Sto Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir |
1ª
Leitura (Rm 3,21-30a): Irmãos: Independentemente da Lei de
Moisés, manifestou-se agora a justiça de Deus, de que dão testemunho a Lei e os
Profetas; porque a justiça de Deus vem pela fé em Jesus Cristo, para todos e
sobre todos os crentes. De facto não há distinção alguma, porque todos pecaram
e estão privados da glória de Deus; e todos são justificados de maneira
gratuita pela sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus, que
Deus apresentou como vítima de propiciação, mediante a fé, pelo seu sangue.
Assim Deus manifestava a sua justiça, tolerando as faltas outrora cometidas, no
tempo da sua paciência. Ele quis manifestar a sua justiça no tempo presente,
não só para ser justo, mas também para justificar aquele que vive da fé em
Jesus. Onde está então o motivo para alguém se gloriar? Fica eliminado. Por que
lei? Pela lei das obras? Não. Pela lei da fé. Na verdade, estamos convencidos
de que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei. Deus será somente
Deus dos judeus? Não o será também dos gentios? Sim, Ele é também Deus dos
gentios, porque há um só Deus.
Salmo
Responsorial: 129
R. No Senhor está a
misericórdia e abundante redenção.
Do
profundo abismo chamo por Vós, Senhor, Senhor, escutai a minha voz. Estejam os
vossos ouvidos atentos à voz da minha súplica.
Se
tiverdes em conta as nossas faltas, Senhor, quem poderá salvar-se? Mas em Vós
está o perdão, para Vos servirmos com reverência.
Eu
confio no Senhor, a minha alma espera na sua palavra. A minha alma espera pelo
Senhor mais do que as sentinelas pela aurora.
Aleluia. Eu sou o
caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor: ninguém vai ao Pai senão por Mim.
Aleluia.
Evangelho
(Lc 11,47-54): Naquele tempo, o Senhor disse: «Ai
de vós, porque construís os túmulos dos profetas! No entanto, foram vossos pais
que os mataram. Com isso, sois testemunhas e aprovais as ações de vossos pais,
pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria
de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e a alguns, eles
matarão ou perseguirão; por isso se pedirá conta a esta geração do sangue de
todos os profetas derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel
até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o Santuário. Sim, eu
vos digo: esta geração terá de prestar conta disso. Ai de vós, doutores da Lei,
porque ficastes com a chave da ciência: vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes
os que queriam entrar». Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus
começaram a importuná-lo e a provocá-lo em muitos pontos, armando ciladas para
apanhá-lo em suas próprias palavras.
«Construís os túmulos
dos profetas! No entanto, foram vossos pais que os mataram»
Rev. D. Pedro-José YNARAJA i Díaz (El Montanyà,
Barcelona, Espanha)
Hoje
o Evangelho nos fala do sentido, aceitação e trato dado aos profetas: «Eu lhes
enviarei profetas e apóstolos, e a alguns, eles matarão ou perseguirão» (Lc
11,49).
São
pessoas de diferente condição social ou religiosa, que tem recebido a mensagem
divina e tem se impregnado dela; impulsionadas pelo Espírito, o expressam com
signos ou palavras compreensíveis para seu tempo. É uma mensagem transmitida
através de discursos, nunca lisonjeiros, ou ações, quase sempre difíceis de
aceitar. Uma característica da profecia é sua incomodidade. O dom resulta
incômodo para aquele que o recebe, o esfolia internamente e, é molesto para seu
entorno, que hoje, graças à Internet ou aos satélites, pode se estender ao
mundo todo.
Os
contemporâneos do profeta pretendem o condenar ao silêncio, o caluniam, o
desacreditam, assim até que morre. Chega então o momento de lhe erigir o
sepulcro e, de lhe organizar homenagens, quando já não incomoda. Não faltam
atualmente profetas que gozam de fama universal. A Madre Teresa, João XXIII,
Monsenhor Romero... Lembramo-nos daquilo que nos reclamavam e nos exigiam?
Aplicamos o que nos fizeram ver? A nossa geração se lhe pedirá contas sob a
capa de ozônio que destruiu, da desertificação que nossa dilapidação de água
causou, mas também do ostracismo que temos reduzido aos nossos profetas
Ainda
há pessoas que se reservam para elas o direito de saber em exclusiva, que o
compartilham “no melhor dos casos” com os seus, com aqueles que lhe permitem
continuar no colo dos seus sucessos e da fama. Pessoas que fecham o passo aos
que tentam entrar nos âmbitos do conhecimento, não seja que talvez saibam tanto
quanto eles e os ultrapassem: «Ai de vós, doutores da Lei, porque ficastes com
a chave da ciência! vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam
entrar».
Agora,
como nos tempos de Jesus, muitos analisam frases e estudam textos para
desacreditar aos que incomodam com suas palavras: É esse nosso agir? «Não há
nada mais perigoso que julgar as coisas de Deus com os discursos humanos» (São
João Crisóstomo).
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
* Novamente, pela enésima vez, o
evangelho de hoje fala do conflito entre Jesus e as autoridades religiosas da
época.
* Lucas 11,47-48: Ai
de vocês, que constroem túmulos para os profetas
“Ai
de vocês, porque constroem túmulos para os profetas; no entanto, foram os pais
de vocês que os mataram. Com isso, vocês são testemunhas e aprovam as obras dos
pais de vocês, pois eles mataram os profetas, e vocês constroem os túmulos”.
Mateus diz que se trata de escribas e fariseus (Mt 23,19). O raciocínio de
Jesus é claro. Se os pais mataram os profetas e os filhos construíram os
túmulos, é porque os filhos aprovaram o crime dos pais. Além disso, todo mundo
sabe que profeta morto não incomoda. Deste modo os filhos tornam-se testemunhas
e cúmplices no mesmo crime (cf. Mt 23,29-32).
* Lucas 11,49-51:
Pedir contas do sangue derramado desde a criação do mundo
“É
por isso que a sabedoria de Deus disse: 'Eu lhes enviarei profetas e apóstolos.
Eles os matarão e perseguirão, a fim de que se peçam contas a esta geração do
sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue
de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário'.
Sim, eu digo a vocês: pedirão contas disso a esta geração”. Comparado com o
evangelho de Mateus, Lucas costuma oferecer uma versão abreviada do texto de
Mateus. Mas aqui ele acrescentou a observação: “derramado desde a criação do
mundo, desde o sangue de Abel”. Ele fez a mesma coisa com a genealogia de
Jesus. Mateus, que escrevia para os judeus convertidos, começa em Abraão (Mt
1,1.2.17), enquanto Lucas vai até Adão (Lc 3,38). Lucas universaliza e inclui
os pagãos, pois escreve o seu evangelho para os pagãos convertidos. A
informação sobre o assassinato de Zacarias no Templo é dada pelo livro das
Crônicas: “Então o espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote
Joiada. Ele se dirigiu ao povo e disse: "Assim fala Deus: Por que é que
vocês estão desobedecendo aos mandamentos de Javé? Vocês vão se arruinar. Vocês
abandonaram Javé, e ele também os abandona!" Então eles se reuniram contra
o profeta e, por ordem do rei, o apedrejaram no pátio do Templo de Javé”. (2Cr 24,20-21). Jesus conhecia a história do
seu povo até nas minúcias. Ele sabe que vai ser o próximo na lista de Abel até
Zacarias. Até hoje a lista continua aberta. Muita gente é morta pela causa da
justiça e da verdade.
* Lucas 11,52: Ai de
vocês, especialistas em leis
“Ai
de vocês, especialistas em leis, porque vocês se apoderaram da chave da
ciência. Vocês mesmos não entraram, e impediram os que queriam entrar".
Fecham o Reino como? Eles pensam ter o monopólio da ciência a respeito de Deus
e da lei de Deus e impõem o seu modo de ver aos outros, sem deixar margem para
um pensamento diferente. Apresentam Deus apenas como juiz severo e em nome de
Deus impõem leis e normas que não têm nada a ver com os mandamentos de Deus,
falsificam a imagem do Reino e matam nos outros o desejo de servir a Deus e ao
Reino. Uma comunidade que se organiza ao redor deste falso deus “não entra no
Reino”, nem é expressão do Reino, e impede que seus membros entrem no Reino. É
importante notar a diferença entre Mateus e Lucas. Mateus fala da entrada no
Reino do céu e a frase é redigida na forma verbal do presente: "Ai de
vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o Reino do Céu para
os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam” (Mt 23,13).
A expressão entrar no Reino do Céu pode significar entrar no céu depois da
morte, mas é mais provável que se trate da entrada na comunidade ao redor de
Jesus e nas comunidades dos primeiros cristãos. Lucas fala da chave da ciência
e a frase é redigida na forma verbal do passado. Lucas simplesmente consta que
a pretensão dos escribas de possuir a chave da ciência a respeito de Deus e da
lei de Deus impediu a eles de reconhecer Jesus como Messias e impediu que o
povo judeu reconhecesse Jesus como messias: Vocês se apoderaram da chave da
ciência. Vocês mesmos não entraram, e impediram os que queriam entrar.
* Lucas 11,53-54:
Reação contra Jesus
A
reação das autoridades religiosas contra Jesus foi imediata. “Quando Jesus saiu
daí, os doutores da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo
sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa em qualquer
coisa que saísse de sua boca”. Considerando-se os únicos intérpretes
verdadeiros da lei de Deus, tentam provocar Jesus em torno da interpretação da
Bíblia para poder pegá-lo de surpresa em qualquer coisa que saísse de sua boca.
Assim, continua e cresce a oposição contra Jesus e cresce o desejo de
elimina-lo (Lc 6,11; 11,53-54; 19,48; 20,19-20; 22,2).
Para um confronto
pessoal
1) Muitas pessoas que queriam entrar
foram impedidos de entrar ou deixaram de crer por causa de atitudes anti-evangélicas
de sacerdotes. Você tem experiência neste ponto?
2) Os escribas começaram a criticar
Jesus que pensava e agia diferente deles. Não é difícil encontrar motivos para
criticar quem pensa diferente de nós. Você tem experiência neste ponto?
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