor
dos segredos divinos,
Trovador
de Maria,
Modelo
da Igreja orante,
Alma
de oração,
Contemplativo
ardoroso,
Apóstolo
infatigável,
Intercessor
poderoso,
Mensageiro
do Amor,
Príncipe
dos poetas de Deus,
Águia
das alturas celestes,
Doutor
da Fé,
Profeta
do Tudo e dos nadas,
Mestre
da subida ao Monte Carmelo,
Peregrino
das noites escuras e luminosas,
Guia
na Noite Escura,
Cantor
da formosura de Deus,
Coração
em Chama viva,
Alma
inflamada de amor,
Sedento
da Fonte divina,
Atraído
pelo infinito,
Coração
de missionário,
Caminhante
infatigável,
Amigo
dos pobres,
Saúde
para os doentes,
Consolo
para os que sofrem,
Homem
forte,
Homem
manso e suave,
Homem
celestial e divino,
São
João da Cruz obedientíssimo,
São
João da Cruz casto e pobre,
São
João da Cruz pacientíssimo,
São
João da Cruz, glória do Carmelo e da Igreja,
Cordeiro
de Deus, que tirais o pecado do mundo. Perdoai-nos,
Senhor!
Cordeiro
de Deus, que tirais o pecado do mundo. Ouvi-nos,
Senhor!
Cordeiro
de Deus, que tirais o pecado do mundo. Tende
piedade de nós!
V.
Rogai por nós, S. João da Cruz.
R. Para que sejamos dignos das
promessas de Cristo.
Oremos:
Ó
Deus, que inspirastes ao presbítero São João da Cruz, extraordinário amor pelo
Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo,
cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
ORAÇÃO FINAL
Nós vos agradecemos, ó Deus porque
suscitastes na vossa Igreja e no Carmelo São João da Cruz, sacerdote santo que caminhou
durante sua vida ensinando o caminho da oração. Ele, que aqui na terra
experimentou o sofrimento, a pobreza, as incompreensões, e nunca desanimou,
olhe as nossas necessidades e obtenha a graça que Vos pedimos........ confiantes
na intercessão de São João da Cruz e na vossa infinita misericórdia e amor de
Pai, Concedei-nos, percorrer o caminho da santidade. E que sejamos atendidos
nos nossos pedidos. Amém.
Pai
Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
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