1ª Leitura (Lev
19,1-2.11-18): O Senhor dirigiu-Se a Moisés,
dizendo: «Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede
santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. Não furtareis, não direis
mentiras, nem cometereis fraudes uns com os outros. Não prestarás juramento
falso, invocando o meu nome, pois profanarias o nome do teu Deus. Eu sou o
Senhor. Não oprimirás nem expropriarás o teu próximo. Não ficará contigo até ao
dia seguinte o salário do jornaleiro. Não insultarás um surdo nem colocarás
tropeços diante de um cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. Não
cometerás injustiças nos teus julgamentos: não favorecerás indevidamente um
pobre, nem darás preferência ao poderoso; julgarás o teu próximo segundo a
justiça. Não caluniarás os teus parentes, nem conspirarás contra a vida do teu
próximo. Eu sou o Senhor. Não odiarás do íntimo do coração os teus irmãos, mas
corrigirás o teu próximo, para não incorreres em falta por causa dele. Não te
vingarás, nem guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu
próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor’».
Salmo Responsorial: 18
R. As vossas palavras, Senhor, são espírito
e vida.
A lei do
Senhor é perfeita, ela reconforta a alma; as ordens do Senhor são firmes, dão
sabedoria aos simples.
Os
preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; Os mandamentos do Senhor são
claros
e iluminam
os olhos.
O temor do
Senhor é puro e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são retos.
Aceitai as
palavras da minha boca e os pensamentos do meu coração estejam na vossa presença:
Vós,
Senhor, sois o meu amparo e redentor.
Agora é o tempo
favorável, agora é o dia da salvação.
Evangelho (Mt
25,31-46): «Quando o Filho do Homem vier em sua
glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu trono glorioso.
Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos
outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as
ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que
estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o
Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com
fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era
forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e
cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’. Então os justos lhe
perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com
sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos
em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e
fomos te visitar?’. Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas
as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi
a mim que o fizestes!’. Depois, o Rei
dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para
o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com
fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber; eu era
forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na
prisão, e não fostes visitar-me. E estes responderão: ‘Senhor, quando foi que
te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te
servimos?’ Então, o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo, todas as vezes
que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de
fazer!’ E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida
eterna».
«Todas as vezes que
não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de
fazer!»
Rev. D. Joaquim MONRÓS i Guitart (Tarragona, Espanha)
Hoje é-nos
recordado o juízo final, «quando o Filho do Homem vier em sua glória,
acompanhado de todos os anjos» (Mt 25.31), e é-nos sublinhado que dar de comer,
beber, vestir… resultam obras de amor para um cristão, quando ao fazê-las se
sabe ver nelas o próprio Cristo.
Diz São
João da Cruz: «À tarde te examinarão no amor. Aprende a amar a Deus como Deus
quer ser amado e deixa a tua própria condição». Não fazer uma coisa que tem que
ser feita, em serviço dos outros filhos de Deus e nossos irmãos, supõe deixar
Cristo sem estes detalhes de amor devido: pecados de omissão.
O Concilio
Vaticano II, e a Gaudium et spes, ao explicar as exigências da caridade cristã,
que dá sentido à chamada assistência social, diz: «Sobretudo em nossos dias,
urge a obrigação de nos tornarmos o próximo de todo e qualquer homem, e de o
servir efetivamente quando vem ao nosso encontro, quer seja o ancião, abandonado
de todos, ou o operário estrangeiro injustamente desprezado, ou o exilado, ou o
filho duma união ilegítima que sofre injustamente por causa dum pecado que não
cometeu, ou o indigente que interpela a nossa consciência, recordando a palavra
do Senhor: «todas as vezes que o fizestes a um destes meus irmãos mais
pequeninos, a mim o fizestes» (Mt 25,40)»
Recordemos
que Cristo vive nos cristãos… e diz-nos: «Eu estou convosco todos os dias até
ao fim do mundo» (Mt 28,20).
O IV
Concilio de Latrão define o juízo final como verdade de fé: «Jesus Cristo há de
vir no fim do mundo, para julgar os vivos e os mortos, e para dar a cada um
segundo as suas obras, tanto aos condenados como aos eleitos (…) para receber
segundo as suas obras, boas ou más: aqueles com o diabo castigo eterno, e estes
com Cristo glória eterna».
Peçamos a
Maria que nos ajude nas ações de serviço a seu Filho nos irmãos.
Reflexões
de Frei Carlos Mesters, O.Carm
* O Evangelho de Mateus apresenta
Jesus como o novo Moisés. Como Moisés, Jesus promulgou a Lei Deus. Como a
antiga Lei, assim a nova lei dada por Jesus tem cinco livros ou discursos. O
Sermão da Montanha (Mt 5,1 a 7,27), o primeiro discurso, abriu com as oito
bem-aventuranças. O Sermão da Vigilância (Mt 24,1 a 25,46), o quinto e último
discurso, encerra com a descrição do Juízo Final. As bem-aventuranças
descreveram a porta de entrada para o Reino de Deus, enumerando oito categorias
de pessoas: os pobres em espírito, os mansos, os aflitos, os que têm fome e
sede de justiça, os misericordiosos, os de coração limpo, os promotores da paz
e os perseguidos por causa da justiça (Mt 5,3-10). A parábola do Juízo Final
conta o que devemos fazer para poder tomar posse do Reino: acolher os famintos,
os sedentos, os estrangeiros, os sem roupa, os doentes e os prisioneiros (Mt
25,35-36). Tanto no começo como no fim da Nova Lei, estão os excluídos e
marginalizados.
* Mateus 25,31-33:
Abertura do Juízo final.
O
Filho do Homem reúne ao seu redor todas as nações do mundo. Separa as pessoas
como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. O pastor sabe discernir. Ele não
erra: ovelhas à direita, cabritos à esquerda. Jesus não erra. Ele sabe
discernir bons e maus. Jesus não julga nem condena (cf. Jo 3,17; 12,47). Ele apenas
separa. É a própria pessoa que se julga ou se condena pela maneira como se
comportou com relação aos pequenos e excluídos.
* Mateus 25,34-36: A
sentença para os que estiverem à direita do Juiz.
Os
que estão à sua direita são chamados de “Benditos de meu Pai!”, isto é, recebem
a bênção que Deus prometeu à Abraão e à sua descendência (Gn 12,3). Eles são
convidados a tomar posse do Reino, preparado para eles desde a fundação do
mundo. O motivo da sentença é este: "Tive fome e sede, era estrangeiro,
nu, doente e preso, e vocês me acolheram e ajudaram!” Esta sentença nos faz
saber quem são as ovelhas. São as pessoas que acolheram o próprio Juiz quando
este estava faminto, sedento, estrangeiro, nu, doente e preso. E pelo jeito de
falar "meu Pai" e "Filho do Homem", ficamos sabendo que o
Juiz é o próprio Jesus. Ele se identifica com os pequenos!
* Mateus 25,37-40: Um
pedido de esclarecimento e a resposta do Juiz:
Os
que acolheram os excluídos são chamados “justos”. Isto significa que a justiça
do Reino não se alcança observando normas e prescrições, mas sim acolhendo os
necessitados. Mas o curioso é que os próprios justos não sabem quando foi que
acolheram Jesus necessitado. Jesus responde: "Toda vez que o fizestes a um
destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes!" Quem são estes
"meus irmãos mais pequeninos"? Em outras passagens do Evangelho de
Mateus, as expressões "meus irmãos" e "pequeninos" indicam
os discípulos (Mt 10,42; 12,48-50; 18,6.10.14; 28,10). Indicam também os
membros mais abandonados da comunidade, os desprezados que não recebem lugar e
não são bem recebidos (Mt 10,40). Jesus se identifica com eles. Mas não é só
isto. No contexto tão amplo desta parábola final, a expressão "meus irmãos
mais pequeninos" se alarga e inclui todos aqueles que na sociedade não têm
lugar. Indica todos os pobres. E os "justos" e os "benditos de
meu Pai" são todas as pessoas de todas as nações que acolhem o outro na
total gratuidade, independente do fato de ser cristão ou não.
* Mateus 25,41-43: A
sentença para os que estiverem à sua esquerda.
Os
que estão do outro lado do Juiz são chamados de “malditos” e são destinados ao
fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Jesus usa a linguagem
simbólica comum daquele tempo para dizer que estas pessoas não vão entrar no
Reino. E aqui também o motivo é um só: não acolheram Jesus faminto, sedento,
estrangeiro, nu, doente e preso. Não é Jesus que nos impede de entrar no Reino,
mas sim a nossa prática de não acolher o outro, a cegueira que nos impede de
ver Jesus nos pequeninos.
* Mateus 25,44-46: Um
pedido de esclarecimento e a resposta do Juiz.
O
pedido de esclarecimento mostra que se trata de gente bem comportada, pessoas
que têm a consciência em paz. Estão certas de terem praticado sempre o que Deus
pedia delas. Por isso estranham quando o Juiz diz que não o acolheram. O Juiz
responde: “Todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos,
foi a mim que não o fizeram!” A omissão! Não fizeram coisas más! Apenas
deixaram de praticar o bem aos pequeninos e de acolher os excluídos. E segue a
sentença final: estes vão para o fogo eterno, e os justos para a vida eterna.
Assim termina o quinto livro da Nova Lei!
Para um confronto
pessoal
1) O que mais chamou a sua atenção
nesta parábola do Juízo Final?
2) Pare e pense: se o Juízo final
fosse hoje, você estaria do lado das ovelhas ou dos cabritos?
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