S. João da Cruz, presbítero de nossa Ordem e doutor da Igreja
1ª
Leitura (Is 41,13-20): «Sou Eu, o Senhor, teu Deus, que te seguro pela
mão direita e te digo: ‘Não temas, Eu venho em teu auxílio’. Não temas, pobre
verme de Jacob, bichinho de Israel. Eu venho socorrer-te – oráculo do Senhor –,
o teu redentor é o Santo de Israel. Eu te converterei em trilho aguçado, novo e
bem cortante; calcarás e triturarás os montes e transformarás em palha as
colinas. Hás de joeirá-los e o vento os levará, o vendaval os dispersará. Mas
tu exultarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel. Os infelizes e os
pobres buscam água e não a encontram e a sua língua está ressequida pela sede.
Eu, o Senhor, os atenderei, Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Farei
brotar rios nos montes escalvados e fontes por entre os vales. Transformarei o
deserto em lago e a terra seca em nascentes de água. No deserto farei crescer o
cedro, a acácia, a murta e a oliveira; na estepe plantarei o cipreste, o olmo e
o pinheiro, para que todos vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão
do Senhor fez estas coisas, que o Santo de Israel as realizou».
Salmo
Responsorial: 144
R. O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade.
Quero exaltar-Vos, meu Deus e meu
Rei, e bendizer o vosso nome para sempre. O Senhor é bom para com todos e a sua
misericórdia se estende a todas as criaturas.
Graças Vos deem, Senhor, todas as
criaturas e bendigam-Vos os vossos fiéis. Proclamem a glória do vosso reino e
anunciem os vossos feitos gloriosos;
Para darem a conhecer aos homens
o vosso poder, a glória e o esplendor do vosso reino. O vosso reino é um reino
eterno, o vosso domínio estende-se por todas as gerações.
Evangelho
(Mt 11,11-15): Naquele tempo, Jesus disse: «Em verdade, eu vos digo,
entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista.
No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. A partir dos dias de
João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram
arrebatá-lo. Pois até João foi o tempo das profecias — de todos os Profetas e
da Lei. E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos,
ouça».
Hoje, o Evangelho nos fala de São
João Batista, o Precursor do Messias, aquele que veio preparar os caminhos do
Senhor. Também a nós, ele nos acompanhará desde hoje até o dia dezesseis, dia
que acaba a primeira parte do Advento.
João é um homem firme, que sabe o
quanto as coisas custam, é consciente de que há de se lutar para melhorar e ser
santo, e por isso Jesus exclama: «A partir dos dias de João Batista até agora,
o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo» (Mt 11,12).
Os “violentos” são os que se fazem a si mesmos a violência: —Eu me esforço para
crer que o Senhor me ama? Eu me sacrifico para ser “pequeno”? Eu me esforço
para ser consciente e viver como um filho do Pai?
Santa Teresinha de Lisieux se
refere também a estas palavras de Jesus dizendo algo que pode nos ajudar na
nossa conversa pessoal e intima com Jesus: «Ó pobreza, meu primeiro sacrifício,
até a morte por toda à parte me seguirás, pois eu sei que para correr no
estádio, o atleta tem de despojar-se de tudo. Provai, mundanos, o remorso e a
pena, esses frutos amargos da vossa vaidade; alegremente, eu acolho na arena,
as palmas da Pobreza». —E eu, por que reclamo quando me dou conta de que me
falta alguma coisa que considero necessária? Tomara que eu veja, nos diversos
aspectos da minha vida, tão claramente como a Doutora!
De uma forma enigmática Jesus nos
diz hoje também: «João (...) é o Elias (...). Quem tem ouvidos, ouça» (Mt
11,14-15). O que quer dizer? Quer nos aclarar que João era verdadeiramente o
precursor, quem finalizou a mesma missão do Elias, conforme a crença que
existia naquele então, de que o profeta Elias teria que voltar antes do
Messias.
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«Moises foi um grande legislador e admiráveis foram igualmente, todos os profetas, mas, não o foram mais que João. Não sou eu quem se atreve a comparar profeta com profeta, mas sim aquele que é seu e nosso Senhor» (São Cirilo de Jerusalém)
«Sempre me impressionou o
encontro do Senhor com Elias. O Senhor não estava no granizo, nem na chuva, nem
na tormenta... O Senhor estava numa brisa suave. Esta é a música da linguajem
do Senhor. Preparando-nos para o Natal, temos que a ouvir» (Francisco)
«São João Batista (...)
precedendo a Jesus «com o espírito e o poder de Elias» (Lc 1, 17), dá
testemunho d'Ele pela sua pregação, pelo seu batismo de conversão e,
finalmente, pelo seu martírio» (Catecismo da Igreja Católica, nº523)
* No evangelho de hoje,
Jesus dá uma opinião sobre João Batista. Comparado com as pessoas do Antigo
Testamento, não há ninguém maior que João. João é o maior de todos: maior que
Jeremias, maior que Abraão, maior que Isaías! Mas comparado com o Novo
Testamento, João é inferior a todos. O menor no Reino é maior que João. Como
entender esta qualificação aparentemente contraditória que Jesus fez de João?
* Pouco antes, João tinha
mandado perguntar a Jesus: “É o senhor, ou devemos esperar por outro?” (Mt
11,3). João parecia ter dúvidas a respeito de Jesus. Pois Jesus não
correspondia à ideia que ele, João, se fazia do messias. João imaginava o
messias como um juiz severo que devia vir realizar o julgamento da condenação e
da chegada da ira (Mt 3,7). Devia cortar as árvores pela raiz (Mt 3, 10),
limpar a área e jogar a palha seca no fogo (Mt 3,12). Mas Jesus, em vez de ser
um juiz severo, era amigo de todos, “manso e humilde de coração” (Mt 11,29),
que acolhia os pecadores e comia com eles (Mc 2,16).
* Jesus respondeu a João
citando o profeta Isaias: “Vão contar para João o que estão vendo e ouvindo:
cegos veem, coxos andam, leprosos são limpos, surdos ouvem, mortos ressuscitam,
aos pobres é anunciada a Boa Nova. E feliz quem não se escandalizar comigo!”
(Mt 11,5-6; cf. Is 33,5-6;29,18). Resposta dura. Jesus manda João analisar
melhor as Escrituras para ele poder mudar a visão errada que tinha do messias.
* João foi grande! O maior
de todos! Mas o menorzinho no Reino dos céus é maior que João! João é o maior,
porque ele era o último elo do AT. Foi João que, pela sua fidelidade, pôde,
finalmente, apontar o messias para o povo: “Eis o cordeiro de Deus!” (Jo 1,36),
e a longa história desde Abraão alcançou o seu objetivo. Mas João por si mesmo
não foi capaz de entender todo o alcance da presença do Reino de Deus em Jesus.
Ele estava na dúvida: “É o senhor ou devemos esperar por outro?” A história
antiga, ela sozinha, não comunica luz suficiente para a pessoa poder entender
toda a novidade da Boa Notícia de Deus que Jesus nos trouxe. O Novo não cabe no
Antigo. Santo Agostinho dizia: “Novum in Vetere latet, Vetus in Novo patet”.
Traduzido significa: “O Novo já está escondido no Antigo. Mas o Antigo só
revela seu sentido pleno é no Novo”. Quem está com Jesus e convive com ele
recebe dele uma luz que lhe dá olhos novos para descobrir um significado mais
profundo no Antigo. E qual é esta novidade?
* Jesus oferece uma chave:
“A lei e os profetas anunciaram o Reino até João. E se quiserem saber João é
Elias que deve vir!” Jesus não explica, mas dá a dica: “Quem tem ouvidos ouça”
Elias devia vir para preparar a vinda do Messias e refazer a comunidade:
“Reconduzir o coração dos pais para os filhos e o coração dos filhos para os
pais” (Mal 3,24). João anunciou o Messias e tentou refazer a comunidade (Lc
1,17). Mas o mistério mais profundo da vida em comunidade, lhe escapava. Foi só
Jesus que o comunicou anunciando que Deus é Pai e, portanto, somos todos irmãos
e irmãs. Este anúncio traz uma força nova que nos torna capazes de superar as
divergências e criar comunidade.
* São estes os violentos
que conseguem conquistar o Reino. O Reino não é uma doutrina, mas é um novo
modo de conviver como irmãos e irmãs a partir do anúncio que Jesus fez de que
Deus é Pai de todos.
Para um confronto pessoal
1. O Reino é dos violentos, isto é, é dos que, como Jesus, têm a coragem de criar comunidade. Você tem?
2. Jesus ajudou João a entender melhor os fatos por meio da Bíblia. A Bíblia me ajuda a entender melhor os fatos da minha vida?
R. O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade.
Aleluia. Desça o orvalho do
alto dos céus e as nuvens chovam o justo; abra-se a terra e germine o Salvador.
Aleluia.
«O Reino dos Céus sofre
violência, e violentos procuram arrebatá-lo»
Rev. D. Ignasi FABREGAT i
Torrents (Terrassa, Barcelona, Espanha)
«Moises foi um grande legislador e admiráveis foram igualmente, todos os profetas, mas, não o foram mais que João. Não sou eu quem se atreve a comparar profeta com profeta, mas sim aquele que é seu e nosso Senhor» (São Cirilo de Jerusalém)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm
1. O Reino é dos violentos, isto é, é dos que, como Jesus, têm a coragem de criar comunidade. Você tem?
2. Jesus ajudou João a entender melhor os fatos por meio da Bíblia. A Bíblia me ajuda a entender melhor os fatos da minha vida?
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