Santa
Maria Goretti, virgem e mártir
1ª
Leitura (Am 9,11-15): Eis o que diz o Senhor: «Naquele dia voltarei a
erguer a tenda arruinada de David, repararei as suas brechas, restaurarei as
suas ruínas e reconstrui-la-ei como nos tempos de outrora. Assim poderão
conquistar o resto de Edom e de todas as nações em que o meu nome foi
proclamado, – diz o Senhor, que cumprirá a sua palavra –. Dias virão – diz o
Senhor – em que o homem que lavra seguirá de perto o que ceifa e o que pisa as
uvas seguirá de perto aquele que planta. O vinho novo jorrará dos montes e
escorrerá das colinas. Farei voltar os cativos do meu povo de Israel: eles
reconstruirão as cidades devastadas e habitarão nelas, plantarão vinhas e
beberão o seu vinho, cultivarão pomares e comerão os seus frutos. Plantá-los-ei
na sua terra e não mais serão arrancados da terra que Eu lhes dei» – diz o
Senhor, teu Deus –.
Salmo
Responsorial: 84
R. O Senhor anuncia a paz ao
seu povo.
Escutemos o que diz o Senhor:
Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis e a quantos de coração a Ele se
convertem.
Encontraram-se a misericórdia e a
fidelidade, abraçaram-se a paz e a justiça. A fidelidade vai germinar da terra
e a justiça descerá do Céu.
O Senhor dará ainda o que é bom e
a nossa terra produzirá os seus frutos. A justiça caminhará à sua frente e a
paz seguirá os seus passos.
Aleluia. As minhas ovelhas
escutam a minha voz, diz o Senhor; Eu conheço as minhas ovelhas e elas
seguem-Me. Aleluia.
Evangelho
(Mt 9,14-17): Aproximaram-se de Jesus os discípulos de João e
perguntaram: «Por que jejuamos, nós e os fariseus, ao passo que os teus
discípulos não jejuam?». Jesus lhes respondeu: «Acaso os convidados do
casamento podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que
o noivo lhes será tirado. Então jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em
roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda.
Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o
vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e
assim os dois se conservam».
«Dias virão em que o noivo
lhes será tirado. Então jejuarão»
Rev. D. Joaquim FORTUNY i
Vizcarro (Cunit, Tarragona, Espanha)
Hoje notamos os novos tempos que
se iniciam com Jesus, a sua nova doutrina que é ensinada com autoridade, e,
como todas as coisas novas, vemos como elas chocam e questionam a realidade e
os valores dominantes na sociedade. Assim, nas páginas que precedem o Evangelho
que estamos contemplando, vemos a Jesus perdoando os pecados, o paralítico
sendo curado e, ao mesmo tempo, acompanhamos como isso escandaliza os fariseus.
Vemos também Jesus, chamado à casa de Mateus, o cobrador de impostos, comendo
com eles outros publicanos e pecadores, o que fez os fariseus “subirem pelas
paredes”. No Evangelho de hoje são os discípulos de João que se aproximam de
Jesus porque não compreendem que Ele e seus discípulos não jejuem.
Jesus que nunca deixa a ninguém
sem resposta, lhes dirá: «Acaso os convidados do casamento podem estar de luto
enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado.
Então jejuarão» (Mt 9,15). O jejum era, e é, uma prática penitencial que
contribui para «adquirir o domínio sobre nossos instintos e a liberdade de
coração» (Catecismo da Igreja Católica, n. 2043) e a implorar à misericórdia
divina. Mas nesses momentos, a misericórdia e o amor infinito de Deus estavam
no meio deles com a presença de Jesus, o Verbo Encarnado. Como podiam jejuar?
Só havia uma atitude possível: a alegria, o gozo pela presença de Deus feito
homem. Como poderiam jejuar se Jesus havia revelado uma maneira nova de
relacionar-se com Deus, um espírito novo que rompia com todas aquelas maneiras
antigas de viver?
Hoje Jesus está: «Eis que estou
convosco todos os dias, até o fim dos tempos» (Mt 28,20) e também não está,
porque voltou ao Pai e por isso clamamos: Vem Senhor Jesus!
Estamos vivendo tempos de
expectativa. Por isso, convém renovar-nos a cada dia, com o espírito novo de
Jesus, desprendendo-nos de nossas rotinas, jejuando de tudo aquilo que nos
impeça de avançar a uma identificação plena com Cristo, à santidade. «Justo é
nosso choro —nosso jejum— se queimamos em desejos de vê-lo» (Santo Agostinho).
