São
Gregório Magno, papa e doutor da Igreja
1ª Leitura (1Cor 4,6b-15): Irmãos: Aprendei de mim e de Apolo a sentença: «não se deve ir além do que está escrito», para que nenhum de vós se encha de orgulho, tomando partido de um contra o outro. Pois quem te considera superior aos demais? Que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, porque te orgulhas, como se não o tivesses recebido? Já estais saciados, já estais ricos! Sem nós vos tornastes reis! Quem dera que vos tivésseis tornado reis, para nós reinarmos também convosco! Na verdade, parece-me que Deus nos expôs a nós, os Apóstolos, no último lugar, como homens condenados à morte, porque nos tornámos espetáculo para o mundo, para os Anjos e para os homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, vós sábios em Cristo; nós somos fracos, vós sois fortes; vós sois honrados, nós desprezados. Ainda agora, suportamos a fome e a sede, andamos malvestidos, somos maltratados, não temos morada certa e cansamo-nos a trabalhar com as próprias mãos. Insultam-nos e abençoamos; perseguem-nos e suportamos; somos difamados e respondemos com bondade. Temos sido considerados até ao presente como o lixo deste mundo, como a escória da humanidade. Não é para vos envergonhar que vos escrevo estas palavras, mas para vos advertir como a filhos caríssimos. Na verdade, podíeis ter dez mil tutores em Cristo, mas não tendes muitos pais; e fui eu que vos fiz nascer, por meio do Evangelho, como membros de Cristo Jesus.
Salmo Responsorial: 144
R. O Senhor está perto de quantos O invocam.
O Senhor é justo em todos os seus caminhos e perfeito em todas as suas obras. O Senhor está perto de quantos O invocam, de quantos O invocam em verdade.
Atende os desejos daqueles que O temem, ouve os seus clamores e os salva. O Senhor vela por aqueles que o amam e extermina todos os ímpios.
Cante a minha boca os louvores do Senhor e todo o ser vivo bendiga eternamente o seu nome santo.
Aleluia. Eu sou o caminho, a
verdade e a vida, diz o Senhor; ninguém vai ao Pai senão por Mim. Aleluia.
Evangelho (Lc 6,1-5): Num sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, debulhavam e comiam. Alguns fariseus disseram: «Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?». Jesus respondeu-lhes: «Nunca lestes o que fez Davi, quando ele teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer». E acrescentou: «O Filho do Homem é Senhor também do sábado».
«O Filho do Homem é Senhor
também do sábado»
Fr. Austin Chukwuemeka IHEKWEME (Ikenanzizi,
Nigéria)
Hoje, frente à acusação dos
fariseus, Jesus explica o sentido correto do descanso sabático, invocando um
exemplo de Antigo Testamento (cf. Dt 23,26): «Nunca lestes o que fez Davi (...)
pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães,
que só aos sacerdotes era permitido comer» (Lc 6,3-4).
A conduta de Davi antecipou a
doutrina que Cristo ensina nesta passagem. Já no Antigo Testamento, Deus tinha
estabelecido uma ordem nos preceitos da Lei, de forma que os de menor
hierarquia cedem frente aos principais.
À luz disto, explica-se que um
preceito cerimonial (como o que comentamos) cedesse ante um preceito de lei
natural. Igualmente, o preceito do sábado não está por cima das necessidades
elementares de subsistência.
Nesta passagem, Cristo ensina
qual era o sentido da instituição divina do sábado: Deus o tinha instituído no
bem do homem, para que pudesse descansar e se dedicar com paz e alegria ao
culto divino. A interpretação dos fariseus tinha convertido esse dia em ocasião
de angústia e preocupação a causa da quantia das prescrições e proibições.
Adicionalmente, ao declarar-se senhor também do sábado (cf. Lc 6,5), manifesta abertamente que Ele é o mesmo Deus que deu o preceito ao povo de Israel, afirmando assim a sua divindade e o seu poder universal. Por essa razão, pode estabelecer outras leis, ao igual que Javé no Antigo Testamento. Jesus bem pode chamar-se senhor do sábado, porque é Deus.
Peçamos ajuda à Virgem para acreditar e entender que o sábado pertence a Deus e é uma forma —adaptado à natureza humana— de render glória e honra ao Todo-Poderoso. Como tem escrito São João Paulo II, «o descanso é uma coisa sagrada» e ocasião para «tomar consciência de que tudo é obra de Deus».
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Neste tempo de graça, o cristão observa um sábado perpétuo se fizer todas as boas obras com a esperança do descanso futuro» (Santo Agostinho)
«Viver segundo o domingo significa viver consciente da libertação trazida por Cristo e desenvolver a própria vida como oferenda de si mesmo a Deus» (Bento XVI)
«A celebração do domingo é o cumprimento da prescrição moral, naturalmente inscrita no coração do homem, de prestar a Deus um culto exterior, visível, público e regular, sob o signo da sua bondade universal para com os homens (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.176)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
* O evangelho de hoje traz o
conflito em torno da observância do sábado. A observância do sábado era uma
lei central, um dos Dez Mandamentos. Lei muito antiga que foi revalorizada na
época do cativeiro. No cativeiro, o povo devia trabalhar sete dias por semana
de sol a sol, sem condições de se reunir para ouvir e meditar a Palavra de
Deus, para rezar juntos e para partilhar sua fé, seus problemas e sua
esperança. Daí apareceu a necessidade urgente de parar ao menos um dia por
semana para reunir e animar-se mutuamente naquela condição tão dura do
cativeiro. Do contrário, perderiam a fé. Foi aí que renasceu e foi
restabelecida com vigor a observância do sábado.
* Lucas 6,1-2: A causa do
conflito. Num dia de sábado, os discípulos passam pelas plantações e abrem
caminho arrancando espigas. Mateus 12,1 diz que eles estavam com fome (Mt
12,1). Os fariseus invocam a Bíblia para dizer que isto é transgressão da lei
do Sábado: "Por que vocês estão fazendo o que não é permitido em dia de
sábado?" (cf Ex 20,8-11).
* Lucas 6,5: A conclusão para todos nós. E Jesus termina com esta frase: O Filho do Homem é dono até do sábado! Jesus , como Filho do Homem que vive na intimidade com Deus, descobre o sentido da Bíblia não de fora para dentro, mas de dentro para fora, isto, ele descobre o sentido a partir da raiz, a partir da sua intimidade com o autor da Bíblia que é o próprio Deus. Por isso, ele se diz dono do sábado. No evangelho de Marcos, Jesus relativiza a lei do sábado dizendo: “O ser humano não existe para o sábado, mas o sábado existe para o ser humano” (Mc 2,27).
Para um confronto pessoal
1) Como você passa o Domingo, nosso “Sábado”? Você vai à missa por obrigação para evitar pecado ou para poder estar com Deus?
2) Jesus conhecia a Bíblia quase de memória. E eu, o que a Bíblia representa para mim?
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