Santa Inês, Virgem e Mártir
Salmo Responsorial: 56
R. Tende piedade de
mim, Senhor, tende piedade de mim.
Tende piedade de mim, ó Deus, tende piedade, porque em Vós
eu procuro refúgio e me abrigo à sombra das vossas asas, até que passe a
tormenta.
Clamo ao Deus Altíssimo, a Deus que me enche de benefícios.
Do Céu me enviará a salvação, Deus me enviará a sua bondade e fidelidade.
Meu Deus, revelai nas alturas a vossa grandeza e sobre a
terra fazei brilhar a vossa glória, porque aos céus se eleva a vossa bondade e
até às nuvens a vossa fidelidade.
Aleluia. Em Cristo, Deus reconcilia o mundo consigo e confiou-nos a
palavra da reconciliação. Aleluia.
Evangelho (Mc 3,13-19): Jesus subiu a montanha e
chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que
ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova, com o poder de expulsar
os demônios. Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de
Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer
“filhos do trovão”); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago
filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o
traiu.
«Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis»
Rev. D. Jordi POU i
Sabater (Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)
E para que somos chamados? Para estarmos com Ele. Esta
chamada implica correspondência: «Um dia —não quero generalizar, abre o seu
coração ao Senhor e conta-lhe a sua história—, provavelmente um amigo, um
cristão igual a você, descobriu-lhe um panorama profundo e novo, sendo ao mesmo
tempo velho como o Evangelho. E lhe sugira a possibilidade de se empenhar
seriamente em seguir a Cristo, em ser apóstolo de apóstolos. Talvez tenha então
perdido a tranquilidade e não a recupere, convertida em paz, até que,
livremente, porque quis —que é a razão mais sobrenatural—, responda que sim a
Deus. E chega a alegria, magnífica, constante, que apenas desaparece quando se
afaste dele» (São Josemaria).
É dom, mas também tarefa: Santidade mediante a oração e os
sacramentos e, além disso, luta pessoal. «Todos os fiéis, de qualquer estado e
condição de vida, estão chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição na
caridade, santidade que, mesmo na sociedade terrena, promove um modo mais
humano de viver» (Concílio Vaticano II).
Assim, podemos sentir a missão apostólica: levar Cristo aos
outros; tê-lo e levá-lo. Hoje podemos considerar mais atentamente a chamada e
afinar algum detalhe da nossa resposta de amor.
Pensamentos para o
Evangelho de hoje
« ‘Exorto-vos a apresentar os vossos corpos’ (Rom 12,1).
Orando assim, o Apóstolo eleva todos os homens à dignidade do sacerdócio;
exorta todos a apresentarem os seus corpos como sacrifício vivo» (São Pedro
Crisólogo)
«O bem tende sempre a se comunicar. Ao comunicá-lo, o bem se
enraíza e se desenvolve (...). Não deveríamos de nos surpreender então com
algumas expressões de São Paulo: ‘O amor de Cristo nos urge’ (2Cor 5,14); ‘Ai
de mim se não proclamava o Evangelho!’ (1Cor 9,16)» (Francisco)
«Desde o princípio da sua vida pública, Jesus escolheu
alguns homens, em número de doze, para andarem com Ele e participarem na sua
missão; Deu-lhes parte na sua autoridade ‘e enviou-os a pregar o Reino de Deus
e a fazer curas’ (Lc 9, 2) (…) » (Catecismo da Igreja Católica, nº 551)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
* Marcos 3,13-15: O
chamado para uma dupla missão - Jesus chama os que ele quer e eles foram
até ele. Em seguida, “Jesus constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com
ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios”. Jesus
os chama para uma dupla finalidade, para uma dupla missão: 1) Estar com ele,
isto é, formar comunidade na qual ele, Jesus, é o eixo. 2) Pregar e ter poder
para expulsar os demônios, isto é, anunciar a Boa Nova e combater o poder do
mal que estraga a vida do povo e aliena as pessoas. Marcos diz que Jesus subiu
a uma montanha e, estando lá, chamou os discípulos. A chamada é uma subida! Na
Bíblia, subir a montanha evoca a montanha onde Moisés subiu e teve um encontro
com Deus (Ex 24,12). Lucas diz que Jesus tinha subido a montanha, rezou a noite
toda e, no dia seguinte, chamou os discípulos. Rezou a Deus para saber a quem
escolher (Lc 6,12-13). Depois de haver chamado, Jesus oficializa a escolha feita
e cria um núcleo mais estável de doze pessoas para dar maior consistência à
missão. É também para significar a continuidade do projeto de Deus. Os doze
apóstolos do NT são os sucessores das doze tribos de Israel.
* Nasce assim a
primeira comunidade do Novo Testamento, comunidade modelo, que vai crescendo ao
redor de Jesus ao longo dos três anos da sua atividade pública. No início, são
apenas quatro (Mc 1,16-20), Aos poucos, a comunidade cresce de acordo com o
aumento da missão nas aldeias e povoados da Galileia. Chegou ao ponto de eles
não terem nem tempo para comer e descansar (Mc 3,2). Por isso, Jesus se
preocupava em proporcionar um descanso para os discípulos (Mc 6,31) e em
aumentar o número dos missionários e missionárias (Lc 10,1). Deste modo Jesus
procura manter o duplo objetivo do chamado: estar com ele e ir em missão. A
comunidade que assim se forma ao redor de Jesus tem três características
básicas que pertencem à sua natureza: ela é formadora, missionária e inserida
no meio dos pobres da Galileia.
2. Marcos 3,16-19: A
lista dos nomes dos doze apóstolos. - Em seguida, Marcos traz os nomes dos
doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos
quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer "filhos do trovão";
André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o
cananeu, Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu. Grande parte destes nomes
vem do Antigo Testamento. Por exemplo, Simeão é o nome de um dos filhos do
patriarca Jacó (Gn 29,33). Tiago é o mesmo que Jacó (Gn 25,26). Judas é o nome
de outro filho de Jacó (Gn 35,23). Mateus também tinha o nome de Levi (Mc
2,14), que é outro filho de Jacó (Gn 35,23). Dos doze apóstolos sete têm nome
que vem do tempo dos patriarcas. Dois se chamam Simão; dois, Tiago; dois,
Judas; um, Levi! Só tem um com nome grego: Filipe. Seria como hoje numa família
todos os filhos terem nomes do tempo dos índios Raoni, Ubiratan, Jussara, etc.,
e um só ter um nome americano Washington. Isto revela o desejo do povo de refazer
a história desde o começo! Vale a pena pensar nos nomes que hoje damos para os
filhos. Como eles, cada um de nós é chamado por Deus pelo nome.
Para um confronto
pessoal
1) Estar com
Jesus e ir em missão é a dupla finalidade da comunidade cristã. Como você
assume este seu compromisso na comunidade a que pertence?
2) Jesus chamou
os discípulos pelo nome. Você, eu, todos nós existimos, porque Deus me chama
pelo nome. Pensa nisso!
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