sábado, 4 de novembro de 2023

MISSA DE SÃO NUNO

 

ANTÍFONA DE ENTRADA
Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé.
O Senhor me dará a coroa da justiça. (2 Timóteo 4, 7-8)
 
ORAÇÃO COLETA
Senhor nosso Deus, que destes a são Nuno de Santa Maria a graça de combater o bom combate e o tornastes exímio vencedor de si mesmo, concedei aos vossos servos que, dominando como ele as seduções do mundo, com ele vivam para sempre na pátria celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
 
LEITURA I: (Ben-Sirá 44, 1-3; Sabedoria 4. 6-7.10. 13-14) - Celebremos os louvores dos homens ilustres, dos nossos antepassados através das gerações. O Senhor realizou neles a sua glória, a sua grandeza desde os tempos mais antigos. Eram poderosos nos seus reinos, homens de fama pelos seus feitos grandiosos e bons conselheiros pela sua inteligência. Eram guias do povo pelos seus conselhos, pela sua inteligência na instrução do povo e pelas sábias palavras no seu ensino. Homens ricos e poderosos, viviam em paz em suas casas. Todos eles alcançaram fama entre os seus contemporâneos e glorificados já em seus dias. Foram homens virtuosos e as suas obras não foram esquecidas. A sua descendência permanece para sempre e jamais se apagará a sua memória. Os seus corpos repousam em paz e o seu nome vive através das gerações. Palavra do Senhor.
 
SALMO RESPONSORIAL Salmo 17 (18), 2b-3. 18a e 19 e 20b. 22 e 24 (Refr. 2b)
 
R: Eu Vos amo, Senhor: sois a minha força.
 
Eu Vos amo, Senhor, minha força,
minha fortaleza, meu refúgio e meu libertador,
meu Deus, auxílio em que ponho a minha confiança,
meu protetor, minha defesa e meu salvador.
 
Salvou-me de inimigos poderosos,
que se levantaram contra mim no dia da adversidade;
mas o Senhor veio em meu auxílio;
salvou-me porque me tem amor.
 
Porque eu segui o caminho do Senhor
e não pequei contra o meu Deus.
Tenho sido irrepreensível diante d’Ele
e guardei-me de cometer o pecado.
 
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia. Repete-se Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Refrão
 
EVANGELHO (Lucas 14, 25-33) - Naquele tempo, seguia Jesus uma grande multidão. Jesus voltou-Se e disse-lhes: «Se alguém vem ter comigo, e não Me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo. Quem de vós, desejando construir uma torre, não se senta primeiro a calcular a despesa, para ver se tem com que terminá-la? Não suceda que, depois de assentar os alicerces, se mostre incapaz de a concluir e todos os que olharem comecem a fazer troça, dizendo: ‘Esse homem começou a edificar, mas não foi capaz de concluir’. E qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro a considerar se é capaz de se opor, com dez mil soldados, àquele que vem contra ele com vinte mil? Aliás, enquanto o outro ainda está longe, manda-lhe uma delegação a pedir as condições de paz. Assim, quem de entre vós não renunciar a todos os seus bens, não pode ser meu discípulo». Palavra da salvação.
 
ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Senhor nosso Deus, que, em são Nuno de Santa Maria, vencido o homem velho, formastes o homem novo à vossa imagem, concedei que também nós nos renovemos, para sermos dignos de Vos oferecer este sacrifício de reconciliação. Por Cristo nosso Senhor.
 
ANTÍFONA DA COMUNHÃO SALMO 111, 9
Repartiu com largueza pelos pobres, a sua generosidade permanece para sempre.
 
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Pela virtude redentora deste sacramento, conduzi-nos sempre, Senhor, pelos caminhos do vosso amor, a exemplo de são Nuno de Santa Maria, e completai até ao dia de Cristo Jesus a boa obra que em nós começastes. Por Cristo nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO