1ª Leitura (Os 10,1-3.
7-8. 12): Israel era uma vinha exuberante, que
produzia os seus frutos. Quanto mais abundantes eram os frutos, mais aumentavam
os altares. Quanto mais rica se tornava a sua terra, mais belos eram os
monumentos pagãos. O coração de Israel está dividido, mas agora eles têm de
pagar: o próprio Senhor derrubará os seus altares, destruirá os seus monumentos
pagãos. Então eles vão dizer: «Não temos rei, porque não tememos o Senhor; e
ainda que o tivéssemos, que poderia o rei fazer por nós?». Samaria desaparece
com o seu rei, como uma palha à tona da água. Serão destruídos os lugares altos
da idolatria, que eram o pecado de Israel; espinheiros e cardos crescerão sobre
os seus altares. E gritarão às montanhas: «Cobri-nos!» e às colinas: «Caí sobre
nós!». Semeai segundo a justiça e colhereis o fruto da misericórdia; arroteai
novas terras, porque já é tempo de procurar o Senhor, até que Ele venha
derramar sobre vós a chuva da justiça
Salmo Responsorial:
104
R. Procurai sempre a face do Senhor.
Cantai
salmos e hinos ao Senhor, proclamai todas as suas maravilhas. Gloriai-vos no
seu santo nome, exulte o coração dos que procuram o Senhor.
Considerai
o Senhor e o seu poder, procurai sempre a sua face. Recordai as maravilhas que
Ele operou, os prodígios e os oráculos da sua boca.
Descendentes
de Abraão, seu servo, filhos de Jacob, seu eleito, Ele é o Senhor, o nosso
Deus, e as suas sentenças são lei em toda a terra.
Aleluia. Está próximo
o reino de Deus: arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Aleluia.
Evangelho (Mt 10,1-7):
Naquele tempo, chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar
os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. Estes são os
nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu
irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e
Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas
Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou esses doze, com as
seguintes recomendações: «Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar
nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!
No vosso caminho, proclamai: O Reino dos Céus está próximo».
«Ide e proclamai: O
Reino dos Céus está próximo»
Rev. D. Fernando PERALES i Madueño (Terrassa,
Barcelona, Espanha)
Hoje, o
Evangelho nos mostra Jesus enviando os seus discípulos em missão: «Jesus enviou
esses doze, com as seguintes recomendações» (Mt 10,5). Os doze discípulos
formaram então o Colégio Apostólico, que significa missionário; a Igreja, que
em sua peregrinação terrena, é uma comunidade missionária, pois tem a sua
origem no cumprimento da missão do Filho e do Espírito Santo segundo os
desígnios de Deus Pai. Do mesmo modo que Pedro e os demais apóstolos constituem
um só Colégio Apostólico por instituição do Senhor, assim o Romano Pontífice,
sucessor de Pedro, e os Bispos, sucessores dos Apóstolos, formam um todo sobre
o qual recai o dever de anunciar o Evangelho por toda a terra.
Entre os
discípulos enviados em missão, encontramos aqueles aos quais Cristo conferiu um
lugar destacado e uma maior responsabilidade, como Pedro; e a outros como
Tadeu, do qual quase não temos notícias; afinal, os Evangelhos foram escritos
para nos comunicar a Boa Nova e não para satisfazer nossa curiosidade. Nós, por
nossa parte, devemos rezar por todos os bispos, pelos importantes e pelos menos
conhecidos, e viver em comunhão com eles: «Segui a todos os bispos, como Jesus
Cristo seguiu ao Pai, e ao Colégio dos Anciãos como aos Apóstolos» (Santo
Inácio de Antioquia). Jesus não buscou pessoas instruídas, mas simplesmente as
disponíveis e capazes de segui-lo até o fim. Isto me ensina que eu, como
cristão, também devo sentir-me responsável por uma parte da obra de salvação de
Jesus. Afasto o mal? Ajudo meus irmãos?
Como a obra
está em seu começo, Jesus logo estabelece uns limites: «Não deveis ir aos
territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às
ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: O Reino dos
Céus está próximo» (Mt 10,5-6). Hoje há de se fazer tudo o que se possa, com a
certeza de que Deus chamará a todos os pagãos e samaritanos em outra fase do
trabalho missionário.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
* No capítulo
10 do Evangelho de Mateus começa o segundo grande discurso, o Sermão da Missão.
Mateus organizou o seu evangelho como uma nova edição da Lei de Deus ou como um
novo “pentateuco” com seus cinco livros. Por isso, o seu evangelho traz cinco
grandes discursos ou ensinamentos de Jesus, seguidos por partes narrativas, nas
quais ele descreve como Jesus praticava o que tinha ensinado nos discursos. Eis
o esquema:
Introdução:
nascimento e preparação do Messias (Mt 1 a 4)
1. Sermão da Montanha: a porta de
entrada no Reino (Mt 5 a 7)
Narrativa
Mt 8 e 9
2. Sermão da Missão: como anunciar e
irradiar o Reino (Mt 10)
Narrativa
Mt 11 e 12
3. Sermão das Parábolas: o mistério
do Reino presente na vida (Mt 13)
Narrativa
Mt 14 a 17
4. Sermão da Comunidade: a nova
maneira de conviver no Reino (Mt 18)
Narrativa
19 a 23
5. Sermão da vinda futura do Reino:
a utopia que sustenta a esperança (Mt 24 e 25)
Conclusão: paixão, morte e
ressurreição (Mt 26 a 28).
* O
evangelho de hoje traz o início do Sermão da Missão, no qual se acentuam três
assuntos: (1) o chamado dos
discípulos (Mt 10,1);
(2) a lista dos nomes dos doze
apóstolos que vão ser os destinatários do sermão da missão (Mt 10,2-4);
(3) o envio dos doze (Mt 10,5-7).
* Mateus 10,1: O chamado dos doze
discípulos
Mateus já
tinha falado do chamado dos discípulos (Mt 4,18-22; 9,9). Aqui, no começo do
Sermão da Missão, ele traz um resumo: “Então Jesus chamou seus discípulos e
deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus, e para curar qualquer tipo de
doença e enfermidade”. A tarefa ou missão do discípulo é seguir Jesus, o
Mestre, formando comunidade com ele e realizando a mesma missão de Jesus:
expulsar os espíritos maus, curar qualquer tipo de doença e enfermidade. No
evangelho de Marcos, eles recebem a mesma dupla missão, formulada com outras
palavras: Jesus constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com ele e para
enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios” (Mc 3,14-15). 1)
Estar com ele, isto é, formar comunidade, na qual Jesus é o eixo. 2) Pregar e
ter poder para expulsar demônio, isto é, anunciar a Boa Nova e combater o poder
do mal que estraga a vida do povo e aliena as pessoas. Lucas diz que Jesus
rezou a noite toda e, no dia seguinte, chamou os discípulos. Rezou a Deus para
saber a quem escolher (Lc 6,12-13).
* Mateus 10,2-4: A lista dos nomes
dos doze apóstolos.
Grande
parte destes nomes vem do Antigo Testamento. Por exemplo, Simeão é o nome de um
dos filhos do patriarca Jacó (Gn 29,33). Tiago é o mesmo que Jacó (Gn 25,26).
Judas é o nome de outro filho de Jacó (Gn 35,23). Mateus também tinha o nome de
Levi (Mc 2,14), que é outro filho de Jacó (Gn 35,23). Dos doze apóstolos sete
têm nome que vem do tempo dos patriarcas. Dois se chamam Simão; dois, Tiago;
dois, Judas; um, Levi! Só tem um com nome grego: Filipe. Isto revela o desejo
do povo de refazer a história desde o começo! Seria como hoje numa família bem
brasileira, na qual todos os filhos têm nomes do tempo dos índios Raoni,
Ubiratan, Jussara, etc, e só têm nome americano Washington. Vale a pena pensar
nos nomes que hoje damos para os filhos. Como eles, cada um de nós é chamado
por Deus pelo nome.
* Mateus 10,5-7: O envio ou missão
dos doze apóstolos para as ovelhas perdidas de Israel.
Depois de
ter enumerado os nomes dos doze, Jesus os envia com estas recomendações:
"Não tomem o caminho dos pagãos, e não entrem nas cidades dos samaritanos.
Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Vão e anunciem: O Reino do
Céu está próximo”. Nesta única frase há uma tripla insistência em mostrar que a
preferência da missão é para com a casa de Israel: (1) Não tomar o caminho dos
pagãos, (2) não entrar nas cidades samaritanas, (3) ir primeiro para as ovelhas
perdidas de Israel. Aqui transparece uma resposta à dúvida dos primeiros
cristãos em torno da abertura para os pagãos. Paulo, que afirmava com tanta
firmeza a abertura para os pagãos, concorda em dizer que a Boa Nova trazida por
Jesus devia ser anunciada primeiro aos judeus e, depois, aos pagãos (Rom 9,1 a
11,36; cf. At 1,8; 11,3; 13,46; 15,1.5.23-29). Mais adiante, no mesmo evangelho
de Mateus, na conversa de Jesus com a mulher cananeia, acontecerá a abertura
para os pagãos (Mt 15,21-29).
* O envio dos apóstolos para todos
os povos. Depois da
ressurreição de Jesus, há vários episódios do envio dos apóstolos não só para
os judeus, mas para todos os povos. Em Mateus: “Ide e fazei que todas as nações
se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estarei com
convosco todos os dias até à consumação dos séculos” (Mt 28,19-20). Em Marcos:
“Ide por todo mundo, proclamai a Boa Nova a toda criatura. Aquele que crer e
for batizado será salvo; o que não crer será condenado” (Mc 15-16). Em Lucas:
"Assim está escrito: O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no
terceiro dia, e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados
a todas as nações, começando por Jerusalém. E vocês são testemunhas disso. (Lc
24,46-48; At 1,8) João resume tudo nesta frase: “Como Pai me enviou, eu envio
vocês!” (Jo 20,21):
Para um confronto pessoal
1. Você já pensou no significado do seu nome? Já
perguntou a seus pais por que motivo lhe deram o nome que você tem? Você gosta
do seu nome?
2. Jesus chama os discípulos. O seu chamado tem uma dupla
finalidade: formar comunidade e ir em missão. Como vivo esta dupla finalidade
na minha vida?
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