João
Batista é o único santo, com a Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o
nascimento para a terra. Isso deve-se certamente, à missão única, que, na
História da Salvação, foi confiada a este homem, santificado, no seio de sua
mãe, pela presença do Salvador, que mais tarde, dele fará um belo elogio (Lc.
7, 28).
Elo
de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança, João foi acima de tudo, o enviado
de Deus, uma testemunha fiel da Luz, aquele que anunciou Cristo e o apresentou
ao mundo. Profeta por excelência, a ponto de não ser senão uma «Voz» de Deus,
ele é o Precursor imediato de Cristo: vai à Sua frente, apontando, com a sua
palavra e com o exemplo da sua vida, as condições necessárias para se conseguir
a Salvação.
A
Solenidade do Precursor é um convite para que conheçamos a Cristo, Sol que nos
vem visitar na Eucaristia, e demos testemunho d’Ele, com o ardor, o desinteresse
e a generosidade de João Batista.
Evangelho
(Lc 1,5-17) - Nos dias de Herodes, rei
da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa
era descendente de Aarão e se chamava Isabel. Eram ambos justos aos olhos de
Deus e cumpriam irrepreensivelmente todos os mandamentos e leis do Senhor. Não
tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois eram de idade avançada. Quando
Zacarias exercia as funções sacerdotais diante de Deus, no turno da sua classe,
coube-lhe em sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor
para oferecer o incenso. Toda a assembleia do povo, durante a oblação do incenso,
estava cá fora em oração. Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor, de pé, à direita
do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas
o Anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida.
Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. Será para
ti motivo de grande alegria e muitos hão de alegrar-se com o seu nascimento, porque
será grande aos olhos do Senhor. Não beberá vinho nem bebida alcoólica será
cheio do Espírito Santo desde o seio materno e reconduzirá muitos dos filhos de
Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente do Senhor, com o espírito e o poder de
Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à
sabedoria dos justos, a fim de preparar um povo para o Senhor».
A
leitura corresponde ao início do chamado Evangelho da Infância de Lucas. O
teólogo genial que é S. Lucas, não prescinde do seu gênio de historiador e
começa por situar na História o acontecimento: «Nos dias de Herodes, rei da
Judeia» (v. 5). «Zacarias», era um nome corrente entre judeus, que significa
«Yahwéh recordou-se» Isabel, Elisabete, era o nome da mulher de Aarão (Ex 6,
23) e significa «Deus é a plenitude», ou «Deus jurou». Zacarias pertencia à
turma de Abias, isto é, ao oitavo turno semanal ao serviço do Templo (cf. 1 Par
24, 10). Segundo conta o historiador Flávio José, os 24 turnos semanais estavam
em pleno funcionamento nesta data.
6 «Ambos justos aos
olhos de Deus».
A
sua santidade não era meramente externa e legal. Justo equivale a fiel
cumpridor de toda a vontade de Deus, pessoa que ajusta todo o seu pensar e atuar
à lei do Senhor. Então, como hoje, é de pais justos e santos que procedem os
grandes homens, os grandes santos.
9-10 «Para oferecer o
incenso».
Um
sacrifício que se repetia duas vezes ao dia e às 3 horas da tarde. O sacerdote
eleito desta vez foi Zacarias, talvez a única vez na vida que lhe coube tamanha
honra, segundo as instruções de Mixná. Então pôde penetrar no Santuário, na
primeira câmara chamada «o Santo», onde se encontravam os 12 pães da proposição
que representavam as 12 tribos de Israel na presença do Senhor, bem como o
candelabro de 7 braços, a menoráh. Zacarias, totalmente só e no máximo
recolhimento, ao sinal da trombeta, tinha de deitar incenso sobre as brasas que
estavam sobre o pequeno altar de oiro, enquanto o povo espalhado pelos átrios,
o dos israelitas e o das mulheres, fazia subir as suas preces até Deus: a nuvem
do fumo do incenso que se erguia do altar dos perfumes era a imagem bem
expressiva da oração, segundo as palavras do Salmo 141(140), 2. A afluência dos
fiéis costumava ser grande, a fim de rezar neste preciso momento, sobretudo na
oferenda da tarde.
14-17 «Terás alegria…»
Logo
a seguir são apontados os motivos de tamanha alegria:
-
a grandeza e santidade excepcionais do filho (v. 15),
-
cheio de Espírito Santo (santificado no ventre materno, segundo a exegese
habitual, ou dotado do carisma profético),
-
será instrumento para a salvação de muitos (v. 16),
-
preparará a vinda do Messias (v. 17).
É
interessante notar como o Evangelista, apesar de saber que João preparou a
vinda de Jesus, o Messias, não instrumentaliza um relato que se move num
ambiente e perspectiva «pré-cristã» e numa linguagem vétero-testamentária; é
mais um indício da fidelidade de Lucas às suas fontes (aqui talvez um relato de
família, conservado em círculos afetos ao Batista). É por isso que não diz:
«irá à frente do Messias» (como seria de esperar), mas «irá à frente de
Yahwéh».
Reflexão de Frei Carlos
Mesters, O.Carm
*
O evangelho de hoje traz a visita do anjo Gabriel a Zacarias (Lc 1,5-25). O
evangelho de amanhã vai trazer a visita do mesmo anjo Gabriel a Maria (Lc
1,26-38). Lucas coloca as duas visitas uma ao lado da outra, para que nós,
lendo os dois textos com atenção, percebamos as pequenas e significativas
diferenças entre uma e outra visita, entre o Antigo e o Novo Testamento.
Procure e descubra as diferenças entre as visitas do anjo Gabriel a Zacarias e
a Maria através das seguintes perguntas: Onde o anjo aparece? A quem aparece?
Qual o anúncio? Qual a resposta? Qual a reação da pessoa visitada depois da
visita? Etc.
*
A primeira mensagem do anjo de Deus a Zacarias é: “Não ter medo! ” Até hoje,
Deus ainda causa medo em muita gente e até hoje a mensagem continua válida a
mensagem: “Não ter medo! ” Em seguida, o anjo diz: “Tua oração foi ouvida! ” Na
vida, tudo é fruto de oração!
*
Zacarias representa o Antigo Testamento. Ele crê, mas sua fé está fraca. Depois
da visita, ele fica mudo, incapaz de comunicar-se com as pessoas. A economia
anterior, revelada em Zacarias, estava no fim das suas capacidades, tinha
esgotado os seus recursos. A nova economia de Deus estava para chegar em Maria.
*
No anúncio do anjo transparece a importância da missão do menino que vai nascer
e cujo nome será João: “Ele não beberá vinho, nem bebida fermentada e, desde o
ventre materno, ficará cheio do Espírito Santo”, isto é, João será uma pessoa
inteiramente consagrada a Deus e à sua missão. “Ele reconduzirá muitos do povo
de Israel ao Senhor seu Deus. Caminhará à frente deles, com o espírito e o
poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os
rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem-disposto.",
isto é, no menino João acontecerá o esperado retorno do profeta Elias que
deverá vir realizar a reconstrução da vida comunitária: converter os corações
dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos.
*
De fato, a missão de João foi muito importante. Para o povo ele era um profeta
(Mc 11,32). Muitos anos depois, lá em Éfeso, Paulo ainda encontrou pessoas que
tinham sido batizados no batismo de João (At 19,3)
*
Quando Isabel, depois de velha, concebeu e ficou grávida, ela se escondeu por
cinco meses. Maria, ao contrário em vez de se esconder saiu de casa e foi
servir.
Para um confronto
pessoal
1) O que mais chama a sua atenção nesta
visita do anjo Gabriel a Zacarias?
2) Converter o coração dos pais aos
filhos e dos filhos aos pais, isto é, reconstruir o tecido do relacionamento
humano na base e refazer a vida em comunidade. Esta era a missão de João. Foi
também a missão de Jesus e continua sendo a missão mais importante hoje. Como
eu contribuo nesta missão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO