Evangelho (Lc
15,1-3.11-32): Todos os publicanos e
pecadores aproximavam-se de Jesus para escutá-lo. Os fariseus e os escribas,
porém, murmuravam contra ele. «Este homem acolhe os pecadores e come com eles».
Então ele contou-lhes esta parábola: E Jesus continuou. «Um homem tinha dois
filhos. O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me
cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais
novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo
numa vida desenfreada. Quando tinha esbanjado tudo o que possuía, chegou uma
grande fome àquela região, e ele começou a passar necessidade. Então, foi pedir
trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu sítio cuidar dos porcos.
Ele queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe
davam. Então caiu em si e disse: «Quantos empregados do meu pai têm pão com
fartura, e eu aqui, morrendo de fome. Vou voltar para meu pai e dizer-lhe:
‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho.
Trata-me como a um dos teus empregados’. Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando
ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao
encontro, abraçou-o e o cobriu de beijos. O filho, então, lhe disse: ‘Pai,
pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. Mas o pai
disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho.
Colocai-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei um novilho gordo e
matai-o, para comermos e festejarmos. Pois este meu filho estava morto e tornou
a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. O filho mais
velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de
dança. Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. Ele
respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque
recuperou seu filho são e salvo’. Mas ele ficou com raiva e não queria entrar.
O pai, saindo, insistiu com ele. Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho
para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E nunca me
deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. Mas quando chegou esse teu
filho, que esbanjou teus bens com as prostitutas, matas para ele o novilho
gordo’. Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é
meu é teu. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava
morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado».
Comentário: Rev.
D. Llucià POU i Sabater (Vic, Barcelona, Espanha)
Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai,
pequei contra Deus e contra ti
Hoje vemos a
misericórdia, a característica distintiva de Deus Pai, no momento em que
contemplamos uma Humanidade “órfã”, porque — esquecida — não sabe que é filha
de Deus. Cronin fala de um filho que saiu de casa, esbanjou o dinheiro, a
saúde, a honra da sua família... e acabou na prisão. Pouco antes de sair em
liberdade, escreveu para casa: se o tivessem perdoado, então que pendurassem um
pano branco na macieira, que ficava ao pé da linha do comboio. Se ele visse o
pano, voltaria a casa; se não, nunca mais o veriam a ele. No dia em que saiu,
ao aproximar-se de casa, nem se atrevia a olhar... Estaria lá, o pano? «Abre os
teus olhos!... vê!», diz-lhe um amigo. E então, qual não foi o seu espanto: na
macieira não havia apenas um pano branco, mas sim centenas; estava cheia de
panos brancos.
Recorda-nos aquele
quadro de Rembrandt, no qual se vê como o filho que regressa, fragilizado e
esfomeado, é abraçado por um ancião, com duas mãos diferentes: uma mão de pai,
que o abraça com força; uma outra de mãe, afetuosa e doce, que o acaricia. Deus
é pai e mãe...
«Pai, pequei»
(cf. Lc 15,21), queremos nós também dizer, e sentir o abraço de Deus no
sacramento da confissão, e participar na festa da Eucaristia: «Mas era preciso
festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver»
(Lc 15,23-24). Assim sendo, já que «Deus nos espera — em cada dia — como aquele
pai da parábola esperava o seu filho pródigo» (São Josemaria), percorramos o
caminho com Jesus, ao encontro do Pai, onde tudo se torna claro: «o mistério do
homem só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente» (Concílio
Vaticano II).
O protagonista é
sempre o Pai. Que o deserto da Quaresma nos leve a interiorizar esta chamada a
participar na misericórdia divina, já que viver é regressar ao Pai.
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
* O capítulo 15
do evangelho de Lucas está pendurado na seguinte informação: "Todos os
publicanos e pecadores se aproximavam para ouvir Jesus. Os fariseus e os
escribas, porém, murmuravam: Esse homem recebe os pecadores e come com
eles!" (Lc 15,1-3). Em seguida, Lucas traz três parábolas ligadas entre si
pelo mesmo assunto: a ovelha perdida (Lc 15,4-7), a moeda perdida (Lc 15,8-10),
o filho perdido (Lc 15,11-32). Esta última parábola é o assunto do evangelho de
hoje.
* Lucas 15,11-13: A decisão do filho mais
novo.
Um homem tinha
dois filhos. O mais novo pede a parte da herança que lhe toca. O pai divide
tudo entre os dois. Tanto o mais velho como o mais novo, ambos recebem a sua
parte. Receber herança não é mérito. É um dom gratuito. A herança dos dons de
Deus está distribuída entre todos os seres humanos, tanto judeus como pagãos,
tanto cristãos como não cristãos. Todos têm algo da herança do Pai. Mas nem
todos cuidam da mesma maneira. Assim, o filho mais novo parte para longe e
gasta a sua herança numa vida dissipada, esquecendo-se do Pai. No tempo de
Lucas, o mais velho representava as comunidades vindas do judaísmo, e o mais
novo, as comunidades vindas do paganismo. E hoje, quem é o mais velho e o mais
novo?
* Lucas 15,14-19: A desilusão e a vontade de
voltar para a casa do Pai.
A necessidade de
ter o que comer faz com que o mais novo perca a sua liberdade e se torne
escravo para cuidar dos porcos. Recebe tratamento pior que os porcos. Esta era
a condição de vida de milhões de escravos no império romano no tempo de Lucas.
A situação em que está faz o mais novo cair em si e lembrar-se da casa do Pai.
Ele faz uma revisão de vida e decide voltar para casa. Prepara até as palavras
que vai dizer ao Pai: “Já não mereço ser teu filho! Trata-me como um dos teus
empregados!” Empregado executa ordens, cumpre a lei da servidão. O filho mais
novo quer ser cumpridor da lei, como o queriam os fariseus e os escribas no
tempo de Jesus (Lc 15,1). Era isto que os missionários dos fariseus impunham
aos pagãos que se convertiam ao Deus de Abraão (Mt 23,15). No tempo de Lucas,
cristãos vindos do judaísmo conseguiram que alguns cristãos, convertidos do
paganismo, se submetessem ao jugo da lei (Gl 1,6-10).
* Lucas 15,20-24: A alegria do Pai ao
reencontrar o filho mais novo.
A parábola diz
que o filho mais novo ainda estava longe de casa e o Pai já o viu, corre ao seu
encontro e o cumula de beijos. A impressão que Jesus nos dá é que o Pai ficou o
tempo todo na janela olhando a estrada para ver o filho apontar lá longe na
esquina! Conforme o nosso modo humano de pensar e de sentir, a alegria do Pai
parece exagerada. Nem deixa o filho terminar as palavras que tinha preparado.
Nem escuta! O Pai não quer que o filho seja seu escravo. Quer que seja filho!
Esta é a grande Boa Nova que Jesus nos trouxe! Túnica nova, sandálias novas,
anel no dedo, churrasco, festa! Nesta alegria imensa do reencontro, Jesus deixa
transparecer como era grande a tristeza do Pai pela perda do filho. Deus estava
muito triste e isto a gente só fica sabendo agora, vendo o tamanho da alegria
do Pai quando reencontra o filho! E é uma alegria partilhada com todo mundo na
festa que ele manda preparar.
* Lucas 15,25-28b: A reação do filho mais
velho.
O filho mais
velho volta do serviço no campo e encontra a casa em festa. Não entra. Quer
saber de que se trata. Quando soube do motivo da festa, ficou com muita raiva e
não quis entrar. Fechado em si mesmo, ele pensa ter o seu direito. Não gostou
da festa e não entendeu a alegria do Pai. Sinal de que não tinha muita
intimidade com o Pai, apesar de viver na mesma casa. Pois, se tivesse, teria
notado a imensa tristeza do Pai pela perda do filho mais novo e teria entendido
a alegria dele pela volta do filho. Quem vive muito preocupado em observar a
lei de Deus, corre o perigo de esquecer o próprio Deus! O filho mais novo,
mesmo longe de casa, parecia conhecer o Pai melhor que o filho mais velho, que
morava com ele na mesma casa! Pois o mais novo teve a coragem de voltar para a
casa do Pai, enquanto o mais velho não quer mais entrar na casa do Pai! Ele não
se dá conta de que o Pai, sem ele, vai perder a alegria. Pois também ele, o
mais velho, é filho do mesmo jeito que o novo!
* Lucas 15,28a-30: A atitude do Pai e a
resposta do filho mais velho.
O pai sai de casa
e suplica ao filho mais velho para entrar. Mas este responde: "Pai, tantos
anos que eu sirvo ao senhor. Jamais transgredi um só dos seus mandamentos, e o
senhor nunca me deu um cabrito sequer para festejar com meus amigos. E vem esse
seu filho, que devorou seus bens com prostitutas e o senhor manda matar até o
novilho gordo!" O mais velho também quer festa e alegria, mas só com os
amigos. Não com o irmão, nem com o pai. Ele nem sequer chama o mais novo de
irmão, mas "esse seu filho", como se não fosse mais irmão dele. E é
ele, o mais velho, que fala em prostitutas. É a malícia dele que interpretou
assim a vida do irmão mais novo. Quantas vezes o irmão mais velho não
interpreta mal a vida do irmão mais novo! Quantas vezes nós católicos
interpretamos mal a vida e a religião dos outros! A atitude do Pai é outra. Ele
acolheu o filho mais novo, mas também não quer perder o filho mais velho. Os
dois fazem parte da família. Um não pode excluir o outro!
* Lucas 15,31-32: A resposta final do
Pai.
Da mesma maneira
como o Pai não deu atenção aos argumentos do filho mais novo, assim também não
dá atenção aos argumentos do mais velho e lhe diz: "Filho, tu estás sempre
comigo e tudo o que é meu é teu! Mas esse teu irmão estava morto e tornou a
viver. Estava perdido e foi reencontrado!" Será que o mais velho tinha
realmente consciência de estar sempre com o Pai e de encontrar nesta presença a
causa da sua alegria? A expressão do Pai "Tudo que é meu é teu!"
inclui também o filho mais novo que voltou! O mais velho não tem o direito de
fazer distinção. Se ele quer ser mesmo filho do Pai, terá que aceitá-lo do
jeito que ele é e não do jeito que ele gostaria que o Pai fosse! A parábola não
diz qual foi a resposta final do irmão mais velho. Isto fica por conta do
próprio irmão mais velho que somos nós!
* Quem
experimenta a gratuita e surpreendente entrada do amor de Deus em sua vida
torna-se alegre e quer comunicar esta alegria aos outros. A ação salvadora de
Deus é fonte de alegria: “Alegrem-se comigo!” (Lc 15,6.9) É desta experiência
da gratuidade de Deus que nasce o sentido da festa e da alegria (Lc 15,32). No
fim da parábola, o Pai manda ser alegre e fazer festa. A alegria ficou ameaçada
por causa do filho mais velho que se recusa a entrar. Ele pensa ter direito a
uma alegria só com os seus amigos e não quer a alegria com todos da mesma
família humana. Ele representa os que se consideram justos e observantes e
acham que não precisam de conversão.
Para um confronto pessoal
1. Qual a imagem de
Deus que está em mim desde a minha
infância? Ela mudou ao longo dos anos? Se mudou, por que mudou?
2. Eu me identifico
com qual dos dois filhos: com o mais novo ou com o mais velho? Por que?
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