À Santa Maria, supliquemos que
nos outorgue as graças que necessitamos para viver a alegria de nos sabermos
filhos amados de Deus.
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«O jejum é o timoneiro da vida
humana e governa todo o navio do nosso corpo» (São Pedro Crisólogo)
«Ao vinho novo, odres novos. E
por esta razão, a Igreja pede a todos nós que façamos algumas mudanças,
pede-nos que ponhamos de lado as estruturas perecíveis: não servem para nada! E
abraçar outras novas, as do Evangelho» (Francisco)
«Os leigos realizam a sua missão
profética também pela evangelização, isto é, pelo anúncio de Cristo,
concretizado no testemunho da vida e na palavra´. Para os leigos, esta ação
evangelizadora adquire um carácter específico e uma particular eficácia, por se
realizar nas condições ordinárias da vida secular´ (Concilio Vaticano II)»
(Catecismo da Igreja Católica, nº 905)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
* Mateus 9,14: A pergunta dos discípulos de
João em torno da prática do jejum. O jejum é um costume muito antigo,
praticado por quase todas as religiões. O próprio Jesus o praticou durante
quarenta dias (Mt 4,2). Mas ele não insiste com os discípulos para que façam o
mesmo. Deixa a eles a liberdade. Por isso, os discípulos de João Batista e dos
fariseus, que eram obrigados a jejuar, querem saber porque Jesus não insiste no
jejum: "Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não
fazem jejum?"
* Mateus 9,15: A resposta de Jesus. Jesus
responde com uma comparação em forma de pergunta: “Vocês acham que os amigos do
noivo podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles?” Jesus associa o
jejum com luto, e ele se considera o noivo. Enquanto o noivo está com os amigos
do noivo, isto é, durante a festa do casamento, estes não precisam jejuar.
Durante o tempo em que ele, Jesus, estiver com os discípulos, é festa de
casamento. Não precisam nem podem jejuar. Um dia, porém, o noivo vai ser
tirado. Será um dia de luto. Aí, se quiserem, poderão jejuar. Jesus alude à sua
morte. Sabe e sente que, se ele continuar neste caminho de liberdade, as
autoridades vão querer matá-lo.
* Mateus 9,16-17: Vinho novo em odre novo! Nestes
dois versículos, o evangelho de Mateus traz duas sentenças soltas de Jesus
sobre o remendo novo em pano velho e sobre o vinho novo em odre novo. Estas
palavras jogam uma luz sobre as discussões e conflitos de Jesus com as
autoridades religiosas da época. Não se coloca remendo de pano novo em roupa
velha. Na hora de lavar, o remendo novo repuxa o vestido velho e o estraga mais
ainda. Ninguém coloca vinho novo em odre velho, porque o vinho novo pela
fermentação faz estourar o odre velho. Vinho novo em odre novo! A religião
defendida pelas autoridades religiosas era como roupa velha, como odre velho.
Tanto os discípulos de João como os fariseus, os dois procuravam renovar a
religião. Na realidade, porém, faziam apenas remendos e, por isso, corriam o perigo
de comprometer e estragar tanto a novidade deles como os costumes antigos. Não
se deve querer combinar o novo que Jesus trouxe com os costumes antigos. Ou um,
ou outro! O vinho novo que Jesus trouxe faz estourar o odre velho. Tem que
saber separar as coisas. Muito provavelmente, Mateus traz estas palavras de
Jesus para orientar as comunidades dos anos 80. Havia um grupo de
judeu-cristãos que queriam reduzir a novidade de Jesus ao tamanho do judaísmo
de antes da vinda de Jesus. Jesus não é contra o que é “velho”. O que ele não
quer é que o velho se imponha ao novo e, assim, o impeça de manifestar-se. Não
se pode reler o Vaticano II com mentalidade pré-conciliar, como alguns procuram
fazer hoje.
Para um confronto pessoal
1. Quais os conflitos em
torno de práticas religiosas que, hoje, trazem sofrimento para as pessoas e são
motivo de muita discussão e polêmica? Qual a imagem de Deus que está por trás
de todos estes preconceitos, normas e proibições?
2. Como entender a frase
de Jesus: “Não colocar remendo de pano novo em roupa velha”? Qual a mensagem
que você tira de tudo isto para a sua comunidade hoje?
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