1ª Leitura (At 2 Cor
4, 7-15): Irmãos: Nós trazemos em vasos de
barro o tesouro do nosso ministério, para que se reconheça que um poder tão
sublime vem de Deus e não de nós. Em tudo somos oprimidos, mas não esmagados;
andamos perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não abandonados;
abatidos, mas não aniquilados. Levamos sempre e em toda a parte no nosso corpo
os sofrimentos da morte de Jesus, a fim de que se manifeste também no nosso
corpo a vida de Jesus. Porque, estando ainda vivos, somos constantemente
entregues à morte por causa de Jesus, para que se manifeste também na nossa
carne mortal a vida de Jesus. E assim, a morte atua em nós e a vida em vós. Diz
a Escritura: «Acreditei; por isso falei». Com este mesmo espírito de fé, também
nós acreditamos, e por isso falamos, sabendo que Aquele que ressuscitou o
Senhor Jesus também nos há de ressuscitar com Jesus e nos levará convosco para
junto d’Ele. Tudo isto é por vossa causa, para que uma graça mais abundante
multiplique as ações de graças de um maior número de cristãos para glória de
Deus.
Salmo Responsorial:
126
R. Os que semeiam com lágrimas
recolhem com alegria.
Quando o
Senhor fez regressar os cativos de Sião, parecia-nos viver um sonho. Da nossa
boca brotavam expressões de alegria e de nossos lábios cânticos de júbilo.
Diziam
então os pagãos: «O Senhor fez por eles grandes coisas». Sim, grandes coisas
fez por nós o Senhor, estamos exultantes de alegria.
Fazei
regressar, Senhor, os nossos cativos, como as torrentes do deserto. Os que
semeiam em lágrimas recolhem com alegria.
À ida, vão
a chorar, levando as sementes; à volta, vêm a cantar, trazendo os molhos de
espigas.
2ª Leitura (2Cor
4,7-15): Irmãos: Nós trazemos em vasos de
barro o tesouro do nosso ministério, para que se reconheça que um poder tão
sublime vem de Deus e não de nós. Em tudo somos oprimidos, mas não esmagados;
andamos perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não abandonados;
abatidos, mas não aniquilados. Levamos sempre e em toda a parte no nosso corpo
os sofrimentos da morte de Jesus, a fim de que se manifeste também no nosso
corpo a vida de Jesus. Porque, estando ainda vivos, somos constantemente
entregues à morte por causa de Jesus, para que se manifeste também na nossa
carne mortal a vida de Jesus. E assim, a morte atua em nós e a vida em vós. Diz
a Escritura: «Acreditei; por isso falei». Com este mesmo espírito de fé, também
nós acreditamos, e por isso falamos, sabendo que Aquele que ressuscitou o
Senhor Jesus também nos há de ressuscitar com Jesus e nos levará convosco para
junto d’Ele. Tudo isto é por vossa causa, para que uma graça mais abundante
multiplique as ações de graças de um maior número de cristãos para glória de
Deus.
Aleluia. Eu vos
escolhi do mundo, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça.
Aleluia.
Evangelho (Mt
20,20-28): A mãe dos filhos de Zebedeu, com
seus filhos, aproximou-se de Jesus e prostrou-se para lhe fazer um pedido. Ele
perguntou: «Que queres?». Ela respondeu: «Manda que estes meus dois filhos se
sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda». Jesus disse:
«Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber?».
Eles responderam: «Sim, podemos». Declarou Jesus: «Do meu cálice bebereis, mas
o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles
a quem meu Pai o preparou». Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados
com os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: «Sabeis que os chefes das
nações as dominam e os grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deverá ser
assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem
quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não
veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos».
«Podes beber do cálice
que eu vou beber?»
Mons. Octavio RUIZ Arenas Secretário do Pontifício
Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, o
episódio que nos narra este fragmento do Evangelho nos põe diante a uma
situação que ocorre com muita frequência nas diferentes comunidades cristãs.
João e Santiago foram muito generosos ao abandonar sua casa e suas redes para
seguir Jesus. Escutaram que o Senhor anuncia um Reino e que oferece a vida
eterna, mas não chegam a entender ainda a nova dimensão que apresenta o Senhor
e, por isso, sua mãe pedir a algo bom, mas que estão nas simples aspirações
humanas: «Manda que estes dois filhos meus que se sentem, um a tua direita e
outro a tua esquerda, em teu Reino» (Mt 20,21).
Igualmente,
nós escutamos e seguimos o Senhor, como fizeram os primeiros discípulos de
Jesus, mas não sempre chegamos entender totalmente sua mensagem e nos deixamos
levar por interesses pessoais ou ambições dentro da igreja. Esquecemos que ao
aceitar ao Senhor, temos que entregarmos confiança e de maneira plena a Ele,
que não podemos pensar em obter a gloria sem ter aceitado a cruz.
A resposta
que lhes dá Jesus pões exatamente a entonação neste aspecto: para participar de
seu Reino, o que importa é aceitar beber de seu próprio «cálice» (cf. Mt
20,22), ou seja, estar dispostos a entregar nossa vida por amor a Deus e
dedicarmos ao serviço de nossos irmãos, com a mesma atitude de misericórdia que
teve Jesus. O Papa Francisco, em sua primeira homilia, ressaltava que para
seguir a Jesus devemos caminhar com a cruz, pois «quando caminhamos sem a cruz,
quando confessamos um Cristo sem cruz, não somos discípulos do Senhor».
«Não sabeis o que
estais pedindo (...) sentar-se à minha direita e à minha esquerda (...) é para
aqueles a quem meu Pai o preparou»
+ Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret (Vic, Barcelona,
Espanha)
Hoje, no
fragmento do Evangelho de São Mateus encontramos vários ensinamentos. Vou
destacar apenas um, aquele que se refere ao absoluto domínio de Deus sobre a
História: tanto a de todos os homens em seu conjunto (a humanidade), como a de
todos e cada um dos grupos humanos (no caso, por exemplo, o grupo familiar dos
Zebedeus), como também a de cada indivíduo. Por isto Jesus disse-lhes
claramente: «Não sabeis o que estais pedindo» (Mt 20,22).
Se sentarão
à direita de Jesus Cristo aqueles a quem seu Pai tenha destinado: «Mas o
sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles
a quem meu Pai o preparou» (Mt 20,23). Assim, tal como se escuta. Como escreve
Cervantes na célebre obra Dom Quixote: «Não se move a folha na árvore, sem a
vontade do Senhor». E isto é assim porque Deus é Deus. Dito de outro jeito: se
não fosse assim, Deus não seria Deus.
Na presença
disso, que indiscutivelmente se sobrepõe a todo condicionamento humano, aos
homens só resta, em princípio, à aceitação e a adoração (porque Deus se nos
revelou como o Absoluto); a confiança e o amor enquanto caminhamos (porque Deus
se revelou a nós, também, como Pai); e no final... no final, o maior e o mais
definitivo: sentar-nos junto à Jesus (à sua direita ou à sua esquerda, isso é
uma questão secundária, sem dúvida).
O enigma da
eleição e da predestinação divinas só se resolve, da nossa parte, com a
confiança. Mais vale um miligrama de confiança depositado no coração de Deus,
que todo o peso do universo pressionando sobre nosso pobre prato da balança. Na
verdade, «Santiago viveu pouco tempo, pois já demonstrava uma grande fé:
desprezou todas as coisas humanas e ascendeu a um patamar tão inefável, que
morreu imediatamente» (São João Crisóstomo).
Reflexão de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
* Jesus e os discípulos estão a
caminho de Jerusalém (Mt 20,17).
Jesus sabe que vão matá-lo (Mt 20,8). O profeta Isaías já o tinha anunciado (Is
50,4-6; 53,1-10). Sua morte não será fruto de um destino cego ou de um plano já
preestabelecido, mas será consequência do compromisso livremente assumido de
ser fiel à missão que recebeu do Pai junto aos pobres da sua terra. Jesus já
tinha avisado que o discípulo deve seguir o mestre e carregar sua cruz atrás
dele (Mt 16,21.24), Mas os discípulos não entendiam bem o que estava
acontecendo (Mt 16,22-23; 17,23). O sofrimento e a cruz não combinavam com a ideia
que eles tinham do messias.
* Mateus 20,20-21: O pedido da mãe
dos filhos de Zebedeu
Os discípulos
não só não entendem, mas continuam com suas ambições pessoais. A mãe dos filhos
de Zebedeu, como porta-voz de seus dois filhos Tiago e João, chega perto de
Jesus para pedir um favor: "Promete que meus dois filhos se sentem, um à
tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino". Eles não tinham
entendido a proposta de Jesus. Estavam preocupados só com os próprios
interesses. Isto reflete as tensões nas comunidades, tanto no tempo de Jesus e
de Mateus, como hoje nas nossas comunidades.
* Mateus 20,22-23: A resposta de
Jesus
Jesus reage
com firmeza. Ele responde aos filhos e não à mãe: "Vocês não sabem o que
estão pedindo. Por acaso, vocês podem beber o cálice que eu vou beber?"
Trata-se do cálice do sofrimento. Jesus quer saber se eles, em vez do lugar de
honra, aceitam entregar sua vida até à morte. Os dois respondem: “Podemos!” Era
uma resposta sincera e Jesus confirma: "Vocês vão beber do meu cálice”. Ao
mesmo tempo, parece uma resposta precipitada, pois, poucos dias depois,
abandonaram Jesus e o deixaram sozinho na hora do sofrimento (Mt 26,51). Eles
não têm muita consciência crítica, nem percebem sua realidade pessoal. E Jesus
completa: “Não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou esquerda. É
meu Pai quem dará esses lugares àqueles para os quais ele mesmo preparou".
O que ele, Jesus, tem para oferecer é o cálice do sofrimento da cruz.
* Mateus 20,24-27: Entre vocês não
seja assim
“Quando os
outros dez discípulos ouviram isso, ficaram com raiva dos dois irmãos”. O
pedido que a mãe fez em nome dos dois, provocou briga e discussão no grupo.
Jesus os chamou e falou sobre o exercício do poder: “Vocês sabem: os
governadores das nações têm poder sobre elas, e os grandes têm autoridade sobre
elas. Entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve
tornar-se o servidor de vocês; e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá
tornar-se servo de vocês. Entre vocês
não deve ser assim! Quem quiser ser o maior, seja o servidor de todos!”.
Naquele tempo, os que detinham o poder não prestavam conta ao povo. Agiam
conforme bem entendiam (cf. Mc 14,3-12). O império romano controlava o mundo e
o mantinha submisso pela força das armas e, assim, através de tributos, taxas e
impostos, conseguia concentrar a riqueza dos povos na mão de poucos lá em Roma.
A sociedade era caracterizada pelo exercício repressivo e abusivo do poder.
Jesus tem outra proposta. Ele traz ensinamentos contra os privilégios e contra
a rivalidade. Inverte o sistema e insiste na atitude de serviço como remédio
contra a ambição pessoal. A comunidade deve preparar uma alternativa. Quando
império romano desintegrar, vítima das suas próprias contradições internas, as
comunidades deverão estar preparadas para oferecer ao povo um modelo
alternativo de convivência social.
* Mateus 20,28: O resumo da vida de Jesus
Jesus
define a sua vida e a sua missão: “O Filho do Homem não veio para ser servido.
Ele veio para servir, e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.
Nesta auto definição de Jesus estão implicados três títulos que o definem e que
eram para os primeiros cristãos o início da Cristologia: Filho do Homem, Servo
de Javé e Irmão mais velho (Parente próximo ou Goêl). Jesus é o messias Servidor, anunciado pelo
profeta Isaías (cf. Is 42,1-9; 49,1-6; 50,4-9; 52,13-53,12). Aprendeu da mãe
que disse: “Eis aqui a serva do Senhor!” (Lc 1,38). Proposta totalmente nova
para a sociedade daquele tempo.
Para um confronto pessoal
1. Tiago e João pedem favores, Jesus promete sofrimento.
E eu, o que busco na minha relação com Deus e o que peço na oração? Como acolho
o sofrimento que acontece na vida e que é o contrário daquilo que pedimos na
oração?
2. Jesus diz: “Entre vocês não deve ser assim!” Nosso
jeito de viver na comunidade e na igreja está de acordo com este conselho de
Jesus?
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