Evangelho
(Mt 5,20-26): Porque Eu vos digo: Se a
vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis
no Reino do Céu. Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que
matar terá de responder em juízo. Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o
seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar 'imbecil' será réu
diante do Conselho; e quem lhe chamar 'louco' será réu da Geena do fogo. Se
fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que
o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar,
e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a
tua oferta. Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes
juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este à guarda e te
mandem para a prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o
último centavo.»
«Deixa lá a tua oferta
diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão»
Fr. Thomas LANE (Emmitsburg,
Maryland, Estados Unidos)
Hoje,
o Senhor, ao falar-nos do que se passa nos nossos corações, incita-nos à
conversão. O mandamento diz-nos «Não matarás» (Mt 5,21), mas Jesus recorda-nos
que existem outras formas de matar a vida nos outros. Podemos fazê-lo abrigando
no nosso coração uma ira excessiva contra eles, ou tratando-os sem respeito e
de forma insultuosa («imbecil»; «louco»: cf. Mt 5,22).
O
Senhor chama-nos a ser pessoas íntegras: «Deixa lá a tua oferta diante do
altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão» (Mt 5,24), querendo
dizer-nos que a fé que professamos quando celebramos a Liturgia deve
influenciar a nossa vida quotidiana e determinar a nossa conduta. Portanto,
Jesus pede-nos que nos reconciliemos com os nossos inimigos. Um primeiro passo
no caminho da reconciliação é orar pelos nossos inimigos, como Jesus solicitou.
E se tal nos parecer difícil, então será bom recordar imaginando, na nossa
mente, Jesus Cristo morrendo por aqueles de quem não gostamos. Se fomos
seriamente prejudicados por outros, oremos para que cicatrizem as recordações
dolorosas e para que obtenhamos a graça de os perdoarmos. E, de cada vez que
orarmos, peçamos ao Senhor que revisite conosco o tempo e o lugar da ferida — substituindo-a
com o Seu amor — para que assim sejamos livres para poder perdoar.
Nas
palavras de Bento XVI, «se queremos apresenta-nos perante Ele, também devemos
pôr-nos a caminho no sentido de nos encontrarmos uns com os outros. Para isso,
é necessário aprender a grande lição do perdão: não deixar que o ressentimento
se instale no nosso coração, mas sim abri-lo à magnanimidade da escuta do
outro, abri-lo à compreensão, à eventual aceitação dos seus pedidos de desculpa
e à generosa oferta dos nossos próprios».
«Se a vossa justiça
não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do
Céu»
Rev. D. Joaquim MESEGUER García (Sant Quirze del
Vallès, Barcelona, Espanha).
Hoje,
Jesus chama-nos a irmos para lá da legalidade: «Porque Eu vos digo: Se a vossa
justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no
Reino do Céu» (Mt 5,20). A Lei de Moisés aponta o mínimo necessário para
garantir a convivência; mas o cristão, instruído por Jesus Cristo e cheio do
Espírito Santo, deve procurar superar este mínimo para chegar ao máximo do amor
possível. Os doutores da Lei e os fariseus eram cumpridores estritos dos
mandamentos; ao rever a nossa vida, qual de nós poderia dizer o mesmo? Andemos
com cuidado, por tanto, para não menosprezar sua vivência religiosa.
O
que hoje Jesus nos ensina é a não darmos como certo o fato de que se cumprirmos
esforçadamente determinados requisitos possamos reclamar méritos a Deus, como faziam
os doutores da Lei e os fariseus. De preferência, devemos por a ênfase no amor
a Deus e aos nossos irmãos, amor esse que nos leva para lá da Lei fria e a
reconhecer as nossas faltas numa conversão sincera.
Há
quem diga: “Eu sou bom porque não roubo, nem mato, nem faço mal a ninguém”; mas
Jesus diz-nos que isto não é suficiente, pois existem outras formas de roubar
ou matar. Podemos matar as ilusões do outro, podemos menosprezar o próximo,
anulá-lo ou deixá-lo marginalizado, podemos ter-lhe rancor; e tudo isto é
matar, não com uma morte física, mas com uma morte moral e espiritual.
No
decorrer da nossa vida podemos encontrar muitos adversários, mas o pior de
todos eles somos nós próprios quando nos afastamos do caminho do Evangelho. Por
isso mesmo, na procura da reconciliação com os irmãos, devemos, em primeiro
lugar, estar reconciliados conosco. Santo Agostinho diz-nos: «Enquanto fores
adversário de ti próprio, a Palavra de Deus será tua adversária. Torna-te amigo
de ti mesmo e te reconciliarás com ela».
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm
* O texto do evangelho de hoje faz
parte de uma unidade maior de Mt 5,20 até Mt 5,48. Nela Mateus mostra como
Jesus interpreta e explica a Lei de Deus. Por cinco vezes ele repete a frase:
"Antigamente foi dito, mas eu vos digo!" (Mt 5,21. 27.33.38.43). Um
pouco antes, ele tinha dito: “Não pensem que vim acabar com a Lei e os
Profetas”. Não vim acabar, mas sim dar-lhes pleno cumprimento (Mt 5,17). A
atitude de Jesus frente à lei é, ao mesmo tempo, de ruptura e de continuidade.
Ele rompe com as interpretações erradas, mas mantém firme o objetivo que a lei
quer alcançar: a prática da justiça maior que é o Amor.
* Mateus 5,20: A
justiça maior que a justiça dos fariseus.
Este
primeiro versículo dá a chave geral de tudo que segue no conjunto de Mt
5,20-48. A palavra Justiça aparece nenhuma vez em Marcos, e sete vezes no
Evangelho de Mateus (Mt 3,15; 5,6.10.20; 6,1.33; 21,32). Isto tem a ver com a
situação das comunidades para as quais Mateus escreve. O ideal religioso dos
judeus da época era "ser justo diante de Deus". Os fariseus
ensinavam: "A pessoa alcança a justiça diante de Deus quando chega a
observar todas as normas da lei em todos os seus detalhes!" Este
ensinamento gerava uma opressão legalista e trazia muita angústia para as
pessoas, pois era muito difícil alguém observar todas as normas (cf. Rm
7,21-24). Por isso, Mateus recolhe palavras de Jesus sobre a justiça mostrando
que ela deve ultrapassar a justiça dos fariseus (Mt 5,20). Para Jesus, a
justiça não vem do que eu faço por Deus observando a lei, mas sim do que Deus
faz por mim, acolhendo-me como filho ou filha. O novo ideal que Jesus propõe é
este: "Ser perfeito com o Pai do céu é perfeito!" (Mt 5,48). Isto
quer dizer: eu serei justo diante de Deus, quando procuro acolher e perdoar as
pessoas da mesma maneira como Deus me acolhe e me perdoa, apesar dos meus
defeitos e pecados.
* Por meio de cinco exemplos bem
concretos, Jesus vai mostrar como fazer para alcançar esta justiça maior que
supera a justiça dos escribas e dos fariseus. Como veremos, o evangelho de hoje
traz o primeiro exemplo relacionado com a nova interpretação do quinto
mandamento: Não matarás! Jesus vai revelar o que Deus queria quando entregou
este mandamento a Moisés.
* Mateus 5,21-22: A
lei diz "Não matarás!" (Ex 20,13).
Para
observar plenamente este quinto mandamento não basta evitar o assassinato. É
preciso arrancar de dentro de si tudo aquilo que de uma ou de outra maneira
possa levar ao assassinato, como por exemplo, raiva, ódio, xingamento, desejo
de vingança, exploração, etc.
* Mateus 5,23-24: O
culto perfeito que Deus quer.
Para
poder ser aceito por Deus e estar unido a ele, é preciso estar reconciliado com
o irmão, com a irmã. Antes da destruição do Templo, no ano 70, quando os judeus
cristãos participavam das romarias a Jerusalém para fazer suas ofertas no altar
e pagar suas promessas, eles sempre se lembravam desta frase de Jesus. Nos anos
80, no momento em que Mateus escreve, o Templo e o Altar já não existem. Tinham
sido destruídos pelos romanos. A própria comunidade e a celebração comunitária
passam ser o Templo e o Altar de Deus.
* Mateus 5,25-26:
Reconciliar.
Um
dos pontos em que o Evangelho de Mateus mais insiste é a reconciliação. Isto
mostra que, nas comunidades daquela época, havia muitas tensões entre grupos
radicais com tendências diferentes e até opostas. Ninguém queria ceder diante
do outro. Não havia diálogo. Mateus ilumina esta situação com palavras de Jesus
sobre a reconciliação que pedem acolhimento e compreensão. Pois o único pecado
que Deus não consegue perdoar é a nossa falta de perdão aos outros (Mt 6,14).
Por isso, procure a reconciliação, antes que seja tarde demais!
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