1ª Leitura (1Cor 10,14-22): Irmãos: Evitai
adorar os falsos deuses. Falo-vos como a pessoas sensatas: ajuizai por vós o
que vou dizer. Não é o cálice de bênção que abençoamos a comunhão com o Sangue
de Cristo? Não é o pão que partimos a comunhão com o Corpo de Cristo? Visto que
há um só pão, nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo, porque
participamos do único pão. Olhai para o povo de Israel: Não estão os que comem
as vítimas em comunhão com o altar? Que quero dizer com isto? Que a carne
imolada aos ídolos é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? Pelo
contrário, afirmo que as vítimas que os gentios sacrificam são imoladas aos demônios
e não a Deus. E eu não quero que entreis em comunhão com os demônios. Não
podeis beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios, não podeis
participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou queremos desafiar o
Senhor? Seremos nós mais fortes do que Ele?
Salmo Responsorial: 115
R.
Oferecer-Vos-ei, Senhor, um sacrifício de louvor.
Como agradecerei ao
Senhor tudo quanto Ele me deu? Elevarei o cálice da salvação, invocando o nome
do Senhor.
Oferecer-Vos-ei um
sacrifício de louvor, invocando, Senhor, o vosso nome. Cumprirei as minhas
promessas ao Senhor na presença de todo o povo.
Aleluia. Se alguém Me ama, guardará
a minha palavra, diz o Senhor; meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada.
Aleluia.
Evangelho (Lc 2,33-35):
Naquele tempo, o pai e a mãe ficavam
admirados com aquilo que diziam do menino. Simeão os abençoou e disse a Maria,
a mãe: «Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em
Israel. Ele será um sinal de contradição -e a ti, uma espada traspassará tua
alma- e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações».
ou
Evangelho (Jo 19,25-27): Naquele tempo, junto
à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de
Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo
que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao
discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a
sua casa.
«Uma espada traspassará tua alma»
Dom
Josep Mª SOLER OSB Abade de Montserrat (Barcelona, Espanha)
Hoje, na festa de
Nossa Senhora, a Virgem das Dores, escutamos palavras pungentes de boca do
ancião Simeão: «E a ti, uma espada traspassará tua alma!» (Lc 2,35). Afirmação
que, no seu contexto, não aponta unicamente à paixão de Jesus Cristo, senão que
ao seu mistério, que provocará uma divisão no povo de Israel e, por conseguinte
uma dor interna em Maria. Ao longo da vida pública de Jesus, Maria experimentou
o sofrimento pelo fato de ver a Jesus rejeitado pelas autoridades do povoado e
ameaçado de morte.
Maria, como todo
discípulo de Jesus, teve de aprender a colocar as relações familiares em outro
contexto. Também Ela, por causa do Evangelho, tem que deixar ao Filho (cf. Mt
19,29), e há de aprender a não valorizar a Cristo segundo a carne, ainda quando
tinha nascido dela segundo a carne. Também Ela há de crucificar sua carne (cf. Gl
5,24) para poder ir se transformando a imagem de Jesus Cristo. Mas, o momento
forte do sofrimento de Maria, no que Ela vive mais intensamente a cruz, é o
momento da crucificação e a morte de Jesus.
Também na dor, Maria é
modelo de perseverança na doutrina evangélica ao participar nos sofrimentos de
Cristo com paciência (cf. Regra de São Bento, Prólogo 50). Assim tem sido
perante sua vida toda e, sobre tudo, no momento do Calvário. Assim, Maria
transforma-se em figura e modelo para todo cristão. Por ter estado
estreitamente unida à morte de Cristo, também está unida a sua ressurreição
(cf. Rm 6,5). A perseverança de Maria na dor, fazendo a vontade do Pai, lhe dá
uma nova irradiação no bem da Igreja e da Humanidade. Maria nos precede no
caminho da fé e do seguimento de Cristo. E o Espírito Santo nos conduz a nós a
participar com Ela nessa grande aventura.
Reflexão de Frei Carlos Mesters,
O.Carm.
* Hoje, festa de Nossa Senhora das
Dores, o evangelho do dia traz a passagem em que Maria, a mãe de Jesus, e o
discípulo amado se encontram no calvário diante da Cruz. A Mãe de Jesus aparece
duas vezes no evangelho de João: no começo, nas bodas de Caná (Jo 2,1-5), e no
fim, ao pé da Cruz (Jo 19,25-27). Estes pois episódios, exclusivos do evangelho
de João, têm um valor simbólico muito profundo. O evangelho de João, comparado
com os outros três evangelhos é como quem tira raio-X onde os outros três só
tiram fotografia. O raio-X da fé ajuda a descobrir dimensões nos acontecimentos
que os olhos comuns não chegam a perceber. O evangelho de João, além de
descrever os fatos, revela a dimensão simbólica que neles existe. Assim, nos
dois casos, em Caná e na Cruz, a Mãe de Jesus representa simbolicamente o
Antigo Testamento que aguarda a chegada do Novo Testamento e, nos dois casos,
ela contribui para que o Novo chegue. Maria aparece como o elo entre o que
havia antes e o que virá depois. Em Caná, ela simboliza o AT, percebe os
limites do Antigo e toma a iniciativa para que o Novo possa chegar. Ela vai
falar ao Filho: “Eles não tem mais vinho!” (Jo 2,3). E no Calvário? Vejamos:
*
João 19, 25: As mulheres e o Discípulo Amado junto à Cruz.
Assim diz o Evangelho:
“A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam
junto à cruz”. A “fotografia” mostra a mãe junto do filho, em pé. Mulher forte,
que não se deixa abater. “Stabat Mater Dolorosa!” Ela é uma presença silenciosa
que apoia o filho na sua entrega até à morte, e morte de cruz (Fl 2,8). Além
disso, o “raio-X” da fé mostra como se realiza a passagem do AT para o NT. Como
em Caná, a Mãe de Jesus representa o AT. O Discípulo Amado representa o NT, a
comunidade que cresceu ao redor de Jesus. É o filho que nasceu do AT, a nova
humanidade que se forma a partir da vivência do Evangelho do Reino. No fim do
primeiro século, alguns cristãos achavam que o AT já não era necessário. De
fato, no começo do segundo século, Márcion recusou todo o AT e ficou só com uma
parte do NT. Por isso, muitos queriam saber qual a vontade de Jesus a este
respeito.
*
João 19,26-28: O Testamento ou a Vontade de Jesus
As palavras de Jesus
são significativas. Vendo sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava,
disse à mãe: "Mulher, eis aí o seu filho." Depois disse ao discípulo:
"Eis aí a sua mãe." O Antigo e o Novo Testamento devem caminhar
juntos. A pedido de Jesus, o discípulo amado, o filho, o NT, recebe a Mãe, o
AT, em sua casa. É na casa do Discípulo Amado, na comunidade cristã, que se
descobre o sentido pleno do AT. O Novo não se entende sem o Antigo, nem o Antigo
é completo sem o Novo. Santo Agostinho dizia: “Novum in vetere latet, Vetus in
Novo patet”. (O Novo está escondido no Antigo. O Antigo desabrocha no Novo). O
Novo sem o Antigo seria um prédio sem fundamento. E o Antigo sem o Novo seria
uma árvore frutífera que não chegou a dar fruto.
*
Maria no Novo Testamento
De Maria se fala pouco
no NT, e ela mesma fala menos ainda. Maria é a Mãe do silêncio. A Bíblia
conservou apenas sete palavras de Maria. Cada uma destas sete palavras é como
uma janela que permite olhar para dentro da casa de Maria e descobrir como ela
se relacionava com Deus. A chave para entender tudo isso é dada por Lucas nesta
frase: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em
prática." (Lc 11,27-28).
1ª
Palavra: "Como
pode ser isso se eu não conheço homem algum!" (Lc 1,34).
2ª
Palavra: "Eis
aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!" (Lc 1,38).
3ª
Palavra:
"Minha alma louva o Senhor, exulta meu espírito em Deus meu
Salvador!" (Lc 1,46-55).
4ª
Palavra: "Meu
filho porque nos fez isso? Teu pai e eu, aflitos, te procurávamos" (Lc
2,48).
5º
Palavra: "Eles
não tem mais vinho!" (Jo 2,3).
6ª
Palavra:
"Fazei tudo o que ele vos disser!" (Jo 2,5).
7ª
Palavra: O silêncio
ao pé da Cruz, mais eloquente que mil palavras! (Jo 19,25-27)
Para
um confronto pessoal
1) Maria ao pé da Cruz. Mulher forte,
silenciosa. Como é minha devoção a Maria, a mãe de Jesus?
2) Na Pietá de Miguelangelo, Maria
aparece bem jovem, mais jovem que o próprio filho crucificado, quando já devia
ter no mínimo em torno de 50 anos. Perguntado por que tinha esculpido o rosto
da Maria tão jovem, Miguelangelo respondeu: “As pessoas apaixonadas por Deus
não envelhecem nunca”. Apaixonada por Deus! Existe paixão por Deus em mim?
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