PREPARAÇÃO PARA A EPIFANIA DO SENHOR
CHEGADA DA CRUZ DA JMJ
NA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU
“O que me aproveita que Cristo tenha nascido uma vez em Belém, se não nascer de novo pela fé em meu coração?” - Orígenes
SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ [EDITH STEIN] (1891-1942), carmelita, mártir.
Meditação para o dia 6 de Janeiro de 1941:
«Eis-me aqui, venho para fazer a tua vontade» (He 10,7)
'Ajoelhamo-nos mais uma vez diante do presépio… Pertinho do Salvador recém-nascido, vemos Santo Estêvão. Que é que valeu este lugar de honra àquele que, primeiro que todos, prestou ao Crucificado o testemunho do seu sangue? Ele cumpriu, no seu ardor juvenil, aquilo que o Senhor declarou ao entrar neste mundo: “Deste-me um corpo. Eis-me aqui, venho para fazer a tua vontade” (Heb 10,5-7). Praticou a obediência perfeita que mergulha as suas raízes no amor e se exterioriza no amor. Caminhou sobre as pegadas do Senhor naquilo que, por natureza, é talvez para o coração humano o que há de mais difícil, que parece mesmo impossível: tal como o próprio Salvador, ele cumpriu o mandamento do amor dos inimigos. O Menino no presépio, que veio para cumprir a vontade de seu Pai até à morte na cruz (Fil 2,8), vê em espírito diante de si todos os que o seguirão nessa via. Ama este jovem que há de um dia esperar para colocar primeiro que todos junto do trono do Pai, com uma palma na mão. A sua mãozinha mostra-o a nós como modelo, como se dissesse: “Vede o ouro que espero de vós.”
- Sermão sobre a Natividade de Cristo:
“Hoje começa o mistério da Paixão”.
“Quando soube do nascimento do Salvador, Herodes ficou preocupado e toda a Jerusalém com ele” (Mt 2,2)… Era o mistério da Paixão que a mirra dos magos simbolizava já; sem piedade, manda-se massacrar recém-nascidos… Que significa esta mortandade de crianças?
Porque ousar um crime tão terrível? «É que, dizem Herodes e os seus conselheiros, apareceu no céu um sinal estranho; ele assegura aos magos a vinda de um outro rei». Compreendes, Herodes, o que são estes sinais anunciadores? Se Jesus é senhor dos astros, não estará ao abrigo dos teus ataques? Julgas que tens o poder de fazer viver ou morrer, mas não tens nada a temer de alguém tão doce. Deus submete-o ao teu poder; por que conspirar contra ele?...
Temos depois o luto, «a queixa amarga de Raquel que chora os seus filhos» - porque hoje o Sol de justiça (Ma 3,20) dissipa as trevas do mal e derrama a sua luz sobre todo a natureza, ele que assume a nossa natureza humana… Nesta festa da Natividade, «as portas da morte foram rebentadas, as barras de ferro foram quebradas» (Sl 107, 16); hoje, «abrem-se as portas da justiça» (Sl 118, 19)… Porque a morte veio por um homem; hoje, por um homem, vem a salvação (Rm 5,18)… Depois da árvore do pecado, ergue-se a árvore da bondade, a cruz… Hoje começa o mistério da Paixão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO