1ª
Leitura (Gen 27,1-5.15-29): Quando Isaac envelheceu, os olhos
enfraqueceram-lhe tanto que já não via. Chamou então seu filho Esaú e
disse-lhe: «Meu filho». Ele respondeu-lhe: «Aqui estou». Isaac continuou: «Como
vês, estou velho e não sei o dia da minha morte. Agora toma as tuas armas, a
tua aljava e o teu arco, vai ao campo e apanha-me alguma peça de caça. Depois
prepara-me um prato como eu gosto e traz-mo aqui para eu comer, a fim de que eu
te abençoe, antes de morrer». Rebeca escutou a conversa de Isaac com seu filho
Esaú. Este foi ao campo apanhar a caça que devia trazer. Entretanto, Rebeca
tomou as roupas de Esaú, seu filho mais velho, as melhores que tinha em casa, e
vestiu-as a Jacob, seu filho mais novo, cobrindo-lhe os braços e a parte lisa
do pescoço com pele de cabrito. Depois colocou nas mãos de seu filho Jacob o
pão e o prato que tinha preparado. Jacob foi ter com o pai e disse-lhe: «Meu
pai». Este respondeu: «Estou aqui. Quem és tu, meu filho?». Jacob disse ao pai:
«Sou Esaú, o teu filho primogénito. Fiz o que me ordenaste. Levanta-te,
senta-te e come da minha caça, e a seguir dá-me a tua bênção». Isaac disse ao filho:
«Como a encontraste tão depressa, meu filho?». Ele respondeu: «Foi o Senhor,
teu Deus, que ma pôs no caminho». Isaac disse a Jacob: «Então aproxima-te, para
eu te poder tocar, meu filho, e saber se és ou não meu filho Esaú». Jacob
aproximou-se de Isaac, seu pai, que lhe tocou e disse: «A voz é de Jacob, mas
os braços são de Esaú». Como ele tinha os braços peludos, como os de Esaú, seu
irmão, Isaac não o reconheceu e deu-lhe a bênção. Entretanto, voltou a
perguntar-lhe: «Tu és realmente meu filho Esaú?». E ele respondeu-lhe: «Sou eu
mesmo». Disse Isaac: «Traz-me então a tua caça para eu comer, meu filho, e te
dar a minha bênção». Jacob serviu-lha e ele comeu; trouxe-lhe vinho e ele
bebeu. Então seu pai disse: «Aproxima-te, meu filho, e beija-me». Ele
aproximou-se e beijou o pai. Quando este lhe aspirou o perfume das vestes,
deu-lhe a bênção, dizendo: «Sim, o aroma de meu filho é como o aroma dum campo
que o Senhor abençoou. Queira Deus conceder-te o orvalho do céu e a riqueza da
terra, trigo e vinho em abundância. Sirvam-te as nações, prostrem-se os povos a
teus pés. Sê o senhor de teus irmãos, prostrem-se diante de ti os filhos de tua
mãe. Maldito seja quem te amaldiçoar, bendito seja quem te abençoar».
Salmo
Responsorial: 134
R. Louvai o Senhor, porque Ele é bom.
Louvai o nome do Senhor, louvai-O,
servos do Senhor, vós que estais no templo do Senhor, nos átrios da casa do
nosso Deus.
Louvai o Senhor, porque Ele é
bom, cantai ao seu nome, porque é suave. O Senhor escolheu Jacob, Israel como
sua propriedade.
Eu sei que o Senhor é grande, o
nosso Deus é maior que todos os deuses. Tudo quanto o Senhor quer, Ele o faz,
no céu e na terra, no mar e nos abismos.
Evangelho
(Mt 9,14-17): Aproximaram-se de Jesus os discípulos de João e
perguntaram: «Por que jejuamos, nós e os fariseus, ao passo que os teus
discípulos não jejuam?». Jesus lhes respondeu: «Acaso os convidados do
casamento podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que
o noivo lhes será tirado. Então jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em
roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda.
Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o
vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e
assim os dois se conservam».
R. Louvai o Senhor, porque Ele é bom.
Aleluia. As minhas ovelhas
escutam a minha voz, diz o Senhor; Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me.
Aleluia.
«Dias virão em que o noivo
lhes será tirado. Então jejuarão»
Rev. D. Joaquim FORTUNY i
Vizcarro (Cunit, Tarragona, Espanha)
Hoje notamos os novos tempos que se iniciam com Jesus, a sua nova doutrina que é ensinada com autoridade, e, como todas as coisas novas, vemos como elas chocam e questionam a realidade e os valores dominantes na sociedade. Assim, nas páginas que precedem o Evangelho que estamos contemplando, vemos a Jesus perdoando os pecados, o paralítico sendo curado e, ao mesmo tempo, acompanhamos como isso escandaliza os fariseus. Vemos também Jesus, chamado à casa de Mateus, o cobrador de impostos, comendo com eles outros publicanos e pecadores, o que fez os fariseus “subir pelas paredes”. No Evangelho de hoje são os discípulos de João que se aproximam de Jesus porque não compreendem que Ele e seus discípulos não jejuem.
«O jejum é o timoneiro da vida humana e governa todo o navio do nosso corpo» (São Pedro Crisólogo)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
1. Quais os conflitos em torno de práticas religiosas que, hoje, trazem sofrimento para as pessoas e são motivo de muita discussão e polêmica? Qual a imagem de Deus que está por trás de todos estes preconceitos, normas e proibições?
2. Como entender a frase de Jesus: “Não colocar remendo de pano novo em roupa velha”? Qual a mensagem que você tira de tudo isto para a sua comunidade hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO