Sto Avertano de Lucca Religioso de nossa Ordem |
1ª Leitura (Jn 3,1-10): A palavra do
Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande
cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se
e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos
olhos de Deus; levava três dias a atravessar. Jonas entrou na cidade e caminhou
durante um dia, apregoando: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os
habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se
de sacos, desde o maior ao menor. Logo que a notícia chegou ao rei de Nínive,
ele ergueu-se do trono e tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a
cinza. Depois foi proclamado em Nínive um decreto do rei e dos seus ministros,
que dizia: «Os homens e os animais, os bois e as ovelhas, não provem alimento,
não pastem nem bebam água. Os homens e os animais revistam-se de sacos e clamem
a Deus com vigor; afaste-se cada um do seu mau caminho e das violências que
tenha praticado. Quem sabe? Talvez Deus reconsidere e desista, acalmando o
ardor da sua ira, de modo que não pereçamos».
Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho,
desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou.
Salmo Responsorial: 50
R. Não desprezeis, Senhor, o nosso coração humilhado e contrito.
Compadecei-Vos de mim, ó Deus,
pela vossa bondade, pela vossa grande misericórdia apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as culpas.
Criai em mim, ó Deus, um coração
puro e fazei nascer dentro de mim um espírito firme. Não queirais afastar-me da
vossa presença e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.
Não é do sacrifício que Vos
agradais e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis. Sacrifício
agradável a Deus é o espírito arrependido: não desprezareis, Senhor, um
espírito humilhado e contrito.
Convertei-vos a Mim de todo o coração, diz o Senhor; porque sou benigno
e misericordioso.
Evangelho (Lc 11,29-32): E,
ajuntando-se a multidão, começou a dizer: «Maligna é esta geração; ela pede um
sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas;
Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem
o será também para esta geração. A rainha do sul se levantará no juízo com os
homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir
a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão. Os homens
de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se
converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que
Jonas».
«Assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o
será também para esta geração»
Fr. Roger J. LANDRY (Hyannis,
Massachusetts, Estados Unidos)
Beato Romeu Religioso de nossa Ordem |
Hoje, Jesus nos diz que o sinal
que dará à “geração malvada”, de fato, assim como Jonas foi um sinal para os
ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração (cf. Lc 11,30).
Da mesma maneira que Jonas deixou que o lançasse pela margem para acalmar a
tempestade que ameaçava com afundá-los — e, assim, salvar a vida da
tripulação—, do mesmo modo que Jesus permitiu que o lançassem pela margem para
acalmar as tempestades do pecado que põem em perigo nossas vidas. E, de igual
forma que Jonas passou três dias no ventre da baleia antes que esta o vomitara
são e salvo a terra, assim Jesus passaria três dias no seio da terra antes de
abandonar a tumba (cf. Mt 12,40).
O sinal que Jesus dará aos
“malvados” de cada geração é sua morte e ressurreição. Sua morte, aceita
livremente, é o sinal do incrível amor de Deus por nós: Jesus deu sua vida para
salvar a nossa. E sua ressurreição de entre os mortos é o sinal de seu divino
poder. Trata-se do sinal mais poderoso e comovedor jamais dado.
Mas, Jesus é também a sinal de
Jonas em outro sentido. Jonas foi um ícone e um meio de conversação. Quando em suas
prédicas «Jonas entrou na cidade e começou a percorrê-la, caminhando um dia
inteiro. Ele dizia: «Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!» (Jon 3,4)
adverte aos ninivitas pagãos, estes se convertem, pois todos eles — desde o rei
até as crianças e animais— se cobrem com serapilheira e cinzas. No dia do
julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração.
Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é
maior do que Jonas.” (cf. Lc 11,32) predicando a conversão a todos nós: Ele o
próprio Jesus. Portanto, nossa conversão deveria ser igualmente exaustiva.
«Pois Jonas era um servente»,
escreve São João Crisóstomo na pessoa de Jesus Cristo, «mas eu sou o Mestre; e
ele foi jogado pela baleia, mas eu ressuscitei dos mortos; e ele proclamava a
destruição, mas vim a predicar a Boas Novas e o Reino».
Na semana passada, na
quarta-feira de Cinza, nos cobrimos com cinza, e cada um escutou as palavras da
primeira homilia de Jesus Cristo, «O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus
está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia» (cf. Mc 1,15). A
pergunta que devemos fazer-nos é: — Respondido já com uma profunda conversão
como a dos ninivitas e abraçado aquele Evangelho?
«Eis aqui está quem é maior do que Salomão (...) e eis aqui está quem é
maior do que Jonas»
Rev. D. Antoni CAROL i
Hostench (Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
São Casimiro , leigo |
Deus — que é Pai— não nos
abandonou: «O cristianismo é graça, é a surpresa de um Deus que, não satisfeito
com criar o mundo e o homem, saiu ao encontro da sua criatura» (João Paulo II).
Encontramo-nos começando a
Quaresma: Não deixemos passar a oportunidade que nos oferece a Igreja: «É agora
o momento favorável, é agora o dia da salvação» (2Cor 6,2) Depois de contemplar
na Paixão o rosto doloroso de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda pediremos mais
sinais de seu amor? «Aquele que não cometeu pecado, Deus o fez pecado por nós,
para que nele nos tornemos justiça de Deus» (2Cor 5,21). Mais ainda: «Deus, que
não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como é que, com
ele, não nos daria tudo?» (Rom 8,32). Ainda queremos mais sinais?
No rosto ensanguentado de Cristo
« Eis aqui está quem é maior do que Salomão (...) e eis aqui está quem é maior
do que Jonas» (Lc 11,31-32). Este rosto sofrido da hora extrema, da hora da
Cruz é «Mistério no mistério, diante do qual o ser humano pode apenas
prostrar-se em adoração. De fato, «Para transmitir ao homem o rosto do Pai,
Jesus teve não apenas de assumir o rosto do homem, mas de tomar inclusivamente
o ”rosto” do pecado» (João Paulo II). Queremos mais sinais?
«Eis o homem!» (Jo 19,5): Eis
aqui o grande sinal. Contemplemo-lo desde o silêncio do “deserto” da oração: «O
que todo cristão deve fazer em qualquer tempo [rezar], agora deve fazê-lo com
mais solicitude e com mais devoção: assim cumpriremos a instituição apostólica
dos quarenta dias» (São Leão Magno, papa).
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
A liturgia privilegia os textos
que possam ajudar-nos na conversão e na mudança de vida. Aquilo que melhor
ajuda na conversão são os fatos da história do povo de Deus. No evangelho de
hoje, Jesus traz dois episódios do passado: de Jonas e da rainha de Sabá, e os
transforma em espelho para o povo olhar nele e descobrir o apelo de Deus à
conversão.
* Lucas 11,29: A geração má que
pede um sinal.
Jesus chama a geração de má,
porque ela não quer acreditar em Jesus e vive pedindo sinais que possam
legitimar Jesus como enviado de Deus. Mas Jesus recusa dar um sinal, pois, no
fundo, se eles pedem um sinal é porque não querem crer. O único sinal que vai
ser dado é o sinal de Jonas.
* Lucas 11,30: O Sinal de Jonas.
O sinal de Jonas tem dois
aspectos. O primeiro é o que afirma o texto de Lucas no evangelho de hoje.
Jonas foi um sinal para o povo de Nínive através da sua pregação. Ouvindo
Jonas, o povo se converteu. Assim, a pregação de Jesus estava sendo um sinal
para o seu próprio povo, mas o povo não dava sinais de conversão. O outro
aspecto é o que afirma o evangelho de Mateus por ocasião do mesmo episódio:
“Assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre da baleia, assim
também o Filho do Homem passará três dias e três noites no seio da terra” (Mt
12,40). Quando Jonas foi cuspido na praia, ele foi anunciar a palavra de Deus
ao povo de Nínive. Da mesma maneira, depois da morte e ressurreição no terceiro
dia, A Boa Nova será anunciada ao povo da Judéia.
* Lucas 11,31: A Rainha de Sabá.
Em seguida, Jesus evoca a
história da Rainha de Sabá que veio de longe para ver Salomão e aprender da
sabedoria dele (cf. 1Rs 10,1-10). E por duas vezes Jesus afirma: “E aqui está
quem é maior do que Salomão”. “E aqui
está quem é maior do que Jonas”.
* Um aspecto muito
importante que está por detrás desta discussão entre Jesus os líderes do seu
povo é a maneira diferente como ele, Jesus, e os seus adversários se colocavam
frente a Deus. O livro de Jonas é uma parábola, que critica a mentalidade
daqueles que queriam Deus só para os Judeus. Na história de Jonas, os pagãos se
converteram diante da pregação de Jonas e Deus os acolheu na sua bondade e não
destruiu a cidade. Quando viu que Deus acolheu o povo de Nínive e não destruiu
a cidade, “Jonas ficou muito desgostoso e irado. E rezou a Javé: "Ah!
Javé! Não era justamente isso que eu dizia quando estava na minha terra? Foi
por isso que eu corri, tentando fugir para Társis, pois eu sabia que tu és um
Deus compassivo e clemente, lento para a ira e cheio de amor, e que voltas
atrás nas ameaças feitas. Se é assim, Javé, tira a minha vida, pois eu acho
melhor morrer do que ficar vivo" (Jonas 4,1-3). Por isso, Jonas era um
sinal para os judeus do tempo de Jesus e continua sendo um sinal também para
nós cristãos. Pois, imperceptivelmente, como em Jonas aparece também em nós uma
mentalidade de que nós cristãos temos uma espécie de monopólio de Deus e que
todos os outros devem tornar-se cristãos. Isto seria proselitismo. Jesus não
pede que todos sejam cristãos. Ele pede que todos se tornem discípulos (Mt
28,19), isto é, sejam pessoas que como ele, irradiem e anunciem a Boa Nova do
amor de Deus para todos os povos ao redor (Mc 16,15).
Para um confronto pessoal
1) Quaresma, tempo de conversão. O que deve mudar na imagem que
tenho de Deus? Sou como Jonas ou como Jesus?
2) Minha fé está baseada em que? Em sinais ou na palavra do próprio
Jesus?
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