LECTIO
DIVINA
1ª
Leitura (Jn 3,1-10): A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos
seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a
mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra
do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a
atravessar. Jonas entrou na cidade e caminhou durante um dia, apregoando:
«Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os habitantes de Nínive
acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de sacos, desde o
maior ao menor. Logo que a notícia chegou ao rei de Nínive, ele ergueu-se do
trono e tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza. Depois foi
proclamado em Nínive um decreto do rei e dos seus ministros, que dizia: «Os
homens e os animais, os bois e as ovelhas, não provem alimento, não pastem nem
bebam água. Os homens e os animais revistam-se de sacos e clamem a Deus com
vigor; afaste-se cada um do seu mau caminho e das violências que tenha
praticado. Quem sabe? Talvez Deus reconsidere e desista, acalmando o ardor da
sua ira, de modo que não pereçamos». Quando Deus viu as suas obras e como se
convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o
executou.
Salmo
Responsorial: 50
R. Não desprezeis, Senhor, o
nosso coração humilhado e contrito.
Compadecei-Vos de mim, ó Deus,
pela vossa bondade, pela vossa grande misericórdia apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as culpas.
Criai em mim, ó Deus, um coração
puro e fazei nascer dentro de mim um espírito firme. Não queirais afastar-me da
vossa presença e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.
Não é do sacrifício que Vos
agradais e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis. Sacrifício
agradável a Deus é o espírito arrependido: não desprezareis, Senhor, um
espírito humilhado e contrito.
Convertei-vos a Mim de todo o
coração, diz o Senhor; porque sou benigno e misericordioso.
Evangelho (Lc 11,29-32): E,
ajuntando-se a multidão, começou a dizer: «Maligna é esta geração; ela pede um
sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas;
Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem
o será também para esta geração. A rainha do sul se levantará no juízo com os
homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir
a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão. Os homens
de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se
converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que
Jonas».
«Assim como Jonas foi sinal
para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração»
Fr. Roger J. LANDRY (Hyannis, Massachusetts, Estados Unidos)
O sinal que Jesus dará aos
“malvados” de cada geração é sua morte e ressurreição. Sua morte, aceita
livremente, é o sinal do incrível amor de Deus por nós: Jesus deu sua vida para
salvar a nossa. E sua ressurreição de entre os mortos é o sinal de seu divino
poder. Trata-se do sinal mais poderoso e comovedor jamais dado.
Mas, Jesus é também a sinal de
Jonas em outro sentido. Jonas foi um ícone e um meio de conversação. Quando em
sua prédicas «Jonas entrou na cidade e começou a percorrê-la, caminhando um dia
inteiro. Ele dizia: «Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!» (Jon 3,4)
adverte aos ninivitas pagãos, estes se convertem, pois todos eles — desde o rei
até as crianças e animais— se cobrem com serapilheira e cinzas. No dia do
julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração.
Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é
maior do que Jonas.” (cf. Lc 11,32) predicando a conversão a todos nós: Ele o
próprio Jesus. Portanto, nossa conversão deveria ser igualmente exaustiva.
«Pois Jonas era um servente»,
escreve São João Crisóstomo na pessoa de Jesus Cristo, «mas eu sou o Mestre; e
ele foi jogado pela baleia, mas eu ressuscitei dos mortos; e ele proclamava a
destruição, mas vim a predicar a Boas Novas e o Reino».
Na semana passada, na
quarta-feira de Cinza, nos cobrimos com cinza, e cada um escutou as palavras da
primeira homilia de Jesus cristo, «O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus
está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia» (cf. Mc 1,15). A
pergunta que devemos fazer-nos é: — Respondido já com uma profunda conversão
como a dos ninivitas e abraçado aquele Evangelho?
«Eis aqui está quem é maior do
que Salomão (...) e eis aqui está quem é maior do que Jonas»
Rev. D. Antoni CAROL i Hostench (Sant
Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Deus — que é Pai— não nos
abandonou: «O cristianismo é graça, é a surpresa de um Deus que, não satisfeito
com criar o mundo e o homem, saiu ao encontro da sua criatura» (João Paulo II).
Encontramo-nos começando a
Quaresma: Não deixemos passar a oportunidade que nos oferece a Igreja: «É agora
o momento favorável, é agora o dia da salvação» (2Cor 6,2) Depois de contemplar
na Paixão o rosto doloroso de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda pediremos mais
sinais de seu amor? «Aquele que não cometeu pecado, Deus o fez pecado por nós,
para que nele nos tornemos justiça de Deus» (2Cor 5,21). Mais ainda: «Deus, que
não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como é que, com
ele, não nos daria tudo?» (Rom 8,32). Ainda queremos mais sinais?
No rosto ensanguentado de Cristo
« Eis aqui está quem é maior do que Salomão (...) e eis aqui está quem é maior
do que Jonas» (Lc 11,31-32). Este rosto sofrido da hora extrema, da hora da
Cruz é «Mistério no mistério, diante do qual o ser humano pode apenas
prostrar-se em adoração. De fato, «Para transmitir ao homem o rosto do Pai,
Jesus teve não apenas de assumir o rosto do homem, mas de tomar inclusivamente
o ”rosto” do pecado» (João Paulo II). Queremos mais sinais?
«Eis o homem!» (Jo 19,5): Eis
aqui o grande sinal. Contemplemo-lo desde o silêncio do “deserto” da oração: «O
que todo cristão deve fazer em qualquer tempo [rezar], agora deve fazê-lo com
mais solicitude e com mais devoção: assim cumpriremos a instituição apostólica
dos quarenta dias» (São Leão Magno, papa).
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«Jonas era um servo, mas eu sou o
Mestre; ele foi lançado pela baleia, mas eu ressuscitei dos mortos; ele proclamou
a destruição, mas eu vim proclamar a Boa Nova e o Reino» (São João Crisóstomo)
«Uma coisa é certa: o sinal de
Deus para os homens é o Filho do homem, o próprio Jesus. E é profundo no seu
mistério pascal, no mistério da morte e da ressurreição. Ele mesmo é o
"sinal de Jonas"» (Bento XVI)
«Jesus liga a fé na ressurreição
à sua própria pessoa: ‘Eu sou a Ressurreição e a Vida’ (Jo 11,25) (…). Jesus
fala deste acontecimento único como do ‘sinal do Jonas’ (Mt 12,39), do sinal do
templo: Ele anuncia a sua ressurreição ao terceiro dia depois da morte»
(Catecismo da Igreja Católica, nº 994)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm
* Lucas 11,29: A geração má que pede um sinal.
Jesus chama a geração de má, porque ela não quer acreditar em Jesus e vive
pedindo sinais que possam legitimar Jesus como enviado de Deus. Mas Jesus
recusa dar um sinal, pois, no fundo, se eles pedem um sinal é porque não querem
crer. O único sinal que vai ser dado é o sinal de Jonas.
* Lucas 11,30: O Sinal de Jonas. O sinal de
Jonas tem dois aspectos. O primeiro é o que afirma o texto de Lucas no
evangelho de hoje. Jonas foi um sinal para o povo de Nínive através da sua
pregação. Ouvindo Jonas, o povo se converteu. Assim, a pregação de Jesus estava
sendo um sinal para o seu próprio povo, mas o povo não dava sinais de
conversão. O outro aspecto é o que afirma o evangelho de Mateus por ocasião do
mesmo episódio: “Assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre da
baleia, assim também o Filho do Homem passará três dias e três noites no seio
da terra” (Mt 12,40). Quando Jonas foi cuspido na praia, ele foi anunciar a
palavra de Deus ao povo de Nínive. Da mesma maneira, depois da morte e
ressurreição no terceiro dia, A Boa Nova será anunciada ao povo da Judéia.
* Lucas 11,31:
A Rainha de Sabá. Em seguida, Jesus evoca a história da Rainha de
Sabá que veio de longe para ver Salomão e aprender da sabedoria dele (cf. 1Rs
10,1-10). E por duas vezes Jesus afirma: “E aqui está quem é maior do que
Salomão”. “E aqui está quem é maior do
que Jonas”.
* Um aspecto muito importante que está por detrás
desta discussão entre Jesus os líderes do seu povo é a maneira diferente como
ele, Jesus, e os seus adversários se colocavam frente a Deus. O livro de Jonas
é uma parábola, que critica a mentalidade daqueles que queriam Deus só para os
Judeus. Na história de Jonas, os pagãos se converteram diante da pregação de
Jonas e Deus os acolheu na sua bondade e não destruiu a cidade. Quando viu que
Deus acolheu o povo de Nínive e não destruiu a cidade, “Jonas ficou muito
desgostoso e irado. E rezou a Javé: "Ah! Javé! Não era justamente isso que
eu dizia quando estava na minha terra? Foi por isso que eu corri, tentando
fugir para Társis, pois eu sabia que tu és um Deus compassivo e clemente, lento
para a ira e cheio de amor, e que voltas atrás nas ameaças feitas. Se é assim,
Javé, tira a minha vida, pois eu acho melhor morrer do que ficar vivo"
(Jonas 4,1-3). Por isso, Jonas era um sinal para os judeus do tempo de Jesus e
continua sendo um sinal também para nós cristãos. Pois, imperceptivelmente,
como em Jonas aparece também em nós uma mentalidade de que nós cristãos temos
uma espécie de monopólio de Deus e que todos os outros devem tornar-se
cristãos. Isto seria proselitismo. Jesus não pede que todos sejam cristãos. Ele
pede que todos se tornem discípulos (Mt 28,19), isto é, sejam pessoas que como
ele, irradiem e anunciem a Boa Nova do amor de Deus para todos os povos ao
redor (Mc 16,15).
Para um confronto pessoal
1) Quaresma, tempo de
conversão. O que deve mudar na imagem que tenho de Deus? Sou como Jonas ou como
Jesus?
2) Minha fé está baseada
em que? Em sinais ou na palavra do próprio Jesus?
ORAÇÃO
- Ó glorioso S. José, a bondade de vosso coração é sem limites e
indizível, e neste mês que a piedade dos fiéis vos consagrou mais generosas do
que nunca se abrem as vossas mãos benfazejas. Distribui entre nós, ó nosso
amado Pai, os dons preciosíssimos da graça celestial da qual sois ecônomo e o
tesoureiro; Deus vos criou para seu primeiro esmoler. Ah! que nem um só de
vossos servos possa dizer que vos invocou em vão nestes dias. Que todos venham,
que todos se apresentem ante vosso trono e invoquem vossa intercessão, a fim de
viverem e morrerem santamente, a vosso exemplo nos braços de Jesus e no ósculo
beatíssimo de Maria. Amém.
Senhor tende piedade de nós.
Jesus Cristo tende piedade de nós.
Senhor tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, escutai-nos.
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo Paráclito, ...
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, ...
Santa Maria, rogai por nós.
Ilustre filho de Davi,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Guardião do Redentor,
Guarda da puríssima Virgem,
Provedor do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Cristo,
Servo de Cristo,
Ministro da salvação,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos trabalhadores,
Honra da vida em família,
Guardião das virgens,
Sustentáculo das famílias,
Amparo nas dificuldades,
Socorro dos miseráveis,
Esperança dos enfermos,
Patrono dos exilados,
Consolo dos aflitos,
Defensor dos pobres,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Patrono da Ordem Carmelita,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade nós.
R. - E fê-lo príncipe de todas as suas possessões.
ORAÇÃO:
Deus, que por vossa inefável Providência vos dignastes eleger o bem-aventurado
São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima concedei-nos, nós vos pedimos, que
mereçamos ter como intercessor no céu aquele a quem veneramos na terra como
nosso Protetor. Vós que viveis e reinais com Deus Padre na unidade do Espírito
Santo. Amém.
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