São
João Diogo Cuauhtlatoatzin, leigo
1ª
Leitura (Is 30,19-21.23-26): Eis o que diz o Senhor Deus, o Santo de
Israel: «Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, tu não voltarás a chorar. À
voz da tua súplica, o Senhor terá compaixão de ti; logo que ouvir os teus
clamores, Ele te responderá. O Senhor poderá dar-te a comer o pão da angústia e
a beber a água da tribulação; mas Aquele que te ensina não Se esconderá mais e
os teus olhos verão Aquele que te ensina. Se te desvias para a direita ou para
a esquerda, os teus ouvidos ouvirão dizer atrás de ti: ‘É este o caminho; segui
por ele’. O Senhor te dará a chuva para a semente que tiveres lançado à terra e
o pão que a terra produzir será farto e nutritivo. Nesse dia, os teus rebanhos
pastarão em extensos prados; os bois e os jumentos que lavram a terra comerão
forragem com sal, limpa com a pá e a joeira. Em todo o alto monte e em toda a
colina elevada, haverá regatos e águas correntes, no dia da grande mortandade,
quando as torres se desmoronarem. Então a claridade da lua será como a luz do
sol e a luz do sol ficará sete vezes mais forte; nesse dia, o Senhor tratará as
chagas do seu povo e curará as feridas dos seus golpes».
Salmo
Responsorial: 146
R. Felizes os que esperam no
Senhor.
Louvai o Senhor, porque é bom
cantar, é agradável e justo celebrar o seu louvor. O Senhor edificou Jerusalém,
congregou os dispersos de Israel.
Sarou os corações dilacerados e
ligou as suas feridas. Fixou o número das estrelas e deu a cada uma o seu nome.
Grande é o nosso Deus e
todo-poderoso, é sem limites a sua sabedoria. O Senhor conforta os humildes e
abate os ímpios até ao chão.
Aleluia. O Senhor é o nosso
legislador, o nosso juiz, o nosso rei: Ele próprio vem salvar-nos. Aleluia.
Evangelho (Mt 9,35-10,1.6-8):
Naquele tempo, Jesus começou a percorrer todas as cidades e povoados, ensinando
em suas sinagogas, proclamando a Boa Nova do Reino e curando todo tipo de
doença e de enfermidade. Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por
elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.
Então disse aos discípulos: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são
poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua
colheita!». Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os
espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. «Ide, antes, às
ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: O Reino dos
Céus está próximo. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos,
expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!».
«Pedi (...) ao Senhor da
colheita que envie trabalhadores para sua colheita»
Rev. D. Xavier PAGÉS i Castañer (Barcelona,
Espanha)
Hoje, depois de uma semana dentro
do itinerário de preparação para a celebração do Natal, já constatamos que uma
das virtudes que queremos fomentar durante o Advento é a esperança. Mas, não
passivamente, como quem espera que passe o trem e, sim uma esperança ativa, que
nos move a dispor-nos, pondo da nossa parte o que seja necessário para que
Jesus possa nascer novamente em nossos corações.
Mas devemos tentar não nos
conformar somente com o que esperamos, mas — sobretudo — descobrir o que é que
Deus espera de nós. Como os doze Apóstolos, nós também estamos chamados a
seguir os seus caminhos. Tomara que hoje possamos escutar a voz do Senhor que
—por meio do profeta Isaías — nos diz: «O caminho é este: por aqui deves
andar!» (Is 30,21, da primeira leitura de hoje). Seguindo cada um o seu
caminho, Deus espera de todos que com a nossa vida anunciemos que «O Reino dos
Céus está próximo» (Mt 10,7).
O Evangelho de hoje narra como,
diante daquela multidão, Jesus teve compaixão e lhes disse: «A colheita é
grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que
envie trabalhadores para sua colheita» (Mt 9,37-38). Ele quis confiar em nós e
quer que nas mais diversas circunstâncias respondamos à vocação de nos
convertermos em apóstolos de nosso mundo. A missão para a qual Deus Pai enviou
o seu Filho ao mundo requer que nós sejamos seus continuadores. Nos nossos dias
também encontramos uma multidão desorientada e sem esperança, que tem sede da
Boa Nova da Salvação que Cristo nos trouxe, da qual somos mensageiros. É uma
missão confiada a todos. Conhecedores de nossas fraquezas e handicaps,
apoiemo-nos na oração constante e estejamos contentes por chegar a ser assim
colaboradores do plano redentor que Cristo nos revelou.
