terça-feira, 9 de setembro de 2014

SETENÁRIO DOS PASSOS

4º dia
Abri os meus lábios,
Divino Senhor,
cante a minha boca,
o vosso louvor.

Sede em meu favor,
Deus onipotente,
vinde socorrer-me,
Sede diligente.

Glória ao Pai, ao Filho,
e ao Amor também,
que são um só Deus,
em Pessoas três.

Como no princípio,
agora e sempre,
por todos os séculos,
e sem fim. Amém.

HINO

De açoitar cansados
os cruéis verdugos,
Lhe assentam coroa
de espinhos agudos.

Na mão uma cana
por cetro lhe deram
e, zombando dele,
rei falso o fizeram.

Temendo Pilatos,
que assim o matassem,
ao povo o mostrou
pra que se abrandassem

Mas o cruel povo,
não bem saciado,
clama que, na Cruz,
morresse cravado.

Ó povo feroz!
ó ódio tão forte,
que a mesma Vida
condenas à morte

Bendito sejais,
Senhor Bom Jesus
que o mundo remistes
pela Santa Cruz.

Dos fiéis as almas,
Divino Senhor,
convosco descansem
em paz e amor.

Ouvi bom Jesus
minha oração.
Cheguem os meus brados
Ao vosso Coração.

Meditação – da Imitação de Cristo – cap 12 – Livro II

Da estrada real da santa cruz

4º Passo
A muitos parece dura esta palavra: Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue a Jesus Cristo (Mt 16,24). Muito mais duro, porém, será de ouvir aquela sentença final: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno (Mt 25,41). Pois os que agora ouvem e seguem, docilmente, a palavra da cruz não recearão então a sentença da eterna condenação. Este sinal da cruz estará no céu, quando o Senhor vier para julgar. Então todos os servos da cruz, que em vida se conformam com Cristo crucificado, com grande confiança chegar-se-ão a Cristo juiz.

Por que temes, pois, tomar a cruz, pela qual se caminha ao reino do céu? Na cruz está a salvação, na cruz a vida, na cruz o amparo contra os inimigos, na cruz a abundância da suavidade divina, na cruz a fortaleza do coração, na cruz o compêndio das virtudes, na cruz a perfeição da santidade. Não há salvação da alma nem esperança da vida, senão na cruz. Toma, pois, a tua cruz, segue a Jesus e entrarás na vida eterna. O Senhor foi adiante, com a cruz às costas, e nela morreu por teu amor, para que tu também leves a tua cruz e nela desejes morrer. Porquanto, se com ele morreres, também com ele viverás. E, se fores seu companheiro na pena, também o serás na glória.

Verdadeiramente, da cruz tudo depende, e em morrer para si mesmo está tudo; não há outro caminho para a vida e para a verdadeira paz interior, senão o caminho da santa cruz e da contínua mortificação. Vai para onde quiseres, procura quanto quiseres, e não acharás caminho mais sublime em cima nem mais seguro embaixo que o caminho da santa cruz. Dispõe e ordena tudo conforme teu desejo e parecer, e verás que sempre hás de sofrer alguma coisa, bom ou mau grado teu; o que quer dizer que sempre haverás de encontrar a cruz. Ou sentirás dores no corpo, ou tribulações no espírito.

Ora serás desamparado de Deus, ora perseguido do próximo, e o que é pior não raro serás molesto a ti mesmo. E não haverá remédio e nem conforto que te possa livrar ou aliviar; cumpre que sofras quanto tempo Deus quiser. Pois Deus quer ensinar-te a sofrer a tribulação sem alívio, para que de todo te submetas a ele e mais humilde te faças pela tribulação. Ninguém sente tão vivamente a paixão de Cristo como quem passou por semelhantes sofrimentos. A cruz, pois, está sempre preparada e em qualquer lugar te espera. Não lhe podes fugir, para onde quer que te voltes, pois em qualquer lugar a que fores, te levarás contigo e sempre encontrarás a ti mesmo. Volta-te para cima ou para baixo, volta-te para fora ou para dentro, em toda parte acharás a cruz; e é necessário que sempre tenhas paciência, se queres alcançar a paz da alma e merecer a coroa eterna.

ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, ponde os méritos da Vossa Paixão e morte de Cruz entre o Vosso juízo e a minha alma, agora e na hora da minha morte.  Concedei-me benignamente a vossa graça e misericórdia; aos vivos o perdão, aos mortos o descanso eterno; à vossa igreja a paz e a santidade, e a nós todos pecadores, a vida e bem aventurança eterna, vós que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai na unidade do Espírito Santo, para sempre. Amém.

OFERECIMENTO

A Vós, Bom Jesus,
com toda atenção,
dedico a memória
da vossa Paixão.

Para que por ela,
como o bom ladrão,
mereça das culpas
plena remissão.

Glória ao Pai, ao Filho
e ao Espírito Santo!
Como era no princípio,
agora e sempre, Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO