Salmo Responsorial: 15
R. Cantemos ao Senhor, que fez
brilhar a sua glória.
Cantarei ao
Senhor, que fez brilhar a sua glória: precipitou no mar o cavalo e o cavaleiro.
O Senhor é a minha força e a minha proteção: a Ele devo a minha liberdade.
Ele é o meu
Deus: eu O exalto; Ele é o Deus de meu pai: eu O glorifico. O Senhor é um guerreiro,
Omnipotente é o seu nome; precipitou no mar os carros do Faraó e o seu
exército.
Os seus
melhores combatentes afogaram-se no Mar Vermelho, foram engolidos pelas ondas,
caíram como pedra no abismo. A vossa mão direita, Senhor, revelou a sua força,
a vossa mão direita, Senhor, destroçou o inimigo.
Aleluia. Se hoje
ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações. Aleluia.
Evangelho (Mt
12,38-42): Naquele tempo, alguns escribas e
fariseus disseram a Jesus: «Mestre, queremos ver um sinal da tua parte». Ele
respondeu-lhes: «Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum
sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como
Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho
do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do Juízo, os
habitantes de Nínive se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão,
pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é
mais do que Jonas. No dia do Juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com
esta geração e a condenará; pois ela veio dos confins da terra para ouvir a
sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão».
«Mestre, queremos ver
um sinal da tua parte»
Pe. Joel PIRES Teixeira (Faro, Portugal)
A resposta
de Jesus é clara: «Nenhum sinal lhe será dado» (cf. Mt 12,39), não por ter
medo, mas para centrar e recordar que os “sinais” são relação de comunhão e
amor entre Deus e a humanidade e não de interesses e poderes individuais. Jesus
recorda que há muitos sinais dados por Deus, não é provocando ou chantageando
Deus, que se consegue chegar a Ele.
Jesus é o
sinal maior. Neste dia a Palavra é um convite para que cada um de nós
compreenda, com humildade, que só um coração convertido, voltado para Deus,
pode acolher, interpretar e viver este sinal que é Jesus. A humildade é a
realidade que nos aproxima não só de Deus, mas também da humanidade. Pela
humildade reconhecemos as nossas limitações e virtudes, mas sobretudo vemos os
outros como irmãos e Deus como Pai.
Como nos
recorda o Papa Francisco: «O Senhor é deveras paciente para conosco! Não se
cansa de recomeçar de novo, cada vez que caímos». Por isso, apesar das nossas
faltas e provocações, o Senhor está de braços abertos para nos acolher e
recomeçar. Que procuremos que na nossa vida, e hoje em particular, esta palavra
ganhe vida em nós. A alegria do cristão está em ser reconhecido pelo amor que
se vê na sua vida, amor que brota de Jesus.
«Mestre, queremos ver
um sinal da tua parte»
+ Rev. D. Lluís ROQUÉ i Roqué (Manresa, Barcelona,
Espanha)
Jesus,
servindo-se de um sinal prodigioso do Antigo Testamento, anuncia, em tom
profético, a sua morte, sepultura e ressurreição: «De fato, assim como Jonas
esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do
Homem estará três dias e três noites no seio da terra» (Mt 12,40), e daí sairá
cheio de vida.
O povo de
Nínive recuperou a amizade com Deus, mediante a conversão e a penitência.
Também nós, através da conversão, da penitência e do Batismo, fomos sepultados
com Cristo e vivemos com Ele e por Ele, agora e para sempre, tendo dado um
verdadeiro passo pascal: da morte para a vida, do pecado para a graça. Libertos
da escravidão do demônio, tornamo-nos filhos de Deus. É o grande prodígio, que
ilumina a nossa fé e a esperança de vivermos amando como Deus manda, possuindo
Deus Amor em plenitude.
Grandes
prodígios, tanto o da Páscoa de Jesus, como o da nossa através do Batismo.
Ninguém os viu, já que Jesus saiu do sepulcro, cheio de vida, e nós saímos do
pecado, cheios de vida divina. Assim o cremos e vivemos evitando cair na
incredulidade daqueles que querem ver para crer, ou dos que gostariam de ver a
Igreja sem a opacidade dos homens que a formam. Que o mistério pascal de
Cristo, que tão profundamente repercute em toda a humanidade e em toda a
criação, nos baste, pois ele é a causa de tantos “milagres da graça”.
A Virgem
Maria confiou na Palavra de Deus, e não teve que correr até ao sepulcro para
embalsamar o corpo de seu Filho e para comprovar que o sepulcro estava vazio:
ela simplesmente acreditou e “viu”.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
* Mateus 12,38: O pedido de doutores
e fariseus por um sinal. Os
fariseus chegam e dizem a Jesus: "Mestre, queremos ver um sinal realizado
por ti". Querem que Jesus realize
para eles um sinal, um milagre, para que eles possam examinar e verificar se
Jesus é ou não o enviado por Deus conforme eles o imaginavam e esperavam.
Querem prová-lo. Querem que se Jesus se submeta aos critérios deles, para que
possam enquadrá-lo dentro do esquema do messianismo deles. Não há neles
abertura para uma possível conversão. Não tinham entendido nada de tudo que
Jesus tinha feito.
* Mateus 12,39: A resposta de Jesus:
o sinal de Jonas. Jesus
não se submete ao pedido das autoridades religiosas, pois não há sinceridade no
pedido deles. "Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal
lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas”. Estas palavras proferem um
julgamento muito forte a respeito dos doutores e fariseus. Elas evocam o
oráculo de Oséias que denunciava o povo como esposa infiel e adúltera (Os 2,4).
O evangelho de Marcos diz que Jesus, diante do pedido dos fariseus, soltou um
profundo suspiro (Mc 8,12), provavelmente de desgosto e de tristeza diante de
tão grande cegueira. Pois não adianta mostrar uma pintura bonita a quem não
quer abrir os olhos. Quem fecha os olhos não pode ver! O único sinal que lhe
será dado é o sinal de Jonas.
* Mateus 12,41: Aqui está mais do
que Jonas. Jesus
aponta para o futuro: “Assim como Jonas passou três dias e três noites no
ventre da baleia, assim também o Filho do Homem passará três dias e três noites
no seio da terra”. Ou seja, o único sinal será a ressurreição de Jesus que se
prolongará na ressurreição de seus seguidores. Este é o sinal que, futuramente,
vai ser dado aos doutores e fariseus. Eles serão confrontados com o fato de que
Jesus, por eles condenado à morte de cruz, será ressuscitado por Deus e
continuará ressuscitando de muitas maneiras naqueles que nele acreditarem, por
exemplo, ele ressuscitará no testemunho dos apóstolos “pessoas iletradas” que
terão a coragem de enfrentar as autoridades anunciando a ressurreição de Jesus
(At 4,13). O que converte é o testemunho! Não os milagres. “No dia do
julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração, e
a condenarão. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar”. O
povo de Nínive se converteu diante do testemunho da pregação de Jonas e vai
denunciar a incredulidade dos doutores e dos fariseus. Pois “aqui está quem é
maior do que Jonas”.
* Mateus 12,42: Aqui está mais do
que Salomão. A
alusão à conversão do povo de Nínive associou e fez lembrar o episódio da
Rainha de Sabá: “No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra esta
geração, e a condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a
sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão". Esta
evocação quase ocasional do episódio da Rainha de Sabá que reconheceu a
sabedoria de Salomão, mostra como se usava a Bíblia naquele tempo. Era por
associação. A regra principal da interpretação era esta: “A Bíblia se explica
pela Bíblia”. Até hoje, esta é uma das normas mais importantes para a
interpretação da Bíblia, sobretudo para a Leitura Orante da Palavra de Deus.
Para um confronto pessoal
1) Converter-se é mudar não só de comportamento moral,
mas também de ideias e de modo de pensar. Moralista é quem muda de
comportamento, mas mantém seu modo de pensar inalterável. E eu, quem sou?
2) Diante da atual renovação da Igreja, sou fariseu que
pede mais um sinal ou sou como o povo que reconhece que este é o caminho que
Deus quer?
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