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«Para uma colheita abundante, há
poucos trabalhadores. Ao ouvir isso, não podemos deixar de sentir uma grande
tristeza, porque devemos reconhecer que, embora existam pessoas que desejam
ouvir coisas boas, existem poucos que se dedicam a anunciá-las. Rogai também
por nós, para que a nossa voz nunca cesse de vos exortar» (São Gregório Magno)
«O mundo não é uma coleção de
tristezas e dores. Todas as angústias que existem nele são protegidas por uma
misericórdia amorosa. Quem assim celebra o Advento, pode falar de um Natal
alegre, abençoado e misericordioso» (Bento XVI)
«Com o Credo
Niceno-Constantinopolitano respondemos confessando: 'Para nós, homens e para a
nossa salvação, ele desceu do céu e, pela força do Espírito Santo, encarnou-se
de Maria, a Virgem, e tornou-se homem'» (Catecismo do Igreja Católica, nº 456)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm
* O evangelho de hoje consta
de duas partes:
(1) Um breve resumo da atividade apostólica de Jesus
(Mt 9,35-38) e
(2) o início do “Sermão da Missão” (Mt 10,1.5-8). O
evangelho da liturgia de hoje omite os nomes dos apóstolos que constam no
evangelho de Mateus (Mt 10,2-4).
* Mateus 9,35: Resumo da
atividade missionária de Jesus. “Jesus percorria todas as cidades e
povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e
curando todo tipo de doença e enfermidade”. Em poucas palavras Mateus descreve
os pontos centrais da atividade missionária de Jesus: (1) Percorrer todas as
cidades e povoados. Jesus não espera até
que o povo venha até ele, mas ele mesmo vai em busca do povo percorrendo todas
as cidades e povoados. (2) Ensinar nas sinagogas, isto é, nas comunidades.
Jesus vai lá onde o povo está reunido ao redor da sua fé em Deus. É lá que ele
anuncia a Boa Nova do Reino, isto é, a Boa Nova de Deus. Jesus não ensina
doutrinas como se a Boa Nova fosse um novo catecismo, mas em tudo que diz e faz
ele deixa transparecer algo da grande Boa Nova que o anima por dentro, a saber,
Deus, o Reino de Deus. (3) Curar todo tipo de doença e enfermidade. O que mais
marcava a vida do povo pobre era a doença, todo tipo de doença, e o que mais
marca a atividade de Jesus, é consolar o povo, aliviar sua dor.
* Mateus 9,36: Compaixão de
Jesus frente à situação do povo. “Vendo as multidões, Jesus teve compaixão,
porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor”. Jesus acolhe as
pessoas do jeito que elas se encontram diante dele: doentes, abatidas,
cansadas. Ele se comporta como o Servo de Isaías, cuja mensagem central
consistia em “consolar o povo” (cf. Is 40,1). A atitude de Jesus para com o
povo era como a atitude do Servo, cuja missão era definida assim: “Ele não
grita, nem levanta a voz, não solta berros pelas ruas, não quebra a planta machucada, nem apaga o pavio de vela
que ainda solta um pouco de fumaça” (Is 42,2-3). Como o Servo, Jesus se comove
diante da situação sofrida do seu povo “cansado e abatido, como ovelhas sem
pastor”. Ele começa a ser Pastor identificando-se com o Servo que dizia: “O
Senhor me concedeu o dom de falar como seu discípulo, para eu saber dizer uma
palavra de conforto a quem está desanimado” (Is 49,4ª). Como o Servo, Jesus se
faz discípulo do Pai e do povo e diz: “Cada manhã, ele me desperta, para que eu
o escute, de ouvidos abertos, como o fazem os discípulos” (Is 49,4b). É do
contato com o Pai que Jesus colhe a palavra de consolação a ser comunicada aos
pobres.
* Mateus 9,37-38: Jesus
envolve os discípulos na missão. Diante da imensidão da tarefa missionária,
a primeira coisa que Jesus pede aos discípulos é rezar: “A colheita é grande,
mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao dono da colheita que mande
trabalhadores para a colheita". A oração é a primeira forma de compromisso
dos discípulos com a missão. Pois se você acredita na importância da missão que
você tem, você fará todo o possível para que ela não morra com você, mas que
continue nos outros através de você e depois de você.
* Mateus 10,1: Jesus confere aos discípulos o
poder de curar e de expulsar os demônios. “Então Jesus chamou seus
discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus, e para curar
qualquer tipo de doença e enfermidade". A segunda coisa que Jesus pede aos
discípulos não é que eles comecem a ensinar doutrinas e leis, mas sim que ajudem
o povo a vencer o medo dos maus espíritos e que o ajudem na luta contra as
enfermidades. Hoje, os que mais metem medo nos pobres são certos missionários
que ameaçam o povo com o castigo de Deus e com o perigo do demônio. Jesus faz o
contrário. O que ele mais faz é ajudar o povo a vencer o medo do demônio: “Se
eu expulso os demônios, é sinal de que chegou para vocês o Reino de Deus” (Lc
11,20). É triste dizê-lo, mas hoje existem pessoas que precisam do demônio para
poder expulsá-lo e assim ganhar dinheiro. Para estes vale a pena ler o que
Jesus falou contra os fariseus e doutores da lei que roubavam as casas das
viúvas (Mt 23,14).
* Mateus 10,5-6: Vão primeiro
para as ovelhas perdidas de Israel. “Jesus enviou os Doze com estas
recomendações: "Não tomem o caminho dos pagãos, e não entrem nas cidades
dos samaritanos. Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel”.
Inicialmente, a missão de Jesus era dirigida para “as ovelhas perdidas de Israel”.
Quem eram estas ovelhas perdidas de Israel? Eram as pessoas excluídas, como as
prostitutas, os publicanos, os impuros, considerados perdidos e condenados
pelas autoridades religiosas da época? Eram os dirigentes como os fariseus,
saduceus, anciãos e sacerdotes que se consideravam o povo fiel de Israel? Ou
eram as multidões que estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm
pastor? Provavelmente, aqui no contexto do evangelho de Mateus, trata-se deste
povo pobre e abandonado que é acolhido por Jesus (Mt 9,36-37). Jesus queria que
os discípulos participassem com ele na missão junto a esse povo. Mas na medida
em que ele ia atendendo a este povo, o próprio Jesus ia alargando o horizonte.
No contato com a mulher Cananéia, ovelha perdida de outra raça e de outra
religião, que pedia para ser atendida, Jesus repetiu aos discípulos: "Eu
fui enviado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel" (Mt
15,24). E diante da insistência da mãe que desistia de interceder pela filha,
Jesus se defendeu dizendo: "Não está certo tirar o pão dos filhos, e
jogá-lo aos cachorrinhos" (Mt 15,26). Mas a reação da mãe derrubou a
defesa de Jesus: "Sim, Senhor, é verdade; mas também os cachorrinhos comem
as migalhas que caem da mesa de seus donos" (Mt 15,27). E de fato, havia
muitas migalhas! Doze cestos cheios de pedaços que sobraram da multiplicação do
pão para as ovelhas perdidas de Israel (Mt14,20). A resposta da mulher desfez
os argumentos de Jesus. Ele atendeu a mulher: Jesus atende a mulher:
"Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer." E desde esse
momento a filha dela ficou curada”. (Mt 15,28). Foi através da atenção contínua
dada às ovelhas perdidas de Israel que Jesus descobriu que no mundo inteiro
existem ovelhas perdidas que querem comer das migalhas.
* Mateus 10,7-8: Resumo da
atividade de Jesus. “Vão e anunciem: O Reino do Céu está próximo. Curem os
doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios.
Vocês receberam de graça, deem também de graça!”. Como revelar a proximidade do
Reino? A resposta é simples e concreta: curando doentes, ressuscitando os
mortos, purificando os leprosos, expulsando os demônios e servindo de graça,
sem se enriquecer pelo serviço ao povo. Onde isto acontece o Reino se revela.
Faça um confronto pessoal da
leitura com a vida
1) Todos nós recebemos a
mesma missão que Jesus deu aos discípulos e discípulas. Você tem consciência de
ter esta missão? Como você vive sua missão?
2) Na sua vida você já
teve algum contato com as ovelhas perdidas, com o povo cansado e abatido? Qual
a lição que você tirou?